Gestor de Trânsito 2

Questão 1

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Texto da questão

“Quando se trata do futuro do trabalho, os gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem grandes líderes. O líder do futuro é aquele que possui ênfase em suas competências e comportamentos definidos a partir da organização e suas estratégias. Nesse sentido as competências para a liderança no futuro é ter uma visão ampla do negócio, saber gerenciar complexidade e mudanças, desenvolver a si mesmo e aos outros, ter alinhamento emocional e focar nos resultados.” Analise as características de um líder nas afirmativas abaixo:
I - Comunicar-se com frequência e entusiasmo.
II - Deixar claros os objetivos, recompensas e consequências.
III - Estimular o respeito mútuo.
IV - Manter-se firme e confiante diante da incerteza.
V - Oferecer uma perspectiva crítica, analisando os fatos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Página 18 do livro da disciplina. Quadro 1 – Características dos líderes 1. Assumir os valores organizacionais. 2. Comunicar-se com frequência e entusiasmo. 3. Conduzir as mudanças. 4. Dar suporte aos outros. 5. Deixar claros os objetivos, recompensas e consequências. 6. Desenvolver e compartilhar uma missão coletiva. 7. Desenvolver os outros. 8. Estimular o respeito mútuo. 9. Facilitar a colaboração no grupo. 10. Manter o grupo organizado e focado em cada tarefa. 11. Manter-se firme e confiante diante da incerteza. 12. Motivar e obter o melhor das pessoas. 13. Oferecer uma perspectiva crítica, analisando os fatos. 14. Perceber as diferenças e características de seus liderados. 15. Procurar diferentes perspectivas. 16. Reconhecer e elogiar. 17. Recuperar-se positivamente de fracassos. 18. Resolver problemas com eficiência. 19. Ter orientação para resultados. 20. Tomar decisões de qualidade.

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Questão 2

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Texto da questão

“Cidade inteligente refere-se a processos informatizados sensíveis ao contexto, lidando com um gigantesco volume de dados (Big Data), redes em nuvens e comunicação autônoma entre diversos objetos (Internet das Coisas). Inteligente aqui é sinônimo de uma cidade na qual tudo é sensível ao ambiente e produz, consome e distribui um grande número de informações em tempo real”. Segundo o estrategista urbano norte americano Boyd Cohen, são seis os elementos principais de uma cidade inteligente. Quais são eles?
Escolha uma:
Página 9 do livro da disciplina. Segundo o estrategista urbano norteamericano Boyd Cohen, são seis os elementos principais de uma cidade inteligente: meio ambiente, mobilidade, administração pública, economia, sociedade e qualidade de vida. Esses seis aspectos se combinam com um objetivo maior: sustentabilidade. A intenção é ter uma cidade que usa a tecnologia para ser eficiente, econômica, com pessoas conectadas, e cujo funcionamento se dê com base em dados, possibilitando a otimização dos recursos naturais e a redução de custos operacionais. Boyd Cohen desenhou uma metodologia para implantar uma cidade que funcione bem. É um resumo do que ele acredita ser preciso considerar ao pensar em uma cidade “ideal” e sustentável.

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Questão 3

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Texto da questão

“O mercado nunca esteve tão competitivo, com clientes mais exigentes, concorrência mais acirrada, meios de comunicação mais fragmentados, produtos com ciclo de vida mais curto e, em meio a tudo isso, as empresas têm que se destacar. Diferentemente do que muitos acreditam, a melhor forma de criar uma diferenciação não é investindo em marketing digital ou qualquer outra forma de publicidade, mas apostando em gente alinhada e engajada na busca pelos objetivos organizacionais.” Diante disto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
A resposta está na página 24 do livro da disciplina. Muitas empresas acreditam que basta ter um jornal mural ou uma newsletter interna para que todos os funcionários se sintam participantes e bem informados. No entanto, se o conteúdo não for pensado sob o ponto de vista do funcionário, ele nunca se sentirá incluído, e terá a tendência a se afastar da informação que vem da diretoria. Portanto, o planejamento da comunicação interna de uma empresa deve levar em conta o tipo de público, os anseios e os interesses de cada um, adaptando o conteúdo e a linguagem para que a informação torne-se relevante e útil. A decisão sobre quais canais usar vem a seguir, de acordo com o perfil de cada público – pode ser desde um veículo impresso até um momento de conversa informal com a equipe.

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Questão 4

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Texto da questão

“A Lei nº 12.302, de 2010, regulamentou a atividade de instrutor de trânsito. A aprovação dessa norma foi comemorada por todos os profissionais que atuam na área e que precisavam ter sua atividade reconhecida e prestigiada. Tal regulamentação contribui, e contribuirá, para o aumento do nível de segurança no trânsito e para a qualidade dos serviços prestados aos usuários de Autoescolas/Centros de Formação de Condutores.” Analise as afirmativas abaixo de acordo com o texto:
I - O gestor de trânsito pode exercer vários papéis, em instituições privadas ou em órgãos públicos.
II – O trabalho pode envolver logística, segurança, qualidade e inovação.
III - Independente da posição que ocupa, o gestor de trânsito deve pensar sempre em soluções inovadoras que beneficiem grande número de pessoas.
IV – O gestor de trânsito deve garantir de acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção e a proteção a elos mais vulneráveis da cadeia de transporte.
V – O gestor de trânsito pode trabalhar somente nos Centros de Formação de Condutores.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está na página 25 do livro da disciplina. Por isso, o gestor de trânsito pode exercer vários papeis, seja em instituições privadas (Centros de Formação de Condutores, instituições de ensino, empresas de gerenciamento de frotas ou de desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica, concessionárias de transporte rodoviário, empresas de ônibus etc.), seja em órgãos públicos (Prefeitura, Detran, Ministério dos Transportes etc.). De modo geral, seu trabalho pode envolver logística, segurança, qualidade e inovação. A capacidade de gestão significa a coordenação de aspectos como o deslocamento de pessoas e de bens de consumo (cargas/mercadorias), a garantia de acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção, e a proteção a elos mais vulneráveis da cadeia de transporte, como pedestres e ciclistas. Independente da posição que ocupa, o gestor de trânsito deve pensar sempre em soluções inovadoras que beneficiem grande número de pessoas. Soluções inovadoras não significam, necessariamente, uso intensivo da tecnologia somente porque é algo novo, digital, moderno, supostamente infalível e milagroso para resolver todos os problemas.

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Questão 5

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Texto da questão

“Quando se trata do futuro do trabalho, os gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem grandes líderes. O líder do futuro é aquele que possui ênfase em suas competências e comportamentos definidos a partir da organização e suas estratégias. Nesse sentido as competências para a liderança no futuro é ter uma visão ampla do negócio, saber gerenciar complexidade e mudanças, desenvolver a si mesmo e aos outros, ter alinhamento emocional e focar nos resultados.” Analise as afirmativas abaixo sobre os mitos da liderança:
I - O mais comum é o que confunde líder com alguém que ocupa um cargo de chefia.
II – Um dos mitos é prega que uma pessoa pode aprender a ser líder.
III – A eficiência de um líder é dada pela sua capacidade de alinhar a equipe em torno de um rumo a seguir.
IV - Um líder forma seguidores.
V - Acreditar que para ser líder é preciso ser carismático, falar bem e ser simpático é um mito.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 23 e 24 do livro da disciplina. As concepções mais atuais sobre o que é um “líder ideal” jogaram por terra alguns dos mitos sobre o tema, acalentados durante décadas. O mais comum é o que confunde líder com alguém que ocupa um cargo de chefia. A liderança pode se dar entre pares, em situações inesperadas, e é muito mais inspiradora do que um chefe que pode ser uma pessoa autoritária, desconectada da realidade do trabalho que precisa ser executado. Um segundo mito é o que prega que a liderança é inata. “Ninguém nasce líder. Uma pessoa pode aprender a ser líder”, defende César Souza, consultor de empresas na área de gestão estratégica e liderança, em seu livro A NeoEmpresa. Esse aprendizado passa pela compreensão de que, enquanto a gestão lida com processos, metas e resultados, a liderança tem a ver com pessoas, relacionamentos, transparência e confiança mútua. Também é preciso adotar atitudes como reconhecer seus erros, aceitar críticas e diálogo, ter coragem para fazer o que precisa ser feito e compartilhar conhecimento, sem vez de monopolizar informações. Acreditar que para ser líder é preciso ser carismático, falar bem e ser simpático é o terceiro mito sobre liderança, na opinião de César Souza. Na verdade, a eficiência de um líder é dada pela sua capacidade de alinhar a equipe em torno de um rumo a seguir, tomar as decisões mais acertadas (ainda que difíceis ou pouco populares) e agrupar os profissionais mais competentes. Essa característica de “colocar as pessoas certas no barco” é, aliás, um dos pontos-chave de empresas de sucesso, identificados pelo consultor de empresas norteamericano Jim Collins ao longo de uma década de pesquisas em que destrinchou o que faz uma empresa prosperar e se perpetuar. Outro ponto destacado por Collins é que essas empresas vitoriosas têm o que ele chama de “líder nível 5” – alguém que age com humildade, mas que direciona sua atuação para o que é melhor para a empresa. Não existe fórmula mágica para fazer surgir um líder, porém, e esse é o quarto mito – o de que existe um estilo certo ou ideal de liderança. Os alicerces para o líder estão mais ligados a explorar suas potencialidades e perceber adequadamente as circunstâncias sabendo agir da melhor maneira a cada situação. Por fim, há que se lembrar de que um líder não forma seguidores, e sim parceiros de jornada.

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Questão 6

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“Liderança tem a ver com influência, e através da influência e habilidade conquistamos naturalmente autoridade. Graças à autoridade, o líder consegue com que os membros da equipe façam (com boa vontade) o que ele precisa e quer. Já o poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os membros da equipe obedecem à sua vontade mesmo que eles não prefiram fazê-la. Uma das mais importantes diferenças entre Poder e Autoridade é que o Poder pode ser dado, tirado, comprado ou vendido. Já a autoridade é a essência da pessoa, está extremamente ligado ao seu caráter.” Baseado nisto, analise as afirmativas abaixo:
I - Ter responsabilidade significa ser capaz de responder por seus atos e pelos atos daqueles que lidera.
II - O poder pode vir da experiência, resultante do conhecimento.
III - O poder pode derivar da capacidade de servir como modelo, exemplo ou inspiração.
IV - O uso da força, da ameaça ou da agressão não é um tipo de poder, é um tipo de violência.
V - O poder pode significar autoridade perante outros membros do grupo.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 19 e 20 do livro da disciplina. No livro Liderança em Foco, que registra um bate-papo entre o filósofo Mario Sergio Cortella e o educador Eugênio Mussak, este diz que “o poder é construído a partir da responsabilidade” e que ter responsabilidade significa ser capaz de responder por seus atos e pelos atos daqueles que lidera. Para Mussak, o poder deriva, portanto, da “disposição que as pessoas têm de assumir responsabilidade.” De onde vem o poder? De acordo com French e Raven2 (1959), o poder pode se originar de cinco fontes diferentes: 1. O poder pode significar autoridade perante outros membros do grupo, legitimado por um cargo, como em empresas com hierarquia formal e rígida ou nas relações pais e filhos em famílias mais tradicionais, na velha dobradinha “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Esse é também o tipo de poder de um rei ou de um policial. 2. O poder pode vir da experiência, resultante do conhecimento – por exemplo, um médico sabe mais sobre doenças do que seus pacientes. 3. O uso da força, da ameaça ou da agressão pode resultar na coerção, que é também uma forma de poder, comum em situações como guerras e assaltos. 4. Outra maneira de demonstrar poder é pela capacidade de recompensar os outros – isso explica por que pessoas ricas ou em cargos elevados na empresa tendem a ser vistas como poderosas. 5. Por fim, o poder pode derivar da capacidade de servir como modelo, exemplo ou inspiração, o chamado poder de referência.

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Questão 7

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“Uma coisa é certa: velhos problemas persistem (e ganham escala), e novos surgem. Nas próximas décadas, os centros urbanos devem concentrar ainda mais gente. Não há soluções mágicas. Duas vezes maiores do que eram nos anos 1990, as cidades concentram cada vez mais gente, em uma terra cada vez mais cara. A conta não fecha. Sobra pouco espaço para resolver problemas de grande escala.” Quais são os maiores desafios das cidades no mundo todo?
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 15 e 16 do livro da disciplina. Entre os grandes desafios de cidades de todos os portes, em todo o mundo, estão: Mobilidade – Com a demanda iminente por viagens integradas de ponta a ponta, os usuários vão querer informações corretas e precisas ao longo de cada percurso, a fim de poder fazer escolhas sobre rotas e modais. Decisão a partir de dados – Para administrar uma cidade, os gestores precisam se basear em dados. Em uma cidade inteligente, as tecnologias de informação e comunicação – com sensores, armazenamento de dados em “nuvem”, conectividade e outros recursos – permitem que tudo seja registrado em tempo real, processando e sincronizando todos os dados urbanos relevantes para os gestores tomarem decisões mais acertadas e rápidas. Políticas descentralizadas – É comum os municípios terem vários órgãos ou departamentos separados para resolver todas as questões ligadas à vida urbana. Assim, transporte, habitação e meio ambiente, por exemplo, são decididos isoladamente. Se uma cidade quer ser verdadeiramente inteligente, o primeiro passo é promover a convergência entre vários setores. Montar um time que pense a cidade como um todo, e que inclua governo, iniciativa privada, entidades sem fins lucrativos e representantes de comunidades. Financiamento – Com boas ideias, como coloca-las em prática? Os países com menor poder de investimento no mundo são justamente onde a população mais vai crescer até 2050, acarretando os maiores problemas em suas cidades. Redução da desigualdade – Um dos conceitos essenciais de uma cidade que funciona bem é a coexistência, a integração das pessoas, na opinião do arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Separar as pessoas por raça, padrão socioeconômico ou religião é um erro comum. “A cidade é um sonho coletivo”, diz ele, que defende a participação da comunidade na elaboração do plano de expansão e desenvolvimento de uma cidade.

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Questão 8

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Aplicativos, softwares e outras ferramentas que a tecnologia digital oferece, via internet, abrem novas possibilidades de interação entre as pessoas. Muito além do contato pessoal com amigos e familiares pelas redes sociais, o uso profissional desses recursos traz uma série de vantagens para integrar equipes em diferentes locais, organizar o fluxo de informações e alinhar processos de trabalho. A tecnologia colaborativa possui papéis importantes no aumento da produtividade. Analise as afirmativas abaixo sobre esses papéis:
I - Compartilhar ideias entre pessoas ou grupos ainda não conectados e co-criar produtos, serviços e experiências, somando ideias de todos.
II - Acionar outras pessoas, especialistas ou fontes de informação somente quando necessário, reduzindo custos fixos de uma equipe de trabalho.
III - Distribuir e dividir a carga de trabalho, os custos ou os riscos entre os participantes de um projeto.
IV - Fazer avaliações em conjunto, já que um grupo pode trazer mais ideias e percepções do que um indivíduo isoladamente.
V - Fazer pesquisas rapidamente com grande número de pessoas para medir o impacto de um projeto.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 28 e 29 do livro da disciplina. Segundo um estudo4 do McKinsey Global Institute, o incremento na comunicação e no acompanhamento das tarefas graças a tecnologias colaborativas (também chamadas de tecnologias sociais) pode aumentar a produtividade da equipe em até 25%. Em resumo, os dez papeis mais importantes das tecnologias colaborativas são: - Compartilhar ideias entre pessoas ou grupos ainda não conectados; - Co-criar produtos, serviços e experiências, somando ideias de todos; - Engajar todos os envolvidos em um projeto, dando-lhes voz ativa e canais para participação; - Acionar outras pessoas, especialistas ou fontes de informação somente quando necessário, reduzindo custos fixos de uma equipe de trabalho; - Coordenar atividades, dando flexibilidade aos indivíduos para trabalharem onde e no horário que quiserem (mobilidade que poupa tempo e dinheiro); - Distribuir e dividir a carga de trabalho, os custos ou os riscos entre os participantes de um projeto; - Perceber padrões para detectar tendências, oportunidades ou ameaças, mapeando necessidades de maneira mais rápida, abrangente e barata; - Fazer avaliações em conjunto, já que um grupo pode trazer mais ideias e percepções do que um indivíduo isoladamente; - Fazer pesquisas rapidamente com grande número de pessoas para medir o impacto de um projeto; - Permitir que várias pessoas participem e discutam possibilidades, antes de chegar a um consenso.

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Questão 9

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Texto da questão

Na opinião de especialistas da Arup, (multinacional inglesa que estuda mercados e aponta tendências mundiais em urbanização, transporte e consumo), afirmam que as novidades no modo de como nos locomovemos poderão alterar significativamente o cenário das estradas e vias urbanas até a década de 2050. Conforme os especialistas, podemos destacar as seguintes novidades contidas no estudo: O Futuro das Rodovias.
Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas em relação aos estudos que poderão alterar o cenário das estradas e vias urbanas até 2050.
( ) Eficiência multi-modal.
( ) Carros autônomos.
( ) Política centralizada.
( ) Economia compartilhada.
Escolha uma:
A resposta encontra-se no capítulo 01 do livro base, no subtítulo: Transporte e mobilidade urbana. A única afirmação falsa e a III, pois nos países desenvolvidos e em desenvolvimento o processo de construção das políticas públicas é o modelo descentralizado, assim como no Brasil. As demais afirmações estão corretas: Carros autônomos: (sem condutor) – A tecnologia dos sistemas de navegação vai organizar melhor o fluxo de veículos. Eficiência multi-modal – para garantir viagens com conexões perfeitas entre os vários tipos de transporte, haverá ênfase em sistemas inteligentes de tarifação. Economia compartilhada – cidadãos de países desenvolvidos terão tendência a preferir compartilhar acesso a um carro do que comprar seu próprio veículo.

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Questão 10

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O filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella afirma que “o poder é construído a partir da responsabilidade e que ter responsabilidade significa ser capaz de responder por seus atos e pelos atos daqueles que lidera”. Então podemos concluir que o gestor de trânsito deve ser um líder e também saber lidar com o poder de ser um gestor. Conforme estudos o poder pode se originar de cinco fontes diferentes. Assinale a alternativa que contempla as cinco fontes diferentes de poder.
Escolha uma:
Resposta encontra-se no capítulo 02 do livro base, no subtítulo: Liderança e poder. O poder pode significar autoridade perante outros membros do grupo, legitimado por um cargo. O poder pode vir da experiência, resultante do conhecimento – por exemplo, um médico sabe mais sobre doenças do que seus pacientes. O uso da força, da ameaça ou da agressão pode resultar na coerção, que é também uma forma de poder, comum em situações como guerras e assaltos. Outra maneira de demonstrar poder é pela capacidade de recompensar os outros – isso explica por que pessoas ricas ou em cargos elevados na empresa tendem a ser vistas como poderosas. O poder pode derivar da capacidade de servir como modelo, exemplo ou inspiração, o chamado poder de referência.

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