Educação Ambiental 1

Questão 1

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Texto da questão

A Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, em seu artigo 1º, diz que:
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Sobre as condições em que a prática da educação ambiental está sendo introduzida nas escolas brasileiras, assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 36 CAP 3. Segundo (BRASIL, 2001, p.18): O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade que irá atuar e não contempla a educação ambiental. Conteúdo abordado na questão: Educação Ambiental na escola.

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Questão 2

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Texto da questão

De acordo com (SERRANO, 2001), a Revolução Verde foi colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século passado. Ela consistiu numa série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola dos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir alta produtividade, melhoria dos sistemas de irrigação, do uso de fertilizantes e pesticidas e da capacidade da população no manejo destas técnicas. Sobre as consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões, que podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro, podemos destacar:
I- Diminuição das desigualdades sociais, pela menor concentração fundiária.
II – Problemas ambientais sérios, tais como a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos e a erosão do solo.
III – Os pequenos produtores rurais muitas vezes não conseguiram acompanhar o modelo de desenvolvimento pregado pela Revolução Verde, como por exemplo, a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 146. As frases II e III estão corretas, enquanto que a frase I é falsa. O correto nessa frase seria: uma das consequências da Revolução Verde no Brasil foi o agravamento das desigualdades sociais causado pela concentração fundiária. Conteúdo abordado na questão: Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental

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Questão 3

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Texto da questão

A Conferência de Belgrado, ocorreu na Iugoslávia, em 1975, em resposta as recomendações da Conferência de Estocolmo. Nesse encontro,  foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental deveria ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais. Esse encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente. A Carta de Belgrado declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE Nº “2” (A nova ética planetária, ou seja,  a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras.), CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p 164. CAP 2. A Conferência de Belgrado, realizada na Iugoslávia teve como principal tema, a urgência de uma nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras (DIAS, 1994). Esse encontro promovido pela UNESCO, reunindo 65 países, gerou a Carta de Belgrado, que preconizava a já citada nova ética planetária (PEDRINI, 1997).

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Questão 4

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Texto da questão

A Lei Nº 9795/99 estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Normatizou todo o processo referente à Educação Ambiental, traz princípios básicos e objetivos que são importantes para a sua efetivação, reforça a questão da educação ambiental como um direito de todos, e também como um componente essencial e permanente da educação nacional. Assim, pode-se dizer que essa Lei veio “qualificar a educação ambiental indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis pela sua  implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação” (LAYRARGUES; LIPAI; PEDRO, 2007, p.25). No seu artigo 4º, encontramos os incisos que se referem aos princípios básicos dessa normatização. Analise cada um desses princípios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
 (   ) I- O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.   
 (  ) II - A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
 (   ) III - O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter,  multi  e transdisciplinaridade.
 (   ) IV - A desvinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
 (   ) V - A garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
#GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,V,V,F,V), CONFORME livro p. 49 Cap. 3. A Lei 9795/99 reforça a necessidade da presença da educação ambiental nos diferentes níveis e modalidades da educação formal, devendo ser aplicada na educação de jovens e adultos, na educação  a distância, na educação especial e na educação indígena. Enfatiza o caráter interdisciplinar da educação ambiental, reforçando a ideia de que não deve ser implantada como disciplina específica, mas que traz como princípios e objetivos para a prática dessa educação ambiental, no seu artigo 4º:
I-             o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II-            a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III-           o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinariedade.
IV-          a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
V-            a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.

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Questão 5

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Texto da questão

A Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, em seu artigo 1º, diz que:
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Sobre as condições em que a prática da educação ambiental está sendo introduzida nas escolas brasileiras, assinale a única alternativa correta.

Escolha uma:
O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade que irá atuar e não contempla a educação ambiental.

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Questão 6

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Texto da questão

A teoria e a prática na educação ambiental devem estar juntas em todo processo educacional e projetos relacionados à temática. Os benefícios para a sociedade são maiores quando conseguimos desenvolver plenamente estas capacidades. Tendo por base os estudos sobre o tema marque com verdadeiro e falso as afirmações a seguir. Em seguida escolha a alternativa correta.
(__) Um dos fatores mais importantes, que contribui para a especificidade da educação ambiental, é a sua ênfase na resolução de problemas práticos que afetam o meio ambiente humano.
(__) Pode-se considerar a educação ambiental como um processo permanente pelo qual indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, a experiência e a determinação que os tornam aptos a agir, individual e coletivamente, e resolver problemas ambientais presentes e futuros.
(__) A educação ambiental não deve proporcionar ao indivíduo condições de perceber e compreender os poucos fatores que interagem no tempo e no espaço.
(__) Analisando as apostilas que norteiam a educação no Brasil, percebe se o descaso do direito à educação, pautado no princípio da desigualdade, que garante a todos o acesso ao conhecimento necessário para desenvolver plenamente suas capacidades.
(__) Os seus objetivos devem ser definidos levando-se em conta as realidades econômica, social e ecológica da comunidade, ou os objetivos determinados para o seu desenvolvimento.
Escolha uma:
A alternativa correta é a que traz: V, V, F, F, V. As alternativas incorretas deveriam estar descritas desta forma: - A educação ambiental deve proporcionar ao indivíduo condições de perceber e compreender os vários fatores que interagem no tempo e no espaço; - Analisando os documentos que norteiam a educação no Brasil, percebe se a defesa do direito à educação, pautada no princípio da equidade, que garante a todos o acesso ao conhecimento necessário para desenvolver plenamente suas capacidades. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: A teoria e a prática na educação ambiental.

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Questão 7

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Texto da questão

A prática da Educação Ambiental no Brasil necessita da reconstrução dos caminhos metodológicos que tem se mostrado como os mais utilizados nas escolas. A respeito disso, analise as afirmativas abaixo e considere apenas as verdadeiras.
I - Considerar e incluir as diferenças regionais, culturais e naturais encontradas no país.
II - Ter como ponto de partida um problema local ou então uma potencialidade ambiental da região.
III - Adotar as datas comemorativas como espaço exclusivo da Educação Ambiental.
IV - Integrar práticas de diferentes disciplinas para a maior compreensão e ação no que se refere aos problemas ambientais.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
As afirmativas verdadeiras são: II) Ter como ponto de partida um problema local ou então uma potencialidade ambiental da região; e IV) Integrar práticas de diferentes disciplinas para a maior compreensão e ação no que se refere aos problemas ambientais. Justifica-se pelo seguinte texto presente no livro, na página 56. As diferenças regionais, culturais e naturais encontradas no país devem ser respeitadas quando da implementação de propostas que contemplem os temas transversais nas escolas. Para Medina (1994), tendo como ponto de partida um eixo temático abrangente, que pode ser um problema local ou uma potencialidade ambiental – presente na comunidade e motivadora para os participantes, professores, alunos, é possível abordar a temática de forma a construir relações entre as diferentes disciplinas. As discussões sobre meio ambiente não são novas nas escolas, elas estão presentes em diferentes disciplinas do currículo. O que falta é uma integração abrangente e dinâmica, que possibilite o estabelecimento de relações da temática ambiental com os conteúdos de diferentes disciplinas. Nesse caso, a mudança consiste em transformar o que já é trabalhado em situações especiais, em datas comemorativas, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Árvore, em algo permanente, dentro dessa perspectiva interdisciplinar. (PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental.)

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Questão 8

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Texto da questão

A questão ambiental deve ser tratada com aqueles que serão o futuro da sociedade, para que possam criar uma consciência de preservação ambiental. O documento Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) aborda-se a importância da questão ambiental e alguns objetivos para o ensino fundamental. Assinale verdadeiro ou falso para os objetivos apresentados e em seguida marque a alternativa com a resposta correta.
(__) Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
(__) Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
(__) Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
(__) compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia a dia.
Escolha uma:
Todas as alternativas são verdadeiras. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos apresentados para o trabalho com o tema meio ambiente no ensino fundamental são verdadeiros. Capítulo 3, item 3.3.

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Questão 9

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Texto da questão

A ECO 92 foi um marco muito importante para o Brasil, no que diz respeito ao desenvolvimento de ações voltadas para as questões ambientais. É um evento merecedor de destaque, por que foi a partir dele que a sociedade começou a preocupar-se para a efetivação de ações voltadas para a proteção do meio ambiente. A partir disso, analise as afirmativas a seguir e considere somente aquelas que indicam as contribuições desta conferência para a sociedade brasileira.
I - Dessa conferência “nasce”, em 1994, o Programa Nacional de Educação Ambiental.
II - Ocorre a inclusão da educação ambiental no ensino fundamental;
III - Concentra as ações de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental.
IV - É valorizada a realização de campanhas específicas de educação ambiental.
V - Indica-se que sejam incentivadas ações isoladas de acordo com a possibilidade financeira de cada instituição.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
Todos os itens fazem parte das linhas de ação para a temática ambiental definidas no Programa Nacional de Educação Ambiental de 1994. Logo a resposta correta é: ) I, II, III, IV e V. Na década de 90 do século XX, pela mobilização social em decorrência da Rio 92 ou pelo alcance global das questões ambientais, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente, produziu importantes documentos, como Programa Nacional de Educação Ambiental (1994), que definiu algumas linhas de ação para a temática ambiental: inclusão da educação ambiental no ensino formal; educação no processo de gestão ambiental; realização de campanhas específicas de EA; busca de cooperação como os meios de comunicação e com os comunicadores sociais; articulação e integração das comunidades e articulação intra e interinstitucional; criação de uma rede de centros de educação ambiental, entre outros (BRASIL, 2003, p.9).

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Questão 10

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Texto da questão

Paulo Freire traz uma importante contribuição para as relações indissociáveis entre Educação e Meio Ambiente, para ele seria necessário a criação de uma Pedagogia que estivesse preocupada, voltada para uma busca mais profunda das questões relacionadas ao que diz respeito, entre a relação do homem com a natureza, assim como a relação do homem com os diferentes recursos encontrados na natureza. Nas proposições a seguir, assinale a que indica qual seria o nome denominado a essa Pedagogia preocupada com as relações entre o homem e a natureza.
Escolha uma:
Pedagogia da Terra, conforme livro didático da disciplina tema Educação e Meio Ambiente/Introdução. A partir da concepção, estabelecida com relação à indissociabilidade entre educação e meio ambiente, a qual aponta para a necessidade iminente de uma educação para uma vida sustentável. Moacir Gadotti na página 63 de sua obra Educar para a sustentabilidade, publicada em 2009 pelo Instituto Paulo Freire, afirma que “precisamos de uma Pedagogia da Terra, justamente porque sem essa pedagogia para a reeducação do homem/mulher, principalmente do homem ocidental, [...] não poderemos mais falar de Terra como um lar”.

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