Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 12

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O grupo não pode abrir mão de ouvir os diferentes sujeitos. É necessário conhecer as pessoas, senti-las e compreendê-las, deixando emergir as divergências e os conflitos, não os negando, mas criando condições para que todos se sintam pertencendo ao grupo. Cabe à ação supervisora:
Escolha uma:
Gabarito: participar coletivamente da construção de alternativas que articule a educação aos demais processos de desenvolvimento e consolidação de relações sociais democráticas (Capítulo 1).

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

No desempenho dos papéis que permeiam a gestão escolar, o que cabe ao gestor escolar?
Escolha uma:
No desempenho dos papéis que permeiam a gestão escolar, cabe ao gestor escolar assegurar que a escola realize sua missão: ser um local de educação, entendida como elaboração do conhecimento, aquisição de habilidades e formação de valores. Pag 13.

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O ato de planejar sempre foi uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre pensou suas ações, embora não soubesse que deste modo estaria planejando. Ele pensa sobre o que fez o que deixou de fazer, sobre o que está fazendo e o que pretende fazer no futuro; ele usa sua razão, sempre imagina o que pretende fazer, ou seja, suas ações. O ato de imaginar, pensar, não deixa de ser uma forma de planejamento. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas:
Escolha uma:
Evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Pag 17.

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O gestor escolar deve ser um líder pedagógico que apoia o estabelecimento das prioridades, avaliando, participando na elaboração de programas de ensino e de programas de desenvolvimento e capacitação de funcionários. Diante do exposto, quais são as responsabilidades do gestor escolar:
Escolha uma:
ele é responsável pelas questões pedagógicas, financeiras e administrativas e precisa coordenar e com sua atribuição como gestor, motivador e agente de transformação. Pag 15.

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O trabalho do Supervisor escolar influencia diretamente no dia a dia de educadores e alunos. Sobre suas atribuições é correto afirmar:
I. Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola.
II. Oferecer orientação e assistência aos professores.
III. Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos Conteúdos.
IV. Avaliar os alunos sobdiversos aspectos didáticos.
V. Acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Todas as alternativas estão corretas exceto o item “Avaliar os alunos sobdiversos aspectos didáticos”. As Atribuições do supervisor escolar encontram-se na página 16 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A gestão de tempo hoje é um tema muito discutido nas empresas bem como os chamados “ladrões de tempo”. Bons gestores sabem que a adequada condução de reuniões pedagógicas pode aumentar a produtividade da sua equipe. Mas como conduzir uma reunião adequada aumentando a produtividade?
Abaixo leia os itens sobre a correta condução de reuniões:
I. Chegue no horário certo, e respeite o horário de término.
II. Deve-se expor a pauta em um flip-chart ou quadro na sala de reuniões e marca-se cada ponto que foi discutido bem como a conclusão sobre eles.
III. Deve-se sempre agendar as reuniões com antecedência.
IV. O correto é realizar reuniões sempre com o intuito de não acumular assuntos na pauta.
V. O correto é sempre realizar reuniões relevantes.
VI. O ideal é solicitar ao secretário ou coordenador do grupo para controlar o relógio e anunciar os horários-chave.
VII. Preparar a pauta e divulgar somente no dia da reunião.
VIII. Quando possível chamar pessoas importantes para as reuniões operacionais como, por exemplo, chefes e diretores, assim as pessoas tendem a dar mais importância aos assuntos tratados.
IX. Use sua autoridade para impedir que algum dos participantes monopolize o tempo ou desvie a atenção de alguns dos participantes formando um subgrupo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Somente as alternativas I, II, II, V, VI e IX estão corretas. As alternativas incorretas e suas respectivas justificativas: I - O correto é realizar reuniões sempre com o intuito de não acumular assuntos na pauta. – o indicado no livro da disciplina é que “Só realize reuniões relevantes”. VII - Preparar a pauta e divulgar somente no dia da reunião – o indicado no livro da disciplina é que “Prepare a pauta/temário e divulgue-a já no momento em que fizer o agendamento. ” VIII - Quando possível chamar pessoas importantes para as reuniões operacionais como, por exemplo, chefes e diretores, assim as pessoas tendem a dar mais importância aos assuntos tratados. – o indicado no livro da disciplina é que “Procure não chamar “figurões” para reuniões operacionais: Se você convidar o vice-presidente ou o representante regional, a reunião passa a ser um Evento, sua data e horário estarão sujeitos a alterações devido à conveniência do convidado VIP, e a reunião só começará quando ele chegar e fizer a sua abertura. Não misture as coisas, reuniões da equipe devem ser diretas, simples e sem a presença da realeza. ” As demais questões se encontram nas páginas 40, 41 e 42 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A gestão escolar engloba todas as ações sistematizadas que empreguem recursos com o intuito de atingir os objetivos estabelecidos pelo coletivo escolar. Sobre a gestão escolar, analise as informações abaixo:
As responsabilidades do gestor escolar são várias, pois ele é responsável pelas questões pedagógicas, financeiras e administrativas e precisa coordenar e controlar todos os setores do ambiente escolar, compreendendo sua atribuição como gestor, motivador e agente de transformação.
Sendo assim,
“O gestor escolar deve assegurar que a escola realize sua missão: ser um local de educação, entendida como elaboração do conhecimento, aquisição de habilidades e formação de valores. ”
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A primeira afirmação o aluno a encontrará na página 15 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO. A segunda afirmação o aluno a encontrará na página 13 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A ideia que comumente se tem do coordenador ou diretor de um Centro de Formação de Condutores é aquela relacionada a questões burocráticas, de um profissional que existe para solucionar problemas que surgem e que nem sempre está pronto para atender todas as demandas e necessidades da comunidade escolar. Sabemos que esta visão está ultrapassada, de modo que a principal função do diretor de ensino em um Centro de Formação de Condutores é:
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 2, página 43
O Diretor de Ensino é peça fundamental nas reuniões pedagógicas. Sua principal função que é a de oferecer uma formação continuada ao educador é exercida com veemência nas reuniões pedagógicas, pois estas constituem um espaço privilegiado para tal.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Observe os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção que corresponde corretamente aos tópicos que correspondem a aplicações da avaliação de desempenho:
I - Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores que impactam para na empresa.
II - Identificar diferenças individuais e estimular a comunicação interpessoal.
III – Indicar demandas de treinamento da equipe.
IV – Instigar a competição acirrada e a disputa entre os colaboradores.
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 3, p 48
Todos os itens correspondem corretamente a aplicações da avaliação de desempenho.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A proposta de avaliação de desempenho está baseada em um modelo utilizado pela Unicamp - São Paulo para a avaliação de desempenho da Instituição. Levando em consideração este modelo de avaliação de desempenho relacione o tipo de competência na coluna da esquerda com suas respectivas características, indicadas na coluna da direita.
Tipo de Competência
Características
         I.            Saber fazer
A.      Envolve as motivações, as iniciativas pessoais e a vontade de realizar um determinado trabalho.

       II.            Poder fazer
B.      São os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.

     III.            Querer fazer
C.      São os recursos necessários para realizar um determinado trabalho e a autonomia para fazê-lo.


Estão corretas as associações:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Seguem abaixo a correta correlação:
Tipo de Competência Características
I. Saber fazer São os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
II. Poder fazer São os recursos necessários para realizar um determinado trabalho e a autonomia para fazê-lo.
III. Querer fazer Envolve as motivações, as iniciativas pessoais e a vontade de realizar um determinado trabalho.
Tema abordado na página 51.

Feedback

Nenhum comentário