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Questão 1

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Texto da questão

Fonte: DOWBOR, Ladislau. Informação para a cidadania e o desenvolvimento sustentável. 2003. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2007.
Dowbor (2003) comenta sobre a informação como sendo algo que, se não ordenado, gera desinformação e não contribui para os processos decisórios da sociedade. Pelo fato das informações estarem em livre fluxo, o autor faz alusão à mão invisível de Smith quando diz que as pessoas irão decidir, individualmente, pela melhor opção. Assim, as ações individuais sem a observação do contexto regrado pela assimetria de informações, têm forte possibilidade de gerar tumulto e não um processo de ordenamento. Outro fator seria a regulação das informações, mas por este ângulo as pessoas não seriam agentes participativos e sim subordinadas à instituição reguladora. Finalmente, se as informações fossem ordenadas de forma racional (o autor defende a informação útil), as pessoas poderiam decidir pela melhor solução entre as opções ofertadas, em outras palavras, seria participativo.
Comportamento sem informação:
- Mão invisível: princípio da autodeterminação, defesa dos interesses (alusão ao modelo econômico liberal; o mercado se auto ajusta; o sistema se ajusta automaticamente, auto equilíbrio);
- Usuário: não tem poder de decisão; não sabe sobre outras opções, causando provavelmente um maior engarrafamento; age como se fosse o único a tomar certas decisões; não tem liberdade de decidir o melhor caminho; informação assimétrica.
- Direcionamento: o sistema se ajusta de acordo com as decisões individuais dos usuários.
Comportamento com informação
- Informação: na mesma situação onde o trânsito está engarrafado, pode haver um ambiente com informação. Neste caso, os usuários podem agir de acordo com as melhores possibilidades, mediante a análise das informações sobre alternativas de tráfego.
- Planificação central: o poder central estabelece as regras e direciona todos os agentes para determinado objetivo; existe informação sobre as condições de trânsito.
- Usuário: age como se fosse o único a tomar certas decisões, porém, como as informações são simétricas, tem poder de decisão. Possui acesso às informações que o influenciam, tendo por isso, maior liberdade em decidir sobre suas escolhas.
- Direcionamento: o sistema se ajusta de acordo com as decisões individuais dos usuários, em função das informações externas sobre o trânsito.
Neste sentido, pode se perceber que as informações contidas no Código de Trânsito Brasileiro são essenciais ao processo de comunicação no trânsito, e dependem de valores imputados ao indivíduo desde a infância, mas também é preciso que algumas atitudes sejam tomadas. Tendo isso em mente, assinale a alternativa correta sobre as atitudes que devem ser incorporadas pelos motoristas:
Escolha uma:
Existem algumas atitudes, que você pode incorporar ao seu modo de dirigir, que farão com que o trânsito se torne mais humano e seguro, como também estará utilizando o bom senso, a solidariedade e seus direitos e deveres de cidadão consciente e democrático. Tais atitudes são: a. ao invés de acelerar quando um motorista pede passagem, diminua a velocidade e deixe-o passar. Você não está disputando um lugar no pódio; b. em vez de trafegar lentamente pela esquerda, dificultando as ultrapassagens, mude de faixa andando pela direita. Você também chega lá; c. em vez de invadir a via preferencial de um outro motorista, aguarde um pouco mais. Freadas bruscas não são muito agradáveis; d. ao invés de buzinar excessivamente no trânsito, mantenha a calma. Você conhece alguém que goste de buzina? e. em vez de mudar bruscamente de pista, confira antes o retrovisor e use as setas. Você não anda sozinho pelas ruas; f. ao invés de correr na chuva, ignorando o risco da pista molhada, diminua sempre a velocidade. O aumento de acidentes, por causa do mau tempo, não é mera coincidência; g. na hora de estacionar, em vez de “esquecer” o seu carro em fila dupla, atrapalhando os outros, ande um pouco mais. Tem sempre uma vaga livre adiante; h. ao invés de ficar atrás de um carro, que está indicando que vai virar à esquerda, ultrapasse pela direita. Esta é a única exceção à regra de ultrapassagem, que deve sempre acontecer pela esquerda; i. em vez de carregar o capacete no braço, use-o na cabeça. É seguro e está previsto no Código a obrigatoriedade do uso; j. ao invés de “furar” o sinal que acabou de ficar vermelho, aproveitando a lógica insensata de que “o pedestre espera”, pare o carro antes da faixa de segurança. O respeito ao próximo vem muito antes das leis de trânsito. Unidade II; 4. Atitudes a serem incorporadas pelos motoristas (p. 19)

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Questão 2

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Uma vez que o homem está em constante comunicação com o ambiente e com os indivíduos, é este relacionamento que encontra a sua realização e a satisfação de suas necessidades. O condutor do veículo, o passageiro, o pedestre, e todos os usuários das vias públicas, estão constantemente em processo de interação social. Comunicam-se, enfrentam problemas de trânsito (estacionamento, engarrafamentos, horários a cumprir, problemas com o veículo) e fazem uso dos direitos e deveres comuns a todos.
Sobre as atitudes para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito, analise as afirmações a seguir.
I - Aceitar, conhecer e cumprir as regras de circulação e conduta, como também o que institui a legislação.
II - Não abrir mão, quando necessário, dos seus direitos, para respeitar o direito alheio.
III - Ajuda mútua, a fim de evitar ou solucionar problemas de trânsito.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que descrevem corretamente as atitudes para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito.
Escolha uma:
É correto afirmar que para o nosso propósito, podemos dizer que apenas as afirmativas I e III são verdadeiras, uma vez que as atitudes para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito são: aceitar, conhecer e cumprir as regras de circulação e conduta, como também o que institui a legislação (usar sempre o bom-senso); Ajuda mútua, a fim de evitar ou solucionar problemas de trânsito (compartilhar a cooperação). Já a afirmativa II não é verdadeira, pois não apresenta corretamente uma atitude para a convivência, participação e promoção da interação social no trânsito. Livro utilizado: “Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito”. Conteúdo abordado: UNIDADE II - O CÓDIGO DE TRÂNSITO E A CIDADANIA - 3. Interação social no trânsito. Página do Livro onde se encontra o conteúdo da questão: 18 e 19.

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Questão 3

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Texto da questão

Não se esqueça que no trânsito você não está sozinho e as leis não foram feitas apenas para os outros, mas para você também. É importante salientar que grande parte dos problemas de relacionamento humano no trânsito ocorre devido a uma série de fatores.
Sobre os fatores que que podem causar problemas de relacionamento humano o trânsito, analise as afirmações a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(___) Quanto melhor o veículo, mais direitos e menos deveres o motorista tem.
(___) A legislação de trânsito foi feita para os outros, não para eu cumprir.
(___) Tentando recuperar o “tempo perdido”, apressando ou perturbando os outros motoristas.
(___) O desconhecimento das leis de trânsito, da sinalização, e/ou de seu veículo, não dará possibilidade para que o indivíduo dirija corretamente.
(___) Sempre que você cometer uma infração de trânsito estará ferindo direitos alheios.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
É correto afirmar que para o nosso propósito, podemos dizer que as afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras, uma vez que os fatores que que podem causar problemas de relacionamento humano o trânsito são: Supervalorização da máquina: “quanto melhor o veículo, mais direitos e menos deveres o motorista acha ter...“; Descaso a normas e regulamentos: “a legislação de trânsito foi feita para os outros, não para eu cumprir. ”; Falta de planejamento - horário - percurso: “Tentando recuperar o “tempo perdido”, apressando ou perturbando os outros motoristas. ”; Desconhecimento das leis: “O desconhecimento das leis de trânsito, da sinalização, e/ou de seu veículo, não dará possibilidade para que o indivíduo dirija corretamente. ”; Desrespeito aos direitos alheios: “Sempre que você cometer uma infração de trânsito estará ferindo direitos alheios. ”. Livro utilizado: “Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito”. Conteúdo abordado: UNIDADE II - O CÓDIGO DE TRÂNSITO E A CIDADANIA - 2. Fatores que influenciam as relações no trânsito. Página do Livro onde se encontra o conteúdo da questão: 17 e 18.

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Questão 4

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Fonte: BOULDING, K. (1966). The economics of the coming spaceship Earth. In: H. JARRET (ed.) Environmental quality in a growing economy. Baltimore: John Hopkins.
Fonte: LANNA, A. E. (1995). Gerenciamento de Bacia Hidrográfica: aspectos conceituais e metodológicos. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 171 p.
“Antecipando-se em vários anos a estas considerações, o economista Keneth Boulding (BOULDING, 1966) cunhou a expressão Espaçonave-Terra para se referir à situa¬ção, cada vez mais próxima, do am¬biente tornar-se um recurso escasso enquanto fonte de insumos para ativida¬des produtivas, meio receptor de resí¬duos destas ativida¬des e origem de amenidades ambientais, ou seja, da satisfação proporcionada pela existência, com ou sem usufruto, de ambiente não degradado. Tal situação já é en¬contrada nas regiões mais densamente habita¬das, ou sujeitas à maior exploração de recursos ambientais, ou à concentração de atividades industriais. A tendência, enfatizada pelos problemas do efeito-estufa, pela diminuição da camada de ozônio e pela chuva-ácida, entre outros, é de que em breve se atinja o futuro antecipado por Boulding. Nele o problema de utilização do ambien¬te deverá ser tratado através de uma gestão integral e espacialmente globalizada.
Em locais em que se acha indicada a sua escassez, ou limitações, a gestão do ambiente já se tornou tarefa importante e inadiável. Como qualquer recurso escasso, o am-biente, local ou global¬mente, requer uma gestão que vise a com¬patibilização entre a disponibilidade e as demandas de seus bens. Uma proposta de uniformi¬zação dos termos e conceitos relacionados a esta gestão é apresentada a seguir, como forma de definir termos que serão utilizados ao longo deste texto (LANNA, 1995)”.
O Código de Trânsito Brasileiro foi adequado para que esteja alinhado com a proteção do meio ambiente. Várias são as normas que visam proteger a natureza de ações de motoristas. Neste sentido, assinale a alternativa em que atitude do motorista está de acordo com a proteção ambiental.
Escolha uma:
Em relação ao meio ambiente a legislação de trânsito prevê algumas infrações e consequentes penalidades que estão relacionadas a seguir: Art. 171 - Usar o veículo para arremessar água ou detritos, sobre os pedestres ou veículos: Infração – média; Penalidade – multa. Ajude a manter as vias de trânsito limpas e em perfeitas condições de uso. Não jogue lixo ou qualquer objeto pela janela do carro, nem arranque flores ou folhagens das margens das vias, não jogue detritos nos rios. Leve saquinhos plásticos para jogar o lixo que você produzir, só descartando-os em local apropriado para isso, nunca jogue detritos à margem das rodovias ou sobre elas. Facilite a coleta seletiva de lixo. Separe vidros, plásticos, papéis, latas e outros metais. Muita coisa pode ser feita com material reciclado, poupando recursos naturais. Art. 172 - Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias; Infração - média; Penalidade - multa. Depois de um repouso ou piquenique recolha o lixo e leve aos lugares apropriados; às margens das rodovias, não esqueça de recolher os restos e levar até um local próprio para isso. Nunca deixe resto de fogo (ou brasas), nem jogue resto de cigarro aceso pelo caminho, ou qualquer material que possa causar combustão. Evite queimadas. Não moleste os animais silvestres ou agrida a vegetação local, pois ambos são necessários para a preservação ambiental. Lembre-se! Lugar de animal silvestre é na floresta. Ajude a preservá-los. Não os capture, não os compre e não participe da sua comercialização. (p. 42) Art. 231 - Observe as quatro irregularidades que se relacionam ao transitar com o seu veículo: I - danificando a via, suas instalações e equipamentos; Por exemplo: Existem lugares apropriados para a prática de tiro ao alvo, e não são, com certeza, as placas de sinalização como também o ato de pixar é contra a lei. Respeite a sinalização, ela é a sua segurança. Lembre-se! Danificar a sinalização de trânsito é um ato de vandalismo e pode ser punido pelo crime de dano, previsto no Código Penal. Tudo aquilo que possa danificar as vias, ou causar transtorno aos seus usuários, está sujeito à multa e a outras penalidades previstas em lei. II - derramando, lançando ou arrastando sobre a via: a) carga que esteja transportando; b) combustível ou lubrificante que esteja utilizando; c) qualquer objeto que possa acarretar risco de acidente: Infração - gravíssima; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para regularização; Lembre-se! Sempre que todos têm o direito de usufruir das vias, calçadas, recantos, com segurança e tranquilidade. Preserve o que é seu. Cidadania implica em responsabilidade. As vias públicas, como o próprio nome indica, são para o uso de todos, e mantê-las em perfeitas condições também depende de você. Lembre-se! Uma ponta de cigarro pode causar incêndio, acabando com nossas matas e florestas, tão necessárias à sobrevivência humana. III - produzindo fumaça, gases ou partículas em níveis superiores aos fixados pelo CONTRAN; A produção excessiva de fumaça indica que seu veículo está desregulado ou com sérios problemas mecânicos. A fumaça, além de pôr em risco à segurança dos demais motoristas, também está poluindo o ar que você respira. Ar puro, vida saudável. A poluição do ar causa problemas respiratórios e irritações nos olhos. Se o seu veículo estiver poluindo, você pode ser multado e o veículo retido para regularização. Lembre-se! Os gases emitidos pelo seu veículo são venenosos, podendo causar lesões cerebrais e até a morte, se respirados em demasia. Ar puro, vida saudável. IV - com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para regularização; A carga excedente pode impedi-lo de passar por obras de engenharia viária, como pontes e viadutos. Trafegar com carga, com peso superior ao permitido, causa estragos nas estradas, além de multa e retenção do veículo infrator. Não esqueça que a carga excedente (largura, altura, peso), além de causar danos ao seu veículo e nas vias, pode causar acidentes, principalmente nas ultrapassagens. Unidade IV; 1. O Código de Trânsito Brasileiro e o meio ambiente (p.39)

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Questão 5

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Texto da questão

(Banner Publicitário da Prefeitura de BH)
Considerando as informações obtidas no Banner acima, analise as afirmações abaixo:
1. Ao invés de ficar atrás de um carro, que está indicando que vai virar à esquerda, ultrapasse pela direita. Esta é a única exceção à regra de ultrapassagem, que deve sempre acontecer pela esquerda.
2. Em vez de carregar o capacete no braço, use-o na cabeça.
3. Buzinar excessivamente é permitido quando queremos chamar a atenção no trânsito.
A seguir, marque a alternativa que contém as afirmações corretas:
Escolha uma:
Incorporar certas atitudes solidárias ao seu modo de se comportar no trânsito, faz ele ser mais humano e seguro. Desta forma seus direitos e deveres de cidadão são assegurados. Unidade 2 Cap. 4 p.19-20

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Questão 6

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Texto da questão

“Um encontro pedagógico sobre educação no trânsito para professores de cerca de 10 escolas públicas foi realizado nesta semana em Ji-Paraná, a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. O evento é uma parceria entre o Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O objetivo das oficinas ministradas é ajudar os professores a inserir ensinos de trânsito durante as aulas das disciplinas que já compõem a grade curricular nas escolas.” (Fonte disponível em: http://g1.globo.com/ro/ji-parana-regiao-central/noticia/2017/03/encontro-pedagogico-sobre-educacao-no-transito-reune-professores-de-ro.html. Acesso em: 21 de Abril de 2017)
Assinale a alternativa que correspondente ao exercício do magistério:
Escolha uma:
O exercício da cidadania tem início no ambiente escolar. A importância de já cedo trabalhar de forma colaborativa, sempre respeitando as diferenças e culturas, levam o estudante a aprender valores importantes para o convívio no trânsito. Unidade 1 cap. 5 p.12

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Questão 7

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Texto da questão

A conceituação de trânsito, considerada no Código Nacional de Trânsito Brasileiro (CTB), afirma que o espaço público pertence a todos de maneira igualitária.
No Capítulo III, Art. 26 alínea I diz: “Os usuários das vias terrestres devem abster-se de todo o ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas.” Portanto, a comunicação no trânsito e a compreensão dos códigos de trânsito deve fazer parte da nossa educação.
De acordo com o texto, analise as afirmações abaixo:
1. A convivência social no trânsito nem sempre é igualitária, por isso é importante tratar deste tema na escola já nas séries iniciais, fazendo com que estes valores sejam imputados ao indivíduo desde a infância.
2. A desarmonia e a falta de comunicação no trânsito muitas vezes propiciam acidentes.
3. Com a vida estressante e agitada do dia a dia, a comunicação e convivência no trânsito nem sempre são possíveis, pois assim podemos justificar as infrações e acidentes.
4. A comunicação no trânsito tem um elevado efeito positivo quando este repasse é feito somente aos condutores ao obterem sua habilitação.
As afirmações corretas se encontram na alternativa:
Escolha uma:
O entendimento dos códigos, a comunicação e a harmonia social são importantes para o convívio social no trânsito. Esta conduta deve ser tratada já nas séries iniciais da escola e está prevista no Cap. VI Art. 76 do CTB (código nacional de trânsito brasileiro). Atitudes práticas nas escolas, promovem uma ação positiva de atos que são vividos no dia a dia. A falta desta comunicação, de respeito e desarmonia social no trânsito, podem gerar situações de risco e gerar acidentes. Unidade 1 cap. 7 p. 13

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Questão 8

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Texto da questão

Boa parte da população mundial gasta horas diárias enfrentando o trânsito e dirigindo para se locomover de um lugar para o outro. Para que o ato de dirigir seja algo cada vez mais seguro é primordial conhecer as diversas normas de trânsito para ser um bom motorista. Entretanto, poucos são os que seguem à risca todas as condutas de bom comportamento no trânsito, como, por exemplo, o respeito às placas e sinalizações. Este desrespeito e outros fatores influenciam diretamente na existência de diferentes tipos de condutores. Cada um com uma característica principal que o influencia negativamente no trânsito.
(Fonte disponível em: https://icetran.org.br/blog/conheca-os-principais-perfis-de-condutores-no-transito/ Acessado em: 22 de Abril 2017.)
De acordo com o texto assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Constituem os tipos de condutor: domingueiro, apressadinho, agressivo, zombador, recém habilitado, dono da via, super experiente, brincalhão, indiferente e distraído. A atenção sobre estes tipos de condutor e seu reconhecimento, podem ajudar a amenizar situações de risco causadas por eles. Unidade 1 cap.9 p. 14

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Questão 9

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Trânsito e Cidadania
Para que se torne possível a convivência harmônica entre os indivíduos é necessário organização e respeito aos direitos e deveres individuais e do grupo. O comportamento do indivíduo é regido pelo consenso, abrangendo valores (sociais, morais, éticos, religiosos, etc.) que são determinados por normas de comportamento em todos os setores da vida. O trânsito é, sem dúvida, uma resultante das aglomerações humanas, tendo surgido o veículo justamente para facilitar o deslocamento, a comunicação e a interação entre os indivíduos e os grupos.
(Fonte disponível em: http://www.educacaotransito.pr.gov.br/pagina-136.html Acessado em: 23 de Abril 2017)
Assinale as alternativas abaixo, colocando (V) para verdadeiro e (F) para falso em relação ao convívio, a participação e promoção da interação social no trânsito:
(__) Aproveitar as situações de trânsito ao seu favor.
(__) Praticar a solidariedade
(__) Ajuda mútua, a fim de evitar ou solucionar problemas de trânsito.
A seguir, marque a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
Passageiro, motorista, pedestre e todos os usuários de vias públicas estão de alguma forma interagindo socialmente. A comunicação pelo grupo social deve ser harmoniosa e positiva, pois, estão em situações como estacionar, horários a serem cumpridos, problemas com veículos. Estes usuários fazem uso dos direitos e deveres comum a todos. Unidade 2 cap. 3 p.18-19

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Questão 10

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Segundo a reportagem da G1 de 09 de abril de 2013:
Em uma série de reportagens exibidas pela TV TEM foi discutida a violência no trânsito, uma das principais causas de morte no país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito no mundo. Números apontados pelo Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) mostram que são 150 mortes por dia em todo o país. Outro importante levantamento foi realizado pelo Instituto Sangari, especializado em pesquisas científicas. O estudo aponta que o Brasil é o segundo país do mundo em mortes em acidentes de motos. Nos últimos 15 anos a taxa de mortalidade aumentou 846%, enquanto a de carros, por exemplo, foi de 58%.
Todos esses números abrem a pergunta: essas mortes acontecem por puro acidente ou são causadas pela falta de consciência? De acordo com a Guarda Municipal de Itapetininga (SP), 90% dos acidentes são ocasionados por imprudência dos motoristas ou pedestres. Isso implica dizer que as cenas chocantes que são mostradas todos os dias poderiam ser evitadas. (Fonte disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/04/90-dos-acidentes-de-transito-ocorrem-por-imprudencia-diz-gm.html Acessado em 23 de Abril de 2017)
Em relação aos fatores que influenciam as relações no trânsito. Analise as afirmações abaixo:
I) Devemos sempre adquirir um veículo grande e melhor do que os demais motoristas, pois assim temos mais direitos.
II) Devemos sempre aproveitar as situações de trânsito ao nosso favor.
III) Devemos agir de forma enérgica no trânsito, pois assim podemos evitar confusões e acidentes.
Marque a alternativa que corresponde às afirmações corretas em relação aos fatores que influenciam as relações no trânsito:
Escolha uma:
Muito da tensão e acidentes de trânsito são causados por problemas de relacionamento nas vias de tráfego. Por vezes as pessoas esquecem que não estão sozinhas no trânsito e que as leis são feitas para os outros. Unidade 2 cap.2 p.17 e 18.

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