Noções de Administração e Supervisão Escolar WorkShop
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. A avaliação de desempenho tem por finalidade apreciar, de modo sistemático e formal, as diferenças individuais de desempenho na situação de trabalho. A seguir, são funções administrativas, motivacionais e de comunicação que auxiliam no processo de avaliação de desempenho:
I - Identificação de pontos fortes e fracos dos colaboradores e, consequentemente, da organização;
II - Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado;
III - Identificação de problemas de trabalho em geral, no relacionamento individual e em equipes;
IV - Gestão de crises nas equipes e nos processos operacionais (sistemas técnicos e sociais);
V - Apoio às pesquisas de clima organizacional.
Escolha uma:
Gabarito: A - A avaliação de desempenho presta-se ao exercício de diferentes funções administrativas, motivacionais e de comunicação, como citados a seguir:
- Identificação de pontos fortes e fracos dos colaboradores e, consequentemente, da organização;
- Identificação de diferenças individuais;
- Estímulo à comunicação interpessoal;
- Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado;
- Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido;
- Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado;
- Indicações de promoções e de aumentos salariais por mérito;
- Indicações de necessidade de treinamento;
- Gestão de crises nas equipes e nos processos operacionais (sistemas técnicos e sociais);
- Auxílio na verificação de aprendizagens;
- Identificação de problemas de trabalho em geral, no relacionamento individual, intra equipe ou inter equipes;
- Registro histórico suplementar para ações administrativas de gestão, e
- Apoio às pesquisas de clima organizacional.
- Identificação de pontos fortes e fracos dos colaboradores e, consequentemente, da organização;
- Identificação de diferenças individuais;
- Estímulo à comunicação interpessoal;
- Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado;
- Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido;
- Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado;
- Indicações de promoções e de aumentos salariais por mérito;
- Indicações de necessidade de treinamento;
- Gestão de crises nas equipes e nos processos operacionais (sistemas técnicos e sociais);
- Auxílio na verificação de aprendizagens;
- Identificação de problemas de trabalho em geral, no relacionamento individual, intra equipe ou inter equipes;
- Registro histórico suplementar para ações administrativas de gestão, e
- Apoio às pesquisas de clima organizacional.
Feedback
A resposta correta é: ( ) I, II, III, IV e V.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O planejamento de ensino é a especificação do
planejamento de currículo. Consiste em traduzir em termos mais concretos e
operacionais o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos
a alcançar os objetivos educacionais propostos. Dentre as opções a seguir, quais um planejamento de ensino deverá prever?
planejamento de currículo. Consiste em traduzir em termos mais concretos e
operacionais o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos
a alcançar os objetivos educacionais propostos. Dentre as opções a seguir, quais um planejamento de ensino deverá prever?
I: Diretrizes quanto à organização e à administração: estrutura
organizacional da escola; atividades coletivas do corpo docente; calendário e horário escolar; sistema de organização de classes, de acompanhamento e aconselhamento de alunos, de trabalho com os pais; atividades extra classe; sistema de aperfeiçoamento profissional do pessoal docente e administrativo e normas gerais de funcionamento da vida coletiva.
organizacional da escola; atividades coletivas do corpo docente; calendário e horário escolar; sistema de organização de classes, de acompanhamento e aconselhamento de alunos, de trabalho com os pais; atividades extra classe; sistema de aperfeiçoamento profissional do pessoal docente e administrativo e normas gerais de funcionamento da vida coletiva.
II: Procedimentos de avaliação que possibilitem a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos, cumprindo pelo menos a função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle no processo educacional.
III: Conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos.
IV: Bases teórico-metodológicas da organização didática e administrativa: tipo de homem que queremos formar, tarefas da educação, o significado pedagógico-didático do trabalho docente, relações entre o ensino e o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos, o sistema de organização e administração da escola.
V: Objetivos específicos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais. Procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e
promovem as atividades de aprendizagem.
promovem as atividades de aprendizagem.
Escolha uma:
Gabarito: B - Um planejamento de ensino deverá prever:
- Objetivos específicos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais.
- Conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos.
- Procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e promovem as atividades de aprendizagem.
- Procedimentos de avaliação que possibilitam a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos, cumprindo pelo menos a função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle no processo educacional.
- Objetivos específicos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais.
- Conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos.
- Procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e promovem as atividades de aprendizagem.
- Procedimentos de avaliação que possibilitam a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos, cumprindo pelo menos a função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle no processo educacional.
Feedback
A resposta correta é: ( ) II,III,V.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Vasconcelos (2001), planejar é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios
que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as
condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais
e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja
e com quem se planeja. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas. Segundo (VASCONCELLOS, 1995), O processo de tomada de decisões que atua sobre a dinâmica da ação escolar é também a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola e é denominada:
que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as
condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais
e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja
e com quem se planeja. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas. Segundo (VASCONCELLOS, 1995), O processo de tomada de decisões que atua sobre a dinâmica da ação escolar é também a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola e é denominada:
Escolha uma:
Gabarito: C - Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um
instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é
com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve
oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares
(VASCONCELLOS,1995).
instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é
com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve
oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares
(VASCONCELLOS,1995).
Feedback
A resposta correta é: ( ) Planejamento Curricular;.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme Alarcão (1996), no contexto brasileiro, a supervisão apresenta- se como uma prática relativamente recente. Remonta aos anos 70 e surgiu no cenário sócio-político-econômico, historicamente, como a função de controle. O trabalho do Supervisor escolar influencia diretamente no dia-a-dia de educadores e alunos. Saber mediar as práticas do professor não é tarefa fácil, exige do supervisor uma avaliação sistematizada e constante da atuação do docente dentre outras questões. Diante da definição apresentada, fazem parte da atribuição do supervisor escolar:
I - Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, bem como sugerir novas metodologias que os avaliem na prática pedagógica e aperfeiçoem seus métodos didáticos;
II - Refletir sobre as iniciativas que a Escola pretende desenvolver. Todas as reflexões, finalidades, objetivos, metas, procedimentos metodológicos e formas de avaliação;
III - Organizar reuniões com os demais profissionais, para que todos possam sugerir novas ideias de como melhorar o acesso, a socialização e a produção do conhecimento entre os profissionais e os alunos da escola, colocando o conhecimento, como o centro da atividade pedagógica;
IV - Acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor junto ao aluno auxiliando em situações adversas;
V - Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, bem como fornecer aos mesmos materiais e sugestões de novas metodologias para enriquecer a prática pedagógica.
Escolha uma:
Gabarito: D - Podemos atribuir como funções do supervisor escolar:
- Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, bem como fornecer aos mesmos materiais e sugestões de novas metodologias para enriquecer a prática pedagógica;
- Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, bem como sugerir novas metodologias que os avaliem na prática pedagógica e aperfeiçoem seus métodos didáticos;
- Acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor junto ao aluno auxiliando em situações adversas.
- Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, bem como fornecer aos mesmos materiais e sugestões de novas metodologias para enriquecer a prática pedagógica;
- Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, bem como sugerir novas metodologias que os avaliem na prática pedagógica e aperfeiçoem seus métodos didáticos;
- Acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor junto ao aluno auxiliando em situações adversas.
Feedback
A resposta correta é: ( ) I, IV e V.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações. É bastante utilizada em diversos ramos da sociedade, no intuito de realizar pesquisas, coletar dados e processá-los, analisar informações, apresentar situações através de gráficos de fácil compreensão. Correlacione as medidas e o seu conceito respectivo:
MEDIDA
|
CONCEITO
|
1.Média aritmética ponderada
|
( ) Medida de tendência central. Somatório dos valores dos elementos, dividido pelo número de elementos.
|
2.Mediana
|
( ) Valor de maior frequência em uma série de dados, o que
mais se repete. |
3.Desvio Padrão
|
( ) Somatório dos valores dos elementos multiplicado pelos seus respectivos pesos, dividido pela soma
dos pesos atribuídos. |
4.Média aritmética
|
( )Medida central em uma determinada sequência de dados numéricos.
|
5.Moda
|
( ) Raiz quadrada da variância. Indica a distância média entre a variável e a média aritmética da amostra.
|
Escolha uma:
Gabarito: E: Média aritmética: medida de tendência central. Somatório dos valores dos elementos, dividido pelo número de elementos.
Média aritmética ponderada: Somatório dos valores dos elementos multiplicado pelos seus respectivos pesos, dividido pela soma dos pesos atribuídos.
Moda: valor de maior frequência em uma série de dados, o que mais se repete.
Mediana: medida central em uma determinada sequência de dados numéricos.
Desvio Padrão: raiz quadrada da variância. Indica a distância média entre a variável e a média aritmética da amostra.
Média aritmética ponderada: Somatório dos valores dos elementos multiplicado pelos seus respectivos pesos, dividido pela soma dos pesos atribuídos.
Moda: valor de maior frequência em uma série de dados, o que mais se repete.
Mediana: medida central em uma determinada sequência de dados numéricos.
Desvio Padrão: raiz quadrada da variância. Indica a distância média entre a variável e a média aritmética da amostra.
Feedback
A resposta correta é: ( ) 4,5,1,2 e 3.
Nenhum comentário