Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:12

Questão 1

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(INEP - ENADE Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 2015) O ambiente organizacional é composto por uma diversidade de pessoas com características diversas de raça, gênero, idade, cultura, formação profissional e intelectual. Apesar de seus pontos positivos, a diversidade pode trazer conflitos interpessoais, falhas de comunicação e mal-entendidos. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver comportamentos organizacionais adequados a esse cenário. Nesse sentido, a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode contribuir na condução de mudança comportamental das pessoas no ambiente de trabalho.
Considerando essas informações, avalie as ações a seguir.
I. Desenvolver um processo de treinamento continuado com foco na liderança liberal, tipo mais adequado para lidar com a diversidade.
II. Realizar programas de treinamentos on the job para os gestores com foco na política de resultados.
III. Estimular o desenvolvimento do comportamento social dos empregados com foco na diversidade corporativa.
Adequa(m)-se à gestão da diversidade a(s) ação(es) descrita(s) em
Escolha uma:
Gabarito comentado: A resposta correta é a que contem a sentença: “III, apenas. Estimular o desenvolvimento do comportamento social dos empregados com foco na diversidade corporativa” com a justificativa de que a educação e o treinamento das pessoas são itens indispensáveis para garantir a qualidade dos processos, conduzir novas tecnologias e promover melhorias visando atender às necessidades crescentes dos clientes. “Santo de casa também faz milagres”, desde que continuamente preparado, atualizado e motivado. Quem não oferece treinamento aos colaboradores não pode cobrar melhoria nos resultados. Quando as pessoas não recebem treinamento é de se esperar que continuem fazendo as coisas da mesma forma e por consequência obtendo os mesmos resultados. Cap. 2

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Questão 2

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“É um pequeno grupo cooperativo, motivado por uma tarefa ou objetivo comum, solidário, caracterizado pela unidade, coesão e espírito coletivo. ” (PRAZERES
Assinale a alternativa a que se refere a definição acima:
Escolha uma:
Capítulo 5 página 122. Por meio do trabalho de equipes, existem mais cabeças para pensar, braços para executar tarefas, olhos para verificar, e experiências e conhecimentos para resolver problemas e atuar em situações imprevistas. É um pequeno grupo cooperativo, motivado por uma tarefa ou objetivo comum, solidário, caracterizado pela unidade, coesão e espírito coletivo.

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Questão 3

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Nenhuma empresa se mantém sem clientes. Eles são a base de sustentação dos negócios. A qualidade do atendimento e serviço ao cliente são fatores fundamentais para a satisfação do consumidor. Em tempos de crise e quedas nas vendas, o atendimento se destaca como um diferencial competitivo e um ativo estratégico na conquista e fidelização de mais clientes e consequentemente aumentar o volume de vendas. (adaptado).
O que faz o cliente encantado:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 3 – pág. 68 do livro da disciplina. Cliente encantado: compra novamente; recomenda aos amigos, avalia positivamente nas redes sociais. Fornecedor que encanta o cliente: estabelece-se; aumenta a fatia do mercado; perpetua a marca.

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Questão 4

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“ É um padrão de excelência que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. (...) pode ser interno, comparando o desempenho de outras áreas ou departamentos da instituição, ou externo, quando comparado ao desempenho de outras instituições.
Assinale a alternativa a que se refere essa definição:
Escolha uma:
Capítulo 6 página 158. São práticas de gestão aplicadas em outras instituições – benchmarking. Benchmark é um padrão de excelência que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. O benchmark pode ser interno, comparando o desempenho de outras áreas ou departamentos da instituição, ou externo, quando comparado ao desempenho de outras instituições.

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Questão 5

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A estratégia de operações vai tratar exatamente do conjunto de decisões relacionadas à função de produção ou operações “que é responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços” (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p. 5).
A estratégia de operações é a atividade de gerenciamento dos recursos e competências com o objetivo de obter o melhor pacote de valor a partir da visão.
Analise as características da estratégia de operações a serem entendidas e observadas:
I - A decisão de ofertar ao mercado produtos ou serviços ocorre quando a instituição percebe uma oportunidade de alcançar objetivos estratégicos
II - Os recursos necessários para a produção do pacote de valor concentram a maior parte dos investimentos de capital já aplicado na instituição e a maior parte dos custos operacionais.
III - Processos em operação estão comprometidos com metas de produção, todos os esforços devem ser direcionados para alcançar as metas.
É correto afirmar que:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 4 – pág. 92 93 do livro da disciplina. As assertivas I, II, III estão corretas. _ Os recursos necessários para a produção do pacote de valor concentram a maior parte dos investimentos de capital já aplicado na instituição e a maior parte dos custos operacionais. _ Processos em operação estão comprometidos com metas de produção, todos os esforços devem ser direcionados para alcançar as metas. Qualquer alteração, mudança, ampliação ou manutenção deve causar a mínima interrupção possível. -Melhorias e mudanças em processos produtivos geralmente gastam tempo, pois dependem de recursos a serem adquiridos, alterações em layout, interrupção parcial ou total da produção. -Entre a decisão para a mudança e sua efetivação podem ocorrer mudanças na visão e que – se pudessem ser previstas – teriam levado a outras decisões. A reversão é cara e muitas vezes a instituição precisa conviver com resultados aquém do previsto. - A decisão de ofertar ao mercado produtos ou serviços ocorre quando a instituição percebe uma oportunidade de alcançar objetivos estratégicos: lucro, construção de uma marca, completar uma linha de produtos para melhor atender seus clientes, realizar transformações sociais, culturais, políticas ou ideológicas.

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Questão 6

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A busca pela excelência está baseada em alguns princípios elementares. Deming, na década de 50, propôs princípios, os quais são utilizados até hoje pela maioria dos programas de excelência em gestão e programas de qualidade, tais como a ISO 9000, Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), Prêmio Nacional da Gestão em Saúde (PNGS) etc. Um desses princípios é o Pensamento sistêmico. Analise as afirmativas abaixo e marque V para Verdadeiro ou F para Falso em relação a este princípio.
(__) É a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado à sociedade, onde o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as partes interessadas.
(__) O pensamento sistêmico não considera em suas ações os resultados e somente a forma de trabalho das pessoas.
(__) A precedência é a base da abordagem sistêmica: planejar vem antes de organizar, administrar, operar e controlar.
(__) O pensamento sistêmico refere-se apenas aos subsistemas internos da organização, com foco nos resultados, desconsiderando o ambiente externo da empresa.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
Escolha uma:
A primeira e a terceira afirmativas são verdadeiras. Na segunda afirmativa o pensamento sistêmico considera em suas ações os resultados, a forma de trabalho das pessoas e a atitude das pessoas nas relações. Na quarta afirmativa o pensamento sistêmico refere-se aos subsistemas internos da organização, com foco nos resultados, considerando também o ambiente externo da empresa. Página 30 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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Questão 7

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Os desafios da moderna gestão podem ser classificados em quatro etapas de amadurecimento que ocorrem de forma sequencial. Com base nos seus estudos acerca do tema, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, indicando a ordem correta destas etapas.
1 - Reconhecimento.
2 - Perpetuação.
3 - Sobrevivência.
4 - Crescimento.
(__) Primeira etapa
(__) Segunda etapa
(__) Terceira etapa
(__) Quarta etapa
A sequência correta para a segunda coluna, de cima para baixo, é:
Escolha uma:
A ordem correta das etapas é: Primeira etapa – Sobrevivência (a empresa precisa fazer frente aos seus custos operacionais); Segunda etapa – Crescimento (necessidade de expansão); Terceira etapa – Perpetuação (etapa em que a empresa se mantém solida frente às mudanças); Quarta etapa – Reconhecimento (quando seu produto ou serviço se torna reconhecido no mercado e respeitado pelos concorrentes). Páginas 16 a 18 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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Questão 8

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Quando um problema é detectado, é preciso investigar qual a sua causa e quais os efeitos que este poderá causar. Existem dois tipos de causa de um problema, a causa raiz, também chamada de causa básica, causa dominante, etc., que é a principal responsável pela existência de um problema ou de uma situação, e a causa consequência, que é uma causa que sofre influência de uma causa raiz, e geralmente os seus efeitos desaparecem com o desaparecimento da causa raiz, porém caso ocorra o contrário, ou seja, atacar uma causa consequência antes de atacar uma causa raiz, geralmente traz pouco ou nenhum resultado. Para auxiliar na busca da causa raiz existe um método que é utilizado. Assinale abaixo a alternativa que apresenta qual é este método.
Escolha uma:
Cinco porquês é um método utilizado para auxiliar na busca da causa raiz. Sua aplicação é simples. Questionar “por que” o efeito está ocorrendo e sugerir qual é a causa. Questionar novamente “por que” a causa está ocorrendo e sugerir novamente qual é a causa. A prática tem demonstrado que repetindo cinco vezes a pergunta, a causa raiz é encontrada. Página 22 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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Questão 9

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Diante de um cenário tão competitivo, onde o nível de exigência dos consumidores é cada vez maior, as empresas precisam encontrar meios que as identifiquem e façam com que sua marca seja reconhecida. Sendo assim a declaração da missão, visão e valores da empresa precisam ser bem definidos de forma que as diferencie de seus concorrentes, e crie uma identificação com seu público alvo. Com base no que foi dito, analise as afirmativas abaixo a respeito da visão, marcando V para Verdadeiro e F para Falso.
(__) A visão dever ser relativamente atemporal.
(__) A visão é o “norte” da excelência na gestão.
(__) A visão é a declaração do que a empresa se propõe a realizar.
(__) A visão deve ser alterada constantemente, para acompanhar as tendências do mercado.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
Escolha uma:
A primeira e a segunda afirmativa são verdadeiras. A terceira afirmativa é falsa, pois essa é uma característica da missão da empresa e não da visão. A quarta afirmativa é falsa, pois alterações extemporâneas devem ser evitadas sob pena de confundir os colaboradores e a imagem da instituição. Páginas 39 e 40 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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Questão 10

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“Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização”. Assinale a alternativa que corresponde ao tema conceituado acima.
Escolha uma:
A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da sociedade como parte integrante do ecossistema da organização, com necessidades e expectativas que precisam ser identificadas, compreendidas e atendidas. Trata-se do exercício constante da consciência moral e cívica da organização, advinda da ampla compreensão de seu papel no desenvolvimento da sociedade. Página 50 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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