Noções de Administração e Supervisão Escolar Exercicio Conhecimento

Questão 1

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Texto da questão

O Dicionário Brasileiro de Educação (DUARTE, 1986) define a Andragogia como: educação de adultos, educação contínua, de toda a vida. Teoria da formação permanente do homem. Há duas acepções específicas de Andragogia: sistematização da prática da educação de adultos, assim como a Pedagogia está relacionada com a sistematização da educação das crianças, e ação indireta na sociedade criando uma situação tal que apoie o indivíduo e lhe dê oportunidade de desenvolver sua capacidade autodidata. A característica da andragogia na qual o adulto entra numa atividade educativa centrada na vida, na tarefa ou no problema concreto a resolver, tem uma orientação pragmática, adequadas às tarefas a realizar nos seus diversos contextos de vida, é denominada:
Escolha uma:
Gabarito: B - A Andragogia foi inicialmente definida em oposição a Pedagogia, porém esta dicotomia foi perdendo sentido à medida que as práticas andragógicas começaram a influenciar as práticas pedagógicas e vice-versa (SCREMIN, 2001). Posteriormente, Knowles (1980) refere-se à Pedagogia como paralela à Andragogia e não mais como antítese, e enuncia as seguintes características:
- Orientação para aprender: o adulto entra numa atividade educativa centrada na vida, na tarefa ou no problema concreto a resolver, tem uma orientação pragmática. Assim, torna-se imprescindível organizar os programas de aprendizagem de acordo com temas que tenham sentido e sejam adequados às tarefas a realizar nos seus diversos contextos de vida.

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Questão 2

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Texto da questão

O planejamento de ensino é a especificação do
planejamento de currículo. Consiste em traduzir em termos mais concretos e
operacionais o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos
a alcançar os objetivos educacionais propostos. Dentre as opções a seguir, quais um planejamento de ensino deverá prever?
I: Diretrizes quanto à organização e à administração: estrutura
organizacional da escola; atividades coletivas do corpo docente; calendário e horário escolar; sistema de organização de classes, de acompanhamento e aconselhamento de alunos, de trabalho com os pais; atividades extra classe; sistema de aperfeiçoamento profissional do pessoal docente e administrativo e normas gerais de funcionamento da vida coletiva.
II: Procedimentos de avaliação que possibilitem a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos, cumprindo pelo menos a função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle no processo educacional.
III: Conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos.
IV: Bases teórico-metodológicas da organização didática e administrativa: tipo de homem que queremos formar, tarefas da educação, o significado pedagógico-didático do trabalho docente, relações entre o ensino e o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos, o sistema de organização e administração da escola.
V: Objetivos específicos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais. Procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e
promovem as atividades de aprendizagem.
Escolha uma:
Gabarito: B - Um planejamento de ensino deverá prever:
- Objetivos específicos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais.
- Conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos.
- Procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e promovem as atividades de aprendizagem.
- Procedimentos de avaliação que possibilitam a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos, cumprindo pelo menos a função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle no processo educacional.

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Questão 3

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Texto da questão

O Regimento Escolar é um importante documento de referência para o funcionamento da escola. Nele está materializado o Projeto Político Pedagógico na forma de registros dos procedimentos, funções, atribuições e composição de cada um dos diferentes segmentos e setores da escola. A escola deve ser transparente no que diz respeito a toda sua funcionalidade, princípios e concepção e o Regimento Escolar cumpre este papel, na medida em que torna explícitas as decisões institucionais. Diante disso, são aspectos concernentes à gestão da escola as seguintes opções:
1 - Filosofia do estabelecimento;
2 - Organização pedagógica;
3 - Regime de matrícula;
4 - A organização curricular do ensino;
5 - Certificação.
Escolha uma:
Gabarito: B - O Regimento deve conter orientações para a vida escolar; nele deve ficar expressa a concepção de conhecimento presente no PPP e os aspectos concernentes à gestão da escola, tais como:
-Filosofia do estabelecimento (Opção teórica que define o tipo de
homem/aluno que a instituição pretende formar); o Regimento Escolar deve procurar explicitar, o máximo possível, a filosofia, os fins e objetivos da escola e de seus diferentes setores. Isto deve acontecer para que não haja dúvidas, tampouco, confusões, quanto ao funcionamento e regras que regem cada um deles.
-Organização pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, conselho de classe e outros órgãos de natureza pedagógica).
-Regime de matrícula.
-Organização curricular do ensino.
-Certificação.

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Questão 4

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Texto da questão

Cada indivíduo apresenta um conjunto de estratégias cognitivas que mobilizam o processo de aprendizagem. Em outras palavras, cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo. Diante da afirmação, pode ser considerado um estilo de aprendizagem:
Escolha uma:
Gabarito: A - Embora haja discordâncias entre os estudiosos, estas são as categorias representativas dos estilos de aprendizagem:
* Olfativa: através do cheiro pode possibilitar conhecimento já adquirido anteriormente.

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Questão 5

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Texto da questão

A aprendizagem torna-se significativa quando encontramos uma situação de resolução de problemas. É um paradigma de ensino-aprendizagem, que coloca o aluno como foco central dessa interação, e torna-o capaz de construir seu conhecimento a partir da solução de problemas. Constitui-se de uma atitude de construção do conhecimento em que todas as etapas utilizadas são fundamentais e não apenas o resultado final obtido. A aprendizagem é um processo interno que consiste em mudanças permanentes que se integram ao comportamento do indivíduo, levando-o a agir de maneira diferente em novas situações. O ato de aprender envolve os aspectos cognitivos, afetivo e psicomotor do indivíduo. Ao receber as informações, o indivíduo as elabora mentalmente (área cognitiva), dispõe-se ao conhecimento (área afetiva) e desenvolve as habilidades necessárias à sua aplicação (área psicomotora) e é denominado de aprendizagem:
Escolha uma:
Gabarito: C - A aprendizagem é um fenômeno que se distingue por ser: Global: o ato de aprender envolve os aspectos cognitivos, afetivo e psicomotor do indivíduo. Ao receber as informações, o indivíduo as elabora mentalmente (área cognitiva), dispõe-se ao conhecimento (área afetiva) e desenvolve as habilidades necessárias à sua aplicação (área psicomotora).

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