Gestor de Trânsito 1

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Ao lado da sustentabilidade e da coexistência harmoniosa entre diferentes tipos de pessoas, a mobilidade aparece como um dos três maiores problemas das cidades do século XXI. Algumas novidades recentes no modo como nos locomovemos podem alterar significativamente o cenário das estradas e vias urbanas até a década de 2050. Algumas têm potencial revolucionário mais elevado, na opinião de especialistas da Arup, multinacional inglesa que estuda mercados e aponta tendências mundiais em urbanização, transporte e consumo. Baseado neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I - Para garantir viagens com conexões perfeitas entre os vários tipos de transporte, haverá ênfase em sistemas inteligentes de tarifação, planejamento em tempo real dos trajetos e serviços confiáveis de compartilhamento de veículos.
II - Veículos sem condutor poderão andar perto uns dos outros em total segurança, beneficiando também a mobilidade da população idosa ou com dificuldade de locomoção.
III – Para Jaime Lerner, o problema da mobilidade urbana é uma questão de educação da sociedade.
IV - Cidadãos de países desenvolvidos terão tendência a preferir compartilhar acesso a um carro a comprar seu próprio veículo.
V - A combinação de diversos modais em uma rede de transportes perfeitamente integrada surge como uma das opções para melhorar a mobilidade.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Página 14 do livro da disciplina. A combinação de diversos modais em uma rede de transportes perfeitamente integrada surge como uma das opções para melhorar a mobilidade. Essa rede ofereceria ampla gama de opções de viagem, todas não poluentes: caminhada, bicicleta, pequenos veículos elétricos, carros, transporte público. As pessoas usariam uma ou mais modalidades para efetivar cada viagem. As soluções mais eficientes, como transporte público de alta capacidade e bicicleta, seriam priorizadas. Carros autônomos (sem condutor) – A tecnologia dos sistemas de navegação vai organizar melhor o fluxo de veículos e reduzir drasticamente o número de acidentes, já que veículos sem condutor poderão andar perto uns dos outros em total segurança. Isso beneficiaria também a mobilidade da população idosa ou com dificuldade de locomoção. Eficiência multi-modal – para garantir viagens com conexões perfeitas entre os vários tipos de transporte, haverá ênfase em sistemas inteligentes de tarifação, planejamento em tempo real dos trajetos e serviços confiáveis de compartilhamento de veículos. Economia compartilhada – cidadãos de países desenvolvidos terão tendência a preferir compartilhar acesso a um carro do que comprar seu próprio veículo. Isso pode levar fabricantes de automóveis a se reposicionar como prestadores de serviços em prol do deslocamento das pessoas, investindo em aplicativos para carona e compartilhamento, serviços sob demanda e outras formas para proporcionar viagens eficientes.

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Para melhorar a comunicação interna de uma empresa, é possível adotar técnicas simples para construir uma mensagem clara, eficiente e que engaja as pessoas para ações desejadas. Uma mensagem que funciona é a que é compreendida e lembrada, e tem um impacto duradouro Segundo os irmãos Chip Heath e Dan Heath, as mensagens mais eficientes, capazes de perdurar na memória, são baseadas em seis princípios. Quais são eles?
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 24 e 25 do livro da disciplina. Os irmãos Chip Heath e Dan Heath, pesquisadores das universidades Stanford e Duke, nos Estados Unidos, acreditam que “ideias que grudam” são aquelas fáceis de lembrar, que se apoiam nas experiências das pessoas e despertam o interesse. Para os autores, as mensagens mais eficientes, capazes de perdurar na memória, são baseadas em seis princípios: - Simplicidade: como identificar a essência de uma ideia e dar-lhe sentido? - Surpresa: como atrair e manter a atenção das pessoas? - Concretude: como traduzir sua ideia em algo fácil de compreender e que seja lembrado muito tempo depois? - Credibilidade: que elementos reforçam a confiança das pessoas em uma ideia? - Emoção: por que as pessoas deveriam se importar com a sua ideia? - Relatos: como convencer e engajar as pessoas em torno da sua ideia, levando-as à ação? Ao usar um ou mais desses elementos, dependendo da situação, é possível não só que as pessoas compreendam, mas principalmente que sejam motivadas a agir. Isso é especialmente importante em situações ligadas a transporte, mobilidade e trânsito.

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

“Uma empresa é feita por pessoas. São as pessoas que garantem a existência e o crescimento da organização. Diante disso, é fundamental que as organizações estruturem de forma eficaz o trabalho em equipe. O trabalho em equipe é indispensável para que a organização alcance seus objetivos, obtenha resultados extraordinários e siga em constante evolução no mercado em que está inserida.” Segundo Keller e Meaney, alguns elementos garantem um perfeito trabalho em equipe. Quais são eles?
Escolha uma:
Página 23 do livro da disciplina. No entanto, o “brilho individual” das estrelas de um time não faz dele um grupo que brilha. É preciso que os profissionais saibam como trabalhar bem juntos, para que o resultado do esforço seja notável no conjunto. Alguns elementos garantem um perfeito trabalho em equipe, segundo Keller e Meaney (2017): - Alinhamento com a direção – todos sabem para onde a empresa está indo e o papel de cada um para que esse horizonte seja alcançado. - Interação de alto nível – comunicação aberta, troca de informações, confiança, vontade de fazer as coisas acontecerem e de contornar juntos os problemas, conflitos e desafios. - Forte senso de renovação – ambiente propício a inovar, correr riscos e aprender com ideias de fora da empresa para alcançar o que realmente importa, mesmo contra todas as expectativas.

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

“As cidades nunca estiveram tão populosas. Há 200 anos apenas três urbes do mundo — Londres, Tóquio e Pequim — tinham mais de um milhão de habitantes. Hoje são 442 metrópoles que bateram os sete dígitos. Com tanta gente aglomerada, surgem problemas — de trânsito, poluição, falta de moradia e acesso à saúde —, mas também inovações — e elas estão cada vez mais hi-tech. Segundo Anthony Townsend, diretor de pesquisa do Instituto para o Futuro, soluções tecnológicas para cidades estão sendo criadas em todos os cantos do mundo, desde por pequenas empresas e indivíduos a multinacionais e governos.” Sobre o conceito de cidade inteligente, assinale a opção correta:
Escolha uma:
Página 8 do livro da disciplina. O que é, afinal, uma “cidade inteligente”? Segundo o arquiteto Paulo Tadeu Arantes, especialista em planejamento urbano pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, e doutor em estruturas ambientais pela FAU/USP, é um “modelo urbanístico sustentável, que abre espaço para que a conectividade, a sustentabilidade e a integração das funções urbanas possam garantir um ganho de qualidade na vida das pessoas”. A ideia contemporânea de cidade inteligente pensa em ambientes totalmente interligados, em que é possível viver e conviver de maneira mais fluida e natural, com a consciência de que não passamos de uma caixa estanque a outra, e sim usufruímos dos espaços urbanos de maneira mais harmoniosa e integrada. Em resumo: é uma concepção de cidade como uma estrutura integrada de vida, trabalho e mobilidade, juntos. Um ambiente em que Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão a serviço de conectar as pessoas e de coletar e processar grande quantidade de dados (big data) para proporcionar gestão e planejamento da vida urbana com base nesses dados, melhorando as condições de existência dos moradores.

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

“A comunicação nas organizações é uma das formas mais eficazes da corporação sobreviver e prosperar no mercado competitivo atual. Essa ferramenta estabelece um relacionamento entre a empresa e os funcionários, permitindo que eles acompanhem as suas principais ações e verifiquem o impacto de suas tarefas no alcance dos resultados traçados. Com isso, os colaboradores ficam mais motivados a contribuir para o sucesso da companhia.” Segundo os irmãos Heath, há seis princípios para mensagens eficientes. Analise as afirmativas abaixo:
I - Mensagens devem ser curtas porque nosso cérebro só guarda pouca informação de cada vez.
II - Ao comunicar algo, é mais eficiente associar o que está sendo dito com o que o interlocutor já conhece.
III - A consistência da sua comunicação dá o tom da sua credibilidade para falar sobre qualquer assunto.
IV - As pessoas prestam mais atenção quando se sentem envolvidas.
V - Também conhecido como storytelling, esse recurso aproxima as pessoas em torno de uma história real.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 25 a 27 do livro da disciplina. Simplicidade: Encontre a essência da mensagem – priorize a ideia central e descarte as demais. Evite valorizar a complexidade do assunto. Mensagens devem ser curtas porque nosso cérebro só guarda pouca informação de cada vez. Uma dica útil é usar analogias: a associação com o já conhecido estimula a compreensão e a memória. Em resumo, ideias simples são compactas e atêm-se à essência – como provérbios. Concretude: As pessoas “enxergam” melhor o que você diz quando a linguagem é concreta e está associada ao conhecimento ou à experiência que a pessoa já possui. Ao comunicar algo, associe com o que o interlocutor já conhece. É uma das maneiras mais eficientes de obter a compreensão do assunto. Credibilidade: A consistência da sua comunicação dá o tom da sua credibilidade para falar sobre qualquer assunto. Sempre utilize apenas informações verdadeiras, claras. Com a febre de redes sociais e recursos de comunicação instantânea como Whatsapp, é muito comum compartilhar informações sem checar a sua origem ou veracidade, espalhando boatos e mentiras mesmo sem querer. Emoção: Números por si só não traduzem a realidade; o que lhes dá significado são as relações que eles ilustram. Assim, usar estatísticas, percentuais e números é melhor compreendido quando você explica o que isso quer dizer na prática, ou qual o impacto disso na vida das pessoas. As pessoas prestam mais atenção quando se sentem envolvidas. Relatos: Também conhecido como storytelling, esse recurso aproxima as pessoas em torno de uma história real, que normalmente associa emoção, tradição e elementos da cultura regional, carregando verdades capazes de tocar e engajar as pessoas.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

As cidades brasileiras estão passando por um processo de integração das políticas públicas, e neste século muito se discute sobre ser uma “cidade inteligente”. Podemos afirmar que uma “cidade inteligente” é aquela que segue um modelo urbanístico sustentável, que haja espaços públicos para a conectividade, a sustentabilidade e a integração das funções urbanas, ou seja, uma integração da sociedade com as tecnologias e com o meio urbano, garantindo assim qualidade de vida para os cidadãos. Qual é a ideia, ou melhor, a concepção de uma cidade inteligente na contemporaneidade?
Escolha uma:
A resposta encontra-se no capítulo 01 do livro base, Cidades Inteligentes: o futuro urbano. “Cidade Inteligente” é uma concepção de cidade como uma estrutura integrada de vida, trabalho e mobilidade, um ambiente em que Tecnologias de Informação e Comunicação estão a serviço de conectar as pessoas e de coletar e processar grande quantidade de dados para proporcionar gestão e planejamento da vida urbana, e prestar serviços de qualidade a população.

Feedback

Questão 7

Correto
Marcar questão

Texto da questão

“A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento que aplica a comunicação interna e a comunicação externa para melhorar o fluxo de informações e o relacionamento organizacional, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade no mercado. É preciso atentar que comunicar-se com assertividade induz à confiabilidade. Por isso, uma empresa deve planejar bem a sua comunicação para conseguir uma boa aceitação no mercado!” Por que existem falhas de comunicação mesmo entre pessoas instruídas?
Escolha uma:
A resposta está na página 22 do livro da disciplina. Em diferentes empresas, de diversos portes e áreas de atuação, no Brasil e no exterior, a queixa parece ser sempre a mesma: a informação não circula, as pessoas não se comunicam adequadamente, os líderes não compartilham as decisões da empresa, as equipes não se ajudam, há dificuldade em compreender o que se espera de cada um no dia a dia, não há feedback nem disseminação dos rumos da empresa. As empresas sabem que o problema existe, criam campanhas internas, estabelecem processos, contratam consultorias para resolver. E depois de um tempo a coisa simplesmente não vinga. Por quê? Por que existem falhas de comunicação mesmo entre pessoas imbuídas de boa vontade para trabalhar juntas? Que fatores culturais, psicológicos ou profissionais levam equipes pequenas e grandes a não se entenderem? O primeiro ponto é que temos a tendência a acreditar que cabe ao ouvinte entender o que estamos dizendo, nos eximindo da responsabilidade de passar uma mensagem clara e objetiva.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

No conceito de cidade inteligente, a intenção é ter uma cidade que usa a tecnologia para ser eficiente, econômica, com pessoas conectadas, e cujo funcionamento se dê com base em dados, possibilitando a otimização dos recursos naturais e a redução de custos operacionais. Como aplicar este conceito em cidades não planejadas?
Escolha uma:
A resposta está na página 10 do livro da disciplina. Uma das linhas adotadas para alcançar a sustentabilidade em cidades que já existem é “reinventar a cidade” para que ela se desenvolva de maneira mais organizada e recupere áreas decadentes. A ideia é refazer a cidade e compactá-la, ao invés de expandi-la (SOUZA e AWAD, 2012). Pois, para que uma cidade seja mais sustentável, é preciso otimizar o uso de suas estruturas e espaços, para que mais gente usufrua de uma rede de serviços implantada. Três (entre vários) exemplos de uma “reestruturação produtiva” são Barcelona, na Espanha, Rio de Janeiro, no Brasil, e São Francisco, nos Estados Unidos.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Podemos afirmar que as “cidades inteligentes” estão relacionadas à inovação, a tecnologia, a eficiência e eficácia na prestação dos serviços públicos, a interação com o meio urbano, ou seja, as cidades se desenvolvem como uma rede, em que cada bairro, vila, ou localidade é parecido com o outro em termos de infraestrutura e serviços. Sendo assim pode-se concluir que a expansão da cidade não se dá a partir de um único centro e sim a partir do crescimento integrado e paralelo de áreas igualmente atendidas por todo tipo de serviço. Segundo estudiosos existem seis elementos principais para considerar uma “cidade inteligente”. Assinale a única alternativa correta que possui os seis elementos principais para considerar uma “cidade inteligente”.
Escolha uma:
A resposta encontra-se no capítulo 01 do livro base, no subtítulo: As dimensões de uma cidade inteligente. A alternativa correta é a letra a. Transporte público e mobilidade estão no mesmo tema. A administração privada possui objetivos diferentes da administração ou gestão pública de uma cidade, a burocracia é um modelo de administração e não um elemento para considerar uma “cidade inteligente”.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O trabalho do gestor de trânsito pode envolver logística, segurança, qualidade e inovação. A capacidade de gestão significa coordenação de aspectos como o deslocamento de pessoas e de bens de consumo, a garantia de acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção, a proteção a elos mais vulneráveis da cadeia de transporte, como pedestres e ciclistas. O gestor de trânsito deve pensar sempre em soluções inovadoras que beneficiem um grande número de pessoas. Pergunta-se: Quais são os papéis e atividades que um gestor de trânsito pode exercer?
Escolha uma:
Resposta encontra-se no capítulo 02 do livro base, no subtítulo: papeis do gestor de trânsito. O gestor de trânsito, ao se deparar com questões que afetam muitas pessoas, deve desenvolver uma postura de liderança, e podem trabalhar no setor público ou privado.

Feedback

Nenhum comentário