Gestor de Trânsito 8

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

As concepções mais atuais sobre o que é um “líder ideal” jogaram por terra alguns dos mitos sobre o tema, acalentados durante décadas. O mais comum é o que confunde líder com alguém que ocupa um cargo de chefia. No entanto, é a posição hierárquica que garante a subordinação. Um segundo mito é o que considera a liderança como característica inata. Estudos recentes indicam que a liderança pode ser aprendida. Esse aprendizado passa pela compreensão de que, enquanto a gestão lida com processos, metas e resultados, a liderança tem a ver com pessoas, relacionamentos, transparência e confiança mútua, onde é preciso adotar atitudes como reconhecer seus erros, aceitar críticas e diálogo e compartilhar conhecimento em vez de monopolizar informações. Por isso, existem algumas características que tornam uma pessoa líder. Tendo isso em mente, leia as alternativas que tratam destas características e assinale a única correta:
Escolha uma:
Cidades inteligentes: o futuro urbano (p. 19-24). Liderança é a atividade de influenciar as pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo. Esta definição parece ser válida para qualquer tipo de organização, porque em qualquer situação em que um individuo procure influenciar o comportamento de outro individuo, estamos perante o fenômeno da liderança. O comportamento de liderar envolve múltiplas funções, tais como: planificar, informar, avaliar, controlar, motivar, recuperar, punir, etc. Contudo, liderar é essencialmente, orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados objetivos ou metas. As demais alternativas negam essas possibilidades, pois transformam as habilidades e competências em negações da liderança.

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Ao seguir o modelo de planejamento urbano atual, o ritmo acelerado de urbanização irá sobrecarregar a infraestrutura das cidades, em todos os setores de serviços ao cidadão. Especialmente nos países em desenvolvimento, à medida em que as cidades e a economia se expandem e os indivíduos se tornam mais prósperos, o desejo de ter seu próprio carro fala mais alto. O resultado são ruas e ambientes cada vez mais congestionados. Para resolver, ou pelo menos minimizar este problema, existem estudos que identificam a combinação de diversos modais em uma rede de transportes perfeitamente integrada surge como uma das opções para melhorar a mobilidade. Neste sentido surgem novas tendências mundiais em urbanização, transporte e consumo. Considerando as tendências destacadas no estudo “O Futuro das Rodovias”, leia as alternativas a seguir e assinale a única correta:
Escolha uma:
Cidades inteligentes: o futuro urbano (p. 11-14). A tendência é a utilização de carros inteligentes, que trafeguem de forma rápida e segura, sem cometer os erros de avaliação ou imprudência dos motoristas. Embora a tecnologia ainda não seja suficiente para garantir carros autônomos plenos, é uma questão de tempo para que isso aconteça. As outras alternativas negam essa possibilidade. Da mesma forma, considera o egoísmo individual em relação ao trânsito como tendência. No entanto, o aumento da população deverá congestionar os modais de transporte, impondo a necessidade de compartilhar os meios de locomoção e de estruturar transportes de massa mais eficazes e eficientes, tanto pelo custo quanto pela escassez de matérias primas.

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O gestor de trânsito possui diversas responsabilidades, por isso reforça a conscientização das pessoas para que tenham uma convivência harmoniosa nas ruas e estradas. Isso significa respeito às leis e à sinalização, pois a mobilidade urbana envolve muitos agentes. Por isso a educação deve fornecer a base para que possamos compreender melhor os diferentes mundos nos quais transitamos e compartilhamos. Assim, a formação de bons motoristas ajuda a formação de bons cidadãos, por isso, instrutores e diretores de ensino têm a atribuição de ajuda-los a agir em sociedade de maneira atenta e respeitosa, pois devem ser líderes educadores. Sobre o líder educador, leia as alternativas a seguir e em seguida assinale a única correta:
Escolha uma:
Educação para o trânsito (p. 32-33); O líder educador (p. 33-34). O líder educador é aquele que cria, fornece e alimenta oportunidades de aprendizagem e enriquecimento pessoal e profissional para os membros de sua equipe. Porém, não necessariamente se apoiando na educação formal (aquela obtida por meio de cursos de especialização, participação em congressos, certificações técnicas, etc.). A mentalidade e a atitude do líder educador estão presentes no dia a dia: feedbacks constantes, diálogo aberto com a equipe, acompanhamento de desempenho, e uma constante disposição para fazer junto com a equipe, auxiliando-a com seu conhecimento e experiência. Uma das abordagens sugeridas para a aprendizagem é a desenvolvida pelo Centro de Liderança Criativa (Center for Creative Leadership), dos Estados Unidos. Os pesquisadores da instituição defendem que as pessoas aprendem de três maneiras principais: 70% por meio de experiências concretas da vida real, 20% por feedback de chefes, colegas e subordinados, e apenas 10% por meio da educação formal (cursos, seminários, congressos, treinamentos etc). Assim, campanhas de educação para o trânsito que colocam as pessoas em situações reais surtem muito mais efeito do que fornecer-lhes informação teórica.
Por isso, o papel do gestor como educador é constante, com doses cotidianas de uma aprendizagem informal. As demais alternativas não consideram estas abordagens, além de distorcê-las.

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Embora não seja novidade, as sociedades discutem sobre qual seria a melhor forma de organização das cidades. Em passado recente havia o conceito de cidade moderna, onde os espaços eram divididos em função as atividades que seriam desempenhadas, como por exemplo área industrial e área para moradias. Já a ideia contemporânea de cidade inteligente pensa em ambientes totalmente interligados, em que é possível viver e conviver de maneira mais fluida e natural. Neste sentido, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que melhor define a “cidade inteligente”, segundo Paulo Tadeu Arantes.
Escolha uma:
Cidades inteligentes: o futuro urbano (p. 7-10). A concepção de cidade inteligente parte do princípio da conectividade, tanto na mobilidade quanto nas atividades econômico sociais.As demais alternativas negam essa possibilidade, mantendo os ambientes isolados e definidos quanto a ocupação e uso do solo.

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Analise a figura a seguir:


 
Analise a figura a seguir, e assinale a alternativa que contemple o princípio da mensagem contemplado.
Escolha uma:
Simplicidade: Encontre a essência da mensagem – priorize a ideia central e descarte as demais. Evite valorizar a complexidade do assunto. Mensagens devem ser curtas porque nosso cérebro só guarda pouca informação de cada vez. Uma dica útil é usar analogias: a associação com o já conhecido estimula a compreensão e a memória. Em resumo, ideias simples são compactas e atêm-se à essência – como provérbios (Capítulo 03, p. 25).

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Analise a afirmação a seguir e assinale a opção que a completa a sentença de forma correta.
Cidade inteligente é uma concepção de cidade como uma estrutura integrada de __________________.
Escolha uma:
A ideia contemporânea de cidade inteligente pensa em ambientes totalmente interligados, em que é possível viver e conviver de maneira mais fluida e natural, com a consciência de que não passamos de uma caixa estanque a outra, e sim usufruímos dos espaços urbanos de maneira mais harmoniosa e integrada. (Cap. 1 – p. 8).

Feedback

Questão 7

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O profissional que trabalha com a gestão da segurança no trânsito atua em diversas organizações, tanto as públicas, como órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais, quanto as do âmbito privado, como os centros de formação de condutores e consultorias. Seu papel é essencial no mundo de hoje, pois são necessários profissionais criativos e dedicados para pensar em soluções que diminuam o número de acidentes e contribuam para uma melhor fluidez e mobilidade nos centros urbanos.
MERCADO EM FOCO. Os 06 maiores desafios para gestores públicos de segurança no trânsito. Disponível em: .
A respeito da importância do gestor do trânsito na sociedade atual, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
(__) As muitas variáveis inerentes ao trânsito – fluidez do tráfego, a qualidade do transporte público, a satisfação dos usuários, a segurança de todos – trazem a necessidade de um olhar que inclui elementos do urbanismo, da psicologia, da engenharia e da comunicação.
(__) O gestor do trânsito exerce um papel único, ou seja, trabalha apenas no setor público aplicando multas e controlando o tráfego.
(__) A capacidade de gestão, no contexto do gestor do trânsito, faz referência à coordenação de aspectos como o deslocamento de pessoas e de bens de consumo, garantia de acessibilidade, e a proteção a elos mais vulneráveis na cadeia do transporte.
(__) As soluções inovadoras fazem referência apenas a necessidade de se ter algo novo e infalível no contexto do trânsito.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
As muitas variáveis envolvidas – a fluidez do tráfego, a qualidade do transporte público, a satisfação dos usuários, a segurança de todos, entre outras coisas – trazem a necessidade de um olhar que inclui elementos de urbanismo, psicologia, engenharia, comunicação. O gestor de trânsito pode exercer vários papéis, seja em instituições privadas (Centros de Formação de Condutores, instituições de ensino, empresas de gerenciamento de frotas ou de desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica, concessionárias de transporte rodoviário, empresas de ônibus etc.), seja em órgãos públicos (Prefeitura, DETRAN, Ministério dos Transportes etc.). Seu trabalho pode envolver logística, segurança, qualidade e inovação. A capacidade de gestão significa a coordenação de aspectos como o deslocamento de pessoas e de bens de consumo (cargas/ mercadorias), a garantia de acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção, e a proteção a elos mais vulneráveis da cadeia de transporte, como pedestres e ciclistas. Soluções inovadoras não significam, necessariamente, uso intensivo da tecnologia somente porque é algo novo, digital, moderno, supostamente infalível e milagroso para resolver todos os problemas (Capítulo 02, p. 25).

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Já faz um tempo que se tenta implantar aqui no Brasil, a Educação para o Trânsito. Este é um assunto bem abrangente, que inclui assuntos como: direção defensiva, educação das crianças para o trânsito, noções de primeiros socorros, respeito ao pedestre, respeito à sinalização, entre tantos outros. Um dos problemas enfrentados em relação a isso é o fato de que a maioria da população só se preocupa com as informações referentes ao trânsito na época de “tirar a carteira de motorista”. No entanto, esse não deve ser o único momento para isso, pois, salvo raras exceções, é aquele corre-corre, aulas teóricas, legislação de trânsito, aulas práticas, tudo muito rápido porque se precisa da carteira. Aprende-se tudo de uma vez, tudo decorado, coisa que muito rapidamente se esquece.
INFOPÉDIA. Educação para o Trânsito. Disponível em: .
A respeito da educação para o trânsito, analise as sentenças a seguir:
I - A única responsabilidade do gestor do trânsito é contribuir para a conscientização das pessoas para uma convivência mais harmoniosa nas ruas e estradas.
II - A compreensão mais ampla de que a mobilidade urbana envolve muitos agentes é o pilar fundamental da educação para o trânsito.
III - A formação de bons motoristas ajuda na formação de bons cidadãos, pois promove uma percepção mais abrangente da dinâmica das cidades e das relações entre todos os habitantes.
IV- O líder educador é aquele que cria, fornece e alimenta oportunidades de aprendizagem e enriquecimento pessoal e profissional para os membros de sua equipe.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Uma das diversas responsabilidades de um gestor de trânsito é contribuir para a conscientização das pessoas para uma convivência mais harmoniosa nas ruas e estradas. O entendimento mais amplo de que a mobilidade urbana envolve muitos agentes e o respeito mútuo é seu pilar fundamental. A formação de bons motoristas ajuda a formação de bons cidadãos, pois lhes dá uma percepção mais abrangente da dinâmica das cidades e das relações entre todos os seus habitantes. O líder educador é aquele que cria, fornece e alimenta oportunidades de aprendizagem e enriquecimento pessoal e profissional para os membros de sua equipe (Capítulo 04, p. 32-33).

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Geert Hofstede definiu, em 1980, o conjunto de crenças e valores que predominam em diferentes sociedades, e que determinam como se dão as relações pessoais e também de trabalho. Para ele, são quatro as dimensões culturais:
Escolha uma:
O psicólogo social holandês Geert Hofstede definiu, em 1980, o conjunto de crenças e valores que predominam em diferentes sociedades, e que determinam como se dão as relações pessoais e também de trabalho. Sua Teoria das Dimensões Culturais ajuda a entender por que as pessoas se comportam de maneira diferente dependendo de seu país de origem, e facilita a gestão de equipes multiculturais. Para ele, são quatro as dimensões culturais: individualismo x coletivismo, masculino x feminino, distância do poder e empenho para evitar a incerteza. (Capítulo 2 – p. 21)

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Analise as seguintes afirmações:
Cidades inteligentes estão relacionadas a inovação, tecnologia e eficiência, com mentalidade de “aglomerados multidimensionais”
PORQUE
a cidade se desenvolve como uma rede, em que cada bairro é parecido com o outro em termos de infraestrutura de habitação e serviços.
A esse respeito, conclui-se que:
Escolha uma:
a expansão da cidade não se dá a partir de um único centro (que é supervalorizado e recebe todas as atenções) e sim a partir do crescimento integrado e paralelo de áreas igualmente atendidas por todo tipo de serviço. É o que se chama de crescimento policêntrico (vários centros). (Capítulo 1 – p. 9)

Feedback

Nenhum comentário