Educação Ambiental 5

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A educação ambiental nas escolas, apresenta na maioria das vezes, uma prática desvinculada da teoria. Ela restringe sua prática a projetos com temas específicos, abordando um problema geralmente local e desarticulado do currículo, impossibilitando relações com outras áreas do conhecimento. Entre os fatores que contribuem para amenizar o distanciamento entre teoria e prática na educação ambiental, assinale as informações a seguir e assinale a única opção correta.
Escolha uma:
Aliar teoria e prática na educação ambiental é um processo complexo, que envolve informações atualizadas, conceitos específicos e capacidade de articular, visando o trabalho dentro de uma proposta de transversalidade e interdisciplinaridade.

Feedback

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

De acordo com (SERRANO, 2001), a Revolução Verde foi colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século passado. Ela consistiu numa série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola dos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir alta produtividade, melhoria dos sistemas de irrigação, do uso de fertilizantes e pesticidas e da capacidade da população no manejo destas técnicas. Sobre as consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões, que podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro, podemos destacar:
I- Diminuição das desigualdades sociais, pela menor concentração fundiária.
II – Problemas ambientais sérios, tais como a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos e a erosão do solo.
III – Os pequenos produtores rurais muitas vezes não conseguiram acompanhar o modelo de desenvolvimento pregado pela Revolução Verde, como por exemplo, a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 146. As frases II e III estão corretas, enquanto que a frase I é falsa. O correto nessa frase seria: uma das consequências da Revolução Verde no Brasil foi o agravamento das desigualdades sociais causado pela concentração fundiária. Conteúdo abordado na questão: Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A Conferência de Belgrado, ocorreu na Iugoslávia, em 1975, em resposta as recomendações da Conferência de Estocolmo. Nesse encontro,  foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental deveria ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais. Esse encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente. A Carta de Belgrado declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE Nº “2” (A nova ética planetária, ou seja,  a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras.), CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p 164. CAP 2. A Conferência de Belgrado, realizada na Iugoslávia teve como principal tema, a urgência de uma nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras (DIAS, 1994). Esse encontro promovido pela UNESCO, reunindo 65 países, gerou a Carta de Belgrado, que preconizava a já citada nova ética planetária (PEDRINI, 1997).

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 192. Em seu início, o movimento ecológico brasileiro orientava-se pela visão naturalista ou conservacionista, esse fato corroborou para que as primeiras iniciativas em educação ambiental carregassem também essa visão, aliada à concepção comportamental, oriunda da psicologia. Conteúdo abordado na questão: ONGs e a luta pela preservação ambiental.

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

No tocante à educação ambiental, apesar dos esforços, é correto afirmar que atualmente o currículo dos cursos de licenciatura das faculdades e universidades brasileiras:
Escolha uma:
Atualmente os cursos de licenciatura das faculdades e universidades, e também os cursos de formação, não tem garantido o preparo efetivo dos alunos para exercício das atividades ambientais. A única alternativa que se coaduna com essa crítica é não têm garantido preparo efetivo para exercício das atividades profissionais na área ambiental, uma vez que todas as demais pincelam o que “deveria” imperar nos currículos a fim de efetivar uma educação ambiental crítica - ou seja: uma educação que alia teoria e prática. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 6 A educação ambiental e a formação de professores, assunto: A formação dos professores e os PCNs.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A elaboração de um projeto em educação ambiental envolve várias etapas e cada uma correspondente a sua atuação específica. Antes de apresentar a proposta completa do que se pretende com o projeto, é necessário apresentar uma justificativa para tal. Indique qual das alternativas descreve o que se pretende com a justificativa do projeto.
Escolha uma:
A justificativa deve incluir as razões que tornam o projeto importante, principalmente do ponto de vista da sua contribuição para a comunidade. Professores, direção, funcionários e alunos, cada um tem uma função, não devem ser meros espectadores. A questão fala da parte inicial do projeto que é a justificativa que aprova o projeto ou não. Para essa resposta, a justificativa deve incluir as razões que tornam o projeto importante, principalmente do ponto de vista da sua contribuição para a comunidade. Nos projetos de educação ambiental, geralmente vinculados a escolas, o papel de cada participante deve ser bem definido. Professores, direção, funcionários e alunos, cada um tem uma função, não devem ser meros espectadores. É na justificativa que se “vende” o projeto, ou seja, motivam-se as “pessoas a compartilharem em grupo uma mesma ideia, é neste momento que se apresenta os elementos para convencer novos parceiros, como por exemplo, aqueles que podem ajudar a financiar o projeto” (LEITE, 2001, p. 125). Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, 8. Elaboração e análise de projetos em educação ambiental, assunto: O projeto.

Feedback

Questão 7

Correto
Marcar questão

Texto da questão

De acordo com (SERRANO, 2001), a Revolução Verde foi colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século passado. Ela consistiu numa série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola dos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir alta produtividade, melhoria dos sistemas de irrigação, do uso de fertilizantes e pesticidas e da capacidade da população no manejo destas técnicas. Sobre as consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões, que podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro, podemos destacar:
Diminuição das desigualdades sociais, pela menor concentração fundiária.
II – Problemas ambientais sérios, tais como a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos e a erosão do solo.
III – Os pequenos produtores rurais muitas vezes não conseguiram acompanhar o modelo de desenvolvimento pregado pela Revolução Verde, como por exemplo, a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos.
Está correto o que se afirma em:

Escolha uma:
Frases II e III.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A formação de educadores para o trabalho com a temática ambiental possui três dimensões: 1) natureza dos conhecimentos presentes nos diferentes programas de formação; 2) valores éticos e estéticos; e 3) participação política do indivíduo.
Cada uma dessas dimensões tem sua relevância, configurando uma importante pirâmide que dá os fundamentos para a formação do pensamento crítico e reflexivo do educador voltado à temática ambiental.
Sobre as peculiaridades de cada uma dessas dimensões, assinale abaixo como verdadeira ou falsa cada uma das assertivas:
(__) Quanto a forma de se passar o conhecimento, é necessária uma abordagem ecológica que valorize as questões evolutivas e a relação do homem com a sociedade e com a natureza,
(__) A dimensão ética importa na formação do educador ambiental na medida em que permite o desenvolvimento de valores fundamentais para o controle da relação do homem com a terra.
(__) Aspectos relacionados à economia e à política devem ser desconsiderados pelo educador ambiental.
(__) A relevância de se focar na participação política do educador em temática ambiental se dá na medida em que o educador deve contribuir para a formação de cidadãos e a construção de uma sociedade mais democrática
Agora, escolha a alternativa que indica a ordem correta das respostas:
Escolha uma:
é essencial a formação nesses moldes na medida em que “poderá contribuir com a formação de um profissional mais capacitado para compreender a complexidade da dinâmica e dos inúmeros processos interativos presentes na natureza”. A segunda assertiva também está correta, sem a formação voltada à análise dos valores fundamentais que norteiam o pensamento ambiental não há como projetar um padrão a ser adotado em sociedade. A terceira alternativa é falsa: não há como oferecer uma educação crítica e reflexiva sem considerar questões de ordem política e econômica e suas respectivas influências nas questões ambientais. A quarta assertiva é correta, já que realmente não há como pensar educação ambiental crítica e reflexiva sem pensar em participação política e na construção de uma sociedade mais democrática e voltada para a questão ambiental. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 6 A educação ambiental e a formação de professores, assunto: Reflexões sobre a formação dos professores para o ensino formal. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 6 A educação ambiental e a formação de professores, assunto: Reflexões sobre a formação dos professores para o ensino formal.

Feedback

Questão 9

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Diferentes atividades práticas e projetos de educação ambiental desenvolvidos em uma perspectiva interdisciplinar contribuem para formação de cidadãos atuantes em prol de um ambiente equilibrado.
Relacione a prática para o trabalho de educação ambiental, com os seu respectivo benefício.
Prática
1) Contar de histórias
2) Histórias em quadrinhos
3) Experimento com decomposição
4) Terrário
Benefício
a) Reproduz, em pequena escala, os ciclos que acontecem em um ecossistema.
b) Facilita o trabalho com crianças, principalmente da pré-escola, que possuem menor capacidade de concentração.
c) Pode atingir crianças, jovens e até pessoas que não são hábeis na leitura, provavelmente porque utilizam diferentes símbolos para expressar sentimentos, efeitos de ações, emoções.
d) Promove uma experiência para vivenciar a problemática da geração e destinação de lixo.
A relação correta é:
Escolha uma:
1) Contar de histórias b) Facilita o trabalho com crianças, principalmente da pré-escola, que possuem menor capacidade de concentração. 2) Histórias em quadrinhos c) Pode atingir crianças, jovens e até pessoas que não são hábeis na leitura, provavelmente porque utilizam diferentes símbolos para expressar sentimentos, efeitos de ações, emoções. 3) Experimento com decomposição d) Promove uma experiência para vivenciar a problemática da geração e destinação de lixo. 4) Terrário a) Reproduz, em pequena escala, os ciclos que acontecem em um ecossistema. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades pedagógicas em uma perspectiva interdisciplinar.

Feedback

Questão 10

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Propor atividades dinâmicas que envolvam os alunos, que trabalhem situações do cotidiano promove a interdisciplinaridade e Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. Esse esforço coletivo poderá resultar em um trabalho interdisciplinar que muito enriquecerá a educação ambiental na escola.
Neste contexto, avalie as atividades a seguir:
I. Estudo da história: estudo teórico de conteúdos ambientais na disciplina de história.
II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim.
III. Realização de reciclagem de lixo: como uma atividade esporádica para complementação da carga horária.
IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior.
Marque a alternativa que contém exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares.
Escolha uma:
São exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares: II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior. Os demais exemplos não são de atividades dinâmicas e interdisciplinares. Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. O autor sugere o jogo Tabuleiro de histórias: A atividade consiste na apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. E a outra proposta é o Júri simulado: parte de uma situação problema, o autor usa como exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior, localizada em área preservada ambientalmente. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades pedagógicas em uma perspectiva interdisciplinar.

Feedback

Nenhum comentário