Questão 1 Incorreto Marcar questão Texto da questão O ambiente demográfico é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento da estratégia. Não está ligado diretamente ao mercado de atuação, mas tem influência no negócio. Das alternativas abaixo selecione aquela onde somente apresenta elementos do ambiente demográfico. Escolha uma: a. Leis e normas. b. Descrição de comportamentos sociais e renda per capita. c. Tamanho da população e faixas etárias. d. Faixas etárias e clima. e. Novas tecnologias e clima. Feedback A resposta correta é: Tamanho da população e faixas etárias.. Questão 2 Correto Marcar questão Texto da questão O microambiente, também considerado ambiente da indústria, é caracterizado pelos elementos que são próximos da empresa como clientes, fornecedores e concorrentes. Michael Porter desenvolveu uma técnica de análise estratégica desse ambiente chamada de Forças Competitivas. Conforme essa descrição e das aulas assinale a alternativa que descreva somente as forças competitivas. Escolha uma: a. Forças tecnológicas e forças ambientais. b. Novos entrantes e atuais entrantes. c. Ameaça de produtos substitutos e poder de barganha dos fornecedores. d. Forças da natureza e forças da concorrência. e. Poder de barganha dos clientes e poder de barganha dos concorrentes. Feedback A resposta correta é: Ameaça de produtos substitutos e poder de barganha dos fornecedores.. Questão 3 Incorreto Marcar questão Texto da questão As cinco forças de Porter são uma técnica de diagnóstico estratégico do ambiente externo e têm como objetivo analisar o mercado de atuação da empresa. Seus cinco elementos são: Ameaça de novos entrantes, Poder de barganha dos clientes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaça de produtos substitutos e Rivalidade entre os concorrentes. Para medir cada uma é importante entendermos os critérios de análise de cada força. Assinale abaixo o critério que não é da força competitiva poder de barganha dos fornecedores: Escolha uma: a. Produto do fornecedor é prioritário para a empresa. b. O cliente não compra do fornecedor da empresa. c. Custo de mudança para outro concorrente. d. Quantidade de fornecedores. e. Diferenciação entre produtos do mesmo mercado. Feedback A resposta correta é: O cliente não compra do fornecedor da empresa.. Questão 4 Incorreto Marcar questão Texto da questão Para analisar o mercado de atuação da empresa é importante perceber a concentração de empresas num determinado segmento. Isso vale tanto para a empresa já inserida nesse segmento ou para um novo empreendimento. Uma forma de analisar a concentração é o monopólio. Assinale a alternativa que define corretamente esse conceito: Escolha uma: a. Quando muitas empresas atuam em diferentes mercados, e por isso não dominam a oferta. b. Quando poucas empresas atuam no mesmo mercado, e por isso não dominam a oferta. c. Quando uma única empresa atua num mercado, e por isso domina a oferta. d. Quando muitas empresas atuam no mesmo mercado, e por isso não dominam a oferta. e. Quando poucas empresas atuam no mesmo mercado, e por isso dominam a oferta. Feedback A resposta correta é: Quando uma única empresa atua num mercado, e por isso domina a oferta.. Questão 5 Incorreto Marcar questão Texto da questão As cinco forças de Porter são uma técnica de diagnóstico estratégico do ambiente externo e têm como objetivo analisar o mercado de atuação da empresa. Seus cinco elementos são: Ameaça de novos entrantes, Poder de barganha dos clientes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaça de produtos substitutos e rivalidade entre os concorrentes. Para medir cada uma é importante entendermos os critérios de análise de cada força. Assinale abaixo o critério que é da força competitiva ameaça de produtos substitutos: Escolha uma: a. Os clientes desse mercado têm baixa renda. b. Barreiras legais para o nosso mercado. c. Os fornecedores são grandes empresas. d. Os concorrentes investem pesadamente em inovação. e. Produtos similares comparando aos praticados pelo nosso mercado. Feedback A resposta correta é: Produtos similares comparando aos praticados pelo nosso mercado.. Questão 6 Incorreto Marcar questão Texto da questão As cinco forças de Porter é uma técnica de diagnóstico estratégico do ambiente externo e tem como objetivo analisar o mercado de atuação da empresa. Seus cinco elementos são: Ameaça de novos entrantes, Poder de barganha dos clientes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaça de produtos substitutos e Rivalidade entre os concorrentes. Para medir cada uma, é importante entendermos os critérios de análise de cada força. Assinale abaixo o critério que não é da força competitiva ameaça de rivalidade entre concorrentes: Escolha uma: a. Investimentos pesados em inovação. b. Ausência de diferenciação. c. Quantidade de clientes. d. Frequência de lançamento de novos produtos. e. Muitas ações de marketing. Feedback A resposta correta é: Quantidade de clientes.. Questão 7 Incorreto Marcar questão Texto da questão As alianças competitivas servem para a empresa conseguir alcançar vantagens competitivas quando não possuem toda a competência interna para realizá-la. Dessa forma, elas procuram outras empresas que possuam essas competências. Uma das alianças é chamada de aliança estratégica sem participação acionária, selecione abaixo a opção que representa esse tipo. Escolha uma: a. Desenvolvimento de uma nova empresa no mercado. b. Compra de uma nova empresa. c. Acordo de licenciamento. d. Contrato de compra. e. Compra de ações de outra empresa. Feedback A resposta correta é: Acordo de licenciamento.. Questão 8 Incorreto Marcar questão Texto da questão Um estrategista de uma empresa está com dificuldades para analisar as ameaças e oportunidade de sua empresa. Ele fez todo o relatório estratégico, porém cometeu uma falha ao classificar a oportunidade. Peço que auxilie o estrategista e assinale a alternativa que não se caracteriza uma oportunidade. Escolha uma: a. Baixa tributação. b. Novas tecnologias inseridas para uso da empresa. c. Baixo crescimento populacional. d. Muitas barreiras para novos concorrentes. e. Baixo crescimento populacional. Feedback A resposta correta é: Baixo crescimento populacional.. Questão 9 Incorreto Marcar questão Texto da questão O ambiente sociocultural tem por objetivo medir as características de determinados grupos sociais, nessa situação deve-se ter uma visão bem ampla dos grupos analisados. Não se pode confundir com o público alvo porque este se enquadra no microambiente. Como vocês sabem, o ambiente sociocultural faz parte do macroambiente. Das alternativas abaixo selecione aquela que representa somente os elementos do ambiente sociocultural. Escolha uma: a. Gênero da população e valores. b. Clima e crescimento da economia. c. Comportamentos sociais e crenças. d. Crescimento populacional e faixa etária. e. Leis e política. Feedback A resposta correta é: Comportamentos sociais e crenças.. Questão 10 Correto Marcar questão Texto da questão De acordo com as aulas o início da estratégia é baseado no diagnóstico estratégico. Antes de qualquer decisão o estrategista deve analisar os ambientes internos e externos para compreender toda a complexidade do negócio e os elementos impactantes. Assinale abaixo, de acordo com as aulas, qual a primeira decisão após o diagnóstico. Escolha uma: a. Criar um mapa gerencial. b. Definir missão, visão e valores. c. Montar o planejamento. d. Metas organizacionais. e. Objetivos estratégicos. Feedback A resposta correta é: Definir missão, visão e valores..
MUITO BOM ESSE BLOG
ResponderExcluir