Educação Ambiental 7
Questão 1
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Texto da questão
A Conferência de Belgrado, ocorreu na Iugoslávia, em 1975, em resposta as recomendações da Conferência de Estocolmo. Nesse encontro, foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental deveria ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais. Esse encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente. A Carta de Belgrado declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE Nº “2” (A nova ética planetária, ou seja, a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras.), CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p 164. CAP 2. A Conferência de Belgrado, realizada na Iugoslávia teve como principal tema, a urgência de uma nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras (DIAS, 1994). Esse encontro promovido pela UNESCO, reunindo 65 países, gerou a Carta de Belgrado, que preconizava a já citada nova ética planetária (PEDRINI, 1997).
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A nova ética planetária, ou seja, a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras. .
Questão 2
Correto
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Texto da questão
O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 192. Em seu início, o movimento ecológico brasileiro orientava-se pela visão naturalista ou conservacionista, esse fato corroborou para que as primeiras iniciativas em educação ambiental carregassem também essa visão, aliada à concepção comportamental, oriunda da psicologia. Conteúdo abordado na questão: ONGs e a luta pela preservação ambiental.
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A resposta correta é: Visão naturalista ou conservacionista..
Questão 3
Correto
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Texto da questão
A Lei Nº 9795/99 estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Normatizou todo o processo referente à Educação Ambiental, traz princípios básicos e objetivos que são importantes para a sua efetivação, reforça a questão da educação ambiental como um direito de todos, e também como um componente essencial e permanente da educação nacional. Assim, pode-se dizer que essa Lei veio “qualificar a educação ambiental indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis pela sua implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação” (LAYRARGUES; LIPAI; PEDRO, 2007, p.25). No seu artigo 4º, encontramos os incisos que se referem aos princípios básicos dessa normatização. Analise cada um desses princípios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
( ) I- O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
( ) II - A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
( ) III - O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
( ) IV - A desvinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
( ) V - A garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
#GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,V,V,F,V), CONFORME livro p. 49 Cap. 3. A Lei 9795/99 reforça a necessidade da presença da educação ambiental nos diferentes níveis e modalidades da educação formal, devendo ser aplicada na educação de jovens e adultos, na educação a distância, na educação especial e na educação indígena. Enfatiza o caráter interdisciplinar da educação ambiental, reforçando a ideia de que não deve ser implantada como disciplina específica, mas que traz como princípios e objetivos para a prática dessa educação ambiental, no seu artigo 4º:
I- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II- a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III- o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinariedade.
IV- a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
V- a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
I- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II- a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III- o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinariedade.
IV- a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
V- a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, V, V, F, V.
Questão 4
Correto
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Texto da questão
De acordo com (SERRANO, 2001), a Revolução Verde foi colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século passado. Ela consistiu numa série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola dos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir alta produtividade, melhoria dos sistemas de irrigação, do uso de fertilizantes e pesticidas e da capacidade da população no manejo destas técnicas. Sobre as consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões, que podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro, podemos destacar:
I- Diminuição das desigualdades sociais, pela menor concentração fundiária.
II – Problemas ambientais sérios, tais como a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos e a erosão do solo.
III – Os pequenos produtores rurais muitas vezes não conseguiram acompanhar o modelo de desenvolvimento pregado pela Revolução Verde, como por exemplo, a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 146. As frases II e III estão corretas, enquanto que a frase I é falsa. O correto nessa frase seria: uma das consequências da Revolução Verde no Brasil foi o agravamento das desigualdades sociais causado pela concentração fundiária. Conteúdo abordado na questão: Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental
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A resposta correta é: Frases II e III..
Questão 5
Incorreto
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Texto da questão
Em defesa do ambiente foram realizadas convenções internacionais no século XX, sendo que muitas foram importantes para marcar essa defesa pelos países que participaram. A que foi realizada em 1972, é considerada um marco histórico internacional, pois desencadeou a urgência de políticas ambientais em muitos países, dentre eles o Brasil. Além disso, o plano de ação dessa Conferência recomendou a capacitação de professores, sugerindo que novos métodos e recursos instrucionais fossem desenvolvidos para o trabalho com a educação ambiental. Indique nas proposições a seguir o nome da Conferência que foi esse marco histórico internacional.
Escolha uma:
Conferencia de Estocolmo. Várias convenções internacionais foram realizadas no século XX em defesa do ambiente. Esses eventos são normalmente conhecidos pelos locais onde ocorrem. A Conferência de Estocolmo, é considerada um marco histórico internacional, pois desencadeou a urgência de políticas ambientais em muitos países, inclusive no Brasil. Além de alertar os países do mundo todo para os problemas ambientais, colocou em evidência o Brasil. Para espanto de todos, representantes do Brasil apresentaram um cartaz que dizia: “Bem-vindos à poluição, estamos aberto para ela. O Brasil é um país que não tem restrições. Temos várias cidades que receberiam de braços abertos a sua poluição, porque o que nós queremos são empregos, são dólares para o nosso desenvolvimento” (DIAS, 1994, p.38). Conteúdo abordado na questão: Capítulo 1 Visão unidimensional de desenvolvimento e necessidade de legislação ambiental da Parte II. Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental/ Tema: Principais convenções e sua importância para a implementação de propostas de educação ambiental.
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A resposta correta é: Conferência de Estocolmo..
Questão 6
Correto
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Texto da questão
Hoje se fala na necessária consolidação de um novo paradigma na educação ambiental, isto é, na consolidação de uma nova postura. Postura esta que questiona as disciplinas tradicionais e apresenta novas linhas teóricas que buscam facilitar um entendimento mais amplo. Observando esse (novo) paradigma, escolha a alternativa que indica a maneira mais adequada do professor se portar em relação ao aluno.
Escolha uma:
Uma das características do “novo paradigma” é justamente o seguinte: “crer nos alunos, dar-lhes espaço”. A pedagogia ambiental, nessa medida, não pode desconsiderar o aluno em sua individualidade, como ser dotado de individualidade e capaz de contribuir para a construção do conhecimento. Dessa forma, a única alternativa adequada é: O professor deve ignorar as origens do aluno e suas experiências individuais, a fim de evitar tratamento especial para qualquer aluno. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: A teoria e a prática na educação ambiental.
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A resposta correta é: O professor deve considerar o aluno como um ser dotado de individualidade, acreditando nele e dando-lhe espaço para propor ideias..
Questão 7
Incorreto
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Texto da questão
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad) reuniu 103 chefes de estado e 182 países, na cidade do Rio de Janeiro (ficou conhecida como Eco-92 ou Rio-92). Na ocasião, foram aprovados cinco acordos internacionais (CNUMAD, 2001). Sobre esses acordos, analise as seguintes assertivas:
I. Agenda 21 e os meios para sua implementação.
II. Declaração do Desenvolvimento Agropecuário.
III. Convenção-quadro sobre Mudanças Climáticas.
IV. Convenção sobre Diversidade Biológica.
V. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
Assinale a alternativa que apresenta acordos aprovados na Eco-92:
Escolha uma:
I, III, IV e V. A Declaração do Desenvolvimento Agropecuário não foi um acordo aprovado na Eco-92. Na ocasião, foram aprovados cinco acordos internacionais (CNUMAD, 2001): 1. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; 2. Agenda 21 e os meios para sua implementação; 3. Declaração de Florestas; 4. Convenção-quadro sobre Mudanças Climáticas; 5. Convenção sobre Diversidade Biológica. Conteúdo abordado na questão: Capítulo 1 Visão unidimensional de desenvolvimento e necessidade de legislação ambiental da Parte II. Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental/ Tema: Principais convenções e sua importância para a implementação de propostas de educação ambiental – Conferência do Rio de Janeiro.
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A resposta correta é: I, III, IV e V..
Questão 8
Incorreto
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Texto da questão
A educação ambiental deve contribuir para que ocorram mudanças na realidade que o indivíduo está inserido, não apenas__________, mas, num sentido mais amplo, envolvendo aspectos _______e _______.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Escolha uma:
A educação ambiental deve contribuir para que ocorram mudanças na realidade que o indivíduo está inserido, não apenas comportamentais, mas num sentido mais amplo, envolvendo aspectos políticos e sociais. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades prática na educação ambiental.
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A resposta correta é: comportamentais; políticos, sociais..
Questão 9
Correto
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Texto da questão
O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro.
Escolha uma:
Visão naturalista ou conservacionista.
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Visão naturalista ou conservacionista..
Questão 10
Correto
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Texto da questão
A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México. De fato, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.
(Adaptado do site: http://www.brasilescola.com/geografia/revolucao-verde.htm)
Essa revolução durou por duas décadas, com uma série de medidas sem as devidas reflexões sobre o seu impacto no ambiente rural. Consequências que podem ser percebidas até hoje no meio ambiente rural brasileiro.
Neste contexto, assinale a seguir as consequências da Revolução Verde consideradas verdadeiras (V) e as que são consideradas falsas (F).
(__) Desigualdades sociais causadas pela concentração fundiária.
(__) Descontaminação do meio ambiente.
(__) Erosão do solo.
(__) Aumento do consumo de produtos químicos na produção agrícola.
(__) As desigualdades sociais foram diminuídas pela concentração fundiária.
Marque a alternativa que preenche corretamente os espaços.
Escolha uma:
São consequências da Revolução Verde: Desigualdades sociais causadas pela concentração fundiária; Erosão do solo; Aumento do consumo de produtos químicos na produção agrícola. Não são consequências da Revolução Verde: Descontaminação do meio ambiente; As desigualdades sociais foram diminuídas pela concentração fundiária. Logo, a resposta correta é: V, F, V, V, F. A Revolução Verde, por exemplo, colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século, foi pensada como uma forma de modernizar o setor agrário. Essa revolução consistiu, durante essas décadas, em uma série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola nos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir uma alta produtividade, entre outras melhoras. As consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro. Dentre elas podemos destacar o agravamento das desigualdades sociais causado pela concentração fundiária, a contaminação do meio ambiente rural brasileiro, a erosão do solo, entre muitas outras (UMBELINO, 1988). Além disso, o tempo mostrou que a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos por esse modelo não era compatível com as posses dos pequenos produtores rurais dos países em desenvolvimento (BERZOSA, 1996). Conteúdo abordado na questão: Capítulo 1 Visão unidimensional de desenvolvimento e necessidade de legislação ambiental da Parte II. Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental/ Tema: Contexto histórico das teorias desenvolvimentistas e os problemas ambientais atuais.
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A resposta correta é: V, F, V, V, F.
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