Teoria Geral da Administração 14

Questão 1

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Texto da questão

Na sua obra Administração geral e industrial, Fayol estabelece que administrar é uma função diferente das outras atividades de uma empresa. Seria algo diferenciado das funções de finanças, produção, comerciais ou técnicas. As funções administrativas estariam acima destas. O autor estabelece, ainda, que essa função administrativa envolve cinco elementos ou funções básicas inerentes ao trabalho do administrador. Ele foi o pioneiro em estabelecer que o trabalho de administrar deveria estar desvinculado às demais atividades de uma empresa. Aparentemente, um conceito simples, mas que se desdobra em várias consequências essenciais ao trabalho e à importância do administrador. Dentro da ótica de Fayol, o dirigente, ao alcançar os postos mais altos na hierarquia da empresa, deveria se desvencilhar dos aspectos técnicos da produção e se dedicar às funções essenciais do administrador. Assinale a alternativa que cita as cinco funções administrativas:
Escolha uma:
Comentários: As cinco funções administrativas são: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (POC3). Resposta no capítulo 2 do livro.

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Questão 2

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Planejar – é estabelecer os objetivos da empresa, especificando, também, a forma como alcançá-los; a partir de uma visão do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas; é a primeira das funções, servirá para operacionalizar as demais funções com a formalização das metas e forma de atuação. Organizar – é arranjo de todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma possível para atingir o estabelecido. Coordenar – é a coordenação dos esforços de toda a empresa é fundamental para implantar o planejamento e torná-lo viável para atingir as metas traçadas. Comandar – é o processo de executar as tarefas pelos subordinados e que eles façam o que tem de ser feito. Controlar – é definir os padrões e as medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas serão as mais compatíveis com o que a empresa espera; o controle objetiva assegurar que tudo seja feito o mais igual possível ao que foi estabelecido. Os cinco elementos citados acima (POC3) foram definidos por:
Escolha uma:
Comentários: Os cinco elementos citados acima (POC3) foram definidos por Fayol. Resposta no capítulo 2 do livro.

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Questão 3

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Em relação à liderança e seus estilos, de acordo com a teoria dos traços, somos levados a crer que um indivíduo com os traços de personalidade indicados poderá liderar qualquer grupo de sujeitos. Outra crítica que se faz a esse tipo de colocação sobre a liderança é a de que, caso um indivíduo tenha os traços psicológicos de liderança, será sempre um líder, em todas as circunstâncias da sua vida e em todos os grupos sociais a que pertence, e isso não é a realidade. Outra objeção à aceitação de que a liderança depende da personalidade é a não consideração do contexto, da situação nem do teor dos objetivos em que se revela a liderança. Por essas razões, tal teoria não teve grande espaço no âmbito da Administração. As teorias que estudam a forma como os líderes se conduzem perante seus subordinados, aquilo que o líder faz, concentram-se no comportamento do sujeito que lidera, e não nas suas características pessoais. Sob essa ótica, existem três tipos de liderança que são:
Escolha uma:
Comentários: Sob a ótica do enunciado da questão, existem três tipos de liderança que são: Liderança autocrática, Liderança liberal, Liderança democrática. Resposta no capítulo 3 do livro da disciplina.

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Questão 4

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Na sua obra Fayol estabeleceu alguns princípios orientados ao administrador, assim sendo, qual das alternativas abaixo comungam com o significado de Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
Escolha uma:
O interesse da empresa e dos planos sobressai e elimina interesses particulares e opiniões. Pag 45

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Questão 5

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A autoridade é o conceito que sustenta e mantem a estrutura burocrática. A Autoridade pode ser entendida como a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. A autoridade repousa no cargo, e não no ocupante do cargo, e advém da sua legitimidade e legalidade, sua essência é de que as ordens sejam cumpridas voluntariamente em decorrência natural do cargo legitimamente exercido.
Sobre os diferentes tipos de autoridade, analise as sentenças abaixo:
I – Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.
II – Autoridade carismática: resultante da rejeição à tradição e contra a ordem social vigente.
III – Autoridade legal, racional ou burocrática: quando as ordens dos superiores são aceitas como justificadas, porque consideradas legítimas e de acordo com certos preceitos ou normas, dos quais deriva o comando.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A autoridade tradicional, carismática e autoridade legal, racional ou burocrática. Assim as afirmativas I, II e III estão corretas. Autoridade tradicional - É uma questão cultural. Divide-se em duas formas: patrimonial – na qual os funcionários, dependentes economicamente do senhor, preservam a dominação tradicional e são seus servidores; e feudal – as funções administrativas apresentam maior grau de autonomia em relação ao senhor. Autoridade carismática: Os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam. Autoridade legal: Segundo o conceito popular, a burocracia é entendia como uma organização na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. Para Weber, é exatamente o contrário. Segundo ele, burocracia é a organização eficiente por excelência.

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Questão 6

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Foram vários os pesquisadores que se dedicaram a estudar a motivação e seus componentes. Uma das teorias sobre a motivação é a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, que estabelece que são dois os fatores que orientam e explicam o comportamento das pessoas.
Sobre a teoria dos dois fatores, analise as sentenças abaixo:
I – Os fatores higiênicos ou extrínsecos ao ser humano são os que se relacionam ao meio ambiente, ao exterior do ser humano. Os fatores motivacionais ou intrínsecos ao ser humano São fatores relacionados ao conteúdo do cargo, à natureza das tarefas inerentes a ele.
II – O fator motivação e comportamental fazem parte da teoria dos dois fatores são considerados a motivação e o comportamento do ser humano na sociedade.
III – Os fatores da teoria de Herzberg são os mais importantes pelo homem moderno. São fatores internos onde se questiona, quem eu sou e de onde eu vim. E os fatores externos, que questiona, para onde estamos indo.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Fatores higiênicos ou extrínsecos ao ser humano. Esses fatores são os que se relacionam ao meio ambiente, ao exterior do ser humano. Eles são contextuais, relacionados com o meio ambiente de trabalho, são de responsabilidade da organização e estão fora do controle das pessoas, por isso são chamados de extrínsecos. Esses fatores são: salários, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamentos internos, clima de relações entre a empresa e as pessoas. São chamados de higiênicos por serem profiláticos e preventivos. Fatores motivacionais ou intrínsecos ao ser humano São fatores relacionados ao conteúdo do cargo, à natureza das tarefas inerentes a ele, estão sob o controle da pessoa, envolvendo os sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional, as necessidades de autorrealização.

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Questão 7

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A motivação deve ser usada como um meio de melhoria da qualidade de vida nas organizações e é papel do administrador ter o conhecimento das necessidades humanas e entender quais os fatores motivacionais. Na Teoria Comportamental existem várias pesquisas para auxiliar o administrador em relação a este tema e uma das mais conhecidas é a desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) denominada de Hierarquia das Necessidades Humanas, também chamada popularmente de Pirâmide de Maslow. Segundo este estudo é possível ordenar as necessidades humanas em uma escala hierárquica, com os seguintes níveis destacados a seguir.
I. Necessidades de Estima.
II. Necessidades Fisiológicas.
III. Necessidades de Autorrealização.
IV. Necessidades Sociais.
V. Necessidades de Segurança.
A sequência correta desta hierarquia, partindo do nível mais baixo até o mais elevado é:
Escolha uma:
Resposta Correta: II, V, IV, I, III. A Pirâmide das Necessidades Humanas ou Pirâmide de Maslow é dividia em cinco níveis hierárquicos na seguinte ordem a partir de sua base: Necessidades fisiológicas, Necessidades de Segurança, Necessidades Sociais, Necessidades de Estima e Necessidades de Autorrealização. Na base da pirâmide estão os elementos que são considerados primordiais para a sobrevivência de uma pessoa, como a fome, a sede, o sexo e a respiração. Para progredir na hierarquia é necessária a conquista das condições elementares da Pirâmide, passando para os próximos níveis, um a um, até alcançar o topo. Capítulo 6.1.2 Maslow e a hierarquia das necessidades humanas.

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Questão 8

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Frederick Herzberg(1923-2000) desenvolveu a Teoria dos dois fatores a partir de entrevistas feitas com funcionários da indústria de Pittsburgh. Nessas entrevistas, diferentemente dos estudos de Abraham Maslow que estudava a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos da vida, Herzberg tinha como objetivo identificar os fatores que determinavam, no ambiente de trabalho, o grau de satisfação ou insatisfação dos trabalhadores. A partir da pesquisa, Herzberg definiu a divisão de sua teoria em dois fatores. Assinale a alternativa que apresenta quais eram estes fatores.
Escolha uma:
Resposta Correta: Fatores higiênicos e Fatores motivacionais. A preocupação de Herzberg foi com o tipo de motivação ligada à situação de trabalho. Os fatores de satisfação ligados ao desempenho da função, os higiênicos, pertencem ao ambiente, têm a ver com as relações com colegas, clima na empresa, salário, etc. Já os motivacionais são relacionados com aspectos sob controle das pessoas e ligados às competências profissionais, crescimento individual e capacidade de liderança. Capítulo 6.1.1 Motivação humana.

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Questão 9

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Popularmente a palavra burocracia é usada como adjetivo de uma organização, departamento ou ação que atrasa, é demorada nas respostas, exige muita papelada ou é um processo ineficiente. Porém, o sociólogo alemão Max Weber, em seus estudos, ao descrever os princípios que serviram de base para a Teoria Burocrática procurou estabelecer meios mais eficientes de realizar o trabalho. Assinale abaixo a alternativa que apresenta somente os princípios da Teoria Burocrática.
Escolha uma:
Resposta Correta: Impessoalidade, Hierarquia e formalidade. Para Max Weber, a burocracia é a organização por excelência. Tem como objetivo a eficiência, através da explicação, nos mínimos detalhes, de como as coisas deverão ser feitas. São Princípios da Burocracia: A hierarquia de autoridade; A racionalidade; As normas e os regulamentos; A formalidade; A Padronização plena das rotinas e dos procedimentos; As Regras e padrões para tomada de decisão. A impessoalidade; O Compromisso profissional; Os Registros escritos e detalhados e a uniformidade nas ações; A Impessoalidade, uniformidade e imparcialidade nas regras e procedimentos aplicados na empresa. Capítulo 5.1.1 A burocracia.

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Questão 10

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Uma grande empresa brasileira de calçados tem alcançado grande sucesso. Há quatro anos abriu uma nova unidade de produção na China e abriu escritórios de representação comercial em mais de 20 países. Esses escritórios têm o objetivo de promover os produtos e realizar vendas para as lojas de varejo nesses países. Desde o início da internacionalização a taxa de crescimento tem sido na casa dos dois dígitos. Um dos segredos desse sucesso é a definição de metas e alvos. As metas estão definidas tanto para os diretores das unidades de negócios quanto para os trabalhadores mais operacionais. Esses alvos estão todos interligados. Se o funcionário não consegue alcançar sua meta o diretor não conseguirá alcançar a dele.
Essa situação está enquadrada com uma das teorias da administração. Assinale a opção que nomeia corretamente a teoria contida no contexto do enunciado.
Escolha uma:
A resposta correta é administração por objetivos. Essa teoria tem como características a definição de objetivos, metas ou alvos desde a área estratégica até operacional. Dessa forma, os responsáveis têm como preocupação atingir seus objetivos com certa flexibilidade, diferente dos modelos de gestão anteriores, como na administração científica, que se preocupava com cada detalhe dos processos organizacionais.

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