Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 2

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A gestão escolar envolve o cumprimento de uma série de processos e práticas obrigatórias, entre elas a realização de reuniões pedagógicas. É correto afirmar que o principal objetivo das reuniões pedagógicas de planejamento é:
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 2, p. 37
As reuniões de planejamento são necessárias para que se estabeleçam as metas para o trabalho educacional da instituição.

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O conceito de Gestão Escolar é relativamente recente e caracteriza a importância da escola desempenhando um papel que atenda às atuais exigências da vida social. É correto afirmar que a Gestão Escolar pode ser classificada nas seguintes áreas:
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 1, p. 13. A Gestão Escolar pode ser classificada nas seguintes áreas: Gestão Pedagógica, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Administrativa

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

As instituições de ensino contam com uma série de diretrizes que orientam a elaboração de documentos de caráter obrigatório. Sobre este tema, assinale a única opção que corresponde corretamente à lacuna da sentença abaixo:
O _____________ é um documento de orientação pedagógica e administrativa da unidade, em que se explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, o sistema de avaliação do plano, a estrutura organizacional e administrativa.
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 1, p. 24
O plano da escola é o plano pedagógico e administrativo da unidade, em que se explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, o sistema de avaliação do plano, a estrutura organizacional e administrativa.

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Se qualquer atividade exige planejamento, a educação não foge dessa exigência. É correto afirmar que na área da educação os tipos de planejamento mais frequentes são:
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 1, p. 23
Na área da educação os tipos de planejamento mais frequentes são: Planejamento Educacional; Planejamento de Currículo; Planejamento de Ensino

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A gestão escolar engloba todas as ações sistematizadas que empreguem recursos com o intuito de atingir os objetivos estabelecidos pelo coletivo escolar. Sobre a gestão escolar, analise as informações abaixo:
As responsabilidades do gestor escolar são várias, pois ele é responsável pelas questões pedagógicas, financeiras e administrativas e precisa coordenar e controlar todos os setores do ambiente escolar, compreendendo sua atribuição como gestor, motivador e agente de transformação.
Sendo assim,
“O gestor escolar deve assegurar que a escola realize sua missão: ser um local de educação, entendida como elaboração do conhecimento, aquisição de habilidades e formação de valores. ”
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A primeira afirmação o aluno a encontrará na página 15 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO. A segunda afirmação o aluno a encontrará na página 13 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.

Feedback

Questão 6

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Avaliar o desempenho dos integrantes da equipe é uma das formas de averiguar de qual modo cada colaborador está contribuindo com os resultados alcançados pela organização. Assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao processo de avaliação de desempenho.
I. (__) O gerente ou diretor age como avaliador, mentor, educador, conselheiro e consultor dos colaboradores e de sua equipe, e não como um juiz, que julga os bons e os maus comportamentos do réu e prescreve a sentença.
II. (__) O processo de avaliação de desempenho se baseia exclusivamente nas expectativas desejadas e os resultados reais elencando os seguintes elementos.
III. (__) A análise resultante do comportamento ideal e do comportamento real é o foco essencial da avaliação de desempenho.
IV. (__) A avaliação de desempenho enfatiza o comportamento do empregado com base nas expectativas da organização, ou seja, realizar as metas ou alcançar os resultados é o fator mais relevante.
V. (__) A avaliação de desempenho considera igualmente as necessidades e possibilidades do funcionário e da própria organização para a consecução das metas, padrões e expectativas definidas de parte a parte, procurando compatibilizá-las.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Seguem abaixo as alternativas e a sequência correta: (V) O gerente ou diretor age como avaliador, mentor, educador, conselheiro e consultor dos colaboradores e de sua equipe, e não como um juiz, que julga os bons e os maus comportamentos do réu e prescreve a sentença. Tema abordado na página 47. (F) O processo de avaliação de desempenho se baseia exclusivamente nas expectativas desejadas e os resultados reais elencando os seguintes elementos. A alternativa é falsa, pois segundo o Livro da Disciplina: “O processo de avaliação de desempenho inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais elencando os seguintes elementos: a) A apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo; b) Identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados; c) Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso. Tema abordado nas páginas 47 e 48. (V) A análise resultante do comportamento ideal e do comportamento real é o foco essencial da avaliação de desempenho. Tema abordado na página 47. (F) A avaliação de desempenho enfatiza o comportamento do empregado com base nas expectativas da organização, ou seja, realizar as metas ou alcançar os resultados é o fator mais relevante. A alternativa é falsa, pois segundo o livro da disciplina: “Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização”. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Tema abordado na página 47. (V) A avaliação de desempenho considera igualmente as necessidades e possibilidades do funcionário e da própria organização para a consecução das metas, padrões e expectativas definidas de parte a parte, procurando compatibilizá-las. Tema abordado na página 48.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; não apenas como um solucionador de problemas, mas também que desenvolva trabalhos relacionados à prevenção da indisciplina na escola. Qual das alternativas descreve melhor sua função no ambiente escolar?
Escolha uma:
Gabarito: A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem (Capítulo 3 – Supervisão Escolar).

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A ideia que comumente se tem do coordenador ou diretor de um Centro de Formação de Condutores é aquela relacionada a questões burocráticas, de um profissional que existe para solucionar problemas que surgem e que nem sempre está pronto para atender todas as demandas e necessidades da comunidade escolar. Sabemos que esta visão está ultrapassada, de modo que a principal função do diretor de ensino em um Centro de Formação de Condutores é:
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 2, página 43
O Diretor de Ensino é peça fundamental nas reuniões pedagógicas. Sua principal função que é a de oferecer uma formação continuada ao educador é exercida com veemência nas reuniões pedagógicas, pois estas constituem um espaço privilegiado para tal.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Toda organização deve possuir um conjunto de normas e regras que regulem a sua atividade, impondo limites, estabelecendo direitos e deveres. No caso dos Centros de Formação de Condutores, a Resolução 358/2010, que regulamenta o credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais, e de formação, qualificação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores menciona a necessidade do Regimento Escolar como componente documental da Instituição. Quais os elementos mínimos que um regimento deve conter?
I. Atribuições de cada colaborador da instituição.
II. Gestão administrativa e normas de convivência.
III. Identificação e caracterização da escola.
IV. Legislação de transporte e trânsito.
V. Objetivos gerais e específicos da educação escolar.
VI. Organização da vida escolar.
VII. Organização e desenvolvimento do ensino.
VIII. Leis trabalhistas com base na consolidação das leis de trabalho.
IX. Processo de avaliação.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Todas as alternativas são elementos mínimos que um regimento escolar deve ter exceto os itens I, IV e IX. Tema abordado na página 47 do Livro da Disciplina conforme abaixo: Os Regimentos Escolares devem conter, no mínimo, os seguintes elementos: a) Identificação e caracterização da escola. b) Objetivos gerais e específicos da educação escolar. c) Gestão administrativa e normas de convivência. d) Processo de avaliação. e) Organização e desenvolvimento do ensino. f) Organização da vida escolar.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A proposta de avaliação de desempenho está baseada em um modelo utilizado pela Unicamp - São Paulo para a avaliação de desempenho da Instituição. Levando em consideração este modelo de avaliação de desempenho relacione o tipo de competência na coluna da esquerda com suas respectivas características, indicadas na coluna da direita.
Tipo de Competência
Características
         I.            Saber fazer
A.      Envolve as motivações, as iniciativas pessoais e a vontade de realizar um determinado trabalho.

       II.            Poder fazer
B.      São os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.

     III.            Querer fazer
C.      São os recursos necessários para realizar um determinado trabalho e a autonomia para fazê-lo.


Estão corretas as associações:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Seguem abaixo a correta correlação:
Tipo de Competência Características
I. Saber fazer São os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
II. Poder fazer São os recursos necessários para realizar um determinado trabalho e a autonomia para fazê-lo.
III. Querer fazer Envolve as motivações, as iniciativas pessoais e a vontade de realizar um determinado trabalho.
Tema abordado na página 51.

Feedback

Nenhum comentário