Gestor de Trânsito 3

Questão 1

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Para melhorar a comunicação interna de uma empresa, é possível adotar técnicas simples para construir uma mensagem clara, eficiente e que engaja as pessoas para ações desejadas. Uma mensagem que funciona é a que é compreendida e lembrada, e tem um impacto duradouro Segundo os irmãos Chip Heath e Dan Heath, as mensagens mais eficientes, capazes de perdurar na memória, são baseadas em seis princípios. Quais são eles?
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A resposta está nas páginas 24 e 25 do livro da disciplina. Os irmãos Chip Heath e Dan Heath, pesquisadores das universidades Stanford e Duke, nos Estados Unidos, acreditam que “ideias que grudam” são aquelas fáceis de lembrar, que se apoiam nas experiências das pessoas e despertam o interesse. Para os autores, as mensagens mais eficientes, capazes de perdurar na memória, são baseadas em seis princípios: - Simplicidade: como identificar a essência de uma ideia e dar-lhe sentido? - Surpresa: como atrair e manter a atenção das pessoas? - Concretude: como traduzir sua ideia em algo fácil de compreender e que seja lembrado muito tempo depois? - Credibilidade: que elementos reforçam a confiança das pessoas em uma ideia? - Emoção: por que as pessoas deveriam se importar com a sua ideia? - Relatos: como convencer e engajar as pessoas em torno da sua ideia, levando-as à ação? Ao usar um ou mais desses elementos, dependendo da situação, é possível não só que as pessoas compreendam, mas principalmente que sejam motivadas a agir. Isso é especialmente importante em situações ligadas a transporte, mobilidade e trânsito.

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Questão 2

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“Quando se trata do futuro do trabalho, os gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem grandes líderes. O líder do futuro é aquele que possui ênfase em suas competências e comportamentos definidos a partir da organização e suas estratégias. Nesse sentido as competências para a liderança no futuro é ter uma visão ampla do negócio, saber gerenciar complexidade e mudanças, desenvolver a si mesmo e aos outros, ter alinhamento emocional e focar nos resultados.” Analise as características de um líder nas afirmativas abaixo:
I - Comunicar-se com frequência e entusiasmo.
II - Deixar claros os objetivos, recompensas e consequências.
III - Estimular o respeito mútuo.
IV - Manter-se firme e confiante diante da incerteza.
V - Oferecer uma perspectiva crítica, analisando os fatos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Página 18 do livro da disciplina. Quadro 1 – Características dos líderes 1. Assumir os valores organizacionais. 2. Comunicar-se com frequência e entusiasmo. 3. Conduzir as mudanças. 4. Dar suporte aos outros. 5. Deixar claros os objetivos, recompensas e consequências. 6. Desenvolver e compartilhar uma missão coletiva. 7. Desenvolver os outros. 8. Estimular o respeito mútuo. 9. Facilitar a colaboração no grupo. 10. Manter o grupo organizado e focado em cada tarefa. 11. Manter-se firme e confiante diante da incerteza. 12. Motivar e obter o melhor das pessoas. 13. Oferecer uma perspectiva crítica, analisando os fatos. 14. Perceber as diferenças e características de seus liderados. 15. Procurar diferentes perspectivas. 16. Reconhecer e elogiar. 17. Recuperar-se positivamente de fracassos. 18. Resolver problemas com eficiência. 19. Ter orientação para resultados. 20. Tomar decisões de qualidade.

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Questão 3

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“Uma empresa é feita por pessoas. São as pessoas que garantem a existência e o crescimento da organização. Diante disso, é fundamental que as organizações estruturem de forma eficaz o trabalho em equipe. O trabalho em equipe é indispensável para que a organização alcance seus objetivos, obtenha resultados extraordinários e siga em constante evolução no mercado em que está inserida.” Segundo Keller e Meaney, alguns elementos garantem um perfeito trabalho em equipe. Quais são eles?
Escolha uma:
Página 23 do livro da disciplina. No entanto, o “brilho individual” das estrelas de um time não faz dele um grupo que brilha. É preciso que os profissionais saibam como trabalhar bem juntos, para que o resultado do esforço seja notável no conjunto. Alguns elementos garantem um perfeito trabalho em equipe, segundo Keller e Meaney (2017): - Alinhamento com a direção – todos sabem para onde a empresa está indo e o papel de cada um para que esse horizonte seja alcançado. - Interação de alto nível – comunicação aberta, troca de informações, confiança, vontade de fazer as coisas acontecerem e de contornar juntos os problemas, conflitos e desafios. - Forte senso de renovação – ambiente propício a inovar, correr riscos e aprender com ideias de fora da empresa para alcançar o que realmente importa, mesmo contra todas as expectativas.

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Questão 4

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“A Lei nº 12.302, de 2010, regulamentou a atividade de instrutor de trânsito. A aprovação dessa norma foi comemorada por todos os profissionais que atuam na área e que precisavam ter sua atividade reconhecida e prestigiada. Tal regulamentação contribui, e contribuirá, para o aumento do nível de segurança no trânsito e para a qualidade dos serviços prestados aos usuários de Autoescolas/Centros de Formação de Condutores.” Analise as afirmativas abaixo de acordo com o texto:
I - O gestor de trânsito pode exercer vários papéis, em instituições privadas ou em órgãos públicos.
II – O trabalho pode envolver logística, segurança, qualidade e inovação.
III - Independente da posição que ocupa, o gestor de trânsito deve pensar sempre em soluções inovadoras que beneficiem grande número de pessoas.
IV – O gestor de trânsito deve garantir de acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção e a proteção a elos mais vulneráveis da cadeia de transporte.
V – O gestor de trânsito pode trabalhar somente nos Centros de Formação de Condutores.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está na página 25 do livro da disciplina. Por isso, o gestor de trânsito pode exercer vários papeis, seja em instituições privadas (Centros de Formação de Condutores, instituições de ensino, empresas de gerenciamento de frotas ou de desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica, concessionárias de transporte rodoviário, empresas de ônibus etc.), seja em órgãos públicos (Prefeitura, Detran, Ministério dos Transportes etc.). De modo geral, seu trabalho pode envolver logística, segurança, qualidade e inovação. A capacidade de gestão significa a coordenação de aspectos como o deslocamento de pessoas e de bens de consumo (cargas/mercadorias), a garantia de acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção, e a proteção a elos mais vulneráveis da cadeia de transporte, como pedestres e ciclistas. Independente da posição que ocupa, o gestor de trânsito deve pensar sempre em soluções inovadoras que beneficiem grande número de pessoas. Soluções inovadoras não significam, necessariamente, uso intensivo da tecnologia somente porque é algo novo, digital, moderno, supostamente infalível e milagroso para resolver todos os problemas.

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Questão 5

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Aplicativos, softwares e outras ferramentas que a tecnologia digital oferece, via internet, abrem novas possibilidades de interação entre as pessoas. Muito além do contato pessoal com amigos e familiares pelas redes sociais, o uso profissional desses recursos traz uma série de vantagens para integrar equipes em diferentes locais, organizar o fluxo de informações e alinhar processos de trabalho. A tecnologia colaborativa possui papéis importantes no aumento da produtividade. Analise as afirmativas abaixo sobre esses papéis:
I - Compartilhar ideias entre pessoas ou grupos ainda não conectados e co-criar produtos, serviços e experiências, somando ideias de todos.
II - Acionar outras pessoas, especialistas ou fontes de informação somente quando necessário, reduzindo custos fixos de uma equipe de trabalho.
III - Distribuir e dividir a carga de trabalho, os custos ou os riscos entre os participantes de um projeto.
IV - Fazer avaliações em conjunto, já que um grupo pode trazer mais ideias e percepções do que um indivíduo isoladamente.
V - Fazer pesquisas rapidamente com grande número de pessoas para medir o impacto de um projeto.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 28 e 29 do livro da disciplina. Segundo um estudo4 do McKinsey Global Institute, o incremento na comunicação e no acompanhamento das tarefas graças a tecnologias colaborativas (também chamadas de tecnologias sociais) pode aumentar a produtividade da equipe em até 25%. Em resumo, os dez papeis mais importantes das tecnologias colaborativas são: - Compartilhar ideias entre pessoas ou grupos ainda não conectados; - Co-criar produtos, serviços e experiências, somando ideias de todos; - Engajar todos os envolvidos em um projeto, dando-lhes voz ativa e canais para participação; - Acionar outras pessoas, especialistas ou fontes de informação somente quando necessário, reduzindo custos fixos de uma equipe de trabalho; - Coordenar atividades, dando flexibilidade aos indivíduos para trabalharem onde e no horário que quiserem (mobilidade que poupa tempo e dinheiro); - Distribuir e dividir a carga de trabalho, os custos ou os riscos entre os participantes de um projeto; - Perceber padrões para detectar tendências, oportunidades ou ameaças, mapeando necessidades de maneira mais rápida, abrangente e barata; - Fazer avaliações em conjunto, já que um grupo pode trazer mais ideias e percepções do que um indivíduo isoladamente; - Fazer pesquisas rapidamente com grande número de pessoas para medir o impacto de um projeto; - Permitir que várias pessoas participem e discutam possibilidades, antes de chegar a um consenso.

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Questão 6

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“A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento que aplica a comunicação interna e a comunicação externa para melhorar o fluxo de informações e o relacionamento organizacional, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade no mercado. É preciso atentar que comunicar-se com assertividade induz à confiabilidade. Por isso, uma empresa deve planejar bem a sua comunicação para conseguir uma boa aceitação no mercado!” Por que existem falhas de comunicação mesmo entre pessoas instruídas?
Escolha uma:
A resposta está na página 22 do livro da disciplina. Em diferentes empresas, de diversos portes e áreas de atuação, no Brasil e no exterior, a queixa parece ser sempre a mesma: a informação não circula, as pessoas não se comunicam adequadamente, os líderes não compartilham as decisões da empresa, as equipes não se ajudam, há dificuldade em compreender o que se espera de cada um no dia a dia, não há feedback nem disseminação dos rumos da empresa. As empresas sabem que o problema existe, criam campanhas internas, estabelecem processos, contratam consultorias para resolver. E depois de um tempo a coisa simplesmente não vinga. Por quê? Por que existem falhas de comunicação mesmo entre pessoas imbuídas de boa vontade para trabalhar juntas? Que fatores culturais, psicológicos ou profissionais levam equipes pequenas e grandes a não se entenderem? O primeiro ponto é que temos a tendência a acreditar que cabe ao ouvinte entender o que estamos dizendo, nos eximindo da responsabilidade de passar uma mensagem clara e objetiva.

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Questão 7

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“A comunicação nas organizações é uma das formas mais eficazes da corporação sobreviver e prosperar no mercado competitivo atual. Essa ferramenta estabelece um relacionamento entre a empresa e os funcionários, permitindo que eles acompanhem as suas principais ações e verifiquem o impacto de suas tarefas no alcance dos resultados traçados. Com isso, os colaboradores ficam mais motivados a contribuir para o sucesso da companhia.” Segundo os irmãos Heath, há seis princípios para mensagens eficientes. Analise as afirmativas abaixo:
I - Mensagens devem ser curtas porque nosso cérebro só guarda pouca informação de cada vez.
II - Ao comunicar algo, é mais eficiente associar o que está sendo dito com o que o interlocutor já conhece.
III - A consistência da sua comunicação dá o tom da sua credibilidade para falar sobre qualquer assunto.
IV - As pessoas prestam mais atenção quando se sentem envolvidas.
V - Também conhecido como storytelling, esse recurso aproxima as pessoas em torno de uma história real.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 25 a 27 do livro da disciplina. Simplicidade: Encontre a essência da mensagem – priorize a ideia central e descarte as demais. Evite valorizar a complexidade do assunto. Mensagens devem ser curtas porque nosso cérebro só guarda pouca informação de cada vez. Uma dica útil é usar analogias: a associação com o já conhecido estimula a compreensão e a memória. Em resumo, ideias simples são compactas e atêm-se à essência – como provérbios. Concretude: As pessoas “enxergam” melhor o que você diz quando a linguagem é concreta e está associada ao conhecimento ou à experiência que a pessoa já possui. Ao comunicar algo, associe com o que o interlocutor já conhece. É uma das maneiras mais eficientes de obter a compreensão do assunto. Credibilidade: A consistência da sua comunicação dá o tom da sua credibilidade para falar sobre qualquer assunto. Sempre utilize apenas informações verdadeiras, claras. Com a febre de redes sociais e recursos de comunicação instantânea como Whatsapp, é muito comum compartilhar informações sem checar a sua origem ou veracidade, espalhando boatos e mentiras mesmo sem querer. Emoção: Números por si só não traduzem a realidade; o que lhes dá significado são as relações que eles ilustram. Assim, usar estatísticas, percentuais e números é melhor compreendido quando você explica o que isso quer dizer na prática, ou qual o impacto disso na vida das pessoas. As pessoas prestam mais atenção quando se sentem envolvidas. Relatos: Também conhecido como storytelling, esse recurso aproxima as pessoas em torno de uma história real, que normalmente associa emoção, tradição e elementos da cultura regional, carregando verdades capazes de tocar e engajar as pessoas.

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Questão 8

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No conceito de cidade inteligente, a intenção é ter uma cidade que usa a tecnologia para ser eficiente, econômica, com pessoas conectadas, e cujo funcionamento se dê com base em dados, possibilitando a otimização dos recursos naturais e a redução de custos operacionais. Como aplicar este conceito em cidades não planejadas?
Escolha uma:
A resposta está na página 10 do livro da disciplina. Uma das linhas adotadas para alcançar a sustentabilidade em cidades que já existem é “reinventar a cidade” para que ela se desenvolva de maneira mais organizada e recupere áreas decadentes. A ideia é refazer a cidade e compactá-la, ao invés de expandi-la (SOUZA e AWAD, 2012). Pois, para que uma cidade seja mais sustentável, é preciso otimizar o uso de suas estruturas e espaços, para que mais gente usufrua de uma rede de serviços implantada. Três (entre vários) exemplos de uma “reestruturação produtiva” são Barcelona, na Espanha, Rio de Janeiro, no Brasil, e São Francisco, nos Estados Unidos.

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Questão 9

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Podemos afirmar que as “cidades inteligentes” estão relacionadas à inovação, a tecnologia, a eficiência e eficácia na prestação dos serviços públicos, a interação com o meio urbano, ou seja, as cidades se desenvolvem como uma rede, em que cada bairro, vila, ou localidade é parecido com o outro em termos de infraestrutura e serviços. Sendo assim pode-se concluir que a expansão da cidade não se dá a partir de um único centro e sim a partir do crescimento integrado e paralelo de áreas igualmente atendidas por todo tipo de serviço. Segundo estudiosos existem seis elementos principais para considerar uma “cidade inteligente”. Assinale a única alternativa correta que possui os seis elementos principais para considerar uma “cidade inteligente”.
Escolha uma:
A resposta encontra-se no capítulo 01 do livro base, no subtítulo: As dimensões de uma cidade inteligente. A alternativa correta é a letra a. Transporte público e mobilidade estão no mesmo tema. A administração privada possui objetivos diferentes da administração ou gestão pública de uma cidade, a burocracia é um modelo de administração e não um elemento para considerar uma “cidade inteligente”.

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Questão 10

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O trabalho do gestor de trânsito pode envolver logística, segurança, qualidade e inovação. A capacidade de gestão significa coordenação de aspectos como o deslocamento de pessoas e de bens de consumo, a garantia de acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção, a proteção a elos mais vulneráveis da cadeia de transporte, como pedestres e ciclistas. O gestor de trânsito deve pensar sempre em soluções inovadoras que beneficiem um grande número de pessoas. Pergunta-se: Quais são os papéis e atividades que um gestor de trânsito pode exercer?
Escolha uma:
Resposta encontra-se no capítulo 02 do livro base, no subtítulo: papeis do gestor de trânsito. O gestor de trânsito, ao se deparar com questões que afetam muitas pessoas, deve desenvolver uma postura de liderança, e podem trabalhar no setor público ou privado.

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