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Questão 1
Incorreto
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Texto da questão
Uma vez que o homem está em constante comunicação com o ambiente e com os indivíduos, é este relacionamento que encontra a sua realização e a satisfação de suas necessidades. O condutor do veículo, o passageiro, o pedestre, e todos os usuários das vias públicas, estão constantemente em processo de interação social. Comunicam-se, enfrentam problemas de trânsito (estacionamento, engarrafamentos, horários a cumprir, problemas com o veículo) e fazem uso dos direitos e deveres comuns a todos.
Sobre as atitudes para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito, analise as afirmações a seguir.
Sobre as atitudes para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito, analise as afirmações a seguir.
I - Aceitar, conhecer e cumprir as regras de circulação e conduta, como também o que institui a legislação.
II - Não abrir mão, quando necessário, dos seus direitos, para respeitar o direito alheio.
III - Ajuda mútua, a fim de evitar ou solucionar problemas de trânsito.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que descrevem corretamente as atitudes para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que descrevem corretamente as atitudes para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito.
Escolha uma:
É correto afirmar que para o nosso propósito, podemos dizer que apenas as afirmativas I e III são verdadeiras, uma vez que as atitudes para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito são: aceitar, conhecer e cumprir as regras de circulação e conduta, como também o que institui a legislação (usar sempre o bom-senso); Ajuda mútua, a fim de evitar ou solucionar problemas de trânsito (compartilhar a cooperação). Já a afirmativa II não é verdadeira, pois não apresenta corretamente uma atitude para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito. Livro utilizado: “Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito”. Conteúdo abordado: UNIDADE II - O CÓDIGO DE TRÂNSITO E A CIDADANIA - 3. Interação social no trânsito. Página do Livro onde se encontra o conteúdo da questão: 18 e 19.
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A resposta correta é: Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras..
Questão 2
Correto
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Texto da questão
Fonte: DOWBOR, Ladislau. Informação para a cidadania e o desenvolvimento sustentável. 2003. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2007.
Dowbor (2003) comenta sobre a informação como sendo algo que, se não ordenado, gera desinformação e não contribui para os processos decisórios da sociedade. Pelo fato das informações estarem em livre fluxo, o autor faz alusão à mão invisível de Smith quando diz que as pessoas irão decidir, individualmente, pela melhor opção. Assim, as ações individuais sem a observação do contexto regrado pela assimetria de informações, têm forte possibilidade de gerar tumulto e não um processo de ordenamento. Outro fator seria a regulação das informações, mas por este ângulo as pessoas não seriam agentes participativos e sim subordinadas à instituição reguladora. Finalmente, se as informações fossem ordenadas de forma racional (o autor defende a informação útil), as pessoas poderiam decidir pela melhor solução entre as opções ofertadas, em outras palavras, seria participativo.
Comportamento sem informação:
- Mão invisível: princípio da autodeterminação, defesa dos interesses (alusão ao modelo econômico liberal; o mercado se auto ajusta; o sistema se ajusta automaticamente, auto equilíbrio);
- Usuário: não tem poder de decisão; não sabe sobre outras opções, causando provavelmente um maior engarrafamento; age como se fosse o único a tomar certas decisões; não tem liberdade de decidir o melhor caminho; informação assimétrica.
- Direcionamento: o sistema se ajusta de acordo com as decisões individuais dos usuários.
Comportamento com informação
- Informação: na mesma situação onde o trânsito está engarrafado, pode haver um ambiente com informação. Neste caso, os usuários podem agir de acordo com as melhores possibilidades, mediante a análise das informações sobre alternativas de tráfego.
- Planificação central: o poder central estabelece as regras e direciona todos os agentes para determinado objetivo; existe informação sobre as condições de trânsito.
- Usuário: age como se fosse o único a tomar certas decisões, porém, como as informações são simétricas, tem poder de decisão. Possui acesso às informações que o influenciam, tendo por isso, maior liberdade em decidir sobre suas escolhas.
- Direcionamento: o sistema se ajusta de acordo com as decisões individuais dos usuários, em função das informações externas sobre o trânsito.
Neste sentido, o texto pode ajudar a compreender a importância das mensagens contidas no Código de Trânsito Brasileiro são essenciais ao processo de comunicação no trânsito, e dependem de valores imputados ao indivíduo desde a infância. Tendo isso em mente, assinale a alternativa correta sobre o Código de Trânsito Brasileiro:
Escolha uma:
O Código de Trânsito Brasileiro afirma que o espaço público pertence a todos de maneira igualitária. Mas a convivência social no trânsito nem sempre parece estar ancorada no princípio da igualdade, e por isso este aspecto pode e deve ser trabalhado de maneira prática nos bancos escolares. Por conseguinte, a impossibilidade de locomover-se adequadamente gera a falta de comunicação com o espaço. Dessa forma, no geral, o homem passa a não aceitar mensagens e, muitas vezes, deixa de emiti-las, dando início a uma cadeia de comportamentos inadequados no trânsito: furar sinal, estacionar em local proibido, travessia fora da faixa. Tais atitudes demonstram que os atos de comunicação, fundamentais à locomoção no espaço, passam a não ter mais significado para o homem e requerem uma intervenção que vise reintegrar esta relação do indivíduo com seu meio. Esta desarmonia e falta de comunicação podem acarretar sérios problemas de relacionamento social no trânsito culminando, por vezes, em acidentes e crimes desastrosos. Assim sendo, o direito de ir, vir e estar; de praticar atos de comunicação e conviver socialmente com o espaço público; enfim, de ser parte integrante desse sistema. Unidade I; Cap. 7. Comunicação no trânsito (p.13)
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A resposta correta é: As atitudes demonstram que os atos de comunicação não têm mais significado para o homem, portanto, é necessária uma intervenção para reintegrar esta relação do indivíduo com seu meio;.
Questão 3
Incorreto
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Texto da questão
No “Código“ são identificados os delitos que são cometidos, sempre preservando o direito à cidadania. Contudo, para locomover-se com segurança e atender suas necessidades de deslocamento, o ser humano precisa comunicar-se, e aí se situa a importância do código, oferecendo parâmetros nos diferentes atos de comunicação que orientam o trânsito.
Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente a melhor forma de compreender a comunicação que orientam o trânsito.
Escolha uma:
É correto afirmar que para o nosso propósito, podemos dizer que a orientação para o processo de comunicação no trânsito é: “Compreender as mensagens contidas no código são essenciais ao processo de comunicação no trânsito”. Já as demais alternativas estão incorretas, pois não descrevem corretamente a orientação para o processo de comunicação no trânsito. Livro utilizado: “Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito”. Conteúdo abordado: UNIDADE II - O CÓDIGO DE TRÂNSITO E A CIDADANIA - 1. O Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Página do Livro onde se encontra o conteúdo da questão: 17.
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A resposta correta é: Compreender as mensagens contidas no código são essenciais ao processo de comunicação no trânsito..
Questão 4
Incorreto
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Texto da questão
Assume-se que as reservas naturais são finitas, e que as soluções ocorrem por meio de tecnologias mais adequadas ao meio ambiente, pela conscientização e pela atitude das pessoas. Por isso deve-se atender às necessidades básicas usando o princípio da reciclagem. Alguns setores já assumiram tais compromissos ao incorporarem nos modelos de gestão a dimensão de sustentabilidade ambiental. No entanto, atividades de reciclagem, incentivo à diminuição do consumo, controle de resíduo, capacitação devem ser permanentes em diferentes níveis e escalas de conhecimento. A inclusão da proteção ambiental no Código de Trânsito Brasileiro favorece a disseminação do conceito de reciclagem e a importância dos programas de proteção do meio ambiente. O livro texto aborda a reciclagem como algo necessário. Neste sentido, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
A maior parte do lixo urbano é de matéria orgânica (restos de alimento, papel, papelão, couro, etc.), que pode ser decomposta por fungos e bactérias. O restante é formado por componentes de matéria não-biodegradáveis ou que se degrada com dificuldade. Um dos métodos de gerenciamento do lixo é a reciclagem. Trata-se do reaproveitamento, pela indústria, de materiais total ou parcialmente recuperáveis. Para isso, separam-se os restos de alimento do lixo reciclável (como papéis, plásticos, vidros e metais). Os restos de alimento sofrem decomposição nas usinas de compostagem que no final do processo produzirá adubo e gases que podem ser usados como combustíveis. A melhor forma para as comunidades diminuírem o acúmulo de lixo é desperdiçar menos e reciclar mais. Algumas cidades brasileiras já fazem coleta seletiva de lixo. Os materiais que podem ser reutilizados papel, jornal, garrafas, vidros, plásticos, latas, etc., são colocados em recipientes diferentes e levados para o centro de reciclagem. Lá, são separados por categoria e encaminhados para as fábricas de reaproveitamento. Cada tonelada de alumínio reciclado economiza 95% de energia em relação ao alumínio primário e evita a retirada de 5 toneladas de bauxita da terra. Cada 100 latas de aço reaproveitadas economizam energia equivalente à que é gasta por uma lâmpada de 60 watts por uma hora. Cada tonelada de papel reciclado economiza, aproximadamente, vinte árvores adultas. Para cada tonelada de papel reciclado, 71% de energia é economizada em relação ao papel primário. Em relação à fabricação do vidro primário, uma tonelada reciclada economiza 13% de energia. Inteiro ou em pedacinhos, o vidro é totalmente reaproveitado. Não há perda de matéria-prima: 1 quilo de vidro usado equivale a 1 quilo de vidro novo. Unidade V; 6. Reciclagem de materiais (p.51)
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A resposta correta é: Os restos de alimento sofrem decomposição nas usinas de compostagem que no final do processo produzirá adubo e gases que podem ser usados como combustíveis;.
Questão 5
Incorreto
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Texto da questão
Boa parte da população mundial gasta horas diárias enfrentando o trânsito e dirigindo para se locomover de um lugar para o outro. Para que o ato de dirigir seja algo cada vez mais seguro é primordial conhecer as diversas normas de trânsito para ser um bom motorista. Entretanto, poucos são os que seguem à risca todas as condutas de bom comportamento no trânsito, como, por exemplo, o respeito às placas e sinalizações. Este desrespeito e outros fatores influenciam diretamente na existência de diferentes tipos de condutores. Cada um com uma característica principal que o influencia negativamente no trânsito.
(Fonte disponível em: https://icetran.org.br/blog/conheca-os-principais-perfis-de-condutores-no-transito/ Acessado em: 22 de Abril 2017.)
De acordo com o texto assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Constituem os tipos de condutor: domingueiro, apressadinho, agressivo, zombador, recém habilitado, dono da via, super experiente, brincalhão, indiferente e distraído. A atenção sobre estes tipos de condutor e seu reconhecimento, podem ajudar a amenizar situações de risco causadas por eles. Unidade 1 cap.9 p. 14
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A resposta correta é: Domingueiro, apressadinho, agressivo e zombador são tipos de condutores..
Questão 6
Incorreto
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Texto da questão
A conceituação de trânsito, considerada no Código Nacional de Trânsito Brasileiro (CTB), afirma que o espaço público pertence a todos de maneira igualitária.
No Capítulo III, Art. 26 alínea I diz: “Os usuários das vias terrestres devem abster-se de todo o ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas.” Portanto, a comunicação no trânsito e a compreensão dos códigos de trânsito deve fazer parte da nossa educação.
De acordo com o texto, analise as afirmações abaixo:
1. A convivência social no trânsito nem sempre é igualitária, por isso é importante tratar deste tema na escola já nas séries iniciais, fazendo com que estes valores sejam imputados ao indivíduo desde a infância.
2. A desarmonia e a falta de comunicação no trânsito muitas vezes propiciam acidentes.
3. Com a vida estressante e agitada do dia a dia, a comunicação e convivência no trânsito nem sempre são possíveis, pois assim podemos justificar as infrações e acidentes.
4. A comunicação no trânsito tem um elevado efeito positivo quando este repasse é feito somente aos condutores ao obterem sua habilitação.
As afirmações corretas se encontram na alternativa:
Escolha uma:
O entendimento dos códigos, a comunicação e a harmonia social são importantes para o convívio social no trânsito. Esta conduta deve ser tratada já nas séries iniciais da escola e está prevista no Cap. VI Art. 76 do CTB (código nacional de trânsito brasileiro). Atitudes práticas nas escolas, promovem uma ação positiva de atos que são vividos no dia a dia. A falta desta comunicação, de respeito e desarmonia social no trânsito, podem gerar situações de risco e gerar acidentes. Unidade 1 cap. 7 p. 13
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A resposta correta é: 1,2 estão corretas..
Questão 7
Incorreto
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Texto da questão
“Um encontro pedagógico sobre educação no trânsito para professores de cerca de 10 escolas públicas foi realizado nesta semana em Ji-Paraná, a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. O evento é uma parceria entre o Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O objetivo das oficinas ministradas é ajudar os professores a inserir ensinos de trânsito durante as aulas das disciplinas que já compõem a grade curricular nas escolas.” (Fonte disponível em: http://g1.globo.com/ro/ji-parana-regiao-central/noticia/2017/03/encontro-pedagogico-sobre-educacao-no-transito-reune-professores-de-ro.html. Acesso em: 21 de Abril de 2017)
Assinale a alternativa que correspondente ao exercício do magistério:
Escolha uma:
O exercício da cidadania tem início no ambiente escolar. A importância de já cedo trabalhar de forma colaborativa, sempre respeitando as diferenças e culturas, levam o estudante a aprender valores importantes para o convívio no trânsito. Unidade 1 cap. 5 p.12
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A resposta correta é: A base para a educação no trânsito tem como objetivo estimular uma convivência social harmoniosa, baseada na cooperação e no respeito mútuo e deve começar no ambiente escolar..
Questão 8
Incorreto
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Texto da questão

(Banner Publicitário da Prefeitura de BH)
Considerando as informações obtidas no Banner acima, analise as afirmações abaixo:
1. Ao invés de ficar atrás de um carro, que está indicando que vai virar à esquerda, ultrapasse pela direita. Esta é a única exceção à regra de ultrapassagem, que deve sempre acontecer pela esquerda.
2. Em vez de carregar o capacete no braço, use-o na cabeça.
3. Buzinar excessivamente é permitido quando queremos chamar a atenção no trânsito.
A seguir, marque a alternativa que contém as afirmações corretas:
Escolha uma:
Incorporar certas atitudes solidárias ao seu modo de se comportar no trânsito, faz ele ser mais humano e seguro. Desta forma seus direitos e deveres de cidadão são assegurados. Unidade 2 Cap. 4 p.19-20
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A resposta correta é: As atitudes mencionadas nas afirmações 1, 2 fazem com que o trânsito se torne mais humano e seguro..
Questão 9
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Texto da questão
Trânsito e Cidadania
Para que se torne possível a convivência harmônica entre os indivíduos é necessário organização e respeito aos direitos e deveres individuais e do grupo. O comportamento do indivíduo é regido pelo consenso, abrangendo valores (sociais, morais, éticos, religiosos, etc.) que são determinados por normas de comportamento em todos os setores da vida. O trânsito é, sem dúvida, uma resultante das aglomerações humanas, tendo surgido o veículo justamente para facilitar o deslocamento, a comunicação e a interação entre os indivíduos e os grupos.
(Fonte disponível em: http://www.educacaotransito.pr.gov.br/pagina-136.html Acessado em: 23 de Abril 2017)
Assinale as alternativas abaixo, colocando (V) para verdadeiro e (F) para falso em relação ao convívio, a participação e promoção da interação social no trânsito:
(__) Aproveitar as situações de trânsito ao seu favor.
(__) Praticar a solidariedade
(__) Ajuda mútua, a fim de evitar ou solucionar problemas de trânsito.
A seguir, marque a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
Passageiro, motorista, pedestre e todos os usuários de vias públicas estão de alguma forma interagindo socialmente. A comunicação pelo grupo social deve ser harmoniosa e positiva, pois, estão em situações como estacionar, horários a serem cumpridos, problemas com veículos. Estes usuários fazem uso dos direitos e deveres comum a todos. Unidade 2 cap. 3 p.18-19
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A resposta correta é: F,V,V.
Questão 10
Incorreto
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Texto da questão
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito do Brasil, fornece diretrizes para a engenharia de tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema. Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. O CTB tem, como base, a Constituição Federal de 1988, respeita a Convenção de Viena e o Acordo Mercosul e entrou em vigor no ano de 1998.
(Fonte disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Tr%C3%A2nsito_BrasileiroAcessado em: 23 de Abril 2017)
Analise o texto acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
O CTB abrange a preservação do meio ambiente, segurança no trânsito, convívio social dos motoristas, a circulação de pedestres, assim como de animais, além dos veículos. Também fala a respeito da educação para o trânsito. Seu texto diz respeito ao direito à cidadania. Unidade 2 cap. 1 p.17
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A resposta correta é: O Código de Trânsito Brasileiro estabelece uma série de artigos que tem como objetivo preservar o direito à cidadania..
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