Educação Ambiental 6

Questão 1

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A Conferência de Belgrado, ocorreu na Iugoslávia, em 1975, em resposta as recomendações da Conferência de Estocolmo. Nesse encontro,  foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental deveria ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais. Esse encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente. A Carta de Belgrado declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE Nº “2” (A nova ética planetária, ou seja,  a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras.), CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p 164. CAP 2. A Conferência de Belgrado, realizada na Iugoslávia teve como principal tema, a urgência de uma nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras (DIAS, 1994). Esse encontro promovido pela UNESCO, reunindo 65 países, gerou a Carta de Belgrado, que preconizava a já citada nova ética planetária (PEDRINI, 1997).

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Questão 2

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Texto da questão

A Lei Nº 9795/99 estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Normatizou todo o processo referente à Educação Ambiental, traz princípios básicos e objetivos que são importantes para a sua efetivação, reforça a questão da educação ambiental como um direito de todos, e também como um componente essencial e permanente da educação nacional. Assim, pode-se dizer que essa Lei veio “qualificar a educação ambiental indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis pela sua  implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação” (LAYRARGUES; LIPAI; PEDRO, 2007, p.25). No seu artigo 4º, encontramos os incisos que se referem aos princípios básicos dessa normatização. Analise cada um desses princípios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
 (   ) I- O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.   
 (  ) II - A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
 (   ) III - O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter,  multi  e transdisciplinaridade.
 (   ) IV - A desvinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
 (   ) V - A garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
#GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,V,V,F,V), CONFORME livro p. 49 Cap. 3. A Lei 9795/99 reforça a necessidade da presença da educação ambiental nos diferentes níveis e modalidades da educação formal, devendo ser aplicada na educação de jovens e adultos, na educação  a distância, na educação especial e na educação indígena. Enfatiza o caráter interdisciplinar da educação ambiental, reforçando a ideia de que não deve ser implantada como disciplina específica, mas que traz como princípios e objetivos para a prática dessa educação ambiental, no seu artigo 4º:
I-             o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II-            a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III-           o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinariedade.
IV-          a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
V-            a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.

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Questão 3

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Texto da questão

De acordo com (SERRANO, 2001), a Revolução Verde foi colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século passado. Ela consistiu numa série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola dos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir alta produtividade, melhoria dos sistemas de irrigação, do uso de fertilizantes e pesticidas e da capacidade da população no manejo destas técnicas. Sobre as consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões, que podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro, podemos destacar:
I- Diminuição das desigualdades sociais, pela menor concentração fundiária.
II – Problemas ambientais sérios, tais como a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos e a erosão do solo.
III – Os pequenos produtores rurais muitas vezes não conseguiram acompanhar o modelo de desenvolvimento pregado pela Revolução Verde, como por exemplo, a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 146. As frases II e III estão corretas, enquanto que a frase I é falsa. O correto nessa frase seria: uma das consequências da Revolução Verde no Brasil foi o agravamento das desigualdades sociais causado pela concentração fundiária. Conteúdo abordado na questão: Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental

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Questão 4

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Texto da questão

A Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, em seu artigo 1º, diz que:
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Sobre as condições em que a prática da educação ambiental está sendo introduzida nas escolas brasileiras, assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 36 CAP 3. Segundo (BRASIL, 2001, p.18): O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade que irá atuar e não contempla a educação ambiental. Conteúdo abordado na questão: Educação Ambiental na escola.

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Questão 5

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Texto da questão

Orientação proferida na Conferência de Tbilisi (Unesco, 1977), diz que “a educação ambiental é o resultado de uma orientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas que facilitam a percepção integrada do meio ambiente, tornando possível uma ação mais racional e capaz de responder às necessidades sociais”.
Que nome se dá a essa proposta de ensino voltada à articulação de diversas disciplinas e experiências educativas?
Escolha uma:
Orientação proferida na Conferência de Tbilisi sobre a necessidade de articulação de diversas disciplinas e experiências educativas como forma de promoção adequada da educação ambiental. A essa prática dá-se o nome de “formação interdisciplinar”. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: A teoria e a prática na educação ambiental.

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Questão 6

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Texto da questão

Sobre a relevância da formação de professores voltados para a educação ambiental, assinale abaixo como verdadeira ou falsa cada uma das assertivas:
(__) A educação ambiental cada vez mais se restringe como preocupação de profissionais envolvidos com a escola e com organizações que lutam pela preservação do meio ambiente;
(__) A educação ambiental tende a se manter como de interesse exclusivo de biólogos, ecologistas, geógrafos e professores;
(__) A educação ambiental deixou de ser uma preocupação exclusiva de profissionais envolvidos com a escola e que lutam pela preservação do meio ambiente, uma vez que todos estão sujeitos aos efeitos decorrentes dos problemas ambientais;
(__) Hoje a educação ambiental transcende o envolvimento apenas de biólogos, ecologistas, geógrafos e professores, já que se trata de uma questão presente na vida de todos.
Agora, escolha a alternativa que indica a ordem correta das respostas:
Escolha uma:
A primeira e a segunda assertiva são falsas, já que ambas as assertivas negam que cada vez mais se torna necessário o envolvimento de profissionais de outras áreas no que diz respeito às questões ambientais, uma vez que todos são afetados por eventuais problemas decorrentes da degradação ambiental. A terceira e a quarta assertiva são verdadeiras, na medida em que sugerem a necessidade do envolvimento de pessoas além daquelas que trabalham com escolas e organizações que lutam pela preservação do meio ambiente. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 6 A educação ambiental e a formação de professores, assunto: Reflexões sobre a formação dos professores para o ensino formal.

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Questão 7

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Texto da questão

Sobre a chamada “educação ambiental crítica”, assinale abaixo como verdadeira ou falsa cada uma das assertivas:
(__) A educação ambiental crítica é reconhecida pelo seu caráter conservador e pouco dialógico.
(__) A educação ambiental crítica desconsidera os elementos sociais na leitura de mundo, focando-se exclusivamente em processos ecológicos.
(__) A educação ambiental crítica tem caráter transformador, emancipatório e dialógico.
(__) A educação ambiental crítica tem como sua principal marca ser uma “prática social”, que vincula processos ecológicos aos elementos sociais na leitura do mundo.
Agora, escolha a alternativa que indica a ordem correta das respostas:
Escolha uma:
A primeira assertiva é falsa, uma vez que a Educação Ambiental Crítica é reconhecida justamente por ser “sinônimo de educação transformadora, popular, emancipatória e dialógica, ficando sempre próxima da abordagem denominada ecopedagogia”. A segunda assertiva também é falsa, já que a Educação Ambiental Crítica tem como sua marca principal “ser uma prática social, que necessita vincular os processos ecológicos aos elementos sociais na leitura de mundo”. A terceira assertiva é verdadeira, uma vez que as características elencadas na assertiva condizem com o que se pensa sobre a Educação Ambiental Crítica, uma prática social de caráter transformador, dialógico e emancipatório. Quanto à quarta assertiva, também é verdadeira na medida em que justamente o que constitui essa educação ambiental como “crítica” é levar se tratar de uma prática social que leva em consideração os elementos sociais que influenciam nossa leitura de mundo. Logo, a reposta correta é F; F; V; V. Conteúdo abordado na questão: Capítulo 7. Os desafios de uma educação ambiental crítica nas escolas. PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina / Tema: Educação ambiental crítica nas escolas.

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Questão 8

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Texto da questão

Um dos grandes desafios para a educação ambiental é a superação da dicotomia existente entre teoria e prática. Uma das propostas sugeridas no livro da disciplina a fim de tentar aliar teoria e prática é o projeto “Memória Viva”. Considerando o que consta do material de apoio, em que consiste essa proposta (“Memória Viva”)?
Escolha uma:
“Com a perspectiva de implantar um modelo inovador no trabalho com a educação ambiental, sugere-se como atividade para ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental “Memória viva”, que valoriza o conhecimento da comunidade (DIAS, 2000). Essa atividade consiste em convidar moradores que vivem a mais tempo na cidade para conversar com os alunos a respeito de como era a cidade anteriormente, em relação à fauna e flora locais, os rios, as florestas, a energia elétrica, o clima, hoje tema muito interessante e que pode render informações importantes. Após essa pesquisa, o professor pode fazer anotações com os alunos e elaborar um quadro com as conclusões, reconhecendo o que melhorou e o que piorou com o passar do tempo”. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 6 A educação ambiental e a formação de professores, assunto: Reflexões sobre a formação dos professores para o ensino formal.

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Questão 9

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Texto da questão

Diferentes atividades práticas e projetos de educação ambiental desenvolvidos em uma perspectiva interdisciplinar contribuem para formação de cidadãos atuantes em prol de um ambiente equilibrado.
Relacione a prática para o trabalho de educação ambiental, com os seu respectivo benefício.
Prática
1) Contar de histórias
2) Histórias em quadrinhos
3) Experimento com decomposição
4) Terrário
Benefício
a) Reproduz, em pequena escala, os ciclos que acontecem em um ecossistema.
b) Facilita o trabalho com crianças, principalmente da pré-escola, que possuem menor capacidade de concentração.
c) Pode atingir crianças, jovens e até pessoas que não são hábeis na leitura, provavelmente porque utilizam diferentes símbolos para expressar sentimentos, efeitos de ações, emoções.
d) Promove uma experiência para vivenciar a problemática da geração e destinação de lixo.
A relação correta é:
Escolha uma:
1) Contar de histórias b) Facilita o trabalho com crianças, principalmente da pré-escola, que possuem menor capacidade de concentração. 2) Histórias em quadrinhos c) Pode atingir crianças, jovens e até pessoas que não são hábeis na leitura, provavelmente porque utilizam diferentes símbolos para expressar sentimentos, efeitos de ações, emoções. 3) Experimento com decomposição d) Promove uma experiência para vivenciar a problemática da geração e destinação de lixo. 4) Terrário a) Reproduz, em pequena escala, os ciclos que acontecem em um ecossistema. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades pedagógicas em uma perspectiva interdisciplinar.

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Questão 10

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Texto da questão

Propor atividades dinâmicas que envolvam os alunos, que trabalhem situações do cotidiano promove a interdisciplinaridade e Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. Esse esforço coletivo poderá resultar em um trabalho interdisciplinar que muito enriquecerá a educação ambiental na escola.
Neste contexto, avalie as atividades a seguir:
I. Estudo da história: estudo teórico de conteúdos ambientais na disciplina de história.
II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim.
III. Realização de reciclagem de lixo: como uma atividade esporádica para complementação da carga horária.
IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior.
Marque a alternativa que contém exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares.
Escolha uma:
São exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares: II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior. Os demais exemplos não são de atividades dinâmicas e interdisciplinares. Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. O autor sugere o jogo Tabuleiro de histórias: A atividade consiste na apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. E a outra proposta é o Júri simulado: parte de uma situação problema, o autor usa como exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior, localizada em área preservada ambientalmente. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades pedagógicas em uma perspectiva interdisciplinar.

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