Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 1

Questão 1

Incorreto
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Texto da questão

Para que se organizem as ideias, são planejadas e executadas as reuniões pedagógicas. As reuniões de planejamento são necessárias para que se estabeleçam as metas para o trabalho educacional da instituição. Sobre as reuniões pedagógicas é correto afirmar:
I. Para que a reunião seja considerada proveitosa, deve ser pautada em aspectos humanos e operacionais.
II. Os registros das reuniões são feitos de maneira aleatória e em caso de necessidade, pois deve haver confiança nos participantes, e sua palavra deve servir para comprovar sua participação.
III. O objetivo central da reunião é focado na aprendizagem, no aluno, nas práticas pedagógicas, no currículo do curso.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito comentado: O item II está incorreto, pois segundo o Livro da Disciplina: “Os registros são imprescindíveis, pois testificam todo o processo de planejamento, e selam um acordo entre os participantes, portanto, a reunião deve ser lavrada em ata e assinada por todos”. Os itens I e III estão corretos. Tema abordado pelo autor na página 37 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.

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Questão 2

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Texto da questão

A palavra Supervisão é formada pelos vocábulos super e visão. O que isso significa dentro do contexto escolar?
Escolha uma:
Indica a atitude de ver com mais clareza uma ação qualquer. Como significação estrita do termo, pode-se dizer que significa olhar de cima, dando uma “ideia de visão global”. Pag 15.

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Questão 3

Correto
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Texto da questão

O ato de planejar sempre foi uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre pensou suas ações, embora não soubesse que deste modo estaria planejando. Ele pensa sobre o que fez o que deixou de fazer, sobre o que está fazendo e o que pretende fazer no futuro; ele usa sua razão, sempre imagina o que pretende fazer, ou seja, suas ações. O ato de imaginar, pensar, não deixa de ser uma forma de planejamento. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas:
Escolha uma:
Evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Pag 17.

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Questão 4

Correto
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Texto da questão

No desempenho dos papéis que permeiam a gestão escolar, o que cabe ao gestor escolar?
Escolha uma:
No desempenho dos papéis que permeiam a gestão escolar, cabe ao gestor escolar assegurar que a escola realize sua missão: ser um local de educação, entendida como elaboração do conhecimento, aquisição de habilidades e formação de valores. Pag 13.

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Questão 5

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Texto da questão

Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Observe os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção que correspondem a aplicações da avaliação de desempenho:
I - Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores que impactam para na empresa.
II - Identificar diferenças individuais e estimular a comunicação interpessoal.
III – Indicar demandas de treinamento da equipe.
IV – Instigar a competição acirrada e a disputa entre os colaboradores.
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 3, p 48
Todos os itens correspondem corretamente a aplicações da avaliação de desempenho.

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Questão 6

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Texto da questão

A gestão de tempo hoje é um tema muito discutido nas empresas bem como os chamados “ladrões de tempo”. Bons gestores sabem que a adequada condução de reuniões pedagógicas pode aumentar a produtividade da sua equipe. Mas como conduzir uma reunião adequada aumentando a produtividade?
Abaixo leia os itens sobre a correta condução de reuniões:
I. Chegue no horário certo, e respeite o horário de término.
II. Deve-se expor a pauta em um flip-chart ou quadro na sala de reuniões e marca-se cada ponto que foi discutido bem como a conclusão sobre eles.
III. Deve-se sempre agendar as reuniões com antecedência.
IV. O correto é realizar reuniões sempre com o intuito de não acumular assuntos na pauta.
V. O correto é sempre realizar reuniões relevantes.
VI. O ideal é solicitar ao secretário ou coordenador do grupo para controlar o relógio e anunciar os horários-chave.
VII. Preparar a pauta e divulgar somente no dia da reunião.
VIII. Quando possível chamar pessoas importantes para as reuniões operacionais como, por exemplo, chefes e diretores, assim as pessoas tendem a dar mais importância aos assuntos tratados.
IX. Use sua autoridade para impedir que algum dos participantes monopolize o tempo ou desvie a atenção de alguns dos participantes formando um subgrupo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Somente as alternativas I, II, II, V, VI e IX estão corretas. As alternativas incorretas e suas respectivas justificativas: I - O correto é realizar reuniões sempre com o intuito de não acumular assuntos na pauta. – o indicado no livro da disciplina é que “Só realize reuniões relevantes”. VII - Preparar a pauta e divulgar somente no dia da reunião – o indicado no livro da disciplina é que “Prepare a pauta/temário e divulgue-a já no momento em que fizer o agendamento. ” VIII - Quando possível chamar pessoas importantes para as reuniões operacionais como, por exemplo, chefes e diretores, assim as pessoas tendem a dar mais importância aos assuntos tratados. – o indicado no livro da disciplina é que “Procure não chamar “figurões” para reuniões operacionais: Se você convidar o vice-presidente ou o representante regional, a reunião passa a ser um Evento, sua data e horário estarão sujeitos a alterações devido à conveniência do convidado VIP, e a reunião só começará quando ele chegar e fizer a sua abertura. Não misture as coisas, reuniões da equipe devem ser diretas, simples e sem a presença da realeza. ” As demais questões se encontram nas páginas 40, 41 e 42 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.

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Questão 7

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Texto da questão

A ideia que comumente se tem do coordenador ou diretor de um Centro de Formação de Condutores é aquela relacionada a questões burocráticas, de um profissional que existe para solucionar problemas que surgem e que nem sempre está pronto para atender todas as demandas e necessidades da comunidade escolar. Sabemos que esta visão está ultrapassada, de modo que a principal função do diretor de ensino em um Centro de Formação de Condutores é:
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 2, página 43
O Diretor de Ensino é peça fundamental nas reuniões pedagógicas. Sua principal função que é a de oferecer uma formação continuada ao educador é exercida com veemência nas reuniões pedagógicas, pois estas constituem um espaço privilegiado para tal.

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Questão 8

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Texto da questão

O trabalho do Supervisor escolar influencia diretamente no dia a dia de educadores e alunos. Sobre suas atribuições é correto afirmar:
I. Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola.
II. Oferecer orientação e assistência aos professores.
III. Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos Conteúdos.
IV. Avaliar os alunos sobdiversos aspectos didáticos.
V. Acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Todas as alternativas estão corretas exceto o item “Avaliar os alunos sobdiversos aspectos didáticos”. As Atribuições do supervisor escolar encontram-se na página 16 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.

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Questão 9

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Texto da questão

Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Observe os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção que corresponde corretamente aos tópicos que correspondem a aplicações da avaliação de desempenho:
I - Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores que impactam para na empresa.
II - Identificar diferenças individuais e estimular a comunicação interpessoal.
III – Indicar demandas de treinamento da equipe.
IV – Instigar a competição acirrada e a disputa entre os colaboradores.
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 3, p 48
Todos os itens correspondem corretamente a aplicações da avaliação de desempenho.

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Questão 10

Incorreto
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Texto da questão

A maneira mais efetiva de demonstrar que o gestor está observando o desenvolvimento do trabalho de um colaborador, valorizando seu conhecimento técnico, suas relações, sua produtividade é através do acompanhamento das atividades realizadas. E hoje, um dos métodos mais eficazes para demonstrar este “olhar” é através da Avaliação de Desempenho do colaborador. Por meio da Avaliação de Desempenho é possível identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma organização. A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante certo período de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os demais colaboradores. A avaliação de desempenho presta-se também, ao exercício de diferentes funções administrativas, motivacionais e de comunicação. Diante do exposto assinale as alternativas que condizem com estas características que são observadas nos exercícios de avaliação de desempenho.
I. Identificação de diferenças individuais.
II. Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado.
III. Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido.
IV. Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado.
V. Indicações de necessidade de aumento salarial.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
Gabarito: As alternativas I, II, III e IV estão corretas. Pág. 49 do Livro da Disciplina. I. Identificação de diferenças individuais – correta. II. Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado; correta. III. Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido; correta. IV. Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado; correta. V. Indicações de necessidade de aumento salarial; Incorreta

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