Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 8
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A escolha e o uso da estratégia didática possuem passos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim é importante dialogar sobre as etapas do planejamento e fazer a escolha das estratégias adequadas para cada momento. Falar da importância da variação, da especificidade das atividades e refletir sobre a dificuldade de construir conhecimento, informar e formar conceitos são procedimentos e atitudes importantes no processo de ensino/aprendizagem.
Conforme estudos e pesquisas, qual a estratégia mais utilizada para a abordagem de conteúdo em uma sala de aula?
Assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Reuniões Pedagógicas, no subtema: Roteiro de trabalho. Através de estudos e pesquisas, tem se constatado que uma das estratégias mais utilizadas para a abordagem de conteúdo é a exposição oral.
Feedback
A resposta correta é: Exposição oral.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Qual plano é composto pelos planos pedagógicos e administrativos da unidade, em que apresenta a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas, o sistema de avaliação, a estrutura organizacional e administrativa da escola?
Assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: O plano da escola. O plano da escola é um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
Feedback
A resposta correta é: Plano da escola.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o aprendido, a Andragogia é a aprendizagem voltada aos adultos, aquela que, de acordo com a metodologia de ensino, possui uma educação voltada ao ser humano em sua forma adulta.
Assinale a alternativa com base no conteúdo proferido.
I) Umas das diferenças primordiais da psicologia e da Andragogia é que o professor na psicologia tem o papel de auxiliar a aprendizagem, já na Andragogia o professor tem o papel centro no processo de aprendizado.
II) Na teoria, a Andragogia faz com que o professor acabe sendo um tutor, devendo buscar atividades de grupo, trazendo amplo conhecimento teórico sobre o assunto de maneira mais aprofundada.
III) A diferença entre a pedagogia e a Andragogia é que, na psicologia o professor é responsável por toda decisão sobre o conteúdo de aprendizagem, já na Andragogia devem seguir certos pressupostos, como o adulto precisa saber o porquê precisa aprender, a bagagem educacional que os adultos possuem que são distintas de crianças, dentre outros.
IV) Ao momento que surgiu o conceito de Andragogia, esse foi considerado oposto da psicologia. Porém, ao longo da evolução e das influências das práticas da Andragogia na psicologia, este conceito passou a ser paralelo.
Escolha uma:
Gabarito comentado:Capítulo utilizado: Andragogia. I) Está incorreta, pois na Andragogia, o professor possui papel de auxiliar na aprendizagem, uma vez que os adultos possuem suas cargas educacionais, práticas e experiências de vida. Já, na psicologia, o professor tem o papel principal no processo de aprendizagem por trazer e elaborar o conteúdo que será aprendido. II) Está incorreta a alternativa, pois a Andragogia deve fazer com que o tutor possa trazer conteúdos mais práticos, com a intenção de demonstrar a importância deste aprendizado e o que mudará nas vidas dos alunos, buscando a sensação que a atividade irá mudar a vida de todos e não simplesmente conhecimento a mais.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas apenas as alternativas III e IV..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A aprendizagem torna-se significativa quando encontramos uma situação de resolução de problemas. É um paradigma de ensino-aprendizagem, que coloca o aluno como foco central dessa interação e torna-o capaz de construir seu conhecimento a partir da solução de problemas. Essa pode ser uma solução encontrada para minimizar as dificuldades de aprendizagem na relação candidato e condutor dos Centros de Formação de Condutores. Para que se melhore todo o processo de aprendizagem, devem-se levar em consideração os estilos de aprendizagem. Segundo os estudos do Livro da Disciplina, indique a alternativa correta sobre as categorias que representam os estilos de aprendizagem:
Escolha uma:
Gabarito comentado: As categorias que representam os estilos de aprendizagem são: Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Ativa e Olfativa. Tema abordado na página 112, do Livro da Disciplina.
Feedback
A resposta correta é: Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Ativa e Olfativa.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os efeitos da aprendizagem são guardados em nossa memória, onde poderá permanecer até um certo tempo dependendo do estímulo ou necessidade de fixação, podendo depois ser sucedido por uma mudança duradoura. No processo de memorização, há dois mecanismos distintos capazes de fixar a memória, são eles:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: Os mecanismos de fixação da memória são as memórias de curto e longo prazo. A resposta está na Unidade VI, tópico: O papel da memória na aprendizagem, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
Feedback
A resposta correta é: Memória de curto prazo e memória de longo prazo.
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Nas competências e habilidades capazes de avaliar o desempenho, uma delas caracteriza-se pelas ações do indivíduo, considerando fatores de natureza interna, ou seja, aquilo que é próprio e particular de cada um, relacionado à personalidade, de modo que seja perceptível pelas atitudes quanto ao envolvimento e autodesenvolvimento e que refletem no desempenho das atividades/serviços.
Essa característica refere-se a:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As Habilidades Pessoais (valor particular de cada um) é o que define esta habilidade. A resposta está na Unidade III, tópico: Análise das Variáveis, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
Feedback
A resposta correta é: Habilidades pessoais.
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Cada indivíduo possui uma forma, ritmo e estilo de absorver o conteúdo no processo de aprendizagem. Entre as categorias que representam os estilos de aprendizagem, assinale as opções corretas.
I. Cognitiva
II. Auditiva
III. Ativa
IV. Memorização
V. Visual
Estão corretas:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: Os estilos de aprendizagem são: Visual; Auditiva; Leitura/escrita; Ativa; Olfativa. A resposta está na Unidade VI, tópico Estilos de Aprendizagem, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III.
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Nas influências e nos processos de aprendizagem há uma que se destaca pela aprendizagem mais eficaz através da troca mútua e integrada o que possibilita a resolução de grandes problemas de forma mais eficaz. Esta é a característica da:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A Cooperação possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz e elaborada. A resposta está na Unidade VI, tópico As influências e os Processos, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
Feedback
A resposta correta é: Cooperação.
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, sugerir novas metodologias aos professores para que aperfeiçoem seus métodos didáticos, acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, acompanhar o trabalho do professor junto aos alunos, são atribuições de qual profissional da escola?
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar. São funções do supervisor escolar: coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, bem como fornecer a eles materiais e sugestões de novas metodologias para enriquecer a prática pedagógica; orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, bem como sugerir novas metodologias que os avaliem na prática pedagógica e aperfeiçoem seus métodos didáticos; acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor junto ao aluno auxiliando em situações adversas.
Feedback
A resposta correta é: do supervisor escolar.
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Existem duas dimensões no Projeto Político Pedagógico de uma Escola. A dimensão que reside na efetivação da intencionalidade da escola, na formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo, enquanto prática especificamente pedagógica, é a dimensão:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar. A dimensão é a política, pois a segunda dimensão mais importante é a dimensão pedagógica, que se define no sentido das ações educativas e das características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
Feedback
A resposta correta é: política.
Nenhum comentário