Gestor de Trânsito 9

Questão 1

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Texto da questão

As concepções mais atuais sobre o que é um “líder ideal” jogaram por terra alguns dos mitos sobre o tema, acalentados durante décadas. O mais comum é o que confunde líder com alguém que ocupa um cargo de chefia. No entanto, é a posição hierárquica que garante a subordinação. Um segundo mito é o que considera a liderança como característica inata. Estudos recentes indicam que a liderança pode ser aprendida. Esse aprendizado passa pela compreensão de que, enquanto a gestão lida com processos, metas e resultados, a liderança tem a ver com pessoas, relacionamentos, transparência e confiança mútua, onde é preciso adotar atitudes como reconhecer seus erros, aceitar críticas e diálogo e compartilhar conhecimento em vez de monopolizar informações. Por isso, existem algumas características que tornam uma pessoa líder. Tendo isso em mente, leia as alternativas que tratam destas características e assinale a única correta:
Escolha uma:
Cidades inteligentes: o futuro urbano (p. 19-24). Liderança é a atividade de influenciar as pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo. Esta definição parece ser válida para qualquer tipo de organização, porque em qualquer situação em que um individuo procure influenciar o comportamento de outro individuo, estamos perante o fenômeno da liderança. O comportamento de liderar envolve múltiplas funções, tais como: planificar, informar, avaliar, controlar, motivar, recuperar, punir, etc. Contudo, liderar é essencialmente, orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados objetivos ou metas. As demais alternativas negam essas possibilidades, pois transformam as habilidades e competências em negações da liderança.

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Questão 2

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Embora não seja novidade, as sociedades discutem sobre qual seria a melhor forma de organização das cidades. Em passado recente havia o conceito de cidade moderna, onde os espaços eram divididos em função as atividades que seriam desempenhadas, como por exemplo área industrial e área para moradias. Já a ideia contemporânea de cidade inteligente pensa em ambientes totalmente interligados, em que é possível viver e conviver de maneira mais fluida e natural. Neste sentido, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que melhor define a “cidade inteligente”, segundo Paulo Tadeu Arantes.
Escolha uma:
Cidades inteligentes: o futuro urbano (p. 7-10). A concepção de cidade inteligente parte do princípio da conectividade, tanto na mobilidade quanto nas atividades econômico sociais.As demais alternativas negam essa possibilidade, mantendo os ambientes isolados e definidos quanto a ocupação e uso do solo.

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Questão 3

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Estudamos que o papel do gestor de trânsito é ultrapassa o conhecimento sobre leis de trânsito de veículos e pessoas e avança no sentido de pensar a qualidade de vida nas cidades.
Sobre este tema e o conteúdo estudado, observe o conceito abaixo:
“Modelo urbanístico sustentável, que abre espaço para que a conectividade, a sustentabilidade e a integração das funções urbanas possam garantir um ganho de qualidade na vida das pessoas”.
É correto afirmar que o conceito se refere à noção de:
Escolha uma:
Capítulo 1, página 8. O que é, afinal, uma “cidade inteligente”? Segundo o arquiteto Paulo Tadeu Arantes, especialista em planejamento urbano pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, e doutor em estruturas ambientais pela FAU/USP, é um “modelo urbanístico sustentável, que abre espaço para que a conectividade, a sustentabilidade e a integração das funções urbanas possam garantir um ganho de qualidade na vida das pessoas”. É mais fácil de entender o conceito quando comparamos com a ideia de “cidade moderna” que havia no século XX. Naquela época, o empenho era por criar “segmentos” dentro do ambiente urbano – locais específicos para trabalhar, morar, circular, se divertir. Os espaços da cidade eram segregados de acordo com as suas funções, e os habitantes passavam de um espaço a outro, como ilhas independentes, na medida em que seu dia avançava.

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Questão 4

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Texto da questão

Para melhorar a comunicação, é possível adotar técnicas simples para construir uma mensagem clara, eficiente e que engaja as pessoas para ações desejadas. Em outras palavras, uma mensagem que funciona é a que é compreendida e lembrada, e tem um impacto duradouro – para mudar a opinião ou o comportamento da sua audiência. Em outras palavras, são “ideias que grudam”, fáceis de lembrar, que se apoiam nas experiências das pessoas e despertam o interesse. As mensagens mais eficientes, capazes de perdurar na memória, são baseadas em princípios. Desta forma, as alternativas a seguir agrupam esses princípios em grupos de dois. Leia com atenção e assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
Como construir mensagens eficientes (p. 24-27). Os irmãos Chip Heath e Dan Heath, pesquisadores das universidades Stanford e Duke, nos Estados Unidos, acreditam que “ideias que grudam” são aquelas fáceis de lembrar, que se apoiam nas experiências das pessoas e despertam o interesse. Para os autores, as mensagens mais eficientes, capazes de perdurar na memória, são baseadas em seis princípios2: Simplicidade: como identificar a essência de uma ideia e dar-lhe sentido? Surpresa: como atrair e manter a atenção das pessoas? Concretude: como traduzir sua ideia em algo fácil de compreender e que seja lembrado muito tempo depois? Credibilidade: que elementos reforçam a confiança das pessoas em uma ideia? Emoção: por que as pessoas deveriam se importar com a sua ideia? Relatos: como convencer e engajar as pessoas em torno da sua ideia, levando-as à ação? As demais alternativas mostram combinações distorcidas destes princípios.

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Questão 5

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Uma cidade inteligente conta com grande conexão entre a cidade e o governo por meio da tecnologia. Esta seria usada diretamente nas atividades estruturantes da cidade, chamadas de ‘verticais’. E no desenvolvimento do município seriam priorizadas as atividades que necessitam de mais melhorias. Ana mencionou a questão do trânsito em São Paulo e afirmou que existem semáforos inteligentes, que percebem o fluxo e se autorregulam para desafogar vias mais congestionadas.
FERNANDES, V. Cidades inteligentes: conexão entre governo e sociedade. PANROTAS, 2017. Disponível em: .
A respeito do que se apresenta a respeito das cidades inteligentes, analise as sentenças a seguir:
I - Cidade inteligente é um modelo urbanístico sustentável, que abre espaço para que a conectividade, a sustentabilidade e a integração das funções urbanas possam garantir um ganho na qualidade na vida das pessoas.
PORQUE
II - A cidade inteligente se empenha em criar segmentos dentro do ambiente urbano, ou seja, locais específicos para trabalhar, morar, circular, se divertir.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
É correto afirmar que: Cidade inteligente: é um “modelo urbanístico sustentável, que abre espaço para que a conectividade, a sustentabilidade e a integração das funções urbanas possam garantir um ganho de qualidade na vida das pessoas”. “cidade moderna” que havia no século XX. Naquela época, o empenho era por criar “segmentos” dentro do ambiente urbano – locais específicos para trabalhar, morar, circular, se divertir (Capítulo 01, p. 08).

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Questão 6

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Uma das linhas adotadas para alcançar a sustentabilidade nas cidades atuais é “reinventar a cidade” para que ela se desenvolva de maneira mais organizada e recupere áreas decadentes, otimizando o uso de suas estruturas e espaços para que mais gente usufrua de uma rede de serviços implantada. O conteúdo estudado trouxe três exemplos de cidades que implantaram projetos de “reestruturação produtiva”: Barcelona, na Espanha; Rio de Janeiro, no Brasil; e São Francisco, nos Estados Unidos.
De acordo com o conteúdo estudado, um dos maiores riscos de projetos de revitalização de áreas em cidades é a expulsão dos antigos moradores porque o custo para morar e viver torna-se muito alto, já que o lugar passou a ser mais valorizado. Este processo denomina-se:
Escolha uma:
Capítulo 1, página 11. Um dos riscos dessas modificações é a chamada “gentrificação”, que significa a expulsão dos antigos moradores porque o custo para morar e viver torna-se muito alto, já que o lugar passou a ser “descolado” e valorizado.

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Questão 7

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Texto da questão

Analise a figura a seguir:


 
Analise a figura a seguir, e assinale a alternativa que contemple o princípio da mensagem contemplado.
Escolha uma:
Simplicidade: Encontre a essência da mensagem – priorize a ideia central e descarte as demais. Evite valorizar a complexidade do assunto. Mensagens devem ser curtas porque nosso cérebro só guarda pouca informação de cada vez. Uma dica útil é usar analogias: a associação com o já conhecido estimula a compreensão e a memória. Em resumo, ideias simples são compactas e atêm-se à essência – como provérbios (Capítulo 03, p. 25).

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Questão 8

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De acordo com o conteúdo estudado, a combinação de diversos modais em uma rede de transportes perfeitamente integrada surge como uma das opções para melhorar a mobilidade urbana. Algumas novidades no modo de locomoção podem alterar significativamente o cenário das estradas e vias urbanas no futuro. Nesse sentido, é correto afirmar que são destaques de tendências mundiais em urbanização e transporte:
Escolha uma:
Capítulo 1, página 14; Algumas novidades recentes no modo como nos locomovemos podem alterar significativamente o cenário das estradas e vias urbanas até a década de 2050. Algumas têm potencial revolucionário mais elevado, na opinião de especialistas da Arup, multinacional inglesa que estuda mercados e aponta tendências mundiais em urbanização, transporte e consumo. Entre as destacadas no estudo O Futuro das Rodovias, estão: 1. Carros autônomos (sem condutor) – A tecnologia dos sistemas de navegação vai organizar melhor o fluxo de veículos e reduzir drasticamente o número de acidentes, já que veículos sem condutor poderão andar perto uns dos outros em total segurança. Isso beneficiaria também a mobilidade da população idosa ou com dificuldade de locomoção. 2. Eficiência multi-modal – para garantir viagens com conexões perfeitas entre os vários tipos de transporte, haverá ênfase em sistemas inteligentes de tarifação, planejamento em tempo real dos trajetos e serviços confiáveis de compartilhamento de veículos.

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Questão 9

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Texto da questão

Sobre a educação para o trânsito, analise as sentenças a seguir:
I - Uma das diversas responsabilidades de um gestor de trânsito é contribuir para a conscientização das pessoas.
II - A educação deve fornecer a base para que possamos compreender melhor os diferentes mundos nos quais transitamos.
III - A formação de bons motoristas ajuda a formação de bons cidadãos.
Está (ão) correta (s) a (s) sentença (s):
Escolha uma:
Uma das diversas responsabilidades de um gestor de trânsito é contribuir para a conscientização das pessoas para uma convivência mais harmoniosa nas ruas e estradas. Isso passa, naturalmente, pelo respeito às leis e à sinalização, mas pressupõe – e isso é o pano de fundo para todos os outros comportamentos – o entendimento mais amplo de que a mobilidade. (Capítulo 4 – p. 32)

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Questão 10

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Geert Hofstede definiu, em 1980, o conjunto de crenças e valores que predominam em diferentes sociedades, e que determinam como se dão as relações pessoais e também de trabalho. Para ele, são quatro as dimensões culturais:
Escolha uma:
O psicólogo social holandês Geert Hofstede definiu, em 1980, o conjunto de crenças e valores que predominam em diferentes sociedades, e que determinam como se dão as relações pessoais e também de trabalho. Sua Teoria das Dimensões Culturais ajuda a entender por que as pessoas se comportam de maneira diferente dependendo de seu país de origem, e facilita a gestão de equipes multiculturais. Para ele, são quatro as dimensões culturais: individualismo x coletivismo, masculino x feminino, distância do poder e empenho para evitar a incerteza. (Capítulo 2 – p. 21)

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