Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 11
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A figura do Inspetor Escolar nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretarias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sociopolítico. Considerando que a autonomia da instituição educacional se baseia na busca de sua identidade, expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, como manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares, a LDBEN, ao conceder autonomia às instituições de ensino destas, exige responsabilidade. Cabe à Inspeção Escolar do sistema de ensino, ao qual a instituição estiver vinculada, acompanhar o desenvolvimento de suas atividades visando à garantia da oferta de uma educação de qualidade. O Inspetor Escolar, no exercício de sua função, tem como seus atributos verificar:
Escolha uma:
Gabarito: a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino ao (s) qual (is) estiver vinculada (Capítulo 1).
Feedback
A resposta correta é: a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino ao (s) qual (is) estiver vinculada;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Se qualquer atividade exige planejamento, a educação não foge dessa exigência. É correto afirmar que na área da educação os tipos de planejamento mais frequentes são:
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 1, p. 23
Na área da educação os tipos de planejamento mais frequentes são: Planejamento Educacional; Planejamento de Currículo; Planejamento de Ensino
Na área da educação os tipos de planejamento mais frequentes são: Planejamento Educacional; Planejamento de Currículo; Planejamento de Ensino
Feedback
A resposta correta é: Planejamento Educacional; Planejamento de Currículo; Planejamento de Ensino.
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A palavra Supervisão é formada pelos vocábulos super e visão. O que isso significa dentro do contexto escolar?
Escolha uma:
Indica a atitude de ver com mais clareza uma ação qualquer. Como significação estrita do termo, pode-se dizer que significa olhar de cima, dando uma “ideia de visão global”. Pag 15.
Feedback
A resposta correta é: Indica a atitude de ver com mais clareza uma ação qualquer. Como significação estrita do termo, pode-se dizer que significa olhar de cima, dando uma “ideia de visão global”..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de Gestão Escolar é relativamente recente e caracteriza a importância da escola desempenhando um papel que atenda às atuais exigências da vida social. Assim sendo, a Gestão Escolar se classificada em três áreas, que funcionam interligadas, de modo integrado ou sistêmico, são elas:
Escolha uma:
Gestão Pedagógica; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Administrativa. Pag 13.
Feedback
A resposta correta é: Gestão Pedagógica; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Administrativa..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Observe os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção que correspondem a aplicações da avaliação de desempenho:
I - Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores que impactam para na empresa.
II - Identificar diferenças individuais e estimular a comunicação interpessoal.
III – Indicar demandas de treinamento da equipe.
IV – Instigar a competição acirrada e a disputa entre os colaboradores.
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 3, p 48
Todos os itens correspondem corretamente a aplicações da avaliação de desempenho.
Todos os itens correspondem corretamente a aplicações da avaliação de desempenho.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III, apenas.
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A ideia que comumente se tem do coordenador ou diretor de um Centro de Formação de Condutores é aquela relacionada a questões burocráticas, de um profissional que existe para solucionar problemas que surgem e que nem sempre está pronto para atender todas as demandas e necessidades da comunidade escolar. Sabemos que esta visão está ultrapassada, de modo que a principal função do diretor de ensino em um Centro de Formação de Condutores é:
Escolha uma:
Gabarito: Unidade 2, página 43
O Diretor de Ensino é peça fundamental nas reuniões pedagógicas. Sua principal função que é a de oferecer uma formação continuada ao educador é exercida com veemência nas reuniões pedagógicas, pois estas constituem um espaço privilegiado para tal.
O Diretor de Ensino é peça fundamental nas reuniões pedagógicas. Sua principal função que é a de oferecer uma formação continuada ao educador é exercida com veemência nas reuniões pedagógicas, pois estas constituem um espaço privilegiado para tal.
Feedback
A resposta correta é: Oferecer uma formação continuada ao educador..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A gestão escolar engloba todas as ações sistematizadas que empreguem recursos com o intuito de atingir os objetivos estabelecidos pelo coletivo escolar. Sobre a gestão escolar, analise as informações abaixo:
As responsabilidades do gestor escolar são várias, pois ele é responsável pelas questões pedagógicas, financeiras e administrativas e precisa coordenar e controlar todos os setores do ambiente escolar, compreendendo sua atribuição como gestor, motivador e agente de transformação.
Sendo assim,
“O gestor escolar deve assegurar que a escola realize sua missão: ser um local de educação, entendida como elaboração do conhecimento, aquisição de habilidades e formação de valores. ”
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A primeira afirmação o aluno a encontrará na página 15 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO. A segunda afirmação o aluno a encontrará na página 13 do Livro da Disciplina: “Noções de Administração e Supervisão Escolar”, do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; não apenas como um solucionador de problemas, mas também que desenvolva trabalhos relacionados à prevenção da indisciplina na escola. Qual das alternativas descreve melhor sua função no ambiente escolar?
Escolha uma:
Gabarito: A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem (Capítulo 3 – Supervisão Escolar).
Feedback
A resposta correta é: A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A maneira mais efetiva de demonstrar que o gestor está observando o desenvolvimento do trabalho de um colaborador, valorizando seu conhecimento técnico, suas relações, sua produtividade é através do acompanhamento das atividades realizadas. E hoje, um dos métodos mais eficazes para demonstrar este “olhar” é através da Avaliação de Desempenho do colaborador. Por meio da Avaliação de Desempenho é possível identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma organização. A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante certo período de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os demais colaboradores. A avaliação de desempenho presta-se também, ao exercício de diferentes funções administrativas, motivacionais e de comunicação. Diante do exposto assinale as alternativas que condizem com estas características que são observadas nos exercícios de avaliação de desempenho.
I. Identificação de diferenças individuais.
II. Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado.
III. Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido.
IV. Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado.
V. Indicações de necessidade de aumento salarial.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
Gabarito: As alternativas I, II, III e IV estão corretas. Pág. 49 do Livro da Disciplina. I. Identificação de diferenças individuais – correta. II. Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado; correta. III. Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido; correta. IV. Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado; correta. V. Indicações de necessidade de aumento salarial; Incorreta
Feedback
A resposta correta é: As alternativas I, II, III e IV estão corretas..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A proposta de avaliação de desempenho está baseada em um modelo utilizado pela Unicamp - São Paulo para a avaliação de desempenho da Instituição. Levando em consideração este modelo de avaliação de desempenho relacione o tipo de competência na coluna da esquerda com suas respectivas características, indicadas na coluna da direita.
Tipo de Competência
|
Características
|
I. Saber fazer
|
A. Envolve as motivações, as iniciativas pessoais e a vontade de realizar um determinado trabalho.
|
II. Poder fazer
|
B. São os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
|
III. Querer fazer
|
C. São os recursos necessários para realizar um determinado trabalho e a autonomia para fazê-lo.
|
Estão corretas as associações:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Seguem abaixo a correta correlação:
Tipo de Competência Características
I. Saber fazer São os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
II. Poder fazer São os recursos necessários para realizar um determinado trabalho e a autonomia para fazê-lo.
III. Querer fazer Envolve as motivações, as iniciativas pessoais e a vontade de realizar um determinado trabalho.
Tema abordado na página 51.
Tipo de Competência Características
I. Saber fazer São os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
II. Poder fazer São os recursos necessários para realizar um determinado trabalho e a autonomia para fazê-lo.
III. Querer fazer Envolve as motivações, as iniciativas pessoais e a vontade de realizar um determinado trabalho.
Tema abordado na página 51.
Feedback
A resposta correta é: I–B, II-C, III-A.
Nenhum comentário