sdadsadasdsaasasas

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A margem de contribuição por unidade é a diferença entre a receita e o custo variável de cada produto; é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que, de fato, provocou e lhe foi imputado sem erro. Por isso que a análise da relação custo/volume/lucro depende de cuidadosa separação dos custos segundo sua variabilidade. A partir da margem de contribuição será possível determinar diferentes volumes de vendas e, principalmente, o mínimo de vendas que uma empresa precisa ter para não sofrer prejuízo. As demonstrações financeiras na prática contábil usual são feitas sem separação dos custos e despesas entre fixos e variáveis, pois o método de contabilização vigente e obrigatório é o do custeamento por absorção. Nesse método, os valores de custos e despesas são lançados conforme a classificação determinada no plano de contas e computados aos centros ou aos produtos com base nas aplicações efetuadas. Pelo método do custeamento por absorção, os custos fixos são lançados como “estoques”, gerando graves distorções nas demonstrações contábeis, sob o ponto de vista gerencial. Contrariamente, o método de custeamento direto trabalha com os conceitos de custos e despesas fixos e custos e despesas variáveis, originados da análise econômica, trazendo algumas vantagens.
Sobre as vantagens que o custeamento direto traz, analise as afirmações a seguir:
I. O custeio direto permite avaliar a margem de contribuição dos produtos, que é obtida pela diferença entre o preço unitário de venda e os custos variáveis unitários incorridos para sua produção.
II. Permite identificar os produtos lucrativos, direcionando os esforços de produção e de vendas;
III. Permite avaliar os limites dentro dos quais serão definidas as políticas de preços, sem prejuízo da rentabilidade.
IV. Separando os custos de insumos dos custos de suprimentos, é possível definir volumes mínimos de produção e preços adequados.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:

Feedback

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Sobre o custeio direto ou por absorção, a análise das relações custo/volume/lucro é uma das técnicas mais eficientes de análise de custos. Porém, como nas demais técnicas, nesta também existem algumas limitações. A mais importante decorre de que nenhum custo ou despesa é perfeitamente fixo, e muitas vezes também não existem custos e despesas perfeitamente variáveis e estruturas diferenciadas, em termos de composição de custos e despesas fixos e variáveis, provocam oscilação nos volumes e preços de vendas. Na Contabilidade Financeira (legal ou fiscal), tanto os custos variáveis como os fixos, tanto os diretos como os indiretos devem ser absorvidos integralmente no custo do produto e todos eles somados devem ser levados ao estoque. Mesmo que os rateios dos custos indiretos sejam sempre arbitrários e discutíveis, tanto os princípios contábeis como a legislação tributária exigem a integração de todos os gastos, tais como:
Analise as afirmativas a seguir.
I. Transporte e seguro.
II. Custo do pessoal aplicado na produção, inclusive na supervisão direta, manutenção e guarda das instalações de produção.
III. Custos de locação, manutenção e reparo e os encargos de depreciação dos bens aplicados na produção.
IV. Encargos de amortização diretamente relacionados com a produção.
V. Encargos de exaustão dos recursos naturais utilizados na produção.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas dos gastos que integram e são exigidos pelos princípios contábeis e pela legislação tributária.
Escolha uma:

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Na produção denominada produção por processo, ou contínua, ou em série, ou em massa, as empresas produzem uma saída contínua de produto ou produtos homogêneos. Essas empresas podem produzir um único produto, como o automóvel, ou muitos produtos diferentes, como refrigerantes ou artigos farmacêuticos. Na produção por ordem, onde a produção depende da solicitação ou encomenda de um cliente, na produção por processo a empresa produz e coloca os produtos à disposição dos clientes. Muitas empresas utilizam os dois sistemas de custeamento: por ordem e por processo. Por exemplo: em uma fábrica de transformadores onde o produto é elaborado segundo especificações do cliente, o custeamento por ordem de produção é adotado na acumulação de custos dos transformadores e de muitos de seus componentes; o custeamento por processo será empregado para a acumulação dos custos de pequenos componentes que serão utilizados na montagem do transformador e também vendidos no mercado.
Sobre a produção denominada produção por processo e produção por ordem, analise as afirmações a seguir:
I. O sistema de custo por processo é empregado em fábricas cuja produção é contínua e padronizada;
II. O sistema de custo por ordem é aplicado em indústrias que recebem pedidos específicos dos clientes.
III. Os custos de produção no processo são registrados por fases de fabricação.
IV. Na produção por ordem os custos serão acumulados por produto, segundo cartões denominados de Ordem de Produção (OP).
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Sobre o custeio por ordem ou encomenda, segundo Padoveze (2003) os sistemas de acumulação compreendem instrumentos, critérios e sistemas que servem para o registro, guarda e acumulação de informações de uma forma lógica e coerente com os produtos e sistemas produtivos utilizados pela empresa, de forma que estes permitam a utilização das informações geradas nos cálculos efetuados por meio de métodos de custeamento dentro das formas de custeio utilizadas. De acordo com a natureza de cada processo produtivo, o sistema de custos é definido segundo a forma pela qual o produto acabado é fabricado, sendo que existem duas principais formas de classificação para eles.
Assinale abaixo a alternativa que contém as duas principais formas de classificação do sistema de custos, segundo a forma pela qual o produto acabado é fabricado.
Escolha uma:

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A mão de obra direta e os materiais aplicados na fabricação de um produto classificados de custos diretos são denominados custos primários. A mão de obra é o segundo componente básico do custo apresentando--se, do ponto de vista financeiro, como remuneração do trabalho humano. Considerando o trabalho como sendo um produto do esforço humano, fica fácil compreender o que representa na atividade de produção, bem como a natural complexidade de suas implicações que tornam a administração salarial e a administração do pessoal dois assuntos de elevada importância na organização e no funcionamento da empresa e, assim, no processo de controle e apropriação do respectivo custo. A mão de obra direta e os materiais aplicados na fabricação de um produto classificados de custos diretos são denominados custos primários. Sobre a mão de obra direta (MDO) analise as afirmações a seguir:
I. A mão de obra direta corresponde aos esforços produtivos do pessoal relacionado à fabricação dos produtos.
II. Somente a remuneração dos trabalhadores que atuam diretamente na transformação da matéria-prima em produto é que pode ser classificada como mão de obra direta ou, simplesmente, MOD.
III. Nem toda a remuneração dos trabalhadores pode ser tratada como custo direto, sem antes se analisar o trabalho deles e o controle exercido sobre as horas trabalhadas. Tão somente o tempo trabalhado e apontado no produto será considerado custo direto.
IV. Na mão de obra direta não há necessidade de serem considerados os gastos associados aos encargos trabalhistas, sociais e previdenciários que incidem sobre a folha de pagamento desses trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O cálculo do custo-padrão é feito antes do processo produtivo, baseando-se nos custos de produção de períodos anteriores, para assim, se obter um padrão de gastos com materiais, mão de obra e gastos indiretos. Quanto mais detalhado o padrão de custo de cada elemento, melhores serão os resultados obtidos. Ao se calcular o custo-padrão, deve-se observar, também, as sobras de materiais estragados ou defeituosos, elementos integrantes dos custos da empresa. Custo estimado ou orçado são expressões que possuem o mesmo significado. Usam-se essas duas expressões para significar a mesma coisa, isto é, o custo orçado é aquele planejado que, em muitos casos é baseado na média dos custos passados, ajustada às mudanças futuras previstas. O custo-padrão pré-calculado com base em alguma experiência de custo médio efetivo de produção passada, ajustada às mudanças das condições econômicas, é o que se imagina que um produto ou a operação de um processo irá efetivamente custar. Assim, custo estimado é a expressão que reflete a importância que a empresa imagina que um produto ou a operação de um processo por um período de tempo irá efetivamente custar. Baseia-se, quase sempre, em alguma experiência de custo médio efetivo de produção já realizada, ajustada às mudanças das condições econômicas, da eficiência, incluindo margem para perdas, sucateamento e ineficiências previsíveis.
Nos cálculos do custo-padrão deve-se levar em consideração:
I. A determinação do volume da produção, a partir da estimativa de vendas e da determinação da política de estoque.
II. A determinação do período do custo-padrão em decorrência de possíveis reflexos de inflação e de sazonalidade.
III. O padrão das matérias-primas levando em consideração o plano de uso dos materiais, tanto em quantidade como em qualidade, para a confecção dos produtos finais.
IV. A estimativa dos itens de custos diretos sujeitos a rateios, isto é, os que podem ser atribuídos diretamente aos produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A depreciação é um componente bastante analisado no que diz respeito à contabilidade de custos. Segundo Padoveze (2003), alguns autores tendem a classificar os gastos com depreciação, amortização e exaustão como gastos indiretos ou custos indiretos de fabricação. Entretanto o autor ressalta que com o atual ambiente tecnológico das indústrias há grande possibilidade de se classificar boa parte da depreciação como um custo direto, sendo que esse fato está ligado aos equipamentos industriais, uma vez que a depreciação de prédios e veículos tende a ser de utilização genérica. Assim dois fatores que possibilitam a contabilização como fator direto são: Equipamentos utilizados exclusivamente para determinados produtos e a medição acurada do tempo gasto dos diversos equipamentos que trabalham para todos os produtos. Assim a depreciação, em condições tecnológicas avançadas, pode ser atribuída de forma direta aos produtos. Porém a depreciação dos demais ativos permanentes utilizados pela fábrica, conforme Padoveze (2003, p. 53) será classificada como indireta e compreende:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Prédios industriais e instalações industriais.
II. Máquinas e equipamentos industriais de utilização genérica.
III. Móveis e utensílios dos setores industriais diretos e de apoio à produção.
IV. Veículos e equipamentos de transporte e movimentação de materiais a serviço à área industrial.
V. Equipamentos de computação das atividades diretas e de apoio à produção.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas sobre a depreciação dos ativos permanentes utilizados pela fábrica classificada como indireta.
Escolha uma:

Feedback

Questão 8

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Nascida durante a Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX), a Contabilidade de Custos teve sua origem na necessidade da avaliação dos estoques das empresas industriais (MARTINS, 2003). Com a revolução industrial, as primeiras fábricas começaram a pôr em prática alguns dos conceitos que são universais e utilizados até os dias atuais. Essas máquinas exigiam que existisse uma nova forma de gerenciar os negócios, devido à produção em larga escala, que impulsionava a sociedade e era impulsionada pela concorrência. Inicialmente, os comerciantes apuravam o resultado do exercício, ou seja, o quanto havia sobrado de suas vendas, quando as comparavam com o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), o que gerava o lucro bruto. Desse valor, eram deduzidas as demais despesas. Tal raciocínio ainda é utilizado atualmente pelos contadores. A partir da Revolução Industrial, a Contabilidade de Custos evoluiu, passando a gerar informações não só para controle, mas também para o planejamento e tomada de decisão.
Sobre os principais objetivos da contabilidade de custos, analise as afirmações a seguir:
I. Possibilidade de avaliação dos estoques, para que seja atendida a legislação comercial e fiscal.
II. Demonstrar o custo do produto vendido (CPV) ou da Mercadoria Vendida (CMV) ou do Serviço Prestado (CSP).
III. Servir de auxílio ao processo de tomada de decisão, aliado da contabilidade gerencial.
IV. Servir como base para que sejam preparados orçamentos e projeções.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O material é um dos fatores básicos na formação do custo de produção, constituindo-se no único elemento concreto que pode ser fisicamente reconhecido no produto acabado, uma vez que os demais (mão de obra e indiretos) nele se incorporam como elementos financeiros. São elementos constitutivos do custo dos materiais aqueles normalmente identificados pela documentação de compra: embalagem, transporte, seguro e impostos não recuperáveis. Pode-se, em decorrência, afirmar que a regra básica é “[...] que todos os gastos incorridos para a colocação do ativo em condições de uso ou em condições de venda incorporam o valor desse mesmo ativo” (MARTINS, 2003, p. 126). Se os impostos forem recuperáveis eles serão deduzidos da aquisição dos materiais para serem lançados em contas específicas relativas a direitos a recuperar. A palavra materiais, portanto, envolve qualquer produto diretamente identificável com o novo produto que será elaborado e que se torne parte integrante deste. Para melhor compreender a formação dos custos de produção, é necessário conhecer o que são os itens abaixo:
1. Insumos.
2. Suprimentos.
3. Produtos.
4. Mercadorias.
Relacione os itens acima com as correspondentes definições abaixo e depois selecione a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento:
(___) São o resultado da transformação de bens e serviços em outros bens e serviços.
(___) São todos os materiais necessários no processo de produção de bens e serviços.
(___) São bens adquiridos pela empresa, para revenda, sem transformação.
(___) São todos os materiais necessários ao preenchimento das condições de funcionamento das instalações e equipamentos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Os custos indiretos, segundo Padoveze (2003), têm como característica básica o caráter genérico e não específico aos produtos finais, sendo que sua relação com os produtos finais existe, mas de forma indireta. O autor cita como exemplos de custos indiretos os gastos com gerências ou diretorias da fábrica, pois essas pessoas trabalham genericamente para todos os produtos da fábrica, e não especificamente para um produto da empresa. Megliorini (2002) subdivide os Custos Indiretos de Fabricação (CIF) em três grupos.
Assinale abaixo a alternativa que contém os três grupos dos custos indiretos de fabricação, segundo Megliorini (2002).
Escolha uma:

Feedback

Nenhum comentário