bvc
Questão 1
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente as sentenças abaixo:
I – Sistema implantado a partir de dados obtidos diretamente com os clientes, com o objetivo de alinhar o produto final às necessidades e atributos estabelecidos pelo próprio cliente.
II – Sistema de gestão da qualidade e de melhoria sistemática dos processos criado na década de 80, que faz intenso uso de estatística.
III – Metodologia de gestão da qualidade focada em mudanças comportamentais, criada no Japão.
As sentenças I, II e III correspondem respectivamente a quais metodologias de gestão da qualidade?
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Desdobramento da Função da Qualidade; Seis Sigma; 5 S..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Imagine que uma indústria produz blocos pré-moldados de construção a partir de material reciclado. Cada bloco mede 15 cm de largura, 10 cm de altura e 8 cm de profundidade.
É estabelecido no controle da linha de produção que para que um bloco seja aprovado, este deve medir entre 14,5 x 9,5 cm x 7,5 cm (limite inferior de controle – LIC) e 15,5 x 10,5 cm x 8,5 cm (limite superior de controle – LSC), caso contrário, a peça será considerada defeituosa. O programa de gestão da qualidade desta indústria ajusta os valores para que os pontos a serem acompanhados fiquem o mais próximo possível da média, ou seja, que não ocorram muitas variações.
A partir da descrição acima, podemos afirmar que o sistema de controle de qualidade adotado pela indústria citada no exemplo é o:
É estabelecido no controle da linha de produção que para que um bloco seja aprovado, este deve medir entre 14,5 x 9,5 cm x 7,5 cm (limite inferior de controle – LIC) e 15,5 x 10,5 cm x 8,5 cm (limite superior de controle – LSC), caso contrário, a peça será considerada defeituosa. O programa de gestão da qualidade desta indústria ajusta os valores para que os pontos a serem acompanhados fiquem o mais próximo possível da média, ou seja, que não ocorram muitas variações.
A partir da descrição acima, podemos afirmar que o sistema de controle de qualidade adotado pela indústria citada no exemplo é o:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Seis Sigma..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um sistema de gestão da qualidade eficiente deve ser monitorado e avaliado regularmente. Para tanto, foram desenvolvidas técnicas e métodos voltados à mensuração do controle de qualidade. Assinale a alternativa que corresponde a técnicas de mensuração da qualidade:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act); Sistema de Medição de Desempenho; Benchmarking..
Questão 4
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Carvalho (2005) classificou as falhas nos processos em três tipos:
I – Falha causada por contaminação inédita na matéria-prima.
II – Produtividade inferior à meta devido a atrasos constantes dos colaboradores em função do trânsito.
III – Falha relacionada à combinação errada de ingredientes, frequente nos procedimentos da fábrica e de difícil solução.
De acordo com Carvalho (2005), os problemas elencados acima podem ser respectivamente classificados como:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Causa especial, causa estrutural; causa comum..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Observe as seguintes afirmações sobre Gestão da Qualidade e Competitividade:
I – Para se desenvolver uma política de qualidade é necessário compreender as necessidades dos clientes e avaliar a capacidade da empresa em atender tais necessidades a partir de seus recursos financeiros, humanos e tecnológicos.
II – Políticas de gestão da qualidade são viáveis apenas em grandes empresas.
III – Ao planejar um sistema de gestão da qualidade deve-se observar todos os processos relacionados à produção do produto ou prestação do serviço, e planejá-los considerando a experiência final do cliente.
IV - Não conformidade é uma deficiência em características, documentação ou procedimento,
que caracteriza um item ou serviço como estando em desacordo com os requisitos especificados no projeto de gestão da qualidade.
que caracteriza um item ou serviço como estando em desacordo com os requisitos especificados no projeto de gestão da qualidade.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV..
Questão 6
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Observe atentamente às afirmações a seguir sobre a compreensão da qualidade em diferentes épocas:
I - “Os cuidados com a qualidade dos produtos e serviços não são uma preocupação recente. Os artesãos desde sempre cuidaram de sua produção em todos os sentidos: criavam, confeccionavam, atendiam o cliente, vendiam, procuravam agradar à clientela... (...)”. (SENAC, 2001. Qualidade em Prestação de Serviços)
II - “O controle da qualidade limitava-se à inspeção e às atividades restritas, como a contagem, a classificação pela qualidade e os reparos. A solução de problemas era vista como fora das responsabilidades do departamento de inspeção”. (MARSHAL et al, 2006, p.22 apud MARTINELLI, 2016, p. 8)
III -“O princípio em que se assenta esta visão da qualidade total [...] é que, para se conseguir uma verdadeira eficácia, o controle precisa começar pelo projeto do produto e só terminar quando o produto tiver chegado às mãos de um freguês que fique satisfeito [...] o primeiro princípio a ser reconhecido é o de que qualidade é um trabalho de todos” (MARSHAL et al, 2006, p. 26 apud MARTINELLI, 2016, p. 10 ).
É correto afirmar que as sentenças I, II e III referem-se, respectivamente, à Gestão da Qualidade nas seguintes épocas:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Produção Artesanal; Revolução Industrial; Período Pós 2ª Guerra Mundial..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo sobre o modelo 5 S:
( )A implantação do modelo 5S pode ser descrita em cinco passos, orientados pelas cinco palavras-chave do programa, que significam: Organização / Utilização / Descarte; Arrumação; Limpeza; Padronização; Disciplina.
( )Uma das contribuições imediatas deste modelo é não permitir que nenhum tipo de documento seja descartado.
( )Neste modelo há pouca integração entre os funcionários, pois cada colaborador é responsável em organizar apenas o seu espaço de trabalho individual.
( )Com a implementação da filosofia 5S a empresa obterá resultados eficazes quanto à estrutura administrativa, melhoria da comunicação interna, do controle e da organização de documentos, dentre outros benefícios que a organização poderá ter com a filosofia 5S.
Marque a sequência correta:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: V-F-F-V.
Questão 8
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O ciclo PDCA, do inglês Plan (Planejar); Do (Fazer), Check (Controlar) e Act (Agir), é comumente aplicado no processo de gerenciamento da qualidade nas organizações. Assinale a opção em que as etapas do Ciclo PDCA aparecem na sequência correta:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Definir metas – Definir método - Educar e treinar – Executar a tarefa e coletar dados - Verificar resultados – Atuar corretivamente..
Questão 9
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente as sentenças abaixo:
I – Sistema implantado a partir de dados obtidos diretamente com os clientes, com o objetivo de alinhar o produto final às necessidades e atributos estabelecidos pelo próprio cliente.
II – Sistema de gestão da qualidade e de melhoria sistemática dos processos criado na década de 80, que faz intenso uso de estatística.
III – Metodologia de gestão da qualidade focada em mudanças comportamentais, criada no Japão.
As sentenças I, II e III correspondem respectivamente a quais metodologias de gestão da qualidade?
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Desdobramento da Função da Qualidade; Seis Sigma; 5 S..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Carvalho (2005) classificou as falhas nos processos em três tipos:
I – Falha causada por contaminação inédita na matéria-prima.
II – Produtividade inferior à meta devido a atrasos constantes dos colaboradores em função do trânsito.
III – Falha relacionada à combinação errada de ingredientes, frequente nos procedimentos da fábrica e de difícil solução.
De acordo com Carvalho (2005), os problemas elencados acima podem ser respectivamente classificados como:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Causa especial, causa estrutural; causa comum..
Nenhum comentário