Educação Ambiental 3

Questão 1

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Texto da questão

O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 192. Em seu início, o movimento ecológico brasileiro orientava-se pela visão naturalista ou conservacionista, esse fato corroborou para que as primeiras iniciativas em educação ambiental carregassem também essa visão, aliada à concepção comportamental, oriunda da psicologia. Conteúdo abordado na questão: ONGs e a luta pela preservação ambiental.

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Questão 2

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Texto da questão

A educação ambiental, entendida como uma prática transformadora, enfrenta muitos desafios que vem romper com uma conjuntura de situações, existente na sociedade contemporânea, relacionadas ao descaso com o ambiente. Estabelece assim, uma nova sociedade chamada de pós-moderna ou modernidade tardia. Para tanto, é necessário que esses conhecimentos reativos a educação ambiental sejam contextualizados e que estejam incluídos no contexto global, onde o homem está inserido. Esta situação, traz para a sociedade contemporânea, vários desafios. De acordo com o contexto apresentado, analise os desafios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
Enfrentar a multiplicidade de visões.  Os pensamentos e conhecimentos não podem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, a dimensão ambiental deve estar associada às dimensões humanas, havendo a necessidade de professores preparados para trabalhar essa diversidade de visões.
Não há necessidade de preocupações com as diversas visões, os pensamentos devem ser vistos de maneira linear e hierarquizados, a dimensão social deve estar desatrelada da dimensão ambiental.
Os pensamentos e conhecimentos devem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, pois os professores estarão preparados para desenvolver nos seus alunos uma visão unilateral em relação a esses conhecimentos.
As dimensões humanas estão desatreladas das dimensões ambientais, não havendo necessidades de professores preparados para trabalhar a diversidades de visões, já que a sociedade se encontra em pleno desenvolvimento, em relação às questões ambientais.
A Educação Ambiental, através da escola, deve passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,F,F,F,V), CONFORME livro p. 30. Cap. 2.  A educação é uma área de interseção de múltiplos saberes, sendo impossível pensar a educação ambiental através da metáfora da árvore do conhecimento, em que temos um tronco em comum irradiando os galhos das diferentes “especializações” (GALLO, 1999). O pensamento e o conhecimento não podem ser pensados de maneira  linear e hierarquizadas como a metáfora que a propõe, Apesar da origem comum, vários campos devem se integrar visando à articulação dos saberes, a multiplicidade de visões. Outra metáfora, chamada rizoma, é apresentada pelo autor com base nos trabalhos de Deleuze e Guattari (1996), em que a dimensão ambiental está associada a todas as dimensões humanas, cujos conceitos estão entrelaçados, interligados, articulados, permitindo possíveis trânsitos de saberes. Assim, o professor deve estar preparado para trabalhar com a diversidade de visões, saber fazer conexão entre as culturas. É importante que a educação ambiental respeite a diversidade social, cultural e biológica e, através da escola, procure passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.

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Questão 3

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A Conferência de Belgrado, ocorreu na Iugoslávia, em 1975, em resposta as recomendações da Conferência de Estocolmo. Nesse encontro,  foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental deveria ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais. Esse encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente. A Carta de Belgrado declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE Nº “2” (A nova ética planetária, ou seja,  a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras.), CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p 164. CAP 2. A Conferência de Belgrado, realizada na Iugoslávia teve como principal tema, a urgência de uma nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras (DIAS, 1994). Esse encontro promovido pela UNESCO, reunindo 65 países, gerou a Carta de Belgrado, que preconizava a já citada nova ética planetária (PEDRINI, 1997).

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Questão 4

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Texto da questão

A Lei Nº 9795/99 estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Normatizou todo o processo referente à Educação Ambiental, traz princípios básicos e objetivos que são importantes para a sua efetivação, reforça a questão da educação ambiental como um direito de todos, e também como um componente essencial e permanente da educação nacional. Assim, pode-se dizer que essa Lei veio “qualificar a educação ambiental indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis pela sua  implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação” (LAYRARGUES; LIPAI; PEDRO, 2007, p.25). No seu artigo 4º, encontramos os incisos que se referem aos princípios básicos dessa normatização. Analise cada um desses princípios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
 (   ) I- O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.   
 (  ) II - A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
 (   ) III - O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter,  multi  e transdisciplinaridade.
 (   ) IV - A desvinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
 (   ) V - A garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
#GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,V,V,F,V), CONFORME livro p. 49 Cap. 3. A Lei 9795/99 reforça a necessidade da presença da educação ambiental nos diferentes níveis e modalidades da educação formal, devendo ser aplicada na educação de jovens e adultos, na educação  a distância, na educação especial e na educação indígena. Enfatiza o caráter interdisciplinar da educação ambiental, reforçando a ideia de que não deve ser implantada como disciplina específica, mas que traz como princípios e objetivos para a prática dessa educação ambiental, no seu artigo 4º:
I-             o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II-            a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III-           o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinariedade.
IV-          a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
V-            a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.

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Questão 5

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Texto da questão

Na implantação da educação ambiental em uma proposta de transversalidade é preciso ter como base três chaves gerais. Relacione cada uma dessas chaves com os aspectos a elas relacionados.
Chaves:
1) Chaves éticas
2) Chaves conceituais
3) Chaves metodológicas
Aspectos relacionados:
a) Construção da interdisciplinaridade, capacidade de integração de conteúdos.
b) Relações entre desenvolvimento e meio ambiente, entre pensamento e ação e entre teoria e pratica.
c) Reconhecimento do ser humano como ser integrado que age orientado por valores.
A relação correta é:
Escolha uma:
A relação correta é: 1-c, 2-b, 3-a. 1) Chaves éticas c) Reconhecimento do ser humano como ser integrado que age orientado por valores. 2) Chaves conceituais b) Relações entre desenvolvimento e meio ambiente, entre pensamento e ação e entre teoria e pratica. 3) Chaves metodológicas a) Construção da interdisciplinaridade, capacidade de integração de conteúdo. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 4 A transversalidade na educação ambiental, assunto: educação ambiental e a transversalidade. (PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental.)

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Questão 6

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Texto da questão

Tendo presente a necessidade de mudanças na prática pedagógica da Educação Ambiental na escola e também as orientações dadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, complete corretamente as lacunas do texto a seguir.
____________________ questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento, superando a visão fragmentada. Por sua vez, _______________________ possibilita aprender na realidade e sobre a realidade, portanto, questões reais do cotidiano do aluno.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam corretamente as lacunas do texto de modo que o mesmo esteja coerente com as necessidades atuais da Educação Ambiental.
Escolha uma:
A interdisciplinaridade; a transversalidade. Justifica-se pelo fato de ambos os conceitos serem indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) conforme trata o capítulo 4 do livro. Na página 57 encontra-se o texto proposto. A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento, superando a visão fragmentada. Por sua vez, a transversalidade possibilita aprender na realidade e sobre a realidade, portanto, questões reais do cotidiano do aluno.

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Questão 7

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Texto da questão

Para garantir a incorporação dos temas transversais à ação educacional, e isso inclui a educação ambiental, a escola deve desenvolver projetos de educação que consigam intervir e transformar a realidade por meio de capacidades adequadas. Sendo assim, assinale a alternativa que pode ser considerada como uma das diretrizes que norteiam as ações de intervenção e transformação da realidade.
Escolha uma:
Considerar as esferas local e global para compreender os fenômenos ambientais tanto no global como no local. Atende ao que se pede e é justificada pela seguinte argumentação: A escola deverá desenvolver um projeto de educação comprometido com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade e transformá-la. As diretrizes que norteiam essas ações são: - posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como intervenção na realidade, no momento presente; - não tratar valores apenas como conceitos ideais; - incluir essas perspectivas de ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar (BRASIL, 1997a). (PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental.)

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Questão 8

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Texto da questão

As leis instituídas no Brasil relativas à Educação Ambiental, afirmam o direito à essa educação a todo cidadão brasileiro, comprometendo os sistemas de ensino a provê-la no âmbito do ensino formal. Em outras palavras, todos os alunos durante todo o seu período de escolaridade, devem ter essa educação assegurada pelas instituições de ensino por meio da inserção temática no currículo. Entretanto, as práticas em Educação Ambiental estão sendo introduzidas de forma lenta ou gradativa nas escolas (BRASIL, 2001, p.18) e apresentam aspectos ora positivos, ora negativos que devem ser considerados quando se reflete sobre o fazer Educação Ambiental nas escolas. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir, colocando (V) para as verdadeiras e para as (F) falsas.
(__) A Educação Ambiental não se encontra institucionalizada nas Secretarias de Educação tanto estaduais como municipais, percebe-se a ausência de articulação com as demais políticas educacionais.
(__) O professor ainda possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada em relação à Educação Ambiental.
(__) Os projetos de educação ambiental estão articulados ao projeto político-pedagógico da escola.
(__) Como área complexa, que não se apresenta como disciplina específica, depende de discussão e acesso a informações atualizadas.
(__) São comuns as práticas de ensino descontextualizadas e que não contemplam a educação ambiental.
Escolha uma:
Os projetos de educação ambiental estão articulados ao projeto político-pedagógico da escola. O correto é que os projetos de educação ambiental não estão articulados ao projeto político-pedagógico da escola. As demais alternativas estão corretas. As condições em que a prática em educação ambiental está sendo introduzida nas escolas são as seguintes, segundo BRASIL (2001, p.18): Não está institucionalizada nas secretarias de educação, percebe-se a ausência de articulação com as demais políticas educacionais. O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade em que irá atuar e não contempla a educação ambiental. Os projetos não estão articulados ao projeto político-pedagógico. Como área complexa que não se apresenta como disciplina especifica, depende de discussão e acesso a informação atualizadas, visando à apropriação do repertório de conceitos específicos da temática. Conteúdo abordado na questão: Capítulo 3. A inclusão da educação ambiental na escola básica. Tema: O porquê da educação ambiental na escola. PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental.

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Questão 9

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Texto da questão

Paulo Freire traz uma importante contribuição para as relações indissociáveis entre Educação e Meio Ambiente, para ele seria necessário a criação de uma Pedagogia que estivesse preocupada, voltada para uma busca mais profunda das questões relacionadas ao que diz respeito, entre a relação do homem com a natureza, assim como a relação do homem com os diferentes recursos encontrados na natureza. Nas proposições a seguir, assinale a que indica qual seria o nome denominado a essa Pedagogia preocupada com as relações entre o homem e a natureza.
Escolha uma:
Pedagogia da Terra, conforme livro didático da disciplina tema Educação e Meio Ambiente/Introdução. A partir da concepção, estabelecida com relação à indissociabilidade entre educação e meio ambiente, a qual aponta para a necessidade iminente de uma educação para uma vida sustentável. Moacir Gadotti na página 63 de sua obra Educar para a sustentabilidade, publicada em 2009 pelo Instituto Paulo Freire, afirma que “precisamos de uma Pedagogia da Terra, justamente porque sem essa pedagogia para a reeducação do homem/mulher, principalmente do homem ocidental, [...] não poderemos mais falar de Terra como um lar”.

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Questão 10

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Texto da questão

A ECO 92 foi um marco muito importante para o Brasil, no que diz respeito ao desenvolvimento de ações voltadas para as questões ambientais. É um evento merecedor de destaque, por que foi a partir dele que a sociedade começou a preocupar-se para a efetivação de ações voltadas para a proteção do meio ambiente. A partir disso, analise as afirmativas a seguir e considere somente aquelas que indicam as contribuições desta conferência para a sociedade brasileira.
I - Dessa conferência “nasce”, em 1994, o Programa Nacional de Educação Ambiental.
II - Ocorre a inclusão da educação ambiental no ensino fundamental;
III - Concentra as ações de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental.
IV - É valorizada a realização de campanhas específicas de educação ambiental.
V - Indica-se que sejam incentivadas ações isoladas de acordo com a possibilidade financeira de cada instituição.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
Todos os itens fazem parte das linhas de ação para a temática ambiental definidas no Programa Nacional de Educação Ambiental de 1994. Logo a resposta correta é: ) I, II, III, IV e V. Na década de 90 do século XX, pela mobilização social em decorrência da Rio 92 ou pelo alcance global das questões ambientais, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente, produziu importantes documentos, como Programa Nacional de Educação Ambiental (1994), que definiu algumas linhas de ação para a temática ambiental: inclusão da educação ambiental no ensino formal; educação no processo de gestão ambiental; realização de campanhas específicas de EA; busca de cooperação como os meios de comunicação e com os comunicadores sociais; articulação e integração das comunidades e articulação intra e interinstitucional; criação de uma rede de centros de educação ambiental, entre outros (BRASIL, 2003, p.9).

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