Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 16

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A aprendizagem torna-se significativa quando encontramos uma situação de resolução de problemas. É um paradigma de ensino-aprendizagem, que coloca o aluno como foco central dessa interação e torna-o capaz de construir seu conhecimento a partir da solução de problemas. Essa pode ser uma solução encontrada para minimizar as dificuldades de aprendizagem na relação candidato e condutor dos Centros de Formação de Condutores. Para que se melhore todo o processo de aprendizagem, devem-se levar em consideração os estilos de aprendizagem. Segundo os estudos do Livro da Disciplina, indique a alternativa correta sobre as categorias que representam os estilos de aprendizagem:
Escolha uma:
Gabarito comentado: As categorias que representam os estilos de aprendizagem são: Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Ativa e Olfativa. Tema abordado na página 112, do Livro da Disciplina.

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Segundo a pirâmide da aprendizagem, o aprendizado acontece em diferentes escalas de retenção. A pirâmide de aprendizagem é uma representação gráfica simbólica do índice de retenção do conhecimento do indivíduo em situações de aprendizado presenciais. A questão básica é saber que método de aprendizagem poderá reunir o maior número possível de degraus da pirâmide de forma que se obtenha a máxima capacidade de retenção do conhecimento ou do aprendizado.
Abaixo indique a taxa média de retenção para cada tipo de metodologia/processo aplicados:
I. Audiovisual ( )
II. Demonstrações ( )
III. Ensinar os outros ( )
IV. Grupos de discussão ( )
V. Leitura ( )
VI. Palestras ( )
VII. Praticar fazendo ( )
O nível de capacidade de retenção para cada item é respectivamente:
Escolha uma:
Gabarito comentado:O nível de capacidade de retenção para cada item é respectivamente: Audiovisual – 20%, Demonstrações – 30%, Ensinar os outros – 80%, Grupos de discussão – 50%, Leitura – 10%, Palestras – 05%, Praticar fazendo – 75%. Tema abordado na página 119 do livro da disciplina.

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

De acordo com o aprendido, a Andragogia é a aprendizagem voltada aos adultos, aquela que, de acordo com a metodologia de ensino, possui uma educação voltada ao ser humano em sua forma adulta.
Assinale a alternativa com base no conteúdo proferido.
I) Umas das diferenças primordiais da psicologia e da Andragogia é que o professor na psicologia tem o papel de auxiliar a aprendizagem, já na Andragogia o professor tem o papel centro no processo de aprendizado.
II) Na teoria, a Andragogia faz com que o professor acabe sendo um tutor, devendo buscar atividades de grupo, trazendo amplo conhecimento teórico sobre o assunto de maneira mais aprofundada.
III) A diferença entre a pedagogia e a Andragogia é que, na psicologia o professor é responsável por toda decisão sobre o conteúdo de aprendizagem, já na Andragogia devem seguir certos pressupostos, como o adulto precisa saber o porquê precisa aprender, a bagagem educacional que os adultos possuem que são distintas de crianças, dentre outros.
IV) Ao momento que surgiu o conceito de Andragogia, esse foi considerado oposto da psicologia. Porém, ao longo da evolução e das influências das práticas da Andragogia na psicologia, este conceito passou a ser paralelo.
Escolha uma:
Gabarito comentado:Capítulo utilizado: Andragogia. I) Está incorreta, pois na Andragogia, o professor possui papel de auxiliar na aprendizagem, uma vez que os adultos possuem suas cargas educacionais, práticas e experiências de vida. Já, na psicologia, o professor tem o papel principal no processo de aprendizagem por trazer e elaborar o conteúdo que será aprendido. II) Está incorreta a alternativa, pois a Andragogia deve fazer com que o tutor possa trazer conteúdos mais práticos, com a intenção de demonstrar a importância deste aprendizado e o que mudará nas vidas dos alunos, buscando a sensação que a atividade irá mudar a vida de todos e não simplesmente conhecimento a mais.

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A escolha e o uso da estratégia didática possuem passos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim é importante dialogar sobre as etapas do planejamento e fazer a escolha das estratégias adequadas para cada momento. Falar da importância da variação, da especificidade das atividades e refletir sobre a dificuldade de construir conhecimento, informar e formar conceitos são procedimentos e atitudes importantes no processo de ensino/aprendizagem.
Conforme estudos e pesquisas, qual a estratégia mais utilizada para a abordagem de conteúdo em uma sala de aula?
Assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Reuniões Pedagógicas, no subtema: Roteiro de trabalho. Através de estudos e pesquisas, tem se constatado que uma das estratégias mais utilizadas para a abordagem de conteúdo é a exposição oral.

Feedback

Questão 5

Não respondido
Marcar questão

Texto da questão

Os efeitos da aprendizagem são guardados em nossa memória, onde poderá permanecer até um certo tempo dependendo do estímulo ou necessidade de fixação, podendo depois ser sucedido por uma mudança duradoura. No processo de memorização, há dois mecanismos distintos capazes de fixar a memória, são eles:
Escolha uma:

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Nas influências e nos processos de aprendizagem há uma que se destaca pela aprendizagem mais eficaz através da troca mútua e integrada o que possibilita a resolução de grandes problemas de forma mais eficaz. Esta é a característica da:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A Cooperação possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz e elaborada. A resposta está na Unidade VI, tópico As influências e os Processos, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Cada indivíduo possui uma forma, ritmo e estilo de absorver o conteúdo no processo de aprendizagem. Entre as categorias que representam os estilos de aprendizagem, assinale as opções corretas.
I. Cognitiva
II. Auditiva
III. Ativa
IV. Memorização
V. Visual
Estão corretas:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: Os estilos de aprendizagem são: Visual; Auditiva; Leitura/escrita; Ativa; Olfativa. A resposta está na Unidade VI, tópico Estilos de Aprendizagem, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O desempenho das competências poderá ser avaliado considerando as equipes e os indivíduos quanto ao seu comprometimento, atuação e contribuição para atingir os resultados.
Esse desempenho será analisado a partir de três habilidades, são elas:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As três habilidades que analisarão o desempenho serão: Competências Técnicas (conhecimento e experiências), Habilidades Pessoais (valor particular de cada um), Habilidades Comportamentais (reação comportamental no desenvolvimento das atividades). A resposta está na Unidade III, tópico: Análise das Variáveis, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O planejamento na educação envolve compreensão de conceitos e o uso adequado dos planejamentos. Sabemos que é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Porém, é necessário conhecermos alguns tipos de planejamento utilizados na educação. O planejamento que possui como característica o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar e sua preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, é:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: Planejar. Planejamento Educacional é o processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo. Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interação entre professor e alunos e entre os próprios alunos. Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Existem duas dimensões no Projeto Político Pedagógico de uma Escola. A dimensão que reside na efetivação da intencionalidade da escola, na formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo, enquanto prática especificamente pedagógica, é a dimensão:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar. A dimensão é a política, pois a segunda dimensão mais importante é a dimensão pedagógica, que se define no sentido das ações educativas e das características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.

Feedback

Nenhum comentário