Teoria Geral da Administração 12

Questão 1

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Texto da questão

Fayol é um dos principais autores de administração. Nasceu em meados do século XIX e se formou em engenharia de mineração. Grande parte da sua carreira foi desenvolvida em mineradoras onde obteve a experiência para desenvolver suas ideias. Seu foco de estudo eram as funções administrativas nas empresas. Ele defendia que o administrador ou o gestor da empresa deveria ter as seguintes funções nas organizações:
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Gabarito: Segundo Fayol o papel do administrador nas organizações é: Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar. Apesar de serem importantes para o gestor nas empresas Relacionar e Consertar não são funções destacadas por esse autor. Veja mais na página 43 do livro

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Questão 2

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Fayol estabeleceu as funções do administrador nas empresas, quais são elas?
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Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar, Controlar. Pag 43

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Questão 3

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Texto da questão

Na sua obra Administração geral e industrial, Fayol estabelece que administrar é uma função diferente das outras atividades de uma empresa. Seria algo diferenciado das funções de finanças, produção, comerciais ou técnicas. As funções administrativas estariam acima destas. O autor estabelece, ainda, que essa função administrativa envolve cinco elementos ou funções básicas inerentes ao trabalho do administrador. Ele foi o pioneiro em estabelecer que o trabalho de administrar deveria estar desvinculado às demais atividades de uma empresa. Aparentemente, um conceito simples, mas que se desdobra em várias consequências essenciais ao trabalho e à importância do administrador. Dentro da ótica de Fayol, o dirigente, ao alcançar os postos mais altos na hierarquia da empresa, deveria se desvencilhar dos aspectos técnicos da produção e se dedicar às funções essenciais do administrador. Assinale a alternativa que cita as cinco funções administrativas:
Escolha uma:
Comentários: As cinco funções administrativas são: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (POC3). Resposta no capítulo 2 do livro.

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Questão 4

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Na sua obra Fayol estabeleceu alguns princípios orientados ao administrador, assim sendo, qual das alternativas abaixo comungam com o significado de Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
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O interesse da empresa e dos planos sobressai e elimina interesses particulares e opiniões. Pag 45

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Questão 5

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Com a Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa sofre uma verdadeira revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica da Administração) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. Com a Abordagem Humanística, a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Admnistração aplicáveis aos aspectos organizacionais cedem prioridade para a preocupação com o homem e seu grupo social – dos aspectos técnicos para os aspectos psicológicos e sociológicos.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).
Considerando o texto é correto afirmar que a Abordagem Humanística ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, voltada para dois pontos que formaram a preocupação da psicologia industrial, sendo:
Escolha uma:
Resposta encontra-se no capítulo 3 do livro base Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), no subtítulo: Teoria das Relações Humanas. São dois os assuntos básicos que ocuparam duas etapas do desenvolvimento da teoria, sendo: 1 - a adaptação do trabalhador ao trabalho – estuda os testes psicológicos na seleção científica dos trabalhadores. 2 - a adaptação do trabalho ao trabalhador – tem como foco de estudo os aspectos mais psicológicos do trabalhador, sua personalidade, a do chefe e a relação desta com os trabalhadores, os fatores motivacionais, os incentivos do trabalho, a liderança sob o ponto de vista psicológico.

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Questão 6

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O principal expoente do início da Administração Científica foi engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915).
Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estruturadas e tratadas cientificamente e não empiricamente, a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).
Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das bases conceituais e da ideia central do movimento da Administração Científica.
I. O homem visto como um sistema ineficiente e irracional que toma decisões avaliando a improvisação do processo de produção.
II. O estudo amplo de tempos e movimentos considerando os aspectos de movimentos repetitivos executados pelos donos das empresas.
III. Criação dos métodos de trabalho que levassem ao desempenho máximo em cada tarefa.
IV. A especialização do operário a partir de uma divisão racional do trabalho a ser executado, tendo como decorrência da divisão do trabalho foi criada a definição das tarefas de responsabilidade
V. Estabelecimento de prêmios de produção e incentivos salariais, bem como a criação das condições ambientais físicas necessárias ao bom andamento do trabalho e à sua melhor execução por parte do operário.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Resposta encontra-se no capítulo 2 do livro base Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), no subtítulo: Administração Científica. As asserções III, IV e V são corretas, em relação as asserções I e II é correto afirmar:
I. O homem visto como uma máquina, eminentemente racional e que sempre toma as decisões mais apropriadas à solução do problema.
II. O estudo minucioso de tempos e movimentos repetitivos executados pelos operários nos seus trabalhos.

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Questão 7

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É a partir do trabalho do gestor transformando conhecimento em ganhos, que a organização chega aos seus objetivos. O mundo atual, caracterizado pela necessidade constante por melhores resultados exigidos às organizações, sejam elas públicas, privadas ou de caráter social, leva à pressão por uma constante melhoria dos processos organizacionais e da produtividade aos seus gestores. Diante disto, aponte a afirmativa verdadeira que caracteriza o papel do administrador.
Escolha uma:
Resposta correta é: O papel do administrador, ou gestor, como pode ser denominado, como a busca constante pela melhoria na produtividade e nos resultados das suas organizações ou setores de uma organização, por meio da otimização da utilização de todos os recursos e processos colocados à sua disposição no alcance dos objetivos propostos.

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Questão 8

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Márcia é uma gestora de um restaurante de uma grande cidade brasileira. No decorrer de sua vida profissional ela fez vários cursos para aprimorar suas competências. Ao fazer o curso superior em administração ela descobriu que deveria ter três principais habilidades para ser considerada uma boa gestora, segundo um autor da área chamado Chiavenato. Marque abaixo as três habilidades que Márcia deve ter segundo esse autor.
Escolha uma:

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Questão 9

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O estudo de Hawthorne é uma das mais famosas pesquisas sobre administração. Nela os pesquisadores desejam entender qual a relação entre a luminosidade e o potencial de trabalho dos funcionários. Alguns anos depois o objetivo da pesquisa mudou, e muito, e foi um dos elementos que iniciou a Teoria das Relações Humanas. Obviamente, os resultados da pesquisa foram demonstrando que outros elementos influenciam no trabalho das pessoas nas organizações, como a forma que as pessoas se relacionam. Das alternativas abaixo selecione a opção que aborde um dos resultados da pesquisa de Hawthorne.
Escolha uma:
O estudo de Hawthorne teve quatro fases, da segunda parte em diante eles começam a descobrir a influência do relacionamento humano nas empresas. Na terceira fase eles identificam os grupos informais e como eles criam objetivos e regras próprias independente das normas empresariais.

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Questão 10

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Uma das grandes inovações na visão da Teoria das Relações Humanas foi o estudo e a introdução do conceito da liderança, sua importância no ambiente empresarial e no comportamento dos trabalhadores. A liderança pode ser entendida sob vários pontos de vista. De forma simples, liderança é a capacidade de conduzir as pessoas e saber aglutiná-las em torno de um objetivo comum. Existem diversas teorias em relação ao processo de liderança, que podem ser classificadas em três grandes grupos: Teorias de traços de personalidade, Teorias sobre estilos de liderança e Teorias situacionais de liderança. No que se refere às Teorias sobre os estilos de liderança, assinale a alternativa que apresenta o estilo de líder que passa totalmente a condução para o grupo, deixando-o completamente à vontade e sem controle.
Escolha uma:
Resposta correta: Líder liberal. Na liderança liberal o líder passa totalmente a condução para o grupo, deixando-o completamente à vontade e sem controle. Esse tipo de liderança compromete a velocidade das decisões, pois gera muitas divergências e discussões entre os membros para tentar atingir consensos na forma, prazos e distribuição das atividades, para concretizar os objetivos. Essa característica de liderança é sempre bem-vinda quando a equipe é madura e, claramente, não precisa mais de um tutor batendo em cima a todo instante. Quando os profissionais já trabalham há bastante tempo juntos, pode ser uma boa pedida, mas que pode acabar se encaminhando para um lado mais negativo, caso não haja cuidado e um mínimo de orientação. Capítulo 3.2.2 A liderança e seus estilos.

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