Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 18

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A aprendizagem torna-se significativa quando encontramos uma situação de resolução de problemas. É um paradigma de ensino-aprendizagem, que coloca o aluno como foco central dessa interação e torna-o capaz de construir seu conhecimento a partir da solução de problemas. Essa pode ser uma solução encontrada para minimizar as dificuldades de aprendizagem na relação candidato e condutor dos Centros de Formação de Condutores. Para que se melhore todo o processo de aprendizagem, devem-se levar em consideração os estilos de aprendizagem. Segundo os estudos do Livro da Disciplina, indique a alternativa correta sobre as categorias que representam os estilos de aprendizagem:
Escolha uma:
Gabarito comentado: As categorias que representam os estilos de aprendizagem são: Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Ativa e Olfativa. Tema abordado na página 112, do Livro da Disciplina.

Feedback

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Qual plano é composto pelos planos pedagógicos e administrativos da unidade, em que apresenta a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas, o sistema de avaliação, a estrutura organizacional e administrativa da escola?
Assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: O plano da escola. O plano da escola é um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Segundo a pirâmide da aprendizagem, o aprendizado acontece em diferentes escalas de retenção. A pirâmide de aprendizagem é uma representação gráfica simbólica do índice de retenção do conhecimento do indivíduo em situações de aprendizado presenciais. A questão básica é saber que método de aprendizagem poderá reunir o maior número possível de degraus da pirâmide de forma que se obtenha a máxima capacidade de retenção do conhecimento ou do aprendizado.
Abaixo indique a taxa média de retenção para cada tipo de metodologia/processo aplicados:
I. Audiovisual ( )
II. Demonstrações ( )
III. Ensinar os outros ( )
IV. Grupos de discussão ( )
V. Leitura ( )
VI. Palestras ( )
VII. Praticar fazendo ( )
O nível de capacidade de retenção para cada item é respectivamente:
Escolha uma:
Gabarito comentado:O nível de capacidade de retenção para cada item é respectivamente: Audiovisual – 20%, Demonstrações – 30%, Ensinar os outros – 80%, Grupos de discussão – 50%, Leitura – 10%, Palestras – 05%, Praticar fazendo – 75%. Tema abordado na página 119 do livro da disciplina.

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A escolha e o uso da estratégia didática possuem passos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim é importante dialogar sobre as etapas do planejamento e fazer a escolha das estratégias adequadas para cada momento. Falar da importância da variação, da especificidade das atividades e refletir sobre a dificuldade de construir conhecimento, informar e formar conceitos são procedimentos e atitudes importantes no processo de ensino/aprendizagem.
Conforme estudos e pesquisas, qual a estratégia mais utilizada para a abordagem de conteúdo em uma sala de aula?
Assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Reuniões Pedagógicas, no subtema: Roteiro de trabalho. Através de estudos e pesquisas, tem se constatado que uma das estratégias mais utilizadas para a abordagem de conteúdo é a exposição oral.

Feedback

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Os efeitos da aprendizagem são guardados em nossa memória, onde poderá permanecer até um certo tempo dependendo do estímulo ou necessidade de fixação, podendo depois ser sucedido por uma mudança duradoura. No processo de memorização, há dois mecanismos distintos capazes de fixar a memória, são eles:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: Os mecanismos de fixação da memória são as memórias de curto e longo prazo. A resposta está na Unidade VI, tópico: O papel da memória na aprendizagem, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 6

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre e contém os seguintes componentes: ementa da disciplina, justificativa da disciplina em relação aos objetivos gerais da escola e do curso, objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdo, tempo provável (número de aulas do período), desenvolvimento metodológico, recursos tecnológicos, formas de avaliação e referencial teórico.
O plano de ensino, por conter componentes que o detalham, também pode ser denominado de:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: Planejamento de ensino. O plano de ensino pode ser denominado de plano de curso, plano anual ou plano de unidades didáticas.

Feedback

Questão 7

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Nas competências e habilidades capazes de avaliar o desempenho, uma delas caracteriza-se pelas ações do indivíduo, considerando fatores de natureza interna, ou seja, aquilo que é próprio e particular de cada um, relacionado à personalidade, de modo que seja perceptível pelas atitudes quanto ao envolvimento e autodesenvolvimento e que refletem no desempenho das atividades/serviços.
Essa característica refere-se a:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As Habilidades Pessoais (valor particular de cada um) é o que define esta habilidade. A resposta está na Unidade III, tópico: Análise das Variáveis, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 8

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Cada indivíduo possui uma forma, ritmo e estilo de absorver o conteúdo no processo de aprendizagem. Entre as categorias que representam os estilos de aprendizagem, assinale as opções corretas.
I. Cognitiva
II. Auditiva
III. Ativa
IV. Memorização
V. Visual
Estão corretas:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: Os estilos de aprendizagem são: Visual; Auditiva; Leitura/escrita; Ativa; Olfativa. A resposta está na Unidade VI, tópico Estilos de Aprendizagem, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 9

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, sugerir novas metodologias aos professores para que aperfeiçoem seus métodos didáticos, acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, acompanhar o trabalho do professor junto aos alunos, são atribuições de qual profissional da escola?
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar. São funções do supervisor escolar: coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, bem como fornecer a eles materiais e sugestões de novas metodologias para enriquecer a prática pedagógica; orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, bem como sugerir novas metodologias que os avaliem na prática pedagógica e aperfeiçoem seus métodos didáticos; acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor junto ao aluno auxiliando em situações adversas.

Feedback

Questão 10

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Existem duas dimensões no Projeto Político Pedagógico de uma Escola. A dimensão que reside na efetivação da intencionalidade da escola, na formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo, enquanto prática especificamente pedagógica, é a dimensão:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar. A dimensão é a política, pois a segunda dimensão mais importante é a dimensão pedagógica, que se define no sentido das ações educativas e das características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.

Feedback

Um comentário:

  1. Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. A avaliação de desempenho tem por finalidade apreciar, de modo sistemático e formal, as diferenças individuais de desempenho na situação de trabalho. A seguir, são funções administrativas, motivacionais e de comunicação que auxiliam no processo de avaliação de desempenho:
    I - Identificação de pontos fortes e fracos dos colaboradores e, consequentemente, da organização;

    II - Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado;

    III - Identificação de problemas de trabalho em geral, no relacionamento individual e em equipes;

    IV - Gestão de crises nas equipes e nos processos operacionais (sistemas técnicos e sociais);

    V - Apoio às pesquisas de clima organizacional.

    ResponderExcluir