G. Qualidade e Compet. 1



Questão 1

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Texto da questão

Carvalho (2005) classificou as falhas nos processos em três tipos:
I – Falha causada por contaminação inédita na matéria-prima.
II – Produtividade inferior à meta devido a atrasos constantes dos colaboradores em função do trânsito.
III – Falha relacionada à combinação errada de ingredientes, frequente nos procedimentos da fábrica e de difícil solução.
De acordo com Carvalho (2005), os problemas elencados acima podem ser respectivamente classificados como:
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Questão 2

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Texto da questão

Leia atentamente as sentenças abaixo:
I – Sistema implantado a partir de dados obtidos diretamente com os clientes, com o objetivo de alinhar o produto final às necessidades e atributos estabelecidos pelo próprio cliente.
II – Sistema de gestão da qualidade e de melhoria sistemática dos processos criado na década de 80, que faz intenso uso de estatística.
III – Metodologia de gestão da qualidade focada em mudanças comportamentais, criada no Japão.
As sentenças I, II e III correspondem respectivamente a quais metodologias de gestão da qualidade?
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Questão 3

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Texto da questão

Imagine que uma indústria produz blocos pré-moldados de construção a partir de material reciclado. Cada bloco mede 15 cm de largura, 10 cm de altura e 8 cm de profundidade.
É estabelecido no controle da linha de produção que para que um bloco seja aprovado, este deve medir entre 14,5 x 9,5 cm x 7,5 cm (limite inferior de controle – LIC) e 15,5 x 10,5 cm x 8,5 cm (limite superior de controle – LSC), caso contrário, a peça será considerada defeituosa. O programa de gestão da qualidade desta indústria ajusta os valores para que os pontos a serem acompanhados fiquem o mais próximo possível da média, ou seja, que não ocorram muitas variações.
A partir da descrição acima, podemos afirmar que o sistema de controle de qualidade adotado pela indústria citada no exemplo é o:
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Questão 4

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Texto da questão

Um sistema de gestão da qualidade eficiente deve ser monitorado e avaliado regularmente. Para tanto, foram desenvolvidas técnicas e métodos voltados à mensuração do controle de qualidade. Assinale a alternativa que corresponde a técnicas de mensuração da qualidade:
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Questão 5

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Texto da questão

Sobre Gestão da Qualidade Total, ou Total Quality Management, é correto afirmar:
I – É uma área que deve ser liderada por especialistas, com menor envolvimento dos funcionários na aplicação de métodos e técnicas de qualidade.
II – Trata-se de uma política organizacional ampla no que se refere às pessoas envolvidas no processo de obtenção de qualidade.
III – Aborda o gerenciamento da organização como um todo, e não somente etapas da produção relacionadas ao controle da qualidade.
IV – Um profissional de gestão da qualidade deve ocupar-se apenas do atendimento das necessidades e expectativas dos clientes. Fatores como preço, padrões de eficiência, processos logística de distribuição, entre outros procedimentos, são responsabilidade de profissionais de outras áreas.
Estão corretas as afirmações:
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Questão 6

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Texto da questão

“A Trilogia Juran, nome dado ao conceito de Gerenciamento da Qualidade, criado por Joseph M. Juran, engenheiro e advogado romeno nascido no início do século XX, tem papel fundamental na evolução dos conceitos referentes à qualidade, devido à utilização do modelo, baseado em três processos gerenciais: Planejamento, Controle e Melhoria” (MARTINELLI, F. Gestão da Qualidade e Competitividade, 2016, P. 39)
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações sobre o conceito de Gestão da Qualidade citado na sentença acima:
( ) Identificar clientes e suas necessidades para definir características importantes do produto são etapas da fase de Planejamento.
( ) Avaliação de desempenho e comparação com as metas correspondem à etapa de Controle.
( ) Modelos de gestão da qualidade valorizam a correção de erros após a entrega final do produto, em detrimento da prevenção de não conformidades antes e durante o processo de produção.
( ) Capacitar colaboradores é uma importante etapa de planejamento.
( ) A melhoria contínua é um princípio importante para a gestão da qualidade.
Marque a sequência correta:
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Questão 7

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Texto da questão

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo sobre o conceito Gestão da Qualidade Total (GQT):
( ) A GQT propõe a simplificação de processos a partir da interação fornecedor - cliente.
( ) São mandamentos da Gestão da Qualidade Total: Trabalho Individualizado, Estática Cultural e Foco no Baixo Preço.
( ) Neste modelo, o planejamento da qualidade deve começar pelos funcionários de menor responsabilidade até alcançar a diretoria.
( ) Um dos requisitos da Gestão da Qualidade Total é a transparência e a comunicação adequada.
( ) Colaboração e iniciativa são aspectos importantes na Gestão da Qualidade Total.
Marque a sequência correta:_____
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Questão 8

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Texto da questão

“Existem diversas formas de desenvolver o sistema de gestão de qualidade de uma empresa. Desde a artesanal, em que o dono do negócio toma conta de todas as atividades executadas pelos profissionais da equipe, incluindo a entrega do produto ou serviço ao cliente, até a forma mais complexa, em que todas as fases do trabalho são planejadas a partir das orientações da administração superior da empresa”. (HARGREAVES, R. et al. Qualidade em Prestação de Serviços, 2011, p.85)
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo sobre Sistema de Gestão da Qualidade:
( ) Para garantir a qualidade empresas precisam atender exigências e especificações relativas à forma de produção. À forma de produzir que atende a requisitos de garantia da qualidade chamamos de Sistema de Gestão da Qualidade.
( ) O principal modelo de excelência no Brasil é o da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
( ) ISO 17000 é um dos principais mecanismos internacionais de certificação da qualidade.
( ) Liderança; Estratégia e Planos; Sociedade, Pessoas são alguns dos critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
( ) A normalização não é importante, pois cada empresa tem suas particularidades e deve criar seus próprios critérios para a gestão da qualidade.
Marque a sequência correta:
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Questão 9

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Texto da questão

Imagine que uma indústria produz blocos pré-moldados de construção a partir de material reciclado. Cada bloco mede 15 cm de largura, 10 cm de altura e 8 cm de profundidade.
É estabelecido no controle da linha de produção que para que um bloco seja aprovado, este deve medir entre 14,5 x 9,5 cm x 7,5 cm (limite inferior de controle – LIC) e 15,5 x 10,5 cm x 8,5 cm (limite superior de controle – LSC), caso contrário, a peça será considerada defeituosa. O programa de gestão da qualidade desta indústria ajusta os valores para que os pontos a serem acompanhados fiquem o mais próximo possível da média, ou seja, que não ocorram muitas variações.
A partir da descrição acima, podemos afirmar que o sistema de controle de qualidade adotado pela indústria citada no exemplo é o:
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Questão 10

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Texto da questão

Um sistema de gestão da qualidade eficiente deve ser monitorado e avaliado regularmente. Para tanto, foram desenvolvidas técnicas e métodos voltados à mensuração do controle de qualidade. Assinale a alternativa que corresponde a técnicas de mensuração da qualidade:
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