Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:15

Pondere a respeito das sentenças a seguir:
I - Previsão dos resultados, os acionistas e investidores estabelecem os aportes de capital, o tempo de retorno do capital e as margens de resultados esperados.
PORQUE
II - A área técnica projeta o processo e estabelece os recursos necessários para produzir e entregar ao Cliente o pacote de valor.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
É correto afirmar que: Visão do negócio – previsão dos resultados. Acionistas e investidores estabelecem os aportes de capital (inicial, ampliações e reinvestimento), o tempo de retorno do capital e as margens de resultados esperados. Visão do aprendizado – a área técnica projeta o processo e estabelece os recursos necessários para produzir e entregar ao Cliente o pacote de valor (Capítulo 04, p. 91).

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Gol Linhas Aéreas: trouxe ao Brasil o modelo de gestão “low cost” tomando por base empresas internacionais que já trabalhavam nesse formato, como a irlandesa Ryanair e a inglesa EasyJet. Custos mínimos, por meio de retirada de algumas benesses de seus voos (como refeições gratuitas), cobranças por escolha de assento, além de taxas mais altas por excesso de bagagem: tudo isso em troca de passagens por preços muito abaixo dos praticados pelos concorrentes.
ENDEAVOR BRASIL. Uma espiada na grama do vizinho. 2015. Disponível em: .
O exemplo apresentado na contextualização da questão debate acerca do:
Escolha uma:
É correto afirmar que: Benchmarking é o processo de medir e comparar as estratégias e operações da organização com as das outras organizações que se destacam em suas atividades, dentro ou fora de seu setor. O motivo é identificar as melhores práticas de gestão para adotar, adaptar ou aperfeiçoar (Capítulo 06, p. 159).

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Referente ao gerenciamento de recursos, analise as informações abaixo:
O estudo dos processos torna-se importante para que possamos entender sua dinâmica e acompanhar o desenvolvimento, prever resultados.
Sendo assim,
O estudo de processos pode atuar em suas causas para buscar melhores resultados ou nos preparar para sofrer os impactos de seus resultados.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
“As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira”. Tema abordado no capítulo 3, página 69.

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

(Concurso IF-ES Instituto Federal do Espírito Santo, 2019) Segundo Dias (2010), um bom planejamento e preparação para inventário é imprescindível para a obtenção de bons resultados na organização.
Em relação ao que deverá ser providenciado para o inventário, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A resposta correta é a que contem a sentença: “Publicação prévia, em jornal de grande circulação, de Comunicado de Inventário”. Isso porque, para as empresas são dispensadas da obrigatoriedade de tornar-se público o inventário, que nada mais é que uma lista de todos os bens e materiais pertencentes a elas, e disponíveis em estoque que podem estar armazenados nas próprias instalações das companhias ou fora delas. Com um inventário sempre atualizado, você se previne contra desperdícios, perda de vendas, controle e registro de entradas e saídas do estoque, localização, quantidade numérica e outros dados relevantes dos itens do estoque, evitando assim uma série de outras ameaças à sua gestão. Cap. 4

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

São consideradas dimensões atrativas do pacote de valor:
1 - Estética
2 - Funcionalidade
3 - Praticidade
4 - Qualidade
5 - Disponibilidade de opcionais
6 - Preço
7 - Itens não essenciais que surpreendem e encantam o cliente
8 - Suporte técnico
9 - Serviços complementares
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, página 73 do livro da disciplina. São consideradas dimensões atrativas do pacote de valor: Estética; Funcionalidade; Praticidade; Disponibilidade de opcionais; Itens não essenciais que surpreendem e encantam o cliente; Suporte técnico.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

(ENADE, TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS, 2015 - adaptada) Um gerente de processos incumbido da tarefa de melhorar o desempenho da empresa em que trabalhava. Como não dispunha informações suficientes para as operações, buscou melhor entendimento dos processos do negócio, sabendo que eles refletem o modo como a empresa funciona. O tecnólogo recorreu a instrumentos de mapeamento, como entrevistas, questionários, reuniões, workshops, observação e análise documental.
Nessa situação hipotética, o mapeamento de processos feito pelo tecnólogo
I. será suficiente para gerir a empresa, possibilitando o abandono de outras ferramentas de gestão.
II. ajudará a empresa a enxergar claramente seus pontos fortes e fracos.
III. possibilitará a identificação de possíveis falhas e, consequentemente, o aprimoramento dos processos existentes ou a implementação de nova estrutura voltada para processos.
IV. possibilitará melhorias nos procedimentos de trabalho, com base em representação gráfica que deve conter: sequência de atividades, agentes envolvidos, prazos e fluxos de
entradas e saídas, bem como informações e documentos da empresa.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Gabarito comentado: Resposta correta, afirmativas “II, III e IV”. A afirmativa “I” está incorreta, pois o mapeamento de processos é uma atividade complexa e que precisa de uma infinidade de informações para a etapa da proposta de melhoria, até a sua implementação, que também deverá sempre ser verificada, medida e analisada, permitindo uma melhoria contínua, o que engloba outras diversas ferramentas. Cap. 4

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A Estratégia de operações envolve o planejamento estratégico da instituição deve direcionar o gerenciamento dos processos por meio da permanente atualização da visão. Relacione à coluna A (visão) com a coluna B (respectivas características):
Visão
Características
1)                 Visão do negócio
A.                 A área técnica projeta o processo e estabelece os recursos necessários para produzir e entregar ao Cliente o pacote de valor. O conjunto desses recursos também é conhecido como “o segredo do negócio”.

2)                 Visão do ambiente
B.                 Previsão dos resultados. Acionistas e investidores estabelecem os aportes de capital, o tempo de retorno do capital e as margens de resultados esperados.

3)                 Visão do aprendizado
C.                 Oportunidades e ameaças. A área de marketing pesquisa necessidades e desejos dos clientes dimensiona o mercado, pesquisa produtos concorrentes e faz uma previsão de um pacote de valor competitivo.


 
Indique a alternativa com a correlação correta:
Escolha uma:
Tema abordado no livro da disciplina, capítulo 4, página 91. Visão do negócio – previsão dos resultados. Acionistas e investidores estabelecem os aportes de capital (inicial, ampliações e reinvestimento), o tempo de retorno do capital e as margens de resultados esperados; Visão do ambiente – oportunidades e ameaças. A área de marketing pesquisa necessidades e desejos dos clientes dimensiona o mercado, pesquisa produtos concorrentes e faz uma previsão de um pacote de valor competitivo; Visão do aprendizado – a área técnica projeta o processo e estabelece os recursos necessários para produzir e entregar ao Cliente o pacote de valor. O conjunto desses recursos também é conhecido como “o segredo do negócio”.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Fazem parte da Cadeia Produtiva Simplificada:
1 - Agente regulamentador
2 - Cliente
3 - Comunidade
4 - Entrada
5 - Fornecedor
6 - Processo ou atividade de transformação
7 - Saída
8 - Stakeholders
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, página 78 do livro da disciplina. - Fazem parte da Cadeia Produtiva Simplificada: Cliente; Entrada; Fornecedor; Processo ou atividade de transformação; Saída.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A gestão da inovação pode ser compreendida como a passagem de ideias criativas para uma inovação concreta ou de sucesso, obtida pela geração e apropriação de novas ideias, que testadas e colocadas em prática, podem vir a se tornar inovações. Para que essa gestão possa ser colocada em prática, a empresa precisa pensar sua estratégia em alguns aspectos. Avalie as afirmativas abaixo e selecione as afirmativas que referenciam aos aspectos levantados por Scherer e Carlomagno (2016):
I - Elaboração constante de novos produtos e serviços;
II - Estender prazo de utilização dos produtos e serviços já desenvolvidos pela empresa;
III - Prorrogação criativa dos compostos do mix de marketing: produto, praça, preço, promoção de seus produtos e serviços;
IV - Solução de problemas financeiros, de produção, atendimento, entre outros;
Escolha uma:
Uma vez que a a laboração constante de novos produtos e serviços; estender prazo de utilização dos produtos e serviços já desenvolvidos pela empresa; prorrogação criativa dos compostos do mix de marketing: produto, praça, preço, promoção de seus produtos e serviços; bem como solução de problemas financeiros, de produção e atendimento, são alguns aspectos em relação à estratégia, citados por Scherer e Carlomagno (2016). Resposta no capítulo 9 do livro da disciplina.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A empresa precisa investir no comportamento de inovação, proporcionando que seus colaboradores entendam que todas as mudanças propostas são com o objetivo de melhorar os resultados e metas da empresa, e com essas melhorias, consequentemente melhorar a vida de todos os colaboradores. Para que isso ocorra, a empresa precisa promover um ambiente favorável à inovação, desenvolvendo nas pessoas disposição para assumir riscos, espírito empreendedor, capacidade de assimilação de novos conhecimentos, comunicação eficiente, favorecendo a diversidade cultural e melhorando a capacidade de reduzir impactos negativos associados às mudanças. A empresa precisa considerar então algumas atitudes para que possa envolver seu pessoal na mudança de comportamento para a adoção das tecnologias e consequentemente da cultura da inovação. Avalie as alternativas abaixo e assinale qual dela cita características desse processo de participação das pessoas:
Escolha uma:
Oportunidade de participação: refere-se à construção de sistemas em que os colaboradores possam ter a oportunidade de participar ativamente das escolhas, mas também prepará-lo para aceitar os possíveis acertos e insucessos de suas opções. Visibilidade: devem ser estabelecidos sistemas de reconhecimento e recompensa para as metas alcançadas pelos colaboradores. Esse reconhecimento deve ser público, no âmbito de toda a organização, com o intuito de reforçar a sensação de pertencimento no grupo. Cumprimento das decisões: isso pode ser obtido quando se estabelece um processo de compromisso levado a sério e de longo prazo. É necessária uma boa comunicação no que se refere às decisões importantes e que estas possam ser tomadas com a participação do grupo. Resposta no capítulo 10 do livro.

Feedback

Nenhum comentário