Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:14

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Referente ao gerenciamento de recursos, analise as informações abaixo:
O estudo dos processos torna-se importante para que possamos entender sua dinâmica e acompanhar o desenvolvimento, prever resultados.
Sendo assim,
O estudo de processos pode atuar em suas causas para buscar melhores resultados ou nos preparar para sofrer os impactos de seus resultados.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
“As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira”. Tema abordado no capítulo 3, página 69.

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

(FCC 2019-AFAP). Suponha que a Agência de Fomento do Amapá pretenda aprimorar seus processos de trabalho e, como etapa inicial, esteja implementando o mapeamento de todos os processos da organização, identificando as entradas e saídas correspondentes. A ferramenta pertinente a ser utilizada nessa etapa de mapeamento é:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A resposta correta é “o fluxograma”, BPMN (Business Process Modeling Notation) é o padrão utilizado para o desenho (ou modelagem) dos processos em uma organização.
Consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo. Esse diagrama que nos permite visualizar um processo também é conhecido como fluxograma.
Assim, essa é a ferramenta utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos. Dessa forma, ele é utilizado para descrever, de modo gráfico, um processo através do uso de símbolos e linhas. Dessa maneira, com ele fca mais fácil visualizar e conhecer melhor um processo, de forma que possamos propor melhorias e mudanças. O objetivo, portanto, da utilização dessa ferramenta é simplificar o trabalho de mapeamento e facilitar o entendimento de como os processos de trabalho funcionam. Cap. 4

Feedback

Questão 3

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

(Concurso IF-ES Instituto Federal do Espírito Santo, 2019) Segundo Dias (2010), um bom planejamento e preparação para inventário é imprescindível para a obtenção de bons resultados na organização.
Em relação ao que deverá ser providenciado para o inventário, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A resposta correta é a que contem a sentença: “Publicação prévia, em jornal de grande circulação, de Comunicado de Inventário”. Isso porque, para as empresas são dispensadas da obrigatoriedade de tornar-se público o inventário, que nada mais é que uma lista de todos os bens e materiais pertencentes a elas, e disponíveis em estoque que podem estar armazenados nas próprias instalações das companhias ou fora delas. Com um inventário sempre atualizado, você se previne contra desperdícios, perda de vendas, controle e registro de entradas e saídas do estoque, localização, quantidade numérica e outros dados relevantes dos itens do estoque, evitando assim uma série de outras ameaças à sua gestão. Cap. 4

Feedback

Questão 4

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Pondere a respeito das sentenças a seguir:
I - É de responsabilidade do setor de pesquisa e desenvolvimento, no qual trabalham engenheiros, físicos, químicos e outros profissionais especialistas no segmento em que a empresa atua, com o objetivo de desenvolver mudanças nos produtos que possam gerar benefícios para a sociedade.
PORQUE
II - Faz com que a mesma panela possa ser produzida mais rapidamente, com menores custos, menos desperdício e refugos e mais desempenho.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
É correto afirmar que: A tecnologia do produto é de responsabilidade do setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D), no qual trabalham engenheiros, físicos, químicos e outros profissionais especialistas no segmento em que a empresa atua, com o objetivo de desenvolver mudanças nos produtos que possam gerar benefícios para a sociedade. A tecnologia de processos faz com que a mesma panela possa ser produzida mais rapidamente, com menores custos, menos desperdício e refugos e mais desempenho (Capítulo 07, p. 176).

Feedback

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

São consideradas dimensões imperceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor:
I - Qualidade intrínseca e Atendimento
II - Ânimo e qualidade de vida
III - Preço
IV - Serviços complementares
V - Segurança de quem usa
VI - Segurança de quem produz
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, páginas 72 e 73 do livro da disciplina. Dimensões imperceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor: Segurança de quem produz; Ânimo e qualidade de vida. Dimensões perceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor: Qualidade intrínseca; Atendimento; Preço; Serviços complementares; Segurança de quem usa.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A Estratégia de operações envolve o planejamento estratégico da instituição deve direcionar o gerenciamento dos processos por meio da permanente atualização da visão. Relacione à coluna A (visão) com a coluna B (respectivas características):
Visão
Características
1)                 Visão do negócio
A.                 A área técnica projeta o processo e estabelece os recursos necessários para produzir e entregar ao Cliente o pacote de valor. O conjunto desses recursos também é conhecido como “o segredo do negócio”.

2)                 Visão do ambiente
B.                 Previsão dos resultados. Acionistas e investidores estabelecem os aportes de capital, o tempo de retorno do capital e as margens de resultados esperados.

3)                 Visão do aprendizado
C.                 Oportunidades e ameaças. A área de marketing pesquisa necessidades e desejos dos clientes dimensiona o mercado, pesquisa produtos concorrentes e faz uma previsão de um pacote de valor competitivo.


 
Indique a alternativa com a correlação correta:
Escolha uma:
Tema abordado no livro da disciplina, capítulo 4, página 91. Visão do negócio – previsão dos resultados. Acionistas e investidores estabelecem os aportes de capital (inicial, ampliações e reinvestimento), o tempo de retorno do capital e as margens de resultados esperados; Visão do ambiente – oportunidades e ameaças. A área de marketing pesquisa necessidades e desejos dos clientes dimensiona o mercado, pesquisa produtos concorrentes e faz uma previsão de um pacote de valor competitivo; Visão do aprendizado – a área técnica projeta o processo e estabelece os recursos necessários para produzir e entregar ao Cliente o pacote de valor. O conjunto desses recursos também é conhecido como “o segredo do negócio”.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A implementação da Qualidade requer comprometimento e é aplicada em toda a empresa. São consideradas participantes na gestão da qualidade:
1 - Clientes
2 - Agente regulamentador
3 - Stakeholders
4 - Acionistas
5 - Fornecedores
6 - Comunidade
7 - Governo
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, página 75 do livro da disciplina. Quem são as pessoas na gestão da qualidade? Clientes; Stakeholders; Acionistas; Fornecedores; Comunidade.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Abaixo analise a afirmação:
(...) é um composto de produtos e serviços gerados pelo fornecedor e disponibilizados para clientes no sentido de criar nele uma percepção favorável de satisfação às suas necessidades e aos seus desejos.
Sobre as afirmações acima é correto afirmar:
Escolha uma:
A frase acima se refere a “Pacote de valor”. Tema abordado no capítulo 3, página 72. “Pacote de valor é um composto de produtos e serviços gerados pelo fornecedor e disponibilizados para clientes no sentido de criar nele uma percepção favorável de satisfação às suas necessidades e aos seus desejos”.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A gestão da inovação pode ser compreendida como a passagem de ideias criativas para uma inovação concreta ou de sucesso, obtida pela geração e apropriação de novas ideias, que testadas e colocadas em prática, podem vir a se tornar inovações. Para que essa gestão possa ser colocada em prática, a empresa precisa pensar sua estratégia em alguns aspectos. Avalie as afirmativas abaixo e selecione as afirmativas que referenciam aos aspectos levantados por Scherer e Carlomagno (2016):
I - Elaboração constante de novos produtos e serviços;
II - Estender prazo de utilização dos produtos e serviços já desenvolvidos pela empresa;
III - Prorrogação criativa dos compostos do mix de marketing: produto, praça, preço, promoção de seus produtos e serviços;
IV - Solução de problemas financeiros, de produção, atendimento, entre outros;
Escolha uma:
Uma vez que a a laboração constante de novos produtos e serviços; estender prazo de utilização dos produtos e serviços já desenvolvidos pela empresa; prorrogação criativa dos compostos do mix de marketing: produto, praça, preço, promoção de seus produtos e serviços; bem como solução de problemas financeiros, de produção e atendimento, são alguns aspectos em relação à estratégia, citados por Scherer e Carlomagno (2016). Resposta no capítulo 9 do livro da disciplina.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

O conceito de cadeia de valor foi criado por Michael Porter e trata-se do conjunto de todas as atividades realizadas pelas empresas, iniciando na aquisição de produtos com os fornecedores, passando por todo o processo produtivo até o final da cadeia, com a distribuição e o pós-venda. Tais atividades criadoras de valor estão interligadas e dependem umas das outras. Ao se desmembrar essas atividades e avaliar os elos entre elas, é possível otimizar o funcionamento da empresa e acrescentar mais valor aos seus produtos. A cadeia de valor é constituída por dois elementos. Avalie as alternativas abaixo e assinale a alternativa que cita estes dois elementos:
Escolha uma:
Atividades primárias – associadas diretamente com a finalidade do negócio, logística interna, operações de produção, logística externa, marketing e vendas e serviços e Atividades de apoio – São atividades secundárias que apoiam as atividades primárias (aquisição, desenvolvimento de tecnologia, gerência de recursos humanos e infraestrutura). Resposta no capítulo 9 do livro da disciplina.

Feedback

Nenhum comentário