Educação Ambiental 9

Questão 1

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A educação ambiental, entendida como uma prática transformadora, enfrenta muitos desafios que vem romper com uma conjuntura de situações, existente na sociedade contemporânea, relacionadas ao descaso com o ambiente. Estabelece assim, uma nova sociedade chamada de pós-moderna ou modernidade tardia. Para tanto, é necessário que esses conhecimentos reativos a educação ambiental sejam contextualizados e que estejam incluídos no contexto global, onde o homem está inserido. Esta situação, traz para a sociedade contemporânea, vários desafios. De acordo com o contexto apresentado, analise os desafios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
Enfrentar a multiplicidade de visões.  Os pensamentos e conhecimentos não podem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, a dimensão ambiental deve estar associada às dimensões humanas, havendo a necessidade de professores preparados para trabalhar essa diversidade de visões.
Não há necessidade de preocupações com as diversas visões, os pensamentos devem ser vistos de maneira linear e hierarquizados, a dimensão social deve estar desatrelada da dimensão ambiental.
Os pensamentos e conhecimentos devem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, pois os professores estarão preparados para desenvolver nos seus alunos uma visão unilateral em relação a esses conhecimentos.
As dimensões humanas estão desatreladas das dimensões ambientais, não havendo necessidades de professores preparados para trabalhar a diversidades de visões, já que a sociedade se encontra em pleno desenvolvimento, em relação às questões ambientais.
A Educação Ambiental, através da escola, deve passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,F,F,F,V), CONFORME livro p. 30. Cap. 2.  A educação é uma área de interseção de múltiplos saberes, sendo impossível pensar a educação ambiental através da metáfora da árvore do conhecimento, em que temos um tronco em comum irradiando os galhos das diferentes “especializações” (GALLO, 1999). O pensamento e o conhecimento não podem ser pensados de maneira  linear e hierarquizadas como a metáfora que a propõe, Apesar da origem comum, vários campos devem se integrar visando à articulação dos saberes, a multiplicidade de visões. Outra metáfora, chamada rizoma, é apresentada pelo autor com base nos trabalhos de Deleuze e Guattari (1996), em que a dimensão ambiental está associada a todas as dimensões humanas, cujos conceitos estão entrelaçados, interligados, articulados, permitindo possíveis trânsitos de saberes. Assim, o professor deve estar preparado para trabalhar com a diversidade de visões, saber fazer conexão entre as culturas. É importante que a educação ambiental respeite a diversidade social, cultural e biológica e, através da escola, procure passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.

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Questão 2

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A Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, em seu artigo 1º, diz que:
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Sobre as condições em que a prática da educação ambiental está sendo introduzida nas escolas brasileiras, assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p. 36 CAP 3. Segundo (BRASIL, 2001, p.18): O profissional que irá trabalhar a temática possui formação inicial deficitária, tradicional e fragmentada. Alimenta uma prática de ensino descontextualizada da realidade que irá atuar e não contempla a educação ambiental. Conteúdo abordado na questão: Educação Ambiental na escola.

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Questão 3

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A educação ambiental nas escolas, apresenta na maioria das vezes, uma prática desvinculada da teoria. Ela restringe sua prática a projetos com temas específicos, abordando um problema geralmente local e desarticulado do currículo, impossibilitando relações com outras áreas do conhecimento. Entre os fatores que contribuem para amenizar o distanciamento entre teoria e prática na educação ambiental, assinale as informações a seguir e assinale a única opção correta.
Escolha uma:
Aliar teoria e prática na educação ambiental é um processo complexo, que envolve informações atualizadas, conceitos específicos e capacidade de articular, visando o trabalho dentro de uma proposta de transversalidade e interdisciplinaridade.

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Questão 4

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A Lei Nº 9795/99 estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Normatizou todo o processo referente à Educação Ambiental, traz princípios básicos e objetivos que são importantes para a sua efetivação, reforça a questão da educação ambiental como um direito de todos, e também como um componente essencial e permanente da educação nacional. Assim, pode-se dizer que essa Lei veio “qualificar a educação ambiental indicando seus princípios e objetivos, os atores responsáveis pela sua  implementação, seus âmbitos de atuação e suas principais linhas de ação” (LAYRARGUES; LIPAI; PEDRO, 2007, p.25). No seu artigo 4º, encontramos os incisos que se referem aos princípios básicos dessa normatização. Analise cada um desses princípios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
 (   ) I- O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.   
 (  ) II - A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
 (   ) III - O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter,  multi  e transdisciplinaridade.
 (   ) IV - A desvinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
 (   ) V - A garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
#GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,V,V,F,V), CONFORME livro p. 49 Cap. 3. A Lei 9795/99 reforça a necessidade da presença da educação ambiental nos diferentes níveis e modalidades da educação formal, devendo ser aplicada na educação de jovens e adultos, na educação  a distância, na educação especial e na educação indígena. Enfatiza o caráter interdisciplinar da educação ambiental, reforçando a ideia de que não deve ser implantada como disciplina específica, mas que traz como princípios e objetivos para a prática dessa educação ambiental, no seu artigo 4º:
I-             o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II-            a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III-           o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinariedade.
IV-          a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
V-            a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.

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Questão 5

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A educação ambiental deve contribuir para que ocorram mudanças na realidade que o indivíduo está inserido, não apenas__________, mas, num sentido mais amplo, envolvendo aspectos _______e _______.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Escolha uma:
A educação ambiental deve contribuir para que ocorram mudanças na realidade que o indivíduo está inserido, não apenas comportamentais, mas num sentido mais amplo, envolvendo aspectos políticos e sociais. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades prática na educação ambiental.

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Questão 6

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Em defesa do ambiente foram realizadas convenções internacionais no século XX, sendo que muitas foram importantes para marcar essa defesa pelos países que participaram. A que foi realizada em 1972, é considerada um marco histórico internacional, pois desencadeou a urgência de políticas ambientais em muitos países, dentre eles o Brasil. Além disso, o plano de ação dessa Conferência recomendou a capacitação de professores, sugerindo que novos métodos e recursos instrucionais fossem desenvolvidos para o trabalho com a educação ambiental. Indique nas proposições a seguir o nome da Conferência que foi esse marco histórico internacional.
Escolha uma:
Conferencia de Estocolmo. Várias convenções internacionais foram realizadas no século XX em defesa do ambiente. Esses eventos são normalmente conhecidos pelos locais onde ocorrem. A Conferência de Estocolmo, é considerada um marco histórico internacional, pois desencadeou a urgência de políticas ambientais em muitos países, inclusive no Brasil. Além de alertar os países do mundo todo para os problemas ambientais, colocou em evidência o Brasil. Para espanto de todos, representantes do Brasil apresentaram um cartaz que dizia: “Bem-vindos à poluição, estamos aberto para ela. O Brasil é um país que não tem restrições. Temos várias cidades que receberiam de braços abertos a sua poluição, porque o que nós queremos são empregos, são dólares para o nosso desenvolvimento” (DIAS, 1994, p.38). Conteúdo abordado na questão: Capítulo 1 Visão unidimensional de desenvolvimento e necessidade de legislação ambiental da Parte II. Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental/ Tema: Principais convenções e sua importância para a implementação de propostas de educação ambiental.

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Questão 7

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Hoje se fala na necessária consolidação de um novo paradigma na educação ambiental, isto é, na consolidação de uma nova postura. Postura esta que questiona as disciplinas tradicionais e apresenta novas linhas teóricas que buscam facilitar um entendimento mais amplo. Observando esse (novo) paradigma, escolha a alternativa que indica a maneira mais adequada do professor se portar em relação ao aluno.
Escolha uma:
Uma das características do “novo paradigma” é justamente o seguinte: “crer nos alunos, dar-lhes espaço”. A pedagogia ambiental, nessa medida, não pode desconsiderar o aluno em sua individualidade, como ser dotado de individualidade e capaz de contribuir para a construção do conhecimento. Dessa forma, a única alternativa adequada é: O professor deve ignorar as origens do aluno e suas experiências individuais, a fim de evitar tratamento especial para qualquer aluno. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: A teoria e a prática na educação ambiental.

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Questão 8

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A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad) reuniu 103 chefes de estado e 182 países, na cidade do Rio de Janeiro (ficou conhecida como Eco-92 ou Rio-92). Na ocasião, foram aprovados cinco acordos internacionais (CNUMAD, 2001). Sobre esses acordos, analise as seguintes assertivas:
I. Agenda 21 e os meios para sua implementação.
II. Declaração do Desenvolvimento Agropecuário.
III. Convenção-quadro sobre Mudanças Climáticas.
IV. Convenção sobre Diversidade Biológica.
V. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
Assinale a alternativa que apresenta acordos aprovados na Eco-92:
Escolha uma:
I, III, IV e V. A Declaração do Desenvolvimento Agropecuário não foi um acordo aprovado na Eco-92. Na ocasião, foram aprovados cinco acordos internacionais (CNUMAD, 2001): 1. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; 2. Agenda 21 e os meios para sua implementação; 3. Declaração de Florestas; 4. Convenção-quadro sobre Mudanças Climáticas; 5. Convenção sobre Diversidade Biológica. Conteúdo abordado na questão: Capítulo 1 Visão unidimensional de desenvolvimento e necessidade de legislação ambiental da Parte II. Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental/ Tema: Principais convenções e sua importância para a implementação de propostas de educação ambiental – Conferência do Rio de Janeiro.

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Questão 9

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Texto da questão

O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro. 
Escolha uma:
Visão naturalista ou conservacionista.

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Questão 10

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A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México. De fato, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.
Essa revolução durou por duas décadas, com uma série de medidas sem as devidas reflexões sobre o seu impacto no ambiente rural. Consequências que podem ser percebidas até hoje no meio ambiente rural brasileiro.
Neste contexto, assinale a seguir as consequências da Revolução Verde consideradas verdadeiras (V) e as que são consideradas falsas (F).
(__) Desigualdades sociais causadas pela concentração fundiária.
(__) Descontaminação do meio ambiente.
(__) Erosão do solo.
(__) Aumento do consumo de produtos químicos na produção agrícola.
(__) As desigualdades sociais foram diminuídas pela concentração fundiária.
Marque a alternativa que preenche corretamente os espaços.
Escolha uma:
São consequências da Revolução Verde: Desigualdades sociais causadas pela concentração fundiária; Erosão do solo; Aumento do consumo de produtos químicos na produção agrícola. Não são consequências da Revolução Verde: Descontaminação do meio ambiente; As desigualdades sociais foram diminuídas pela concentração fundiária. Logo, a resposta correta é: V, F, V, V, F. A Revolução Verde, por exemplo, colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século, foi pensada como uma forma de modernizar o setor agrário. Essa revolução consistiu, durante essas décadas, em uma série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola nos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir uma alta produtividade, entre outras melhoras. As consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro. Dentre elas podemos destacar o agravamento das desigualdades sociais causado pela concentração fundiária, a contaminação do meio ambiente rural brasileiro, a erosão do solo, entre muitas outras (UMBELINO, 1988). Além disso, o tempo mostrou que a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos por esse modelo não era compatível com as posses dos pequenos produtores rurais dos países em desenvolvimento (BERZOSA, 1996). Conteúdo abordado na questão: Capítulo 1 Visão unidimensional de desenvolvimento e necessidade de legislação ambiental da Parte II. Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental/ Tema: Contexto histórico das teorias desenvolvimentistas e os problemas ambientais atuais.

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