Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:17

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O ciclo PDCA (Plan-do-Check-Action) também pode ser uma ferramenta da gestão para a prática da inovação na estratégia. Segundo os estudos do livro de sua disciplina é correto afirmar sobre a ferramenta:
Escolha uma:
Frase encontrada no capítulo 9 do livro da disciplina, na página 219. O ciclo PDCA (Plan-do-Check-Action) também pode ser uma ferramenta da gestão para a prática da inovação na estratégia. Ele pode ser empregado considerando a mudança de comportamentos e atitudes para a inovação e criação de novos objetivos e metas inovadoras para a empresa incluir em seu desenvolvimento de produtos e serviços.

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Os negócios existem porque alguém vislumbrou a possibilidade de seu sucesso, ou seja, de realizar um resultado melhor do que o simples investimento em uma aplicação financeira. Mas as projeções iniciais precisam ser confirmadas periodicamente e em caso de não serem alcançadas as metas de rentabilidade previstas, mudanças de rumo devem ser feitas visando manter a atratividade do negócio. Sobre este tema, observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Capítulo 1, página 23. A figura corresponde à aplicação do método dos cinco porquês na investigação de causa raiz de determinada condição.

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Outras tecnologias que podem ser utilizadas nos setores de vendas e marketing para alavancar a estratégia são as ferramentas que promovem as seguintes relações comerciais. Sobre este tema analise a frase abaixo:
“Tratam-se das relações comerciais que ocorrem das empresas para os consumidores finais e é o modelo mais utilizado e propagado de marketing digital. Os consumidores de hoje compram praticamente tudo pela internet, desde carros, passagens aéreas, roupas e utensílios para o lar”.
Escolha uma:
Frase encontrada no capítulo 9 do livro da disciplina, na página 231. B2C (business-to-consumer) – Das empresas para os consumidores: Tratam-se das relações comerciais que ocorrem das empresas para os consumidores finais e é o modelo mais utilizado e propagado de marketing digital. Os consumidores de hoje compram praticamente tudo pela internet, desde carros, passagens aéreas, roupas e utensílios para o lar.

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Cadeia de Valor, criada por Michael Porter engloba uma serie de atividades desde o início da aquisição do produto até o pós venda. Todas as atividades são interligadas e depende uma das outras. Esta cadeia de valor é constituída por:
I - Atividades de apoio
II - Atividades de atendimento a cliente
III - Atividade de pós venda
IV - Atividades primárias
V - Atividades secundárias
Assinale a alternativa que indica a informação correta:
Escolha uma:
Frase encontrada no capítulo 9 do livro da disciplina, na página 224. A cadeia de valor é constituída por dois elementos (MOTA, 2009, p. 34): Atividades primárias – associadas diretamente com a finalidade do negócio, logística interna, operações de produção, logística externa, marketing e vendas e serviços. Atividades de apoio – São atividades secundárias que apoiam as atividades primárias (aquisição, desenvolvimento de tecnologia, gerência de recursos humanos e infraestrutura).

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O sucesso das organizações depende cada vez mais de oportunidades de aprendizado das pessoas que as integram e de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades. É correto afirmar que estabelecer relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento e desenvolvimento de competências, refere-se à noção de:
Escolha uma:
Capítulo 2, página 43. Valorização das pessoas.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

“É sabido que o novo ambiente de competitividade – ocasionado pela globalização da economia – impõe que as empresas tenham compromissos cada vez maiores com o contínuo aperfeiçoamento de seus processos. E por isso, os desperdícios dentro do sistema produtivo, são objetos de estudo por parte das empresas, pois a ineficiência não pode mais ser repassada aos clientes.” Baseado nisto, analise as afirmativas abaixo:
I – O desperdício é um gasto sem proveito, uso inadequado de recursos, esbanjamento, extravio, perda, refugo, sobra, falhas.
II – Um tipo de desperdício é o produto produzido ou serviço entregue excede as especificações em qualidade e em quantidade.
III - O esforço interno para aumentar a produtividade precisa atuar simultaneamente na redução de desperdício e na redução do custo de produção.
IV - O desperdício representa uma ameaça significativa nos esforços de melhoria na produtividade e maximização dos resultados.
V - O uso de insumos com características diversas aumenta as sobras e rejeitos industriais, causando desperdício.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 13 e 14 do livro da disciplina. O desperdício representa uma ameaça significativa nos esforços de melhoria na produtividade e maximização dos resultados. É um gasto sem proveito, uso inadequado de recursos, esbanjamento, extravio, perda, refugo, sobra, falhas. O desperdício tem raízes ambientais, históricas e culturais. Depende da abundância de recursos, dos hábitos de consumo das populações, de suas estruturas educacionais e da presença ou não do processo de conscientização das pessoas quanto aos inconvenientes e às consequências negativas do uso descontrolado de recursos. Desperdício 1: o cliente exagera em suas especificações e solicita características ou quantidades acima de suas necessidades. Desperdício 2: a partir das necessidades e especificações dos clientes, o fornecedor estabelece os objetivos que o produto ou serviço deve alcançar para o atendimento em 100% do especificado. Em muitos casos, pressionado pelo tempo para pesquisar alternativas, o fornecedor oferece objetivos que excedem as especificações e necessidades do cliente. Desperdício 3: processos com capacidade superior à necessária ou que foram projetados para alcançar outros objetivos são alocados ao processo produtivo trabalhando inadequadamente (consumo maior de insumos, mão de obra...). Desperdício 4: a escolha dos insumos corretamente é parte significativa do custo. O uso de insumos com características diversas aumenta as sobras e rejeitos industriais. Desperdício 5: o produto produzido ou serviço entregue excede as especificações em qualidade e em quantidade.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A tecnologia pode ser aplicada, como vimos, em diversas áreas, com diversos objetivos, porém, se não for gerenciada de maneira adequada, será apenas um investimento alto em algo que pode ou não dar muito retorno. Nesse contexto, devemos considerar que há duas vertentes tecnológicas dentro de uma organização produtiva de bens físicos ou de serviços, a primeira delas é aquela que envolve as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da empresa; já a segunda trata-se de dispositivos eletrônicos que estão embutidos em máquinas e equipamentos e realizam as tarefas predefinidas com requisitos específicos. É um sistema baseado em microprocessamento que é construído para controlar a função, ou conjunto de funções, deste sistema, mas não é programável pelo usuário final da mesma forma que um PC. Estas tecnologias são chamadas, respectivamente de:
Escolha uma:
A tecnologia de processo – aquela que envolve as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da empresa (SLACK, 2002, p. 241). A tecnologia embarcada ou embutida – trata-se de dispositivos eletrônicos que estão embutidos em máquinas e equipamentos e realizam as tarefas predefinidas com requisitos específicos. É um sistema baseado em microprocessamento que é construído para controlar a função, ou conjunto de funções, deste sistema, mas não é programável pelo usuário final da mesma forma que um PC (HEATH, 2003). Resposta no capítulo 7 do livro.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Responsabilidade social é a atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização. Como este princípio é colocado em prática, a responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da sociedade como parte integrante do ecossistema da organização, com necessidades e expectativas que precisam ser identificadas, compreendidas e atendidas. Trata-se do exercício constante da consciência moral e cívica da organização, advinda da ampla compreensão de seu papel no desenvolvimento da sociedade. Neste contexto, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A organização deve buscar o desenvolvimento sustentável; identificar os impactos na sociedade que possam decorrer de suas instalações, processos, produtos e serviços e executar ações preventivas para eliminar ou minimizar esses impactos em todo o ciclo de vida das instalações, produtos e serviços.
II - Adicionalmente, busca preservar os ecossistemas naturais, conservar os recursos não-renováveis e racionalizar o uso dos recursos renováveis. Além do atendimento e superação dos requisitos legais e regulamentares associados aos seus produtos, serviços, processos e instalações.
III - O exercício da cidadania pressupõe o apoio a ações de interesse social e pode incluir: a educação e a assistência comunitária; a promoção da cultura, do esporte e do lazer, e a participação no desenvolvimento nacional, regional ou setorial.
Escolha uma:
A organização deve buscar o desenvolvimento sustentável; identificar os impactos na sociedade que possam decorrer de suas instalações, processos, produtos e serviços e executar ações preventivas para eliminar ou minimizar esses impactos em todo o ciclo de vida das instalações, produtos e serviços. Adicionalmente, busca preservar os ecossistemas naturais, conservar os recursos não-renováveis e racionalizar o uso dos recursos renováveis. Além do atendimento e superação dos requisitos legais e regulamentares associados aos seus produtos, serviços, processos e instalações. O exercício da cidadania pressupõe o apoio a ações de interesse social e pode incluir: a educação e a assistência comunitária; a promoção da cultura, do esporte e do lazer, e a participação no desenvolvimento nacional, regional ou setorial.

Feedback

Nenhum comentário