Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 9

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A escolha e o uso da estratégia didática possuem passos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim é importante dialogar sobre as etapas do planejamento e fazer a escolha das estratégias adequadas para cada momento. Falar da importância da variação, da especificidade das atividades e refletir sobre a dificuldade de construir conhecimento, informar e formar conceitos são procedimentos e atitudes importantes no processo de ensino/aprendizagem.
Conforme estudos e pesquisas, qual a estratégia mais utilizada para a abordagem de conteúdo em uma sala de aula?
Assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Reuniões Pedagógicas, no subtema: Roteiro de trabalho. Através de estudos e pesquisas, tem se constatado que uma das estratégias mais utilizadas para a abordagem de conteúdo é a exposição oral.

Feedback

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

De acordo com o aprendido, a Andragogia é a aprendizagem voltada aos adultos, aquela que, de acordo com a metodologia de ensino, possui uma educação voltada ao ser humano em sua forma adulta.
Assinale a alternativa com base no conteúdo proferido.
I) Umas das diferenças primordiais da psicologia e da Andragogia é que o professor na psicologia tem o papel de auxiliar a aprendizagem, já na Andragogia o professor tem o papel centro no processo de aprendizado.
II) Na teoria, a Andragogia faz com que o professor acabe sendo um tutor, devendo buscar atividades de grupo, trazendo amplo conhecimento teórico sobre o assunto de maneira mais aprofundada.
III) A diferença entre a pedagogia e a Andragogia é que, na psicologia o professor é responsável por toda decisão sobre o conteúdo de aprendizagem, já na Andragogia devem seguir certos pressupostos, como o adulto precisa saber o porquê precisa aprender, a bagagem educacional que os adultos possuem que são distintas de crianças, dentre outros.
IV) Ao momento que surgiu o conceito de Andragogia, esse foi considerado oposto da psicologia. Porém, ao longo da evolução e das influências das práticas da Andragogia na psicologia, este conceito passou a ser paralelo.
Escolha uma:
Gabarito comentado:Capítulo utilizado: Andragogia. I) Está incorreta, pois na Andragogia, o professor possui papel de auxiliar na aprendizagem, uma vez que os adultos possuem suas cargas educacionais, práticas e experiências de vida. Já, na psicologia, o professor tem o papel principal no processo de aprendizagem por trazer e elaborar o conteúdo que será aprendido. II) Está incorreta a alternativa, pois a Andragogia deve fazer com que o tutor possa trazer conteúdos mais práticos, com a intenção de demonstrar a importância deste aprendizado e o que mudará nas vidas dos alunos, buscando a sensação que a atividade irá mudar a vida de todos e não simplesmente conhecimento a mais.

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Qual plano é composto pelos planos pedagógicos e administrativos da unidade, em que apresenta a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas, o sistema de avaliação, a estrutura organizacional e administrativa da escola?
Assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: O plano da escola. O plano da escola é um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

“Segundo o dicionário Michaelis, a palavra aprendizagem é derivada do substantivo aprendiz, termo que caracteriza aquele que aprende ou dá os primeiros passos em uma atividade, arte ou ofício. Assim, a aprendizagem pode ser definida como o ato de aprender ou adquirir conhecimento através da experiência ou de um método de ensino. ” A aprendizagem apresenta características necessárias ao desenvolvimento e que devem ser observadas para uma melhor organização do trabalho docente. Quais são elas?
Escolha uma:
Gabarito:A resposta está no capítulo: Dificuldades de Aprendizagem. A aprendizagem apresenta características necessárias ao desenvolvimento e que devem ser observadas para uma melhor organização do trabalho docente. A aprendizagem é um fenômeno que se distingue por ser: a) Cumulativo: o comportamento anteriormente constituído serve como base para aprendizagem de novas experiências. b) Gradativo: as situações de aprendizagem implicam em operações de complexidade sempre crescente. c) Global: o ato de aprender envolve os aspectos cognitivos, afetivo e psicomotor do indivíduo. Ao receber as informações, o indivíduo as elabora mentalmente (área cognitiva), dispõe-se ao conhecimento (área afetiva) e desenvolve as habilidades necessárias à sua aplicação (área psicomotora).

Feedback

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Nas influências e nos processos de aprendizagem há uma que se destaca pela aprendizagem mais eficaz através da troca mútua e integrada o que possibilita a resolução de grandes problemas de forma mais eficaz. Esta é a característica da:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A Cooperação possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz e elaborada. A resposta está na Unidade VI, tópico As influências e os Processos, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 6

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A definição de competências na organização é um passo a mais na formação de uma equipe centrada na qualidade e comprometimento. Competência é a união de conhecimento, habilidade e atitudes no desenvolver determinada atividade, pode-se afirmar também que a competência é composta por três variáveis. São elas:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As três variáveis que compõem a competência são: Saber Fazer (conhecimento e habilidades), querer fazer (motivação e iniciativa pessoal), Poder Fazer (recursos necessários / autonomia). A resposta está na Unidade III, tópico: Definição de Competências, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 7

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre e contém os seguintes componentes: ementa da disciplina, justificativa da disciplina em relação aos objetivos gerais da escola e do curso, objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdo, tempo provável (número de aulas do período), desenvolvimento metodológico, recursos tecnológicos, formas de avaliação e referencial teórico.
O plano de ensino, por conter componentes que o detalham, também pode ser denominado de:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: Planejamento de ensino. O plano de ensino pode ser denominado de plano de curso, plano anual ou plano de unidades didáticas.

Feedback

Questão 8

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Nas competências e habilidades capazes de avaliar o desempenho, uma delas caracteriza-se pelas ações do indivíduo, considerando fatores de natureza interna, ou seja, aquilo que é próprio e particular de cada um, relacionado à personalidade, de modo que seja perceptível pelas atitudes quanto ao envolvimento e autodesenvolvimento e que refletem no desempenho das atividades/serviços.
Essa característica refere-se a:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As Habilidades Pessoais (valor particular de cada um) é o que define esta habilidade. A resposta está na Unidade III, tópico: Análise das Variáveis, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.

Feedback

Questão 9

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O planejamento na educação envolve compreensão de conceitos e o uso adequado dos planejamentos. Sabemos que é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Porém, é necessário conhecermos alguns tipos de planejamento utilizados na educação. O planejamento que possui como característica o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar e sua preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, é:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: Planejar. Planejamento Educacional é o processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo. Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interação entre professor e alunos e entre os próprios alunos. Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

Feedback

Questão 10

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Existem duas dimensões no Projeto Político Pedagógico de uma Escola. A dimensão que reside na efetivação da intencionalidade da escola, na formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo, enquanto prática especificamente pedagógica, é a dimensão:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar. A dimensão é a política, pois a segunda dimensão mais importante é a dimensão pedagógica, que se define no sentido das ações educativas e das características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.

Feedback

Nenhum comentário