Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 17

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

“Segundo o dicionário Michaelis, a palavra aprendizagem é derivada do substantivo aprendiz, termo que caracteriza aquele que aprende ou dá os primeiros passos em uma atividade, arte ou ofício. Assim, a aprendizagem pode ser definida como o ato de aprender ou adquirir conhecimento através da experiência ou de um método de ensino. ” A aprendizagem apresenta características necessárias ao desenvolvimento e que devem ser observadas para uma melhor organização do trabalho docente. Quais são elas?
Escolha uma:
Gabarito:A resposta está no capítulo: Dificuldades de Aprendizagem. A aprendizagem apresenta características necessárias ao desenvolvimento e que devem ser observadas para uma melhor organização do trabalho docente. A aprendizagem é um fenômeno que se distingue por ser: a) Cumulativo: o comportamento anteriormente constituído serve como base para aprendizagem de novas experiências. b) Gradativo: as situações de aprendizagem implicam em operações de complexidade sempre crescente. c) Global: o ato de aprender envolve os aspectos cognitivos, afetivo e psicomotor do indivíduo. Ao receber as informações, o indivíduo as elabora mentalmente (área cognitiva), dispõe-se ao conhecimento (área afetiva) e desenvolve as habilidades necessárias à sua aplicação (área psicomotora).

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A Andragogia é o aprendizado voltado aos adultos, os quais possuem peculiaridades a serem consideradas no momento em que o professor for conduzir o processo de aprendizado, como as experiências de vida e o conhecimento adquirido até o momento. Sobre o tema, assinale a alterativa correta com base no material didático e nas videoaulas:
I) As atividades de grupo tendem a ser mais ricas com adultos, uma vez que há trocas de experiências, com maiores discussões, em suma tais atividades constituem um aprendizado baseado em problemas e discussões de casos.
II) As inserções de atividades relacionadas a problemas do dia a dia tendem a ser mais proveitosas em adultos, pois estes costumam buscar o aprendizado com base na resolução de problemas reais, ou algo que contribua com sua vida profissional.
III) O conceito de pirâmide de aprendizagem constitui, na representação simbólica do índice, quais assuntos que os alunos adultos possuem interesse em aprender, bem como, a sua busca real por tais temas.
IV) O processo de aprendizado dos adultos pode servir como reflexão para que os alunos possam entender suas próprias deficiências, ou a necessidade de aquisição de maior conhecimento para alcançar determinada meta. Esses fatores constituem em variáveis de motivação aos alunos.
Escolha uma:
Gabarito comentado:Capítulo utilizado: Andragogia. III) Está incorreta, pois a pirâmide de aprendizagem é uma representação da retenção do conhecimento do indivíduo em situações de aprendizado presencial, como palestras, leitura, conteúdo audiovisual, praticar fazendo, ensinar outros, grupos de discussão.

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Qual plano é composto pelos planos pedagógicos e administrativos da unidade, em que apresenta a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas, o sistema de avaliação, a estrutura organizacional e administrativa da escola?
Assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: O plano da escola. O plano da escola é um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Em uma instituição de ensino, a aprendizagem é o fator de maior relevância para o sucesso ou não da instituição, o que deve ser inserido como foco central do paradigma ensino-aprendizagem.
Com base nas videoaulas e no material didático, assinale a alternativa correta:
I) Um professor cria condições que possam favorecer a aprendizagem, o que ocorre por meio de desenvolvimento de atividades com conteúdo a ser aprendido, de maneira a organizar as informações e as atividades que possibilitam o aluno a alcançar o objetivo, através da construção do conhecimento.
II) O processo de aprendizado pode ser dividido em três partes, Dinâmico, Pessoal e o Contínuo, onde este último é o aprendizado iniciado na infância e continua ao longo da vida, constituindo um processo permanente.
III) Dentre os estilos de aprendizagem podemos notas que a aprendizagem ativa é aquela que ocorre a partir de textos e pela leitura continua.
IV) Pode ser considerado que o processo de aprendizado se inicia como o refinamento de habilidades até a aquisição do conhecimento propriamente dito, constituindo um processo interno. 
Escolha uma:
Capítulo utilizado: Dificuldades de Aprendizagem. III) Está incorreta pois a aprendizagem ativa é aquela realizado pelo fazer, de maneira que o aluno possa assimilar através do campo prático.

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Nas competências e habilidades capazes de avaliar o desempenho, uma delas caracteriza-se pelas ações do indivíduo, considerando fatores de natureza interna, ou seja, aquilo que é próprio e particular de cada um, relacionado à personalidade, de modo que seja perceptível pelas atitudes quanto ao envolvimento e autodesenvolvimento e que refletem no desempenho das atividades/serviços.
Essa característica refere-se a:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As Habilidades Pessoais (valor particular de cada um) é o que define esta habilidade. A resposta está na Unidade III, tópico: Análise das Variáveis, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A definição de competências na organização é um passo a mais na formação de uma equipe centrada na qualidade e comprometimento. Competência é a união de conhecimento, habilidade e atitudes no desenvolver determinada atividade, pode-se afirmar também que a competência é composta por três variáveis. São elas:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As três variáveis que compõem a competência são: Saber Fazer (conhecimento e habilidades), querer fazer (motivação e iniciativa pessoal), Poder Fazer (recursos necessários / autonomia). A resposta está na Unidade III, tópico: Definição de Competências, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre e contém os seguintes componentes: ementa da disciplina, justificativa da disciplina em relação aos objetivos gerais da escola e do curso, objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdo, tempo provável (número de aulas do período), desenvolvimento metodológico, recursos tecnológicos, formas de avaliação e referencial teórico.
O plano de ensino, por conter componentes que o detalham, também pode ser denominado de:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: Planejamento de ensino. O plano de ensino pode ser denominado de plano de curso, plano anual ou plano de unidades didáticas.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Existe outra função ou papel desempenhado na gestão escolar também muito importante para o desenvolvido de uma boa gestão. A ele compete estar disposto a aprender o tempo todo, a pesquisar, a investir na própria formação utilizando a criatividade, a inteligência, a sensibilidade e a capacidade de interagir com outras pessoas que estejam ao seu redor. Esta função é denominada:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Supervisor Escolar compete fazer a leitura dos percursos de vida institucional, provocar a discussão e a negociação de ideias, promover a reflexão e a aprendizagem em equipe, organizar o pensamento e a ação do coletivo das pessoas como indivíduos. A resposta está na Unidade I, tópico: Atribuições do Supervisor Escolar, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A Gestão escolar tem como objetivos centrais a elaboração dos conteúdos curriculares, propor metas para serem atingidas, acompanhar o desenvolvimento e rendimento dos alunos e corpo docente entre outros. Suas especificidades compõem a proposta pedagógica da escola, também conhecida como Projeto Político Pedagógico. Neste projeto, há uma dimensão direcionada às intenções e objetivos da escola que, através da prática pedagógica, formará cidadãos participativos, compromissados, criativos entre outros.
Esta dimensão é denominada:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A Dimensão Política direciona as intenções e objetivos da escola na formação cidadã, em formar indivíduos melhores. A resposta está na Unidade I: Conceito de Gestão Escolar, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, sugerir novas metodologias aos professores para que aperfeiçoem seus métodos didáticos, acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, acompanhar o trabalho do professor junto aos alunos, são atribuições de qual profissional da escola?
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar. São funções do supervisor escolar: coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, bem como fornecer a eles materiais e sugestões de novas metodologias para enriquecer a prática pedagógica; orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, bem como sugerir novas metodologias que os avaliem na prática pedagógica e aperfeiçoem seus métodos didáticos; acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor junto ao aluno auxiliando em situações adversas.

Feedback

Nenhum comentário