Noções de Administração e Supervisão Escolar EX 7
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Andragogia é o aprendizado voltado aos adultos, os quais possuem peculiaridades a serem consideradas no momento em que o professor for conduzir o processo de aprendizado, como as experiências de vida e o conhecimento adquirido até o momento. Sobre o tema, assinale a alterativa correta com base no material didático e nas videoaulas:
I) As atividades de grupo tendem a ser mais ricas com adultos, uma vez que há trocas de experiências, com maiores discussões, em suma tais atividades constituem um aprendizado baseado em problemas e discussões de casos.
II) As inserções de atividades relacionadas a problemas do dia a dia tendem a ser mais proveitosas em adultos, pois estes costumam buscar o aprendizado com base na resolução de problemas reais, ou algo que contribua com sua vida profissional.
III) O conceito de pirâmide de aprendizagem constitui, na representação simbólica do índice, quais assuntos que os alunos adultos possuem interesse em aprender, bem como, a sua busca real por tais temas.
IV) O processo de aprendizado dos adultos pode servir como reflexão para que os alunos possam entender suas próprias deficiências, ou a necessidade de aquisição de maior conhecimento para alcançar determinada meta. Esses fatores constituem em variáveis de motivação aos alunos.
Escolha uma:
Gabarito comentado:Capítulo utilizado: Andragogia. III) Está incorreta, pois a pirâmide de aprendizagem é uma representação da retenção do conhecimento do indivíduo em situações de aprendizado presencial, como palestras, leitura, conteúdo audiovisual, praticar fazendo, ensinar outros, grupos de discussão.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a pirâmide da aprendizagem, o aprendizado acontece em diferentes escalas de retenção. A pirâmide de aprendizagem é uma representação gráfica simbólica do índice de retenção do conhecimento do indivíduo em situações de aprendizado presenciais. A questão básica é saber que método de aprendizagem poderá reunir o maior número possível de degraus da pirâmide de forma que se obtenha a máxima capacidade de retenção do conhecimento ou do aprendizado.
Abaixo indique a taxa média de retenção para cada tipo de metodologia/processo aplicados:
I. Audiovisual ( )
II. Demonstrações ( )
III. Ensinar os outros ( )
IV. Grupos de discussão ( )
V. Leitura ( )
VI. Palestras ( )
VII. Praticar fazendo ( )
O nível de capacidade de retenção para cada item é respectivamente:
Escolha uma:
Gabarito comentado:O nível de capacidade de retenção para cada item é respectivamente: Audiovisual – 20%, Demonstrações – 30%, Ensinar os outros – 80%, Grupos de discussão – 50%, Leitura – 10%, Palestras – 05%, Praticar fazendo – 75%. Tema abordado na página 119 do livro da disciplina.
Feedback
A resposta correta é: I) 20%, II) 30%, III) 80%, IV) 50%, V) 10%, VI) 05%, VII) 75%.
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“Segundo o dicionário Michaelis, a palavra aprendizagem é derivada do substantivo aprendiz, termo que caracteriza aquele que aprende ou dá os primeiros passos em uma atividade, arte ou ofício. Assim, a aprendizagem pode ser definida como o ato de aprender ou adquirir conhecimento através da experiência ou de um método de ensino. ” A aprendizagem apresenta características necessárias ao desenvolvimento e que devem ser observadas para uma melhor organização do trabalho docente. Quais são elas?
Fonte: https://www.infoescola.com/educacao/aprendizagem/. Acesso em 13/11/2017.
Escolha uma:
Gabarito:A resposta está no capítulo: Dificuldades de Aprendizagem. A aprendizagem apresenta características necessárias ao desenvolvimento e que devem ser observadas para uma melhor organização do trabalho docente. A aprendizagem é um fenômeno que se distingue por ser: a) Cumulativo: o comportamento anteriormente constituído serve como base para aprendizagem de novas experiências. b) Gradativo: as situações de aprendizagem implicam em operações de complexidade sempre crescente. c) Global: o ato de aprender envolve os aspectos cognitivos, afetivo e psicomotor do indivíduo. Ao receber as informações, o indivíduo as elabora mentalmente (área cognitiva), dispõe-se ao conhecimento (área afetiva) e desenvolve as habilidades necessárias à sua aplicação (área psicomotora).
Feedback
A resposta correta é: Cumulativa, gradativa e global.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em uma instituição de ensino, a aprendizagem é o fator de maior relevância para o sucesso ou não da instituição, o que deve ser inserido como foco central do paradigma ensino-aprendizagem.
Com base nas videoaulas e no material didático, assinale a alternativa correta:
I) Um professor cria condições que possam favorecer a aprendizagem, o que ocorre por meio de desenvolvimento de atividades com conteúdo a ser aprendido, de maneira a organizar as informações e as atividades que possibilitam o aluno a alcançar o objetivo, através da construção do conhecimento.
II) O processo de aprendizado pode ser dividido em três partes, Dinâmico, Pessoal e o Contínuo, onde este último é o aprendizado iniciado na infância e continua ao longo da vida, constituindo um processo permanente.
III) Dentre os estilos de aprendizagem podemos notas que a aprendizagem ativa é aquela que ocorre a partir de textos e pela leitura continua.
IV) Pode ser considerado que o processo de aprendizado se inicia como o refinamento de habilidades até a aquisição do conhecimento propriamente dito, constituindo um processo interno.
Escolha uma:
Capítulo utilizado: Dificuldades de Aprendizagem. III) Está incorreta pois a aprendizagem ativa é aquela realizado pelo fazer, de maneira que o aluno possa assimilar através do campo prático.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre e contém os seguintes componentes: ementa da disciplina, justificativa da disciplina em relação aos objetivos gerais da escola e do curso, objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdo, tempo provável (número de aulas do período), desenvolvimento metodológico, recursos tecnológicos, formas de avaliação e referencial teórico.
O plano de ensino, por conter componentes que o detalham, também pode ser denominado de:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: Planejamento de ensino. O plano de ensino pode ser denominado de plano de curso, plano anual ou plano de unidades didáticas.
Feedback
A resposta correta é: plano de curso, plano anual ou plano de unidades didáticas.
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A definição de competências na organização é um passo a mais na formação de uma equipe centrada na qualidade e comprometimento. Competência é a união de conhecimento, habilidade e atitudes no desenvolver determinada atividade, pode-se afirmar também que a competência é composta por três variáveis. São elas:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As três variáveis que compõem a competência são: Saber Fazer (conhecimento e habilidades), querer fazer (motivação e iniciativa pessoal), Poder Fazer (recursos necessários / autonomia). A resposta está na Unidade III, tópico: Definição de Competências, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
Feedback
A resposta correta é: saber fazer, querer fazer, poder fazer.
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O desempenho das competências poderá ser avaliado considerando as equipes e os indivíduos quanto ao seu comprometimento, atuação e contribuição para atingir os resultados.
Esse desempenho será analisado a partir de três habilidades, são elas:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: As três habilidades que analisarão o desempenho serão: Competências Técnicas (conhecimento e experiências), Habilidades Pessoais (valor particular de cada um), Habilidades Comportamentais (reação comportamental no desenvolvimento das atividades). A resposta está na Unidade III, tópico: Análise das Variáveis, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
Feedback
A resposta correta é: competências técnicas, habilidades pessoais, habilidades comportamentais.
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Existe outra função ou papel desempenhado na gestão escolar também muito importante para o desenvolvido de uma boa gestão. A ele compete estar disposto a aprender o tempo todo, a pesquisar, a investir na própria formação utilizando a criatividade, a inteligência, a sensibilidade e a capacidade de interagir com outras pessoas que estejam ao seu redor. Esta função é denominada:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Supervisor Escolar compete fazer a leitura dos percursos de vida institucional, provocar a discussão e a negociação de ideias, promover a reflexão e a aprendizagem em equipe, organizar o pensamento e a ação do coletivo das pessoas como indivíduos. A resposta está na Unidade I, tópico: Atribuições do Supervisor Escolar, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
Feedback
A resposta correta é: Supervisor Escolar.
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Gestão escolar tem como objetivos centrais a elaboração dos conteúdos curriculares, propor metas para serem atingidas, acompanhar o desenvolvimento e rendimento dos alunos e corpo docente entre outros. Suas especificidades compõem a proposta pedagógica da escola, também conhecida como Projeto Político Pedagógico. Neste projeto, há uma dimensão direcionada às intenções e objetivos da escola que, através da prática pedagógica, formará cidadãos participativos, compromissados, criativos entre outros.
Esta dimensão é denominada:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A Dimensão Política direciona as intenções e objetivos da escola na formação cidadã, em formar indivíduos melhores. A resposta está na Unidade I: Conceito de Gestão Escolar, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
Feedback
A resposta correta é: Dimensão Política.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O planejamento na educação envolve compreensão de conceitos e o uso adequado dos planejamentos. Sabemos que é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Porém, é necessário conhecermos alguns tipos de planejamento utilizados na educação. O planejamento que possui como característica o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar e sua preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, é:
Escolha uma:
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: Planejar. Planejamento Educacional é o processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo. Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interação entre professor e alunos e entre os próprios alunos. Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.
Feedback
A resposta correta é: Planejamento Curricular.
Nenhum comentário