Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:13
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Embora a essência de alguns trabalhos, como a pintura, tenha sido pouco alterada desde a sua possível criação, tantos outros ofícios puderam experimentar a facilidade, o conforto e a segurança que as novas tecnologias trouxeram com o tempo. Que o digam a medicina, os dentistas, cirurgiões e tantos outros empregos que, graças à tecnologia, podem operar, realizar diagnósticos e outros procedimentos antes nunca imaginados. O mesmo vale para a indústria, o comércio e os serviços. O desenvolvimento de novas tecnologias levou as empresas a, obviamente, se virem obrigadas a alcançar resultados cada vez melhores, oferecendo melhores serviços e produtos ao público. Caso contrário, perdem para a concorrência, que pode ter acesso a essas mesmas tecnologias.
ENTSCHEV, B. O uso de novas tecnologias: você e sua empresa estão atualizados? Gazeta do Povo, 2012. Disponível em: .
A partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
(__) Apenas algumas empresas utilizam-se de algum grau de tecnologia em seus processos ou produtos.
(__) A maior barreira de uma empresa frente às mudanças e a adoção de novas tecnologias são os seus próprios colaboradores.
(__) A empresa precisa compreender que quem vai utilizar a tecnologia são as pessoas, e se estas pessoas não estiverem satisfeitas, todo o capital investido será em vão.
(__) A empresa precisa investir no comportamento de inovação, proporcionando que seus colaboradores entendam que todas as mudanças propostas têm o objetivo de melhoras os resultados e metas da empresa.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
É correto afirmar que: Todas as empresas utilizam algum grau de tecnologia em seus processos ou produtos, desde o pequeno produtor rural até a NASA. Muitas vezes a maior barreira de uma empresa frente às mudanças e adoção de novas tecnologias são os seus próprios colaboradores. A empresa precisa entender que quem vai utilizar essa nova tecnologia são pessoas, e se estas pessoas não estiverem satisfeitas ou se boicotarem a mudança, todo o capital investido na “novidade” será em vão. A empresa precisa investir no comportamento de inovação, proporcionando que seus colaboradores entendam que todas as mudanças propostas são com o objetivo de melhorar os resultados e metas da empresa, e com essas melhorias, consequentemente melhorar a vida de todos os colaboradores (Capítulo 10, p. 238-239).
Feedback
A resposta correta é: F-V-V-V..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a importância do encantamento nas relações de fornecedores com clientes, analise a figura referente a pesquisas realizadas pela Cooper & Addison-Wesley publicadas na revista Banas Qualidade, de janeiro de 2003, página 56, que identifica por ordem de importância as causas da insatisfação de clientes:

Indique a alternativa correta sobre o quadro acima:
Escolha uma:
A causa mais apontada pela pesquisa é o item “insatisfação do cliente”. Tema abordado no capítulo 3, páginas 68.
Feedback
A resposta correta é: A causa mais apontada pela pesquisa é o item “insatisfação do cliente”..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Todo negócio se inicia com necessidades e desejos de clientes. A razão da existência das instituições está na existência de clientes. Se a instituição produzir produtos ou prestar serviços que atendam necessidades e desejos de clientes em troca de uma compensação atrativa, o negócio vai em frente. Escolha a sequência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente:
Escolha uma:
Frase encontrada no capítulo 3, página 67. Todo negócio se inicia com necessidades e desejos de clientes. A razão da existência das instituições está na existência de clientes. Se a instituição produzir produtos ou prestar serviços que atendam necessidades e desejos de clientes em troca de uma compensação atrativa, o negócio vai em frente.
Feedback
A resposta correta é: Necessidades, clientes, produzir, prestar, compensação..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considerado prático em suas metas, o ministro interino da Agricultura e Pecuária, coronel Eumar Novacki, defendeu, durante o XI Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, em São José do Rio Preto (SP), que a administração pública tenha uma visão moderna de gestão. “Precisamos focar em resultados”, argumentou Novacki, lembrando que o ministério trabalha nessa direção por meio de iniciativas como a do Plano Agro+, lançado há um ano. Desde então, o Mapa promoveu 588 modificações em normativos e reformulou procedimentos, simplificando ações e reduzindo custos. O tema do Congresso era Os novos caminhos da gestão pública – Aqui, o Brasil dá certo.
PACHECO, R. Eumar Novacki defende visão moderna de gestão pública e exorta prefeitos a serem ousados em projetos. Agro Olhar, 2017. Disponível em: .
A respeito dos desafios de se trabalhar com uma nova gestão, a etapa de crescimento se caracteriza:
Escolha uma:
É correto afirmar que: Crescimento – 2ª etapa: Geralmente os processos produtivos são dimensionados para dar conta da produção por um determinado tempo. Em muitos casos, as expansões são previstas deixando-se para adquirir no momento certo aqueles equipamentos ou partes que exijam maior volume de investimento (Capítulo 01, p. 16-17).
Feedback
A resposta correta é: Pelo dimensionamento dos processos produtivos, para que esse possa dar conta da produção por um determinado ponto..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Fazem parte da Cadeia Produtiva Simplificada:
1 - Agente regulamentador
2 - Cliente
3 - Comunidade
4 - Entrada
5 - Fornecedor
6 - Processo ou atividade de transformação
7 - Saída
8 - Stakeholders
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, página 78 do livro da disciplina. - Fazem parte da Cadeia Produtiva Simplificada: Cliente; Entrada; Fornecedor; Processo ou atividade de transformação; Saída.
Feedback
A resposta correta é: Todas as opções estão corretas exceto os itens 1, 3 e 8..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
São consideradas dimensões perceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor:
I - Qualidade intrínseca
II - Atendimento
III - Ânimo e qualidade de vida
IV - Preço
V - Serviços complementares
VI - Segurança de quem usa
VII - Segurança de quem produz
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, páginas 72 e 73 do livro da disciplina. Dimensões perceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor: Qualidade intrínseca; Atendimento; Preço; Serviços complementares; Segurança de quem usa. Dimensões imperceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor: Segurança de quem produz; Ânimo e qualidade de vida.
Feedback
A resposta correta é: Todas as opções estão corretas exceto os itens III e VI..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE, TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE, 2015). O fluxograma é uma importante ferramenta da qualidade para se entender o fluxo dos procedimentos, das atividades e das informações presentes no processo, bem como os recursos, o trabalho realizado, a utilização de ferramentas e as etapas dos subprocessos.
SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Um exemplo dessa ferramenta está representado na figura abaixo:

Considerando as informações relativas ao fluxograma, avalie as afirmações a seguir.
I. O fluxograma é composto por figuras padronizadas e textos articulados que mostram a sequência lógica de execução de um processo ou de suas atividades.
II. O fluxograma linear tem por objetivo a representação do fluxo de processo e das pessoas ou de grupo de pessoas envolvidos em cada etapa.
III. O fluxograma permite que o processo seja visto globalmente e, conforme o nível de detalhamento, o mais localmente possível.
IV. O fluxograma apresentado acima possui comandos de decisão.
É correto apenas o que se afirmar em:
Escolha uma:
Gabarito: A resposta correta são as que compreendem as alternativas I, III e IV. O fluxograma estratificado ou fluxograma matricial é um conjunto de figuras esquemáticas que representam as partes de um processo estratificando as atividades por agrupamentos de interesse. Cap. 4
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Abaixo analise a informação sobre gerenciamento de processos:
“No trabalho empresarial _______________ complexos são divididos em várias _______________ mais simples, a produção é segmentada e executada por pessoas _______________ especificamente para aquela atividade. As _______________ se tornam especialistas em uma determinada atividade, não se dedicando às outras atividades que compõe o _______________.”.
Escolha a sequência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente:
Escolha a sequência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente:
Escolha uma:
“No trabalho empresarial processos complexos são divididos em várias atividades mais simples, a produção é segmentada e executada por pessoas treinadas especificamente para aquela atividade. As pessoas se tornam especialistas em uma determinada atividade, não se dedicando às outras atividades que compõe o processo.” Tema abordado no capítulo 4 página 88.
Feedback
A resposta correta é: Processos, atividades, treinadas, pessoas, processo..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos Aspectos organizacionais e de RH, a direção da organização e a gestão de recursos humanos devem ter muito claro em seus objetivos de onde a empresa veio, o que ela faz, onde está e o que sabe, para que possa direcionar as pessoas para onde se pretende ir. O departamento de RH deve estabelecer metas e objetivos para potencializar as atitudes proativas, impulsionar a motivação das pessoas, otimizar e enriquecer o capital humano da empresa com o objetivo focado na cultura da inovação. Neste contexto, avalie as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que menciona as afirmativas corretas:
I - Outras ações que devem ser propostas para o sistema de RH da empresa são: explorar as experiências anteriores, habilidades destacadas e atitudes proativas das pessoas, investindo em suas capacidades pessoais para buscar melhores comportamentos.
II - A empresa precisa tomar ações para fomentar a criatividade. Uma das maneiras de promover seus colaboradores, para que se tornem efetivamente interessados no processo de crescimento da organização, é trabalhar o seu empoderamento.
III – Empoderamento é uma palavra com origem do inglês Empowerment, a ideia é justamente promover o empregado, dando-lhe autonomia e ferramentas para que possa desenvolver seu trabalho sem ordens e regras diretas.
Escolha uma:
Outras ações que devem ser propostas para o sistema de RH da empresa são: explorar as experiências anteriores, habilidades destacadas e atitudes proativas das pessoas, investindo em suas capacidades pessoais para buscar melhores comportamentos e mudanças efetivas para o novo modelo de inovação. A empresa precisa tomar ações para fomentar a criatividade. Uma das maneiras de promover seus colaboradores, para que se tornem efetivamente interessados no processo de crescimento da organização, é trabalhar o seu empoderamento. Empoderamento é uma palavra com origem do inglês Empowerment, a ideia é justamente promover o empregado, dando-lhe autonomia e ferramentas para que possa desenvolver seu trabalho sem ordens e regras diretas, e consequentemente responsabilidade para lidar com essa liberdade de trabalho. Resposta no capítulo 10.3 do livro.
Feedback
A resposta correta é: Afirmativas I, II e III corretas..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A empresa precisa investir no comportamento de inovação, proporcionando que seus colaboradores entendam que todas as mudanças propostas são com o objetivo de melhorar os resultados e metas da empresa, e com essas melhorias, consequentemente melhorar a vida de todos os colaboradores. Para que isso ocorra, a empresa precisa promover um ambiente favorável à inovação, desenvolvendo nas pessoas disposição para assumir riscos, espírito empreendedor, capacidade de assimilação de novos conhecimentos, comunicação eficiente, favorecendo a diversidade cultural e melhorando a capacidade de reduzir impactos negativos associados às mudanças. A empresa precisa considerar então algumas atitudes para que possa envolver seu pessoal na mudança de comportamento para a adoção das tecnologias e consequentemente da cultura da inovação. Avalie as alternativas abaixo e assinale qual dela cita características desse processo de participação das pessoas:
Escolha uma:
Oportunidade de participação: refere-se à construção de sistemas em que os colaboradores possam ter a oportunidade de participar ativamente das escolhas, mas também prepará-lo para aceitar os possíveis acertos e insucessos de suas opções. Visibilidade: devem ser estabelecidos sistemas de reconhecimento e recompensa para as metas alcançadas pelos colaboradores. Esse reconhecimento deve ser público, no âmbito de toda a organização, com o intuito de reforçar a sensação de pertencimento no grupo. Cumprimento das decisões: isso pode ser obtido quando se estabelece um processo de compromisso levado a sério e de longo prazo. É necessária uma boa comunicação no que se refere às decisões importantes e que estas possam ser tomadas com a participação do grupo. Resposta no capítulo 10 do livro.
Feedback
A resposta correta é: Oportunidade de participação, Visibilidade e Cumprimento das decisões..
Nenhum comentário