Educação Ambiental 10
Questão 1
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Texto da questão
A Lei Nº 9795/99 estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Normatizou todo o processo referente à Educação Ambiental, traz princípios básicos e objetivos que são importantes para a sua efetivação, reforça a questão da educação ambiental como um direito de todos, e também como um componente essencial e permanente da educação nacional. Assim, pode-se dizer que essa Lei veio “qualificar a educação ambiental indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis pela sua implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação” (LAYRARGUES; LIPAI; PEDRO, 2007, p.25). No seu artigo 4º, encontramos os incisos que se referem aos princípios básicos dessa normatização. Analise cada um desses princípios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
( ) I- O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
( ) II - A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
( ) III - O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
( ) IV - A desvinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
( ) V - A garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
#GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,V,V,F,V), CONFORME livro p. 49 Cap. 3. A Lei 9795/99 reforça a necessidade da presença da educação ambiental nos diferentes níveis e modalidades da educação formal, devendo ser aplicada na educação de jovens e adultos, na educação a distância, na educação especial e na educação indígena. Enfatiza o caráter interdisciplinar da educação ambiental, reforçando a ideia de que não deve ser implantada como disciplina específica, mas que traz como princípios e objetivos para a prática dessa educação ambiental, no seu artigo 4º:
I- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II- a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III- o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinariedade.
IV- a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
V- a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
I- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II- a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III- o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinariedade.
IV- a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
V- a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, V, V, F, V.
Questão 2
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Texto da questão
A Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, em seu artigo 1º, diz que:
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Sobre as condições em que a prática da educação ambiental está sendo introduzida nas escolas brasileiras, assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 36 CAP 3. Segundo (BRASIL, 2001, p.18): O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade que irá atuar e não contempla a educação ambiental. Conteúdo abordado na questão: Educação Ambiental na escola.
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A resposta correta é: O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade que irá atuar e não contempla a educação ambiental..
Questão 3
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Texto da questão
A educação ambiental nas escolas, apresenta na maioria das vezes, uma prática desvinculada da teoria. Ela restringe sua prática a projetos com temas específicos, abordando um problema geralmente local e desarticulado do currículo, impossibilitando relações com outras áreas do conhecimento. Entre os fatores que contribuem para amenizar o distanciamento entre teoria e prática na educação ambiental, assinale as informações a seguir e assinale a única opção correta.
Escolha uma:
Aliar teoria e prática na educação ambiental é um processo complexo, que envolve informações atualizadas, conceitos específicos e capacidade de articular, visando o trabalho dentro de uma proposta de transversalidade e interdisciplinaridade.
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Aliar teoria e prática na educação ambiental é um processo complexo, que envolve informações atualizadas, conceitos específicos e capacidade de articular, visando o trabalho dentro de uma proposta de transversalidade e interdisciplinaridade..
Questão 4
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Texto da questão
O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 192. Em seu início, o movimento ecológico brasileiro orientava-se pela visão naturalista ou conservacionista, esse fato corroborou para que as primeiras iniciativas em educação ambiental carregassem também essa visão, aliada à concepção comportamental, oriunda da psicologia. Conteúdo abordado na questão: ONGs e a luta pela preservação ambiental.
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A resposta correta é: Visão naturalista ou conservacionista..
Questão 5
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Texto da questão
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, n. 9394/96) foram construídos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicados em 1997, nos quais se estabelecem algumas ideias a respeito da Educação Ambiental. Assinale a afirmativa que apresenta a orientação do PCN em relação à contribuição do tema meio ambiente para a formação de uma pessoa.
Escolha uma:
Formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Conforme Livro Educação e Meio Ambiente: Formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global [...]. Devendo a escola trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos (BRASIL, 1997b, p. 25).
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A resposta correta é: Formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na sociedade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global..
Questão 6
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Texto da questão
Na implantação da educação ambiental em uma proposta de transversalidade é preciso ter como base três chaves gerais. Relacione cada uma dessas chaves com os aspectos a elas relacionados.
Chaves:
1) Chaves éticas
2) Chaves conceituais
3) Chaves metodológicas
Aspectos relacionados:
a) Construção da interdisciplinaridade, capacidade de integração de conteúdos.
b) Relações entre desenvolvimento e meio ambiente, entre pensamento e ação e entre teoria e pratica.
c) Reconhecimento do ser humano como ser integrado que age orientado por valores.
A relação correta é:
Escolha uma:
A relação correta é: 1-c, 2-b, 3-a. 1) Chaves éticas c) Reconhecimento do ser humano como ser integrado que age orientado por valores. 2) Chaves conceituais b) Relações entre desenvolvimento e meio ambiente, entre pensamento e ação e entre teoria e pratica. 3) Chaves metodológicas a) Construção da interdisciplinaridade, capacidade de integração de conteúdo. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 4 A transversalidade na educação ambiental, assunto: educação ambiental e a transversalidade. (PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental.)
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A resposta correta é: 1-c, 2-b, 3-a.
Questão 7
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Texto da questão
As leis instituídas no Brasil relativas à Educação Ambiental, afirmam o direito à essa educação a todo cidadão brasileiro, comprometendo os sistemas de ensino a provê-la no âmbito do ensino formal. Em outras palavras, todos os alunos durante todo o seu período de escolaridade, devem ter essa educação assegurada pelas instituições de ensino por meio da inserção temática no currículo. Entretanto, as práticas em Educação Ambiental estão sendo introduzidas de forma lenta ou gradativa nas escolas (BRASIL, 2001, p.18) e apresentam aspectos ora positivos, ora negativos que devem ser considerados quando se reflete sobre o fazer Educação Ambiental nas escolas. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir, colocando (V) para as verdadeiras e para as (F) falsas.
(__) A Educação Ambiental não se encontra institucionalizada nas Secretarias de Educação tanto estaduais como municipais, percebe-se a ausência de articulação com as demais políticas educacionais.
(__) O professor ainda possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada em relação à Educação Ambiental.
(__) Os projetos de educação ambiental estão articulados ao projeto político-pedagógico da escola.
(__) Como área complexa, que não se apresenta como disciplina específica, depende de discussão e acesso a informações atualizadas.
(__) São comuns as práticas de ensino descontextualizadas e que não contemplam a educação ambiental.
Escolha uma:
Os projetos de educação ambiental estão articulados ao projeto político-pedagógico da escola. O correto é que os projetos de educação ambiental não estão articulados ao projeto político-pedagógico da escola. As demais alternativas estão corretas. As condições em que a prática em educação ambiental está sendo introduzida nas escolas são as seguintes, segundo BRASIL (2001, p.18): Não está institucionalizada nas secretarias de educação, percebe-se a ausência de articulação com as demais políticas educacionais. O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade em que irá atuar e não contempla a educação ambiental. Os projetos não estão articulados ao projeto político-pedagógico. Como área complexa que não se apresenta como disciplina especifica, depende de discussão e acesso a informação atualizadas, visando à apropriação do repertório de conceitos específicos da temática. Conteúdo abordado na questão: Capítulo 3. A inclusão da educação ambiental na escola básica. Tema: O porquê da educação ambiental na escola. PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental.
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A resposta correta é: V, V, F, V, V..
Questão 8
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Texto da questão
Para garantir a incorporação dos temas transversais à ação educacional, e isso inclui a educação ambiental, a escola deve desenvolver projetos de educação que consigam intervir e transformar a realidade por meio de capacidades adequadas. Sendo assim, assinale a alternativa que pode ser considerada como uma das diretrizes que norteiam as ações de intervenção e transformação da realidade.
Escolha uma:
Considerar as esferas local e global para compreender os fenômenos ambientais tanto no global como no local. Atende ao que se pede e é justificada pela seguinte argumentação: A escola deverá desenvolver um projeto de educação comprometido com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade e transformá-la. As diretrizes que norteiam essas ações são: - posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como intervenção na realidade, no momento presente; - não tratar valores apenas como conceitos ideais; - incluir essas perspectivas de ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar (BRASIL, 1997a). (PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental.)
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A resposta correta é: Considerar as esferas local e global para compreender os fenômenos ambientais tanto no global como no local..
Questão 9
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Texto da questão
A ECO 92 foi um marco muito importante para o Brasil, no que diz respeito ao desenvolvimento de ações voltadas para as questões ambientais. É um evento merecedor de destaque, por que foi a partir dele que a sociedade começou a preocupar-se para a efetivação de ações voltadas para a proteção do meio ambiente. A partir disso, analise as afirmativas a seguir e considere somente aquelas que indicam as contribuições desta conferência para a sociedade brasileira.
I - Dessa conferência “nasce”, em 1994, o Programa Nacional de Educação Ambiental.
II - Ocorre a inclusão da educação ambiental no ensino fundamental;
III - Concentra as ações de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental.
IV - É valorizada a realização de campanhas específicas de educação ambiental.
V - Indica-se que sejam incentivadas ações isoladas de acordo com a possibilidade financeira de cada instituição.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
Todos os itens fazem parte das linhas de ação para a temática ambiental definidas no Programa Nacional de Educação Ambiental de 1994. Logo a resposta correta é: ) I, II, III, IV e V. Na década de 90 do século XX, pela mobilização social em decorrência da Rio 92 ou pelo alcance global das questões ambientais, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente, produziu importantes documentos, como Programa Nacional de Educação Ambiental (1994), que definiu algumas linhas de ação para a temática ambiental: inclusão da educação ambiental no ensino formal; educação no processo de gestão ambiental; realização de campanhas específicas de EA; busca de cooperação como os meios de comunicação e com os comunicadores sociais; articulação e integração das comunidades e articulação intra e interinstitucional; criação de uma rede de centros de educação ambiental, entre outros (BRASIL, 2003, p.9).
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A resposta correta é: I, II, III, IV e V..
Questão 10
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Texto da questão
Paulo Freire traz uma importante contribuição para as relações indissociáveis entre Educação e Meio Ambiente, para ele seria necessário a criação de uma Pedagogia que estivesse preocupada, voltada para uma busca mais profunda das questões relacionadas ao que diz respeito, entre a relação do homem com a natureza, assim como a relação do homem com os diferentes recursos encontrados na natureza. Nas proposições a seguir, assinale a que indica qual seria o nome denominado a essa Pedagogia preocupada com as relações entre o homem e a natureza.
Escolha uma:
Pedagogia da Terra, conforme livro didático da disciplina tema Educação e Meio Ambiente/Introdução. A partir da concepção, estabelecida com relação à indissociabilidade entre educação e meio ambiente, a qual aponta para a necessidade iminente de uma educação para uma vida sustentável. Moacir Gadotti na página 63 de sua obra Educar para a sustentabilidade, publicada em 2009 pelo Instituto Paulo Freire, afirma que “precisamos de uma Pedagogia da Terra, justamente porque sem essa pedagogia para a reeducação do homem/mulher, principalmente do homem ocidental, [...] não poderemos mais falar de Terra como um lar”.
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A resposta correta é: Pedagogia da Terra..
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