Educação Ambiental 16

Questão 1

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Texto da questão

A educação ambiental, entendida como uma prática transformadora, enfrenta muitos desafios que vem romper com uma conjuntura de situações, existente na sociedade contemporânea, relacionadas ao descaso com o ambiente. Estabelece assim, uma nova sociedade chamada de pós-moderna ou modernidade tardia. Para tanto, é necessário que esses conhecimentos reativos a educação ambiental sejam contextualizados e que estejam incluídos no contexto global, onde o homem está inserido. Esta situação, traz para a sociedade contemporânea, vários desafios. De acordo com o contexto apresentado, analise os desafios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
Enfrentar a multiplicidade de visões.  Os pensamentos e conhecimentos não podem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, a dimensão ambiental deve estar associada às dimensões humanas, havendo a necessidade de professores preparados para trabalhar essa diversidade de visões.
Não há necessidade de preocupações com as diversas visões, os pensamentos devem ser vistos de maneira linear e hierarquizados, a dimensão social deve estar desatrelada da dimensão ambiental.
Os pensamentos e conhecimentos devem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, pois os professores estarão preparados para desenvolver nos seus alunos uma visão unilateral em relação a esses conhecimentos.
As dimensões humanas estão desatreladas das dimensões ambientais, não havendo necessidades de professores preparados para trabalhar a diversidades de visões, já que a sociedade se encontra em pleno desenvolvimento, em relação às questões ambientais.
A Educação Ambiental, através da escola, deve passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

Questão 2

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Texto da questão

A Conferência de Belgrado, ocorreu na Iugoslávia, em 1975, em resposta as recomendações da Conferência de Estocolmo. Nesse encontro,  foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental deveria ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais. Esse encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente. A Carta de Belgrado declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Escolha uma:

Questão 3

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Texto da questão

A Lei Nº 9795/99 estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Normatizou todo o processo referente à Educação Ambiental, traz princípios básicos e objetivos que são importantes para a sua efetivação, reforça a questão da educação ambiental como um direito de todos, e também como um componente essencial e permanente da educação nacional. Assim, pode-se dizer que essa Lei veio “qualificar a educação ambiental indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis pela sua  implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação” (LAYRARGUES; LIPAI; PEDRO, 2007, p.25). No seu artigo 4º, encontramos os incisos que se referem aos princípios básicos dessa normatização. Analise cada um desses princípios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
 (   ) I- O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.   
 (  ) II - A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
 (   ) III - O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter,  multi  e transdisciplinaridade.
 (   ) IV - A desvinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
 (   ) V - A garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

Questão 4

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Texto da questão

De acordo com (SERRANO, 2001), a Revolução Verde foi colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século passado. Ela consistiu numa série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola dos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir alta produtividade, melhoria dos sistemas de irrigação, do uso de fertilizantes e pesticidas e da capacidade da população no manejo destas técnicas. Sobre as consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões, que podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro, podemos destacar:
I- Diminuição das desigualdades sociais, pela menor concentração fundiária.
II – Problemas ambientais sérios, tais como a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos e a erosão do solo.
III – Os pequenos produtores rurais muitas vezes não conseguiram acompanhar o modelo de desenvolvimento pregado pela Revolução Verde, como por exemplo, a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:

Questão 5

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Texto da questão

Em defesa do ambiente foram realizadas convenções internacionais no século XX, sendo que muitas foram importantes para marcar essa defesa pelos países que participaram. A que foi realizada em 1972, é considerada um marco histórico internacional, pois desencadeou a urgência de políticas ambientais em muitos países, dentre eles o Brasil. Além disso, o plano de ação dessa Conferência recomendou a capacitação de professores, sugerindo que novos métodos e recursos instrucionais fossem desenvolvidos para o trabalho com a educação ambiental. Indique nas proposições a seguir o nome da Conferência que foi esse marco histórico internacional.
Escolha uma:

Questão 6

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Texto da questão

Hoje se fala na necessária consolidação de um novo paradigma na educação ambiental, isto é, na consolidação de uma nova postura. Postura esta que questiona as disciplinas tradicionais e apresenta novas linhas teóricas que buscam facilitar um entendimento mais amplo. Observando esse (novo) paradigma, escolha a alternativa que indica a maneira mais adequada do professor se portar em relação ao aluno.
Escolha uma:

Questão 7

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Texto da questão

A educação ambiental deve contribuir para que ocorram mudanças na realidade que o indivíduo está inserido, não apenas__________, mas, num sentido mais amplo, envolvendo aspectos _______e _______.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Escolha uma:

Questão 8

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Texto da questão

A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad) reuniu 103 chefes de estado e 182 países, na cidade do Rio de Janeiro (ficou conhecida como Eco-92 ou Rio-92). Na ocasião, foram aprovados cinco acordos internacionais (CNUMAD, 2001). Sobre esses acordos, analise as seguintes assertivas:
I. Agenda 21 e os meios para sua implementação.
II. Declaração do Desenvolvimento Agropecuário.
III. Convenção-quadro sobre Mudanças Climáticas.
IV. Convenção sobre Diversidade Biológica.
V. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
Assinale a alternativa que apresenta acordos aprovados na Eco-92:
Escolha uma:

Questão 9

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Texto da questão

A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México. De fato, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.
Essa revolução durou por duas décadas, com uma série de medidas sem as devidas reflexões sobre o seu impacto no ambiente rural. Consequências que podem ser percebidas até hoje no meio ambiente rural brasileiro.
Neste contexto, assinale a seguir as consequências da Revolução Verde consideradas verdadeiras (V) e as que são consideradas falsas (F).
(__) Desigualdades sociais causadas pela concentração fundiária.
(__) Descontaminação do meio ambiente.
(__) Erosão do solo.
(__) Aumento do consumo de produtos químicos na produção agrícola.
(__) As desigualdades sociais foram diminuídas pela concentração fundiária.
Marque a alternativa que preenche corretamente os espaços.
Escolha uma:

Questão 10

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Texto da questão

O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro. 
Escolha uma:

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