Educação Ambiental 2
Questão 1
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Texto da questão
A educação ambiental, entendida como uma prática transformadora, enfrenta muitos desafios que vem romper com uma conjuntura de situações, existente na sociedade contemporânea, relacionadas ao descaso com o ambiente. Estabelece assim, uma nova sociedade chamada de pós-moderna ou modernidade tardia. Para tanto, é necessário que esses conhecimentos reativos a educação ambiental sejam contextualizados e que estejam incluídos no contexto global, onde o homem está inserido. Esta situação, traz para a sociedade contemporânea, vários desafios. De acordo com o contexto apresentado, analise os desafios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
Enfrentar a multiplicidade de visões. Os pensamentos e conhecimentos não podem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, a dimensão ambiental deve estar associada às dimensões humanas, havendo a necessidade de professores preparados para trabalhar essa diversidade de visões.
Não há necessidade de preocupações com as diversas visões, os pensamentos devem ser vistos de maneira linear e hierarquizados, a dimensão social deve estar desatrelada da dimensão ambiental.
Os pensamentos e conhecimentos devem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, pois os professores estarão preparados para desenvolver nos seus alunos uma visão unilateral em relação a esses conhecimentos.
As dimensões humanas estão desatreladas das dimensões ambientais, não havendo necessidades de professores preparados para trabalhar a diversidades de visões, já que a sociedade se encontra em pleno desenvolvimento, em relação às questões ambientais.
A Educação Ambiental, através da escola, deve passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,F,F,F,V), CONFORME livro p. 30. Cap. 2. A educação é uma área de interseção de múltiplos saberes, sendo impossível pensar a educação ambiental através da metáfora da árvore do conhecimento, em que temos um tronco em comum irradiando os galhos das diferentes “especializações” (GALLO, 1999). O pensamento e o conhecimento não podem ser pensados de maneira linear e hierarquizadas como a metáfora que a propõe, Apesar da origem comum, vários campos devem se integrar visando à articulação dos saberes, a multiplicidade de visões. Outra metáfora, chamada rizoma, é apresentada pelo autor com base nos trabalhos de Deleuze e Guattari (1996), em que a dimensão ambiental está associada a todas as dimensões humanas, cujos conceitos estão entrelaçados, interligados, articulados, permitindo possíveis trânsitos de saberes. Assim, o professor deve estar preparado para trabalhar com a diversidade de visões, saber fazer conexão entre as culturas. É importante que a educação ambiental respeite a diversidade social, cultural e biológica e, através da escola, procure passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
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Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: V, F, F, F, V.
Questão 2
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Texto da questão
A educação ambiental nas escolas, apresenta na maioria das vezes, uma prática desvinculada da teoria. Ela restringe sua prática a projetos com temas específicos, abordando um problema geralmente local e desarticulado do currículo, impossibilitando relações com outras áreas do conhecimento. Entre os fatores que contribuem para amenizar o distanciamento entre teoria e prática na educação ambiental, assinale as informações a seguir e assinale a única opção correta.
Escolha uma:
Aliar teoria e prática na educação ambiental é um processo complexo, que envolve informações atualizadas, conceitos específicos e capacidade de articular, visando o trabalho dentro de uma proposta de transversalidade e interdisciplinaridade.
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Aliar teoria e prática na educação ambiental é um processo complexo, que envolve informações atualizadas, conceitos específicos e capacidade de articular, visando o trabalho dentro de uma proposta de transversalidade e interdisciplinaridade..
Questão 3
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Texto da questão
O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 192. Em seu início, o movimento ecológico brasileiro orientava-se pela visão naturalista ou conservacionista, esse fato corroborou para que as primeiras iniciativas em educação ambiental carregassem também essa visão, aliada à concepção comportamental, oriunda da psicologia. Conteúdo abordado na questão: ONGs e a luta pela preservação ambiental.
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A resposta correta é: Visão naturalista ou conservacionista..
Questão 4
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Texto da questão
De acordo com (SERRANO, 2001), a Revolução Verde foi colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século passado. Ela consistiu numa série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola dos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir alta produtividade, melhoria dos sistemas de irrigação, do uso de fertilizantes e pesticidas e da capacidade da população no manejo destas técnicas. Sobre as consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões, que podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro, podemos destacar:
I- Diminuição das desigualdades sociais, pela menor concentração fundiária.
II – Problemas ambientais sérios, tais como a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos e a erosão do solo.
III – Os pequenos produtores rurais muitas vezes não conseguiram acompanhar o modelo de desenvolvimento pregado pela Revolução Verde, como por exemplo, a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 146. As frases II e III estão corretas, enquanto que a frase I é falsa. O correto nessa frase seria: uma das consequências da Revolução Verde no Brasil foi o agravamento das desigualdades sociais causado pela concentração fundiária. Conteúdo abordado na questão: Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental
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A resposta correta é: Frases II e III..
Questão 5
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Texto da questão
Por ser um tema novo, a educação ambiental nas escolas, por diversas vezes, apresenta a prática desvinculada da teoria. A prática de projetos com temas específicos fica restrita e, geralmente, é abordado um problema local e desarticulado do currículo, inviabilizando a relação com outras áreas de conhecimento. Marque a afirmativa correta em relação a dicotomia teoria e prática na educação ambiental.
Escolha uma:
Percebem-se muitas lacunas na educação ambiental, porém, há de se ressaltar o interesse de muitas escolas em desenvolver projetos e práticas na área ambiental, contando com a participação efetiva da comunidade. As demais alternativas estão incorretas e fora de contexto. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: Dicotomia teoria e prática na educação ambiental.
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A resposta correta é: Percebem-se muitas lacunas na educação ambiental, porém, há de se ressaltar o interesse de muitas escolas em desenvolver projetos e práticas na área ambiental, contando com a participação efetiva da comunidade..
Questão 6
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Texto da questão
A Educação Ambiental, no que se refere à educação brasileira, está vinculada aos Temas Transversais sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Leia as afirmativas a seguir e considere apenas aquelas que apresentam as características da Educação Ambiental que demonstram a sua transversalidade.
I - É constituída de conceitos e conteúdo específicos da Biologia e que, por ser de difícil acesso, foi incorporada aos Temas Transversais.
II - Trata de questões importantes no cenário nacional e presente no cotidiano das pessoas.
III - Contribui para a formação de profissionais especializados em técnicas de produção de bens geradores de lucro para as empresas.
IV - Permite o desenvolvimento de capacidades que permitem intervir na realidade e transformá-la.
São verdadeiras as afirmações:
Escolha uma:
A alternativa que contempla as afirmativas II e IV apenas é a correta, de acordo com o que se considera como transversalidade, o que sustenta a adoção dos Temas Transversais no PCN. Esses temas correspondem a questões importantes do cenário nacional, estão presentes no cotidiano das pessoas e devem ser amplamente discutidos. O grande desafio apresentado para a escola está em se abrir para o debate, dar vozes a todos os segmentos, se aproximar da comunidade. Na perspectiva de garantir a incorporação desses temas à ação educacional, o documento apresenta princípios que visam assegurar a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação popular e a corresponsabilidade pela vida social, eleitos com base no texto constitucional. Assim, a escola deverá desenvolver um projeto de educação comprometido com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade e transformá-la. (CAPÍTULO 4)
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A resposta correta é: II e IV apenas.
Questão 7
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Texto da questão
A Educação Ambiental teve início na década de 1970, um período em que o Brasil vivia sob o regime militar, o qual tinha como um de seus focos a busca pelo desenvolvimento. Nesse período surgem as primeiras preocupações relativas às questões ambientais que só vêm ganhar caráter público e social efetivo no final da década de 1980, com a abertura política. Ocorrem preocupações por parte da sociedade para que se garanta acesso a todas as pessoas dos bens necessários à vida. É o início do período referente às ações mais evidentes e direcionadas para a educação ambiental. As mudanças sociais e políticas permitiram que o Brasil sediasse um grande evento voltado para as discussões referentes às questões ambientais, o qual ficou conhecido mundialmente. Assinale a alternativa que apresenta o evento ocorrido no Brasil.
Escolha uma:
ECO 92, conferência na qual a educação ambiental se estabelece perante a sociedade brasileira como uma demanda institucional, determinando o desenvolvimento de muitos projetos. Com a abertura política, algumas ações, projetos e programas passam a ser desenvolvidos, garantindo a inclusão do tema sobre Educação Ambiental (EA) na Constituição de 1988. O ambientalismo ganha caráter público e social efetivo no Brasil apenas no final da década de 80 do século passado, quando começam a surgir, mais intensamente, trabalhos acadêmicos abordando a temática, paralelos ao envolvimento maior da sociedade nessa questão, tendo em vista um processo de abertura política. Conhecida como Eco 92, a Conferência para o Desenvolvimento e Meio Ambiente, do Rio de Janeiro, também conhecida como Eco 92, a EA se estabelece perante a sociedade brasileira como uma demanda institucional.
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A resposta correta é: ECO 92, conferência na qual a educação ambiental se estabelece perante a sociedade brasileira como uma demanda institucional, determinando o desenvolvimento de muitos projetos..
Questão 8
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Texto da questão
Pensar no modo como a Educação Ambiental pode ser trabalhada nos diferentes ambientes sociais (escolas, empresas, terceiro setor, entre outros) nos faz pensar nos desafios que isso envolve. Neste sentido, é importante considerar o que diz Gouvêa (2006, p. 64) “o professor deve conseguir problematizar o saber ambiental apresentado no suporte digital, colocando-o em uma perspectiva onde os alunos possam se apropriar e utilizá-lo para a construção de atitudes ecológicas”. A partir desse pensamento, leia as afirmativas a seguir e considere apenas as verdadeiras.
I - É importante considerar os diferentes efeitos da globalização econômica que geram desigualdade entre países e dentro de um mesmo país.
II - Os conhecimentos devem ser organizados de forma linear e hierarquizada privilegiando formar profissionais capazes de produzir de bens e gerar lucro.
III - As tecnologias da informação podem ser boas aliadas da Educação Ambiental, pois promovem o acesso às informações e sensibilização aos problemas ambientais.
IV - Lembrar que o conhecimento está em constante construção e, portanto, transforma-se todos os dias e que isso ajuda a perceber as relações de interdependência entre a vida social e os problemas ambientais.
V - Os treinamentos específicos destinados a pequenos grupos de indivíduos tem se mostrado como a solução adequada aos problemas ambientais que vivemos hoje.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
São corretas as afirmativas: IV-Lembrar que o conhecimento está em constante construção e, portanto, transforma-se todos os dias e que isso ajuda a perceber as relações de interdependência entre a vida social e os problemas ambientais; e V-os treinamentos específicos destinados a pequenos grupos de indivíduos tem se mostrado como a solução adequada aos problemas ambientais que vivemos hoje. O trabalho com a Educação Ambiental em ambientes educativos no contexto atual mostra que há desafios importantes a serem vencidos: a) compreender a relação entre a globalização e as mudanças no modo de viver das pessoas destacando os efeitos econômicos da mesma; b) evitar a visão de fragmentação e hierarquização do conhecimento, lembrando que o mesmo se transforma constantemente e isso nos ajuda a conviver com as incertezas e o surgimento de novos conhecimentos; c) saber explorar o uso das novas tecnologias para dar acesso às informações e, com isso, a formação de novas atitudes em relação ao ambiente.
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A resposta correta é: IV e V apenas.
Questão 9
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Texto da questão
Paulo Freire traz uma importante contribuição para as relações indissociáveis entre Educação e Meio Ambiente, para ele seria necessário a criação de uma Pedagogia que estivesse preocupada, voltada para uma busca mais profunda das questões relacionadas ao que diz respeito, entre a relação do homem com a natureza, assim como a relação do homem com os diferentes recursos encontrados na natureza. Nas proposições a seguir, assinale a que indica qual seria o nome denominado a essa Pedagogia preocupada com as relações entre o homem e a natureza.
Escolha uma:
Pedagogia da Terra, conforme livro didático da disciplina tema Educação e Meio Ambiente/Introdução. A partir da concepção, estabelecida com relação à indissociabilidade entre educação e meio ambiente, a qual aponta para a necessidade iminente de uma educação para uma vida sustentável. Moacir Gadotti na página 63 de sua obra Educar para a sustentabilidade, publicada em 2009 pelo Instituto Paulo Freire, afirma que “precisamos de uma Pedagogia da Terra, justamente porque sem essa pedagogia para a reeducação do homem/mulher, principalmente do homem ocidental, [...] não poderemos mais falar de Terra como um lar”.
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A resposta correta é: Pedagogia da Terra..
Questão 10
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Texto da questão
A ECO 92 foi um marco muito importante para o Brasil, no que diz respeito ao desenvolvimento de ações voltadas para as questões ambientais. É um evento merecedor de destaque, por que foi a partir dele que a sociedade começou a preocupar-se para a efetivação de ações voltadas para a proteção do meio ambiente. A partir disso, analise as afirmativas a seguir e considere somente aquelas que indicam as contribuições desta conferência para a sociedade brasileira.
I - Dessa conferência “nasce”, em 1994, o Programa Nacional de Educação Ambiental.
II - Ocorre a inclusão da educação ambiental no ensino fundamental;
III - Concentra as ações de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental.
IV - É valorizada a realização de campanhas específicas de educação ambiental.
V - Indica-se que sejam incentivadas ações isoladas de acordo com a possibilidade financeira de cada instituição.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
Todos os itens fazem parte das linhas de ação para a temática ambiental definidas no Programa Nacional de Educação Ambiental de 1994. Logo a resposta correta é: ) I, II, III, IV e V. Na década de 90 do século XX, pela mobilização social em decorrência da Rio 92 ou pelo alcance global das questões ambientais, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente, produziu importantes documentos, como Programa Nacional de Educação Ambiental (1994), que definiu algumas linhas de ação para a temática ambiental: inclusão da educação ambiental no ensino formal; educação no processo de gestão ambiental; realização de campanhas específicas de EA; busca de cooperação como os meios de comunicação e com os comunicadores sociais; articulação e integração das comunidades e articulação intra e interinstitucional; criação de uma rede de centros de educação ambiental, entre outros (BRASIL, 2003, p.9).
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A resposta correta é: I, II, III, IV e V..
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