GG

Questão 1

Incorreto
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Texto da questão

Como participante da Convenção de Viena, o Brasil assinou, em 1968, a Conven¬ção sobre Trânsito Viário, um acordo internacional que estabelece regras de trânsito comuns entre os países signatários. Está entre seus muitos tópicos:
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Questão 2

Não respondido
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Texto da questão

É muito grande o número de acidentes causados por pedestres, por falta de atenção, imprudência ou desconhecimento das regras. Entre as causas principais de acidentes ocasionados por pedestres, estão:
I - sair às vias públicas embriagado;
II - caminhar a favor do fluxo de trá¬fego sem tomar nenhuma pre-caução;
III - surgir repentinamente pelas la¬terais da via, em pontos sem visibilidade nos cruzamentos;
IV - sair subitamente de trás de veículos estacionados;
V - ter conhecimento das regras de circulação e de seus deveres como pedestre.
Estão corretas as alternativas:
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Questão 3

Não respondido
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Texto da questão

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os órgãos executivos:
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Questão 4

Não respondido
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Texto da questão

Um dos fatores de caráter preventivo para aprimorar a se¬gurança do trânsito é a educação. Partindo deste pressuposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(__) A educação no trânsito está prevista entre os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que norteiam os currículos escolares a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996).
(__) A educação para o trânsito já era sugerida em 1991 como tema transversal tanto no ensino fundamental quanto médio pela Portaria 678, de 1991, do Ministério da Educação.
(__) Em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro dedica o artigo 76 à organização da educação para o trânsito nas universidades públicas.
(__) Com as Diretrizes Nacionais para a Educação de Trânsito, criadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em 2009 (Portaria 147/09), o tema ganha mais visibilidade.
(__) Ainda são poucas as escolas das redes pública ou privada que adotam a orientação de preparar jovens cidadãos para aspectos como convívio social, locomoção, comunicação e segurança, tanto de motoristas e motociclistas quanto de pedestres, passageiros e ciclistas.
A sequência correta é:
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Questão 5

Correto
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Texto da questão

Pelas determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre as regras de circulação para pedestres e condutores de veículos não motorizados é correto afirmar:
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Questão 6

Incorreto
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Texto da questão

Os órgãos normativos são os conselhos de trânsito os quais estabelecem as normas para o cumprimento do CTB. Também coordenam as atividades de outros órgãos ligados ao trânsito e prestam esclarecimentos e orientação acerca da legislação de trânsito em vigor. Leia atenciosamente as alternativas abaixo e marque para o que for verdadeiro e para o que for falso:
(__) Coordenador de todas as políticas e dos órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito, com o objetivo de integrar suas atividades.
(__) O CETRAN - Conselho Estadual de Trânsito e CONTRANDIFE - Conselho de Trânsito do Distrito Federal tem atribuições semelhantes, são os órgãos executivos em âmbito estadual e do Distrito Federal, respectivamente.
(__) Cada Estado do Brasil deve ter um CETRAN, com sede em sua respectiva capital.
(__) Entre as responsabilidades do CETRAN - Conselho Estadual de Trânsito e CONTRANDIFE - Conselho de Trânsito do Distrito Federal está o acompanhamento e coordenação de atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores.
A sequência correta é:
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Questão 7

Não respondido
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Texto da questão

Para que uma entidade possa ser credenciada como CRT, ela deve cumprir uma série de exigências. Observe as seguintes afirmativas:
I - Deve estar legalmente estabelecida e contar com um corpo diretivo, administrativo, de avaliação e de auditoria;
II – Contar com um corpo de examinadores com capacitação na área de formação de condutores;
III - Apresentar condições financeiras e organizacionais compatíveis com as funções a serem desenvolvi¬das;
IV - Dispor de infraestrutura física adequada para aulas e aplicação de exames exclusivamente teóricos.
Estão corretas as afirmativas:
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Questão 8

Não respondido
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Texto da questão

Órgãos fiscalizadores são os que controlam o cumprimento da lei, de acordo com a circunscrição de cada um. Normalmente ligados à segurança pública, têm diferentes alçadas de atuação, mas sempre ligadas à manutenção da ordem pública. Em relação aos órgãos fiscalizadores, observe as seguintes afirmativas:
I - As entidades executivas de trânsito e rodoviárias também podem exercer fiscalização (no limite de sua alçada) por meio de corpo próprio de funcionários destacados para essa função.
II – A Polícia Rodoviária federal como órgão fiscalizador atua nas rodovias federais e tem como principal missão exercer o patrulhamento ostensivo.
III – As Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal podem trabalhar em conjunto com agentes de órgãos executivos de trânsito para fiscalização.
Estão corretas as alternativas:
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Questão 9

Não respondido
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Texto da questão

Os condutores precisam não só dominar as técnicas de condução de veículos, mas também conhecer a legislação, compreender a relação entre veículos e pedestres e saber como utilizar as vias respeitando o direito do outro. De acordo com esta afirmativa, pode-se dizer que quem vai prestar exame para obter a Carteira Nacional de Habilitação, a orientação dever ser no sentido de que o futuro motorista:
I - conheça a legislação de trân¬sito e não sua aplicabilidade;
II - tenha o controle técnico do veícu¬lo;
III – tenha o controle emocional e saiba enfrentar situações de desafio no cotidia¬no do trânsito;
IV - obedeça a legislação e faça cumpri-la, em seu favor e dos demais;
V - promova um trânsito seguro e confiável. Conduzir é um todo, ou seja, é o veículo, o conhecimento teórico, o conhecimento prático, as leis, as vias, o condutor e o pedestre.
Estão corretas as alternativas:
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Questão 10

Incorreto
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Texto da questão

Conforme o art. 69 da Lei, para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas exis¬tirem numa distância de até cinquenta metros dele. Para tanto é preciso observar:
I - onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo;
II - para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista onde houver foco de pedestres, obedecer às indicações das luzes;
III - para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista onde houver foco de pedestres, aguardar que o semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de veículos;
IV - nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada não devendo adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos;
V - uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessida¬de.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
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