Teoria Geral da Administração 5

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Na sua obra Administração geral e industrial, Fayol estabelece que administrar é uma função diferente das outras atividades de uma empresa. Seria algo diferenciado das funções de finanças, produção, comerciais ou técnicas. As funções administrativas estariam acima destas. O autor estabelece, ainda, que essa função administrativa envolve cinco elementos ou funções básicas inerentes ao trabalho do administrador. Ele foi o pioneiro em estabelecer que o trabalho de administrar deveria estar desvinculado às demais atividades de uma empresa. Aparentemente, um conceito simples, mas que se desdobra em várias consequências essenciais ao trabalho e à importância do administrador. Dentro da ótica de Fayol, o dirigente, ao alcançar os postos mais altos na hierarquia da empresa, deveria se desvencilhar dos aspectos técnicos da produção e se dedicar às funções essenciais do administrador. Assinale a alternativa que cita as cinco funções administrativas:
Escolha uma:
Comentários: As cinco funções administrativas são: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (POC3). Resposta no capítulo 2 do livro.

Feedback

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Paralelamente ao desenvolvimento das ideias da Administração Científica lideradas por Taylor, nos EUA, e focadas, principalmente, na tarefa e no trabalho, surgia, na mesma época, na França, uma corrente de pensamento um pouco diferente no foco, mas também preocupada em estabelecer as bases e os princípios da Administração. Quem foi o expoente desta nova corrente?
Escolha uma:
Henry Fayol – pag 40

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Fayol é um dos principais autores de administração. Nasceu em meados do século XIX e se formou em engenharia de mineração. Grande parte da sua carreira foi desenvolvida em mineradoras onde obteve a experiência para desenvolver suas ideias. Seu foco de estudo eram as funções administrativas nas empresas. Ele defendia que o administrador ou o gestor da empresa deveria ter as seguintes funções nas organizações:
Escolha uma:
Gabarito: Segundo Fayol o papel do administrador nas organizações é: Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar. Apesar de serem importantes para o gestor nas empresas Relacionar e Consertar não são funções destacadas por esse autor. Veja mais na página 43 do livro

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Planejar – é estabelecer os objetivos da empresa, especificando, também, a forma como alcançá-los; a partir de uma visão do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas; é a primeira das funções, servirá para operacionalizar as demais funções com a formalização das metas e forma de atuação. Organizar – é arranjo de todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma possível para atingir o estabelecido. Coordenar – é a coordenação dos esforços de toda a empresa é fundamental para implantar o planejamento e torná-lo viável para atingir as metas traçadas. Comandar – é o processo de executar as tarefas pelos subordinados e que eles façam o que tem de ser feito. Controlar – é definir os padrões e as medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas serão as mais compatíveis com o que a empresa espera; o controle objetiva assegurar que tudo seja feito o mais igual possível ao que foi estabelecido. Os cinco elementos citados acima (POC3) foram definidos por:
Escolha uma:
Comentários: Os cinco elementos citados acima (POC3) foram definidos por Fayol. Resposta no capítulo 2 do livro.

Feedback

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Frederick Herzberg(1923-2000) desenvolveu a Teoria dos dois fatores a partir de entrevistas feitas com funcionários da indústria de Pittsburgh. Nessas entrevistas, diferentemente dos estudos de Abraham Maslow que estudava a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos da vida, Herzberg tinha como objetivo identificar os fatores que determinavam, no ambiente de trabalho, o grau de satisfação ou insatisfação dos trabalhadores. A partir da pesquisa, Herzberg definiu a divisão de sua teoria em dois fatores. Assinale a alternativa que apresenta quais eram estes fatores.
Escolha uma:
Resposta Correta: Fatores higiênicos e Fatores motivacionais. A preocupação de Herzberg foi com o tipo de motivação ligada à situação de trabalho. Os fatores de satisfação ligados ao desempenho da função, os higiênicos, pertencem ao ambiente, têm a ver com as relações com colegas, clima na empresa, salário, etc. Já os motivacionais são relacionados com aspectos sob controle das pessoas e ligados às competências profissionais, crescimento individual e capacidade de liderança. Capítulo 6.1.1 Motivação humana.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A Teoria Clássica propôs a organização racional do trabalho, por meio de métodos e técnicas que buscavam a máxima eficiência das atividades organizacionais. Com a Teoria Neoclássica surgiu o conceito de eficácia, buscando a melhor forma de atender ao mercado e ao seu papel na sociedade. A respeito das diferenças entre eficiência e eficácia, analise as afirmativas abaixo.
I. Eficiência tem a ênfase nos meios e a eficácia nos resultados.
II. Eficiência significa fazer as coisas certas e eficácia fazer corretamente as coisas.
III. Eficiência se preocupa em resolver problemas e eficácia em atingir objetivos.
IV. Eficiência está relacionada com a obtenção de resultados e eficácia com o cumprimento de tarefas e obrigações.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Resposta correta: Somente afirmativas I e III. As afirmativas II e IV estão incorretas. Na afirmativa II eficiência significa fazer corretamente as coisas e eficácia fazer as coisas certas. Na afirmativa IV o que está relacionada com a obtenção de resultados é a eficácia e a eficiência com o cumprimento de tarefas e obrigações. De forma simples, podemos conceituar a eficiência como fazer a tarefa da maneira certa, e a eficácia, por outro lado, como fazer a tarefa certa. Os conceitos não são opostos, mas complementares. Capítulo 4.1.1 A prática administrativa e as organizações.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A autoridade é o conceito que sustenta e mantem a estrutura burocrática. A Autoridade pode ser entendida como a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. A autoridade repousa no cargo, e não no ocupante do cargo, e advém da sua legitimidade e legalidade, sua essência é de que as ordens sejam cumpridas voluntariamente em decorrência natural do cargo legitimamente exercido.
Sobre os diferentes tipos de autoridade, analise as sentenças abaixo:
I – Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.
II – Autoridade carismática: resultante da rejeição à tradição e contra a ordem social vigente.
III – Autoridade legal, racional ou burocrática: quando as ordens dos superiores são aceitas como justificadas, porque consideradas legítimas e de acordo com certos preceitos ou normas, dos quais deriva o comando.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A autoridade tradicional, carismática e autoridade legal, racional ou burocrática. Assim as afirmativas I, II e III estão corretas. Autoridade tradicional - É uma questão cultural. Divide-se em duas formas: patrimonial – na qual os funcionários, dependentes economicamente do senhor, preservam a dominação tradicional e são seus servidores; e feudal – as funções administrativas apresentam maior grau de autonomia em relação ao senhor. Autoridade carismática: Os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam. Autoridade legal: Segundo o conceito popular, a burocracia é entendia como uma organização na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. Para Weber, é exatamente o contrário. Segundo ele, burocracia é a organização eficiente por excelência.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A Teoria Neoclássica define, inicialmente, quais funções do administrador partem dos princípios administrativos para depois estabelecer os princípios que darão fundamento à prática dessas funções. Observa-se que a Teoria Clássica sofreu uma revitalização pelo ecletismo que permitiu a participação na Administração de várias outras ciências, em um convívio criativo e eclético.
Sobre os princípios em que se baseia a Teoria Neoclássica, analise as sentenças abaixo:
I – A Teoria Neoclássica, sofreu inovações pela tecnologia e afetou diversas áreas como marketing, finanças, e a sustentabilidade afetando assim a diversidade vegetal.
II - Os princípios da Administração como princípios científicos precisam ser necessários e verdadeiros, como qualquer outra ciência;
III – A Administração é um processo composto das funções de planejamento, organização, direção e controle;
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Resposta Correta: Os princípios em que se baseia a Teoria Neoclássica são os seguintes: - a Administração é um processo composto das funções de planejamento, organização, direção e controle; - para se sustentar e dar suporte à grande variedade de situações empresariais, a Administração precisa de princípios que tenham valores preditivos e possam ser aplicados com a garantia dos resultados; - os princípios da Administração como princípios científicos precisam ser necessários e verdadeiros, como qualquer outra ciência; - o meio ambiente Administrativo é afetado pela cultura e pelo universo físico.

Feedback

Questão 9

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Popularmente a palavra burocracia é usada como adjetivo de uma organização, departamento ou ação que atrasa, é demorada nas respostas, exige muita papelada ou é um processo ineficiente. Porém, o sociólogo alemão Max Weber, em seus estudos, ao descrever os princípios que serviram de base para a Teoria Burocrática procurou estabelecer meios mais eficientes de realizar o trabalho. Assinale abaixo a alternativa que apresenta somente os princípios da Teoria Burocrática.
Escolha uma:
Resposta Correta: Impessoalidade, Hierarquia e formalidade. Para Max Weber, a burocracia é a organização por excelência. Tem como objetivo a eficiência, através da explicação, nos mínimos detalhes, de como as coisas deverão ser feitas. São Princípios da Burocracia: A hierarquia de autoridade; A racionalidade; As normas e os regulamentos; A formalidade; A Padronização plena das rotinas e dos procedimentos; As Regras e padrões para tomada de decisão. A impessoalidade; O Compromisso profissional; Os Registros escritos e detalhados e a uniformidade nas ações; A Impessoalidade, uniformidade e imparcialidade nas regras e procedimentos aplicados na empresa. Capítulo 5.1.1 A burocracia.

Feedback

Questão 10

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Uma grande empresa brasileira de calçados tem alcançado grande sucesso. Há quatro anos abriu uma nova unidade de produção na China e abriu escritórios de representação comercial em mais de 20 países. Esses escritórios têm o objetivo de promover os produtos e realizar vendas para as lojas de varejo nesses países. Desde o início da internacionalização a taxa de crescimento tem sido na casa dos dois dígitos. Um dos segredos desse sucesso é a definição de metas e alvos. As metas estão definidas tanto para os diretores das unidades de negócios quanto para os trabalhadores mais operacionais. Esses alvos estão todos interligados. Se o funcionário não consegue alcançar sua meta o diretor não conseguirá alcançar a dele.
Essa situação está enquadrada com uma das teorias da administração. Assinale a opção que nomeia corretamente a teoria contida no contexto do enunciado.
Escolha uma:
A resposta correta é administração por objetivos. Essa teoria tem como características a definição de objetivos, metas ou alvos desde a área estratégica até operacional. Dessa forma, os responsáveis têm como preocupação atingir seus objetivos com certa flexibilidade, diferente dos modelos de gestão anteriores, como na administração científica, que se preocupava com cada detalhe dos processos organizacionais.

Feedback

Nenhum comentário