Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Exercicio comentado
Questão 1
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Texto da questão
O mundo é movido à inovação! Todo dia, algo novo, seja um produto ou serviço, bate às nossas portas! É impressionante como algo que nunca imaginamos que existiria ou que nos seria útil, passa a ser essencial! Quem imaginaria que um dia chegaríamos a era dos Jetsons? Para quem nunca ouviu falar deles, trata-se de um desenho animado criado em 1962, pela Hanna Barbera, que mostrava uma família do futuro, os Jetsons. Eles tinham até uma empregada doméstica robô, a Rose! Hoje, quantas Roses já não temos espalhadas por aí? Disponível em:
https://blogdaqualidade.com.br/utilize-o-pdca-como-ferramenta-de-inovacao/, acesso em 07/12/2019
Com relação ao tema, analise as asserções a seguir:
I- O PDCA ou SDCA (Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta para organização de processos em qualquer empresa, também podemos usar essa ferramenta para INOVAÇÃO.
Porque?
II- Tratasse de uma ferramenta cuja metodologia e aplicada em nossa vida cotidiana ou nas organizações em que trabalhamos nos auxiliando na solução de problemas de forma eficiente e definitiva
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.219, capitulo 9.1- Práticas inovadoras para a estratégia organizacional, do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
O ciclo PDCA (Plan-do-Check-Action) também pode ser uma ferramenta da gestão para a prática da inovação na estratégia. Ele pode ser empregado considerando a mudança de comportamentos e atitudes para a inovação e criação de novos objetivos e metas inovadoras para a empresa incluir em seu desenvolvimento de produtos e serviços.
O ciclo PDCA (Plan-do-Check-Action) também pode ser uma ferramenta da gestão para a prática da inovação na estratégia. Ele pode ser empregado considerando a mudança de comportamentos e atitudes para a inovação e criação de novos objetivos e metas inovadoras para a empresa incluir em seu desenvolvimento de produtos e serviços.
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A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I..
Questão 2
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Texto da questão
“Em nível de liderança é muito comum alguém repetir continuamente a ideia de que nossa empresa ou nossa equipe não possuem pensamento sistêmico. Isso não deixa de ser uma realidade, entretanto, para entendermos a origem do problema seria necessário rever as bases antropológicas e culturais da nossa formação, o que não é tão simples.” https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-pensamento-sistemico
Podemos afirmar :o pensamento sistêmico é a filosofia de vida que estuda e considera em suas ações a seguir:
I) A atitude das pessoas nas relações; a forma de trabalho das pessoas; os resultados. Criando formas de análise e uma linguagem própria para com isso descrever e entender as inter-relações que que modelam o comportamento dos sistemas
II) Podemos chamar o pensamento sistêmico como uma disciplina a qual nos permite através do planejamento; o desenvolvimento; os resultados, mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.
III) A visão; o foco; a determinação.
Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag. 30, capitulo 2.1 -Pensamento Sistêmico do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017
• A atitude das pessoas nas relações;
• A forma de trabalho das pessoas;
• Os resultados;
A precedência é a base da abordagem sistêmica: planejar vem antes
de organizar, administrar, operar e controlar. Identificar, entender e
gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a
eficácia da organização.” Na pag. 196 Peter Senge quando aborda em sua obra A quinta disciplina as organizações que aprendem (learning organizations). Para Senge (1990), as organizações que aprendem são aquelas em que as pessoas desenvolvem e aprimoram rotineiramente suas capacidades, aplicando técnicas de aprendizagem para atingir
exatamente aquilo que planejaram para o longo prazo.
• A atitude das pessoas nas relações;
• A forma de trabalho das pessoas;
• Os resultados;
A precedência é a base da abordagem sistêmica: planejar vem antes
de organizar, administrar, operar e controlar. Identificar, entender e
gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a
eficácia da organização.” Na pag. 196 Peter Senge quando aborda em sua obra A quinta disciplina as organizações que aprendem (learning organizations). Para Senge (1990), as organizações que aprendem são aquelas em que as pessoas desenvolvem e aprimoram rotineiramente suas capacidades, aplicando técnicas de aprendizagem para atingir
exatamente aquilo que planejaram para o longo prazo.
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A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 3
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Texto da questão
“Concedido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Prêmio constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do país, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.”
Mediante as afirmações acima assinale a alternativa correta abaixo quais são os 08 (oito) critérios a qual nos gestores poderemos diagnosticas um sistema de gestão para nossa empresa? Segue alternativas:
Escolha uma:
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.164, capitulo 6.6 do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
Critério 1: liderança – Este critério examina o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros da alta direção no estabelecimento, disseminação e atualização de valores e diretrizes organizacionais que promovam a cultura da excelência, considerando as necessidades de todas as partes interessadas. Também examina como a alta direção analisa criticamente o desempenho global da organização.
Critério 2: estratégias e planos – Este critério examina o processo de formulação das estratégias de forma a determinar o posiciona- mento da organização no mercado, direcionar suas ações e maximizar seu desempenho, incluindo como as estratégias, os planos de ação e as metas são estabelecidos e desdobrados por toda a organização e comunicados interna e externamente. Também examina como a organização define seu sistema de medição do desempenho.
Critério 3: clientes – Este critério examina como a organização identifica, analisa, compreende e se antecipa às necessidades dos clientes e dos mercados, divulga seus produtos, marcas e ações de melhoria, e estreita seu relacionamento com os clientes. Também examina como a organização mede e intensifica a satisfação e a fidelidade dos clientes em relação a seus produtos e marcas.
Critério 4: sociedade – Este critério examina como a organização contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável, por meio da minimização dos impactos negativos potenciais de seus produtos e operações na sociedade e como a organização interage com a sociedade de forma ética e transparente.
Critério 5: informações e conhecimento – Este critério examina a gestão e a utilização da organização e de informações comparativas pertinentes bem como a gestão do capital intelectual da organização.
Critério 6: pessoas – Este critério examina como são proporcionadas condições para o desenvolvimento e a utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. Também examina os esforços para criar e manter um ambiente de trabalho e um clima
organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento pessoal e da organização.
Critério 7: processos – Este critério examina os principais aspectos da gestão dos processos da organização, incluindo o projeto do produto com foco nos clientes, a execução e entrega do produto, os processos de apoio e aqueles relacionados aos fornecedores, em todos os setores e unidades. Também examina como a organização administra seus recursos financeiros, de maneira a suportar sua estratégia, seus planos de ação e a operação eficaz de seus processos.
Critério 8: resultados – Este critério examina a evolução do desempenho da organização em relação a clientes e mercados, situação financeira, pessoas, fornecedores, processos relativos ao produto, sociedade, processos de apoio e processos organizacionais. Examina também os níveis de desempenho em relação às informações comparativas pertinentes.
Critério 1: liderança – Este critério examina o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros da alta direção no estabelecimento, disseminação e atualização de valores e diretrizes organizacionais que promovam a cultura da excelência, considerando as necessidades de todas as partes interessadas. Também examina como a alta direção analisa criticamente o desempenho global da organização.
Critério 2: estratégias e planos – Este critério examina o processo de formulação das estratégias de forma a determinar o posiciona- mento da organização no mercado, direcionar suas ações e maximizar seu desempenho, incluindo como as estratégias, os planos de ação e as metas são estabelecidos e desdobrados por toda a organização e comunicados interna e externamente. Também examina como a organização define seu sistema de medição do desempenho.
Critério 3: clientes – Este critério examina como a organização identifica, analisa, compreende e se antecipa às necessidades dos clientes e dos mercados, divulga seus produtos, marcas e ações de melhoria, e estreita seu relacionamento com os clientes. Também examina como a organização mede e intensifica a satisfação e a fidelidade dos clientes em relação a seus produtos e marcas.
Critério 4: sociedade – Este critério examina como a organização contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável, por meio da minimização dos impactos negativos potenciais de seus produtos e operações na sociedade e como a organização interage com a sociedade de forma ética e transparente.
Critério 5: informações e conhecimento – Este critério examina a gestão e a utilização da organização e de informações comparativas pertinentes bem como a gestão do capital intelectual da organização.
Critério 6: pessoas – Este critério examina como são proporcionadas condições para o desenvolvimento e a utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. Também examina os esforços para criar e manter um ambiente de trabalho e um clima
organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento pessoal e da organização.
Critério 7: processos – Este critério examina os principais aspectos da gestão dos processos da organização, incluindo o projeto do produto com foco nos clientes, a execução e entrega do produto, os processos de apoio e aqueles relacionados aos fornecedores, em todos os setores e unidades. Também examina como a organização administra seus recursos financeiros, de maneira a suportar sua estratégia, seus planos de ação e a operação eficaz de seus processos.
Critério 8: resultados – Este critério examina a evolução do desempenho da organização em relação a clientes e mercados, situação financeira, pessoas, fornecedores, processos relativos ao produto, sociedade, processos de apoio e processos organizacionais. Examina também os níveis de desempenho em relação às informações comparativas pertinentes.
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A resposta correta é: à liderança; a estratégias e planos; a clientes; à sociedade; a informações e conhecimento; a pessoas; a processos; a resultados..
Questão 4
Correto
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Texto da questão
“A sociedade que não persegue a melhoria contínua e a evolução é uma sociedade sem futuro. Quem não tem excelência no que faz é forte concorrente a extinção. A própria teoria da evolução de Darwin nos ensina que não é o mais forte que sobrevive e sim o que melhor se adapta as mudanças. E, em se tratando de futuro, a mudança é a única certeza. As organizações perenes são aquelas que se renovam, se reinventam, e se aperfeiçoam através de suas práticas. São elas (as práticas) que conferem competividade e liderança. São elas que transformam culturas, redesenham cenários e aceleram processos. Elas (as práticas) são as grandes responsáveis pelas transformações que aceleram o desenvolvimento.”
Em geral, os modelos de benchmarking seguem os seguintes estágios (ANDERSEN & MOEN, 1999):
a.) Planejar:
b.) Identificar:
c.) Coletar:
d.) Analisar:
e.) Aprimorar:
Mediante exposição acima, analise as definições dos estágios abaixo:
1.) nesta etapa e onde teremos que realizar as ações de melhorias que foram determinadas no estudo realizado.
2.) ocorre as análises e confronto das informações no planejamento, detectando as falhas de desempenho determinando os elementos que devem ser aplicados para as devidas melhorias.
3.) neste estágio verificamos os processos internos e externos de nossos parceiros, tendo como objetivo selecionar o que temos de maior relevância (documentadas na fase de planejamento), obtendo com isso um aprofundamento das práticas dos parceiros
4.) sendo a etapa de maior desafio do processo pois é nela que iremos identificar os parceiros e o seus aceite na participação
5.) neste estágio iremos determinar qual irá ser o nosso objeto de estudo com as devidas bases de nosso trabalho nos fatores principais de sucesso da organização, procurando entender, documentar e medir seu desempenho.
Após Analise, assinale a resposta correta abaixo:
Escolha uma:
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.170, capitulo 6.5- Benchmarking, do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
Em geral, os modelos de benchmarking seguem os seguintes estágios (ANDERSEN & MOEN, 1999):
a.) Planejar: 5.) as atividades dessa etapa do processo incluem determinar o objeto de estudo baseado nos fatores críticos de sucesso da organização, entender, documentar e medir o desempenho do próprio processo.
b.) Identificar: 4.) essa etapa é a mais desafiante do processo e trata da identificação dos parceiros de benchmarking e sua aceitação para participar do processo.
c.) Coletar: 3.) nessa etapa, as melhores práticas dos parceiros são observadas e documentadas, assim como os próprios processos da empresa foram documentados na fase de planejamento. O objetivo é coletar dados relevantes e suficientes para se obter uma compreensão aprofundada das práticas dos parceiros.
d.) Analisar: 2.) é a etapa em que os conhecimentos adquiridos no planejamento e na coleta são confrontados para se identificar as lacunas de desempenho e suas causas. A análise leva a recomendações sobre os elementos que devem ser implementados para a geração de melhorias.
e.) Aprimorar:1.) essa é a última etapa do estudo e inclui a implementação das melhorias sugeridas.
Em geral, os modelos de benchmarking seguem os seguintes estágios (ANDERSEN & MOEN, 1999):
a.) Planejar: 5.) as atividades dessa etapa do processo incluem determinar o objeto de estudo baseado nos fatores críticos de sucesso da organização, entender, documentar e medir o desempenho do próprio processo.
b.) Identificar: 4.) essa etapa é a mais desafiante do processo e trata da identificação dos parceiros de benchmarking e sua aceitação para participar do processo.
c.) Coletar: 3.) nessa etapa, as melhores práticas dos parceiros são observadas e documentadas, assim como os próprios processos da empresa foram documentados na fase de planejamento. O objetivo é coletar dados relevantes e suficientes para se obter uma compreensão aprofundada das práticas dos parceiros.
d.) Analisar: 2.) é a etapa em que os conhecimentos adquiridos no planejamento e na coleta são confrontados para se identificar as lacunas de desempenho e suas causas. A análise leva a recomendações sobre os elementos que devem ser implementados para a geração de melhorias.
e.) Aprimorar:1.) essa é a última etapa do estudo e inclui a implementação das melhorias sugeridas.
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A resposta correta é: a 5; b-4; c-3; d-2; e-1..
Questão 5
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Texto da questão
Após a sua contratação a Diretoria solicitou ao Gestor de processos, que fizesse o mapeamento de processos interno na empresa, com o objetivo analisar o fluxo de tarefas, verificando com isso se elas estão de acordo com os objetivos do planejamento estratégico e do negócio definido pela alta gestão.
A ferramenta usada foi:
I-) Fluxograma estratificado ou fluxograma matricial
Por que?
II-) Ele é uma das ferramentas mais utilizadas destacando-se e representando de forma gráfica a sequência de um processo ou atividade. Sua importância é notada especialmente quando a utilizamos para analisar objetivando melhorias.
A respeito dessas asserções assinale a resposta correta
Escolha uma:
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.94 capitulo 4.5 Fluxograma estratificado ou fluxograma matricial do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
Fluxograma estratificado ou fluxograma matricial é um conjunto de
figuras esquemáticas que representam as partes de um processo estratificando (separando) as atividades por agrupamentos de interesse:
• responsabilidade (departamentos, pessoas, terceirizados ou outros);
• local;
• turno;
• centros de custos;
• outros.
Fluxograma estratificado ou fluxograma matricial é um conjunto de
figuras esquemáticas que representam as partes de um processo estratificando (separando) as atividades por agrupamentos de interesse:
• responsabilidade (departamentos, pessoas, terceirizados ou outros);
• local;
• turno;
• centros de custos;
• outros.
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A resposta correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma justificativa de I..
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