G. Qualidade e Compet. 2

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A representação gráfica que permite a visualização dos passos do processo e o encadeamento de atividades em uma sequência lógica é:
Escolha uma:

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Brainstorm, diagrama de afinidades, diagrama de dispersão e análise de pareto são:
Escolha uma:

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Identificar práticas excelentes e inovadoras em empresas afins ou parceiras com o objetivo de estabelecer melhorias em processos é o objetivo do:
Escolha uma:

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O planejamento estratégico contribui para:
Escolha uma:

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Toda organização guiada pela qualidade necessita também de lideranças que atuem para garantir o sucesso da organização. Sobre esse tema, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo:
( ) Um líder facilitador ajuda as pessoas a identificar seus interesses de modo que possam dar o seu melhor em suas atividades profissionais.
( ) Definir visão, missão e objetivos cabe, prioritariamente, à alta administração da organização e é essencial para que as equipes se envolvam adequadamente na gestão da qualidade.
( ) O modelo GQT está baseado na mudança de postura e atitudes dos envolvidos com a organização, onde todos devem fazer da maneira correta na primeira vez, evitando erros e falhas e permitindo, assim, redução de custos e desperdícios.
( ) O conjunto de submetas para monitorar se a organização está indo na direção correta em gestão da qualidade denomina-se Fatores Críticos de Sucesso.
Marque a sequência correta:
Escolha uma:

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Leia atentamente a sentença abaixo:
“A Excelência de qualquer organização depende da sinergia entre três fatores: Liderança (na qual a organização exerce o seu papel de agente de mudança e de empreendedorismo); Conhecimento (em que a organização acumula suas experiências e o domínio do seu negócio) e Metodologia (relacionada à tecnologia da qualidade). É fundamental aliar metodologia a uma liderança capaz de promover avanços com o conhecimento adquirido. Mas de nada adiantam estes três fatores se não houver sinergia. O sucesso de qualquer organização se deve, de maneira ímpar, à capacidade das pessoas e das equipes que formam a organização se envolverem pessoalmente com a causa da Qualidade. Esta é uma bandeira conjunta, onde todos ganham com os resultados adquiridos e os avanços conquistados” Jorge Gerdau Johannpeter. Disponível em:
http://www.mbc.org.br/mbc/uploads/biblioteca/1263227527.5486A.pdf
Tendo o texto acima como inspiração e com base no que você estudou na disciplina, assinale a alternativa que corresponde a etapas do planejamento de gestão da qualidade:
Escolha uma:

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Leia atentamente a sentença abaixo:
“Abordar a qualidade no ambiente empresarial pressupõe esforços para mudanças contínuas e permanentes. Conseguir mudar as atitudes e o comportamento das pessoas é algo fundamental. Enquanto tais atitudes e comportamentos não estiverem incorporados ao conjunto de crenças e valores das pessoas, não se conseguirá implementar um sistema eficiente de gestão da qualidade. Por isso, a busca pela qualidade só será plena quando todos os colaboradores da empresa mudarem de mentalidade e compreenderem os seus papéis individuais a serem desempenhados e sua responsabilidade na consecução de ações e tarefas voltadas à melhoria contínua” (Adaptado de AIDAR, 1994 apud MILAN, 2006) .
O texto acima se refere a um processo essencial à gestão da qualidade, denominado:
Escolha uma:

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Observe as seguintes afirmações abaixo sobre os fundamentos da Gestão da Qualidade Total e assinale a alternativa que corresponde às expressões que as completam adequadamente:
I - Um dos requisitos da Gestão da Qualidade Total é a transparência e o acompanhamento do ____________, garantindo que as mesmas cheguem ao destino de forma satisfatória e complementar ao processo.
II - A ___________fortalece as decisões, gera compromisso e mobiliza os envolvidos com os resultados.
III - O desenvolvimento de _________ remete à ideia do “formador de especialistas”, ou seja, aquela organização que desenvolve __________ que contribuam tanto para sua vida pessoal quanto profissional.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

“O gerenciamento da rotina é por si só um processo que pode ser aplicado a qualquer departamento ou setor de uma organização, que tenha como objetivo a plena satisfação do cliente por meio do controle sistemático e da melhoria contínua de cada microprocesso, em base diária e progressiva.” (GALGANO, 1993 apud MARTINELLI, 2016).
Assinale a opção que contém atividades relacionadas ao gerenciamento da rotina em gestão da qualidade:
Escolha uma:

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Assinale a alternativa que corresponde a critérios do modelo de excelência da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ):
Escolha uma:

Feedback

Nenhum comentário