Teoria Geral da Administração 3

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Na sua obra Administração geral e industrial, Fayol estabelece que administrar é uma função diferente das outras atividades de uma empresa. Seria algo diferenciado das funções de finanças, produção, comerciais ou técnicas. As funções administrativas estariam acima destas. O autor estabelece, ainda, que essa função administrativa envolve cinco elementos ou funções básicas inerentes ao trabalho do administrador. Ele foi o pioneiro em estabelecer que o trabalho de administrar deveria estar desvinculado às demais atividades de uma empresa. Aparentemente, um conceito simples, mas que se desdobra em várias consequências essenciais ao trabalho e à importância do administrador. Dentro da ótica de Fayol, o dirigente, ao alcançar os postos mais altos na hierarquia da empresa, deveria se desvencilhar dos aspectos técnicos da produção e se dedicar às funções essenciais do administrador. Assinale a alternativa que cita as cinco funções administrativas:
Escolha uma:
Comentários: As cinco funções administrativas são: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (POC3). Resposta no capítulo 2 do livro.

Feedback

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Fayol é um dos principais autores de administração. Nasceu em meados do século XIX e se formou em engenharia de mineração. Grande parte da sua carreira foi desenvolvida em mineradoras onde obteve a experiência para desenvolver suas ideias. Seu foco de estudo eram as funções administrativas nas empresas. Ele defendia que o administrador ou o gestor da empresa deveria ter as seguintes funções nas organizações:
Escolha uma:
Gabarito: Segundo Fayol o papel do administrador nas organizações é: Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar. Apesar de serem importantes para o gestor nas empresas Relacionar e Consertar não são funções destacadas por esse autor. Veja mais na página 43 do livro

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Na sua obra Fayol estabeleceu alguns princípios orientados ao administrador, assim sendo, qual das alternativas abaixo comungam com o significado de Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
Escolha uma:
O interesse da empresa e dos planos sobressai e elimina interesses particulares e opiniões. Pag 45

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Planejar – é estabelecer os objetivos da empresa, especificando, também, a forma como alcançá-los; a partir de uma visão do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas; é a primeira das funções, servirá para operacionalizar as demais funções com a formalização das metas e forma de atuação. Organizar – é arranjo de todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma possível para atingir o estabelecido. Coordenar – é a coordenação dos esforços de toda a empresa é fundamental para implantar o planejamento e torná-lo viável para atingir as metas traçadas. Comandar – é o processo de executar as tarefas pelos subordinados e que eles façam o que tem de ser feito. Controlar – é definir os padrões e as medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas serão as mais compatíveis com o que a empresa espera; o controle objetiva assegurar que tudo seja feito o mais igual possível ao que foi estabelecido. Os cinco elementos citados acima (POC3) foram definidos por:
Escolha uma:
Comentários: Os cinco elementos citados acima (POC3) foram definidos por Fayol. Resposta no capítulo 2 do livro.

Feedback

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Dentro um leque variado e extenso de cargos existente nas organizações, o administrador deve procurar, na sua formação, adquirir determinadas habilidades que o levem a se destacar perante seus pares e a galgar cargos nas estruturas das organizações. Quais são estas habilidades?
Escolha uma:
Resposta correta é: Habilidade técnica, Habilidades humanas e Habilidade conceitual.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O principal expoente do início da Administração Científica foi engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915).
Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estruturadas e tratadas cientificamente e não empiricamente, a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).
Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das bases conceituais e da ideia central do movimento da Administração Científica.
I. O homem visto como um sistema ineficiente e irracional que toma decisões avaliando a improvisação do processo de produção.
II. O estudo amplo de tempos e movimentos considerando os aspectos de movimentos repetitivos executados pelos donos das empresas.
III. Criação dos métodos de trabalho que levassem ao desempenho máximo em cada tarefa.
IV. A especialização do operário a partir de uma divisão racional do trabalho a ser executado, tendo como decorrência da divisão do trabalho foi criada a definição das tarefas de responsabilidade
V. Estabelecimento de prêmios de produção e incentivos salariais, bem como a criação das condições ambientais físicas necessárias ao bom andamento do trabalho e à sua melhor execução por parte do operário.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Resposta encontra-se no capítulo 2 do livro base Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), no subtítulo: Administração Científica. As asserções III, IV e V são corretas, em relação as asserções I e II é correto afirmar:
I. O homem visto como uma máquina, eminentemente racional e que sempre toma as decisões mais apropriadas à solução do problema.
II. O estudo minucioso de tempos e movimentos repetitivos executados pelos operários nos seus trabalhos.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Com a Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa sofre uma verdadeira revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica da Administração) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. Com a Abordagem Humanística, a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Admnistração aplicáveis aos aspectos organizacionais cedem prioridade para a preocupação com o homem e seu grupo social – dos aspectos técnicos para os aspectos psicológicos e sociológicos.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).
Considerando o texto é correto afirmar que a Abordagem Humanística ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, voltada para dois pontos que formaram a preocupação da psicologia industrial, sendo:
Escolha uma:
Resposta encontra-se no capítulo 3 do livro base Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), no subtítulo: Teoria das Relações Humanas. São dois os assuntos básicos que ocuparam duas etapas do desenvolvimento da teoria, sendo: 1 - a adaptação do trabalhador ao trabalho – estuda os testes psicológicos na seleção científica dos trabalhadores. 2 - a adaptação do trabalho ao trabalhador – tem como foco de estudo os aspectos mais psicológicos do trabalhador, sua personalidade, a do chefe e a relação desta com os trabalhadores, os fatores motivacionais, os incentivos do trabalho, a liderança sob o ponto de vista psicológico.

Feedback

Questão 8

Correto
Marcar questão

Texto da questão

As empresas, mesmo considerando todas as diversificações de tamanho, estrutura, características, tipos de produtos ou processos, podem ser classificadas em dois grandes grupos: as lucrativas e as não lucrativas. A classificação é variada e consequentemente há um extenso número de cargos a serem preenchidos, sendo assim o administrador deve procurar, na sua formação, adquirir determinadas habilidades que o levem a se destacar perante seus superiores. Essas habilidades são divididas em três grandes grupos.
Com relação a esse contexto, verifica-se que o administrador deve possuir habilidades classificadas em três grupos, sendo:
Escolha uma:
Resposta encontra-se no capítulo 1 do livro base Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), no subtítulo: As organizações atuais e o administrador. As habilidades conforme estudo de CHIAVENATO são: Habilidades técnicas – são decorrentes do conhecimento e da experiência profissional. Habilidades humanas – relacionadas ao convívio social com seus colegas. Habilidade conceitual – refere-se à capacidade de abstração, de visualizar o futuro, de tomar decisões.

Feedback

Questão 9

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Pode parecer estranho hoje alguém comentar com os funcionários da empresa que a administração é algo distinto das outras atividades da empresa. Porém, Fayol, no final do século XIX e início do século XX, defendia essa divisão nas organizações. Ele acreditava que havia elementos ligados a questões mais técnicas e outras conectadas a gestão. Descreveu que as funções administrativas eram realizadas pelos mais altos cargos hierárquicos.
Das alternativas apresentadas, selecione a opção que aponte as cinco funções administrativas conforme Fayol.
Escolha uma:
Resposta correta é: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Como comentado no enunciado Henry Fayol acreditava que as funções administrativas eram exercidas especialmente pelos gestores. O funcionário raso quando conseguisse um cargo de gestão deveria deixar as funções mais técnicas para focar as funções administrativas. As atividades das funções administrativas são: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. As alternativas restantes comentam ações de gestão, mas não as descritas por Fayol.

Feedback

Questão 10

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O estudo de Hawthorne é uma das mais famosas pesquisas sobre administração. Nela os pesquisadores desejam entender qual a relação entre a luminosidade e o potencial de trabalho dos funcionários. Alguns anos depois o objetivo da pesquisa mudou, e muito, e foi um dos elementos que iniciou a Teoria das Relações Humanas. Obviamente, os resultados da pesquisa foram demonstrando que outros elementos influenciam no trabalho das pessoas nas organizações, como a forma que as pessoas se relacionam. Das alternativas abaixo selecione a opção que aborde um dos resultados da pesquisa de Hawthorne.
Escolha uma:
O estudo de Hawthorne teve quatro fases, da segunda parte em diante eles começam a descobrir a influência do relacionamento humano nas empresas. Na terceira fase eles identificam os grupos informais e como eles criam objetivos e regras próprias independente das normas empresariais.

Feedback

Nenhum comentário