Educação Ambiental 14

Questão 1

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Texto da questão

O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 192. Em seu início, o movimento ecológico brasileiro orientava-se pela visão naturalista ou conservacionista, esse fato corroborou para que as primeiras iniciativas em educação ambiental carregassem também essa visão, aliada à concepção comportamental, oriunda da psicologia. Conteúdo abordado na questão: ONGs e a luta pela preservação ambiental.

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Questão 2

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A Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, em seu artigo 1º, diz que:
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Sobre as condições em que a prática da educação ambiental está sendo introduzida nas escolas brasileiras, assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 36 CAP 3. Segundo (BRASIL, 2001, p.18): O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade que irá atuar e não contempla a educação ambiental. Conteúdo abordado na questão: Educação Ambiental na escola.

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Questão 3

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A Conferência de Belgrado, ocorreu na Iugoslávia, em 1975, em resposta as recomendações da Conferência de Estocolmo. Nesse encontro,  foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental deveria ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais. Esse encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente. A Carta de Belgrado declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE Nº “2” (A nova ética planetária, ou seja,  a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras.), CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p 164. CAP 2. A Conferência de Belgrado, realizada na Iugoslávia teve como principal tema, a urgência de uma nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras (DIAS, 1994). Esse encontro promovido pela UNESCO, reunindo 65 países, gerou a Carta de Belgrado, que preconizava a já citada nova ética planetária (PEDRINI, 1997).

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Questão 4

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A educação ambiental, entendida como uma prática transformadora, enfrenta muitos desafios que vem romper com uma conjuntura de situações, existente na sociedade contemporânea, relacionadas ao descaso com o ambiente. Estabelece assim, uma nova sociedade chamada de pós-moderna ou modernidade tardia. Para tanto, é necessário que esses conhecimentos reativos a educação ambiental sejam contextualizados e que estejam incluídos no contexto global, onde o homem está inserido. Esta situação, traz para a sociedade contemporânea, vários desafios. De acordo com o contexto apresentado, analise os desafios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
Enfrentar a multiplicidade de visões.  Os pensamentos e conhecimentos não podem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, a dimensão ambiental deve estar associada às dimensões humanas, havendo a necessidade de professores preparados para trabalhar essa diversidade de visões.
Não há necessidade de preocupações com as diversas visões, os pensamentos devem ser vistos de maneira linear e hierarquizados, a dimensão social deve estar desatrelada da dimensão ambiental.
Os pensamentos e conhecimentos devem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, pois os professores estarão preparados para desenvolver nos seus alunos uma visão unilateral em relação a esses conhecimentos.
As dimensões humanas estão desatreladas das dimensões ambientais, não havendo necessidades de professores preparados para trabalhar a diversidades de visões, já que a sociedade se encontra em pleno desenvolvimento, em relação às questões ambientais.
A Educação Ambiental, através da escola, deve passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,F,F,F,V), CONFORME livro p. 30. Cap. 2.  A educação é uma área de interseção de múltiplos saberes, sendo impossível pensar a educação ambiental através da metáfora da árvore do conhecimento, em que temos um tronco em comum irradiando os galhos das diferentes “especializações” (GALLO, 1999). O pensamento e o conhecimento não podem ser pensados de maneira  linear e hierarquizadas como a metáfora que a propõe, Apesar da origem comum, vários campos devem se integrar visando à articulação dos saberes, a multiplicidade de visões. Outra metáfora, chamada rizoma, é apresentada pelo autor com base nos trabalhos de Deleuze e Guattari (1996), em que a dimensão ambiental está associada a todas as dimensões humanas, cujos conceitos estão entrelaçados, interligados, articulados, permitindo possíveis trânsitos de saberes. Assim, o professor deve estar preparado para trabalhar com a diversidade de visões, saber fazer conexão entre as culturas. É importante que a educação ambiental respeite a diversidade social, cultural e biológica e, através da escola, procure passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.

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Questão 5

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Texto da questão

Segundo Mattos, pode-se dizer que hoje em dia a “grande maioria das ações educacionais ambientais é direcionada, predominantemente, para a defesa do espaço natural com uma visão ______________ e não como uma prática voltada para a integração do ________ com o __________”.
Indique a alternativa com as palavras que melhor preenchem as lacunas, observando a ordem correta:
Escolha uma:
Conservadora, homem; meio ambiente. A citação extraída do livro da disciplina: a “grande maioria das ações educacionais ambientais é direcionada, predominantemente, para a defesa do espaço natural com uma visão conservadora e não como uma prática voltada para a integração do homem com o meio ambiente” (MATTOS, 2006, p. 6). E a relevância da citação diz respeito justamente à necessidade de se repensar a própria forma como se difunde a defesa do meio ambiente, numa relação sujeito-objeto e não a partir de uma visão inovadora que compreenda a todos nós como “seres no mundo”. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: A teoria e a prática na educação ambiental.

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Questão 6

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Orientação proferida na Conferência de Tbilisi (Unesco, 1977), diz que “a educação ambiental é o resultado de uma orientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas que facilitam a percepção integrada do meio ambiente, tornando possível uma ação mais racional e capaz de responder às necessidades sociais”.
Que nome se dá a essa proposta de ensino voltada à articulação de diversas disciplinas e experiências educativas?
Escolha uma:
Orientação proferida na Conferência de Tbilisi sobre a necessidade de articulação de diversas disciplinas e experiências educativas como forma de promoção adequada da educação ambiental. A essa prática dá-se o nome de “formação interdisciplinar”. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: A teoria e a prática na educação ambiental.

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Questão 7

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A educação ambiental pode ser considerada como fator de mudança cultural e social, reconhecendo a importância de uma nova postura cultural, visando à reversão da crise ambiental, com a instauração de uma nova ética, a ecológica. A participação da escola nesse contexto é fundamental na preparação e conscientização das novas gerações. Neste contexto, qual alternativa vai de encontro com a proposta educacional ambiental nas escolas?
Escolha uma:
A resposta para esta questão é: a educação ambiental como fator de mudança cultural e social, reconhecendo a importância de uma nova postura cultural, visando à reversão da crise ambiental, com a instauração de uma nova ética, a ecológica. Ainda, vimos a necessidade de não se esquecer da educação ambiental como responsabilidade social, fator determinante para a formação de uma nova consciência ecológica no educando, na tentativa de se chegar a uma cidadania justa e contribuir para a solução do conflito ambiental, que muitas vezes é social. As demais alternativas não estão corretas pois: - A ideia de que a educação ambiental possui poderes de mudança cultural apenas com a introdução de pensamento ecológico, de que a sociedade necessita de uma participação ativa e de que os resultados aparecerão com o tempo. - A imagem da educação ambiental está prioritariamente assentada sobre a dimensão do homem com a natureza, levando em conta a questão ética, aplicando as políticas que melhor se adequar a situação. - Exigir do cidadão comum uma mudança cultural de pensamentos, e de ações individuais, valorizando o consumo sustentável e a reciclagem. - A educação ambiental só dará resultado se direcionada à sociedade como um todo. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, 7. Os desafios de uma educação ambiental crítica nas escolas, assunto: Educação ambiental como fator para mudança social e cultural.

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Questão 8

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Um projeto em educação ambiental deve sustentar-se na busca permanente de conexão entre as questões culturais, políticas, econômicas, sociais, religiosas, estéticas, entre outras. Neste contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. Os projetos de educação ambiental devem contemplar ação interdisciplinar, envolver toda a comunidade escolar; participação da comunidade e a proposta de solução de problemas ambientais.
II. Os projetos ambientais podem ser desenvolvidos por qualquer comunidade, não necessariamente a escolar e devem buscar parcerias com os partidos políticos locais para que tenha força de atuação e seja possível sua implantação.
III. Os projetos de educação ambiental são sempre semelhantes e como cada projeto é igual em todas as regiões brasileiras, basta seguir sempre um roteiro padrão para elaborá-los.
IV. Os projetos de educação ambiental devem contemplar propostas de ampliação do conhecimento, de integrar a ações e não reduzir o foco.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Não estão corretas as alternativas II e III; e estão corretas as alternativas I e IV. O que caracteriza um projeto de educação ambiental? Em resposta a essa pergunta, poderíamos dizer que um projeto em educação ambiental deve sustentar-se na busca permanente de conexão entre as questões culturais, políticas, econômicas, sociais, religiosas, estéticas, entre outras. Os projetos devem contemplar propostas de ampliação do conhecimento, de integrar ações e não reduzir o foco, como ocorre em muitos projetos ambientais (SEGURA, 2007). Projetos Ação interdisciplinar Participação da comunidade Solução de problemas ambientais Fonte: adaptado de Dias (2000, p. 523). Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, 8. Elaboração e análise de projetos em educação ambiental, assunto: Os projetos em educação ambiental.

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Questão 9

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Propor atividades dinâmicas que envolvam os alunos, que trabalhem situações do cotidiano promove a interdisciplinaridade e Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. Esse esforço coletivo poderá resultar em um trabalho interdisciplinar que muito enriquecerá a educação ambiental na escola.
Neste contexto, avalie as atividades a seguir:
I. Estudo da história: estudo teórico de conteúdos ambientais na disciplina de história.
II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim.
III. Realização de reciclagem de lixo: como uma atividade esporádica para complementação da carga horária.
IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior.
Marque a alternativa que contém exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares.
Escolha uma:
São exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares: II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior. Os demais exemplos não são de atividades dinâmicas e interdisciplinares. Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. O autor sugere o jogo Tabuleiro de histórias: A atividade consiste na apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. E a outra proposta é o Júri simulado: parte de uma situação problema, o autor usa como exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior, localizada em área preservada ambientalmente. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades pedagógicas em uma perspectiva interdisciplinar.

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Questão 10

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Diferentes atividades práticas e projetos de educação ambiental desenvolvidos em uma perspectiva interdisciplinar contribuem para formação de cidadãos atuantes em prol de um ambiente equilibrado.
Relacione a prática para o trabalho de educação ambiental, com os seu respectivo benefício.
Prática
1) Contar de histórias
2) Histórias em quadrinhos
3) Experimento com decomposição
4) Terrário
Benefício
a) Reproduz, em pequena escala, os ciclos que acontecem em um ecossistema.
b) Facilita o trabalho com crianças, principalmente da pré-escola, que possuem menor capacidade de concentração.
c) Pode atingir crianças, jovens e até pessoas que não são hábeis na leitura, provavelmente porque utilizam diferentes símbolos para expressar sentimentos, efeitos de ações, emoções.
d) Promove uma experiência para vivenciar a problemática da geração e destinação de lixo.
A relação correta é:
Escolha uma:
1) Contar de histórias b) Facilita o trabalho com crianças, principalmente da pré-escola, que possuem menor capacidade de concentração. 2) Histórias em quadrinhos c) Pode atingir crianças, jovens e até pessoas que não são hábeis na leitura, provavelmente porque utilizam diferentes símbolos para expressar sentimentos, efeitos de ações, emoções. 3) Experimento com decomposição d) Promove uma experiência para vivenciar a problemática da geração e destinação de lixo. 4) Terrário a) Reproduz, em pequena escala, os ciclos que acontecem em um ecossistema. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades pedagógicas em uma perspectiva interdisciplinar.

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