Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 3

Questão 1

Correto
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Texto da questão

O gestor escolar deve ser um líder pedagógico que apoia o estabelecimento das prioridades, avaliando, participando na elaboração de programas de ensino e de programas de desenvolvimento e capacitação de funcionários. Diante do exposto, quais são as responsabilidades do gestor escolar:
Escolha uma:
ele é responsável pelas questões pedagógicas, financeiras e administrativas e precisa coordenar e com sua atribuição como gestor, motivador e agente de transformação. Pag 15.

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Questão 2

Incorreto
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Texto da questão

O grupo não pode abrir mão de ouvir os diferentes sujeitos. É necessário conhecer as pessoas, senti-las e compreendê-las, deixando emergir as divergências e os conflitos, não os negando, mas criando condições para que todos se sintam pertencendo ao grupo. Cabe à ação supervisora:
Escolha uma:
Gabarito: participar coletivamente da construção de alternativas que articule a educação aos demais processos de desenvolvimento e consolidação de relações sociais democráticas (Capítulo 1).

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Questão 3

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Texto da questão

Algo que deve ser observado no processo de planejamento e na organização geral do trabalho é o tipo de gestão que se desenvolve na escola. O planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária e centralizadora, uma vez que se pretende instituir uma cultura mais democrática e participativa nos processos desenvolvidos na escola. Uma gestão democrática não se constrói sem um planejamento participativo, que conte com o envolvimento dos segmentos representativos da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão, bem como na definição de metas e estratégias de ação. Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.
Escolha uma:
Gabarito: A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição (Capítulo 1).

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Questão 4

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Texto da questão

A figura do Inspetor Escolar nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretarias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sociopolítico. Considerando que a autonomia da instituição educacional se baseia na busca de sua identidade, expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, como manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares, a LDBEN, ao conceder autonomia às instituições de ensino destas, exige responsabilidade. Cabe à Inspeção Escolar do sistema de ensino, ao qual a instituição estiver vinculada, acompanhar o desenvolvimento de suas atividades visando à garantia da oferta de uma educação de qualidade. O Inspetor Escolar, no exercício de sua função, tem como seus atributos verificar:
Escolha uma:
Gabarito: a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino ao (s) qual (is) estiver vinculada (Capítulo 1).

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Questão 5

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Texto da questão

A gestão de tempo hoje é um tema muito discutido nas empresas bem como os chamados “ladrões de tempo”. Bons gestores sabem que a adequada condução de reuniões pedagógicas pode aumentar a produtividade da sua equipe. Mas como conduzir uma reunião adequada aumentando a produtividade?
Abaixo leia os itens sobre a correta condução de reuniões:
I. Chegue no horário certo, e respeite o horário de término.
II. Deve-se expor a pauta em um flip-chart ou quadro na sala de reuniões e marca-se cada ponto que foi discutido bem como a conclusão sobre eles.
III. Deve-se sempre agendar as reuniões com antecedência.
IV. O correto é realizar reuniões sempre com o intuito de não acumular assuntos na pauta.
V. O correto é sempre realizar reuniões relevantes.
VI. O ideal é solicitar ao secretário ou coordenador do grupo para controlar o relógio e anunciar os horários-chave.
VII. Preparar a pauta e divulgar somente no dia da reunião.
VIII. Quando possível chamar pessoas importantes para as reuniões operacionais como, por exemplo, chefes e diretores, assim as pessoas tendem a dar mais importância aos assuntos tratados.
IX. Use sua autoridade para impedir que algum dos participantes monopolize o tempo ou desvie a atenção de alguns dos participantes formando um subgrupo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Somente as alternativas I, II, II, V, VI e IX estão corretas. As alternativas incorretas e suas respectivas justificativas: I - O correto é realizar reuniões sempre com o intuito de não acumular assuntos na pauta. – o indicado no livro da disciplina é que “Só realize reuniões relevantes”. VII - Preparar a pauta e divulgar somente no dia da reunião – o indicado no livro da disciplina é que “Prepare a pauta/temário e divulgue-a já no momento em que fizer o agendamento. ” VIII - Quando possível chamar pessoas importantes para as reuniões operacionais como, por exemplo, chefes e diretores, assim as pessoas tendem a dar mais importância aos assuntos tratados. – o indicado no livro da disciplina é que “Procure não chamar “figurões” para reuniões operacionais: Se você convidar o vice-presidente ou o representante regional, a reunião passa a ser um Evento, sua data e horário estarão sujeitos a alterações devido à conveniência do convidado VIP, e a reunião só começará quando ele chegar e fizer a sua abertura. Não misture as coisas, reuniões da equipe devem ser diretas, simples e sem a presença da realeza. ” As demais questões se encontram nas páginas 40, 41 e 42 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.

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Questão 6

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Texto da questão

Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Observe os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção que correspondem a aplicações da avaliação de desempenho:
I - Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores que impactam para na empresa.
II - Identificar diferenças individuais e estimular a comunicação interpessoal.
III – Indicar demandas de treinamento da equipe.
IV – Instigar a competição acirrada e a disputa entre os colaboradores.
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 3, p 48
Todos os itens correspondem corretamente a aplicações da avaliação de desempenho.

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Questão 7

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Texto da questão

Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; não apenas como um solucionador de problemas, mas também que desenvolva trabalhos relacionados à prevenção da indisciplina na escola. Qual das alternativas descreve melhor sua função no ambiente escolar?
Escolha uma:
Gabarito: A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem (Capítulo 3 – Supervisão Escolar).

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Questão 8

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Texto da questão

Avaliar o desempenho dos integrantes da equipe é uma das formas de averiguar de qual modo cada colaborador está contribuindo com os resultados alcançados pela organização. Assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao processo de avaliação de desempenho.
I. (__) O gerente ou diretor age como avaliador, mentor, educador, conselheiro e consultor dos colaboradores e de sua equipe, e não como um juiz, que julga os bons e os maus comportamentos do réu e prescreve a sentença.
II. (__) O processo de avaliação de desempenho se baseia exclusivamente nas expectativas desejadas e os resultados reais elencando os seguintes elementos.
III. (__) A análise resultante do comportamento ideal e do comportamento real é o foco essencial da avaliação de desempenho.
IV. (__) A avaliação de desempenho enfatiza o comportamento do empregado com base nas expectativas da organização, ou seja, realizar as metas ou alcançar os resultados é o fator mais relevante.
V. (__) A avaliação de desempenho considera igualmente as necessidades e possibilidades do funcionário e da própria organização para a consecução das metas, padrões e expectativas definidas de parte a parte, procurando compatibilizá-las.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Seguem abaixo as alternativas e a sequência correta: (V) O gerente ou diretor age como avaliador, mentor, educador, conselheiro e consultor dos colaboradores e de sua equipe, e não como um juiz, que julga os bons e os maus comportamentos do réu e prescreve a sentença. Tema abordado na página 47. (F) O processo de avaliação de desempenho se baseia exclusivamente nas expectativas desejadas e os resultados reais elencando os seguintes elementos. A alternativa é falsa, pois segundo o Livro da Disciplina: “O processo de avaliação de desempenho inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais elencando os seguintes elementos: a) A apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo; b) Identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados; c) Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso. Tema abordado nas páginas 47 e 48. (V) A análise resultante do comportamento ideal e do comportamento real é o foco essencial da avaliação de desempenho. Tema abordado na página 47. (F) A avaliação de desempenho enfatiza o comportamento do empregado com base nas expectativas da organização, ou seja, realizar as metas ou alcançar os resultados é o fator mais relevante. A alternativa é falsa, pois segundo o livro da disciplina: “Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização”. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Tema abordado na página 47. (V) A avaliação de desempenho considera igualmente as necessidades e possibilidades do funcionário e da própria organização para a consecução das metas, padrões e expectativas definidas de parte a parte, procurando compatibilizá-las. Tema abordado na página 48.

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Questão 9

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Texto da questão

Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Observe os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção que corresponde corretamente aos tópicos que correspondem a aplicações da avaliação de desempenho:
I - Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores que impactam para na empresa.
II - Identificar diferenças individuais e estimular a comunicação interpessoal.
III – Indicar demandas de treinamento da equipe.
IV – Instigar a competição acirrada e a disputa entre os colaboradores.
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 3, p 48
Todos os itens correspondem corretamente a aplicações da avaliação de desempenho.

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Questão 10

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Texto da questão

A maneira mais efetiva de demonstrar que o gestor está observando o desenvolvimento do trabalho de um colaborador, valorizando seu conhecimento técnico, suas relações, sua produtividade é através do acompanhamento das atividades realizadas. E hoje, um dos métodos mais eficazes para demonstrar este “olhar” é através da Avaliação de Desempenho do colaborador. Por meio da Avaliação de Desempenho é possível identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma organização. A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante certo período de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os demais colaboradores. A avaliação de desempenho presta-se também, ao exercício de diferentes funções administrativas, motivacionais e de comunicação. Diante do exposto assinale as alternativas que condizem com estas características que são observadas nos exercícios de avaliação de desempenho.
I. Identificação de diferenças individuais.
II. Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado.
III. Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido.
IV. Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado.
V. Indicações de necessidade de aumento salarial.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
Gabarito: As alternativas I, II, III e IV estão corretas. Pág. 49 do Livro da Disciplina. I. Identificação de diferenças individuais – correta. II. Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado; correta. III. Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido; correta. IV. Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado; correta. V. Indicações de necessidade de aumento salarial; Incorreta

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