Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:11

Questão 1

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Keki Bhote, um dos mentores do programa Seis Sigma da Motorola, afirmou que uma empresa está em condições de obter sucesso com essa estratégia, quando todos os seus processos alcançarem o que ele qualifica como “qualidade classe mundial”.
file:///C:/Users/susan/Downloads/16576598681649246.pdf. Acesso ago. 2017.
Ele identificou quatro estágios de desenvolvimento para os programas de qualidade. Qaus são eles:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 3 – pág. 60 e 61 do livro da disciplina. Inocência; despertar; compromisso e implantação; classe mundial.

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Questão 2

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Texto da questão

Em relação à Adaptação da gestão para a cultura da inovação, compreendendo o cenário altamente requisitante de tecnologias e inovação, temos que entender que algumas vezes as empresas demoram ou relutam para transformar sua cultura para esse fim. A cultura de uma empresa é algo difuso e intangível, não podemos traduzi-la em uma única expressão e muitas vezes as pessoas têm pontos de vista diferentes da mesma cultura, pois trabalham em setores e níveis hierárquicos diferentes, o que pode promover ainda mais distorções. Grande parte da cultura de uma empresa está embasada nos comportamentos, crenças e percepções dos indivíduos, o que torna ainda mais complexa a tarefa de entendê-la. Neste contexto, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - alta direção das organizações, com o objetivo de adaptar a gestão para a cultura inovadora, pode interferir nos artefatos, possibilitando a modificação das estruturas e processos, promovendo então o favorecimento das mudanças nas relações entre as pessoas e os seus comportamentos perante a empresa.
II - os principais aspectos da diferenciação entre as empresas que são inovadoras ou não, podem ser verificados pelo seu modelo de gestão e, em consequência, estão diretamente relacionados com a cultura organizacional e impactam o seu desempenho.
III - Além das percepções das pessoas, a cultura de uma organização também envolve processos e tecnologias.
Escolha uma:
A alta direção das organizações, com o objetivo de adaptar a gestão para a cultura inovadora, pode interferir nos artefatos, possibilitando a modificação das estruturas e processos, promovendo então o favorecimento das mudanças nas relações entre as pessoas e os seus comportamentos perante a empresa. Os principais aspectos da diferenciação entre as empresas que são inovadoras ou não, podem ser verificados pelo seu modelo de gestão e, em consequência, estão diretamente relacionados com a cultura organizacional e impactam o seu desempenho. Além das percepções das pessoas, a cultura de uma organização também envolve processos e tecnologias. Resposta no capítulo 10 do livro.

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Questão 3

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Texto da questão

Segundo os autores Pensamento sistêmico é a forma de entender a organização, como sendo um sistema integrado à sociedade, onde o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as partes interessadas.
Assinale a alternativa que melhor descreve o que é estudado no pensamento sistêmico:
Escolha uma:
capitulo 2, página 30. Existem 3 itens que são estudados no pensamento sistêmico. São eles: a atitude das pessoas nas relações; a forma de trabalho das pessoas; os resultados

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Questão 4

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O conceito de pacote de valor ou oferta de valor é um termo de marketing que corresponde à combinação de elementos tangíveis e intangíveis onde os clientes potenciais avaliam e decidem quais os produtos em particular devem ser adquiridos. Uma oferta de valor superior faz mais do que satisfazer os clientes, deve-se observar a qualidade, custos, flexibilidade, velocidade e confiabilidade no que diz respeito aos pacotes de valor gerados e entregues pelas operações, onde devem ser inclusos bens e serviços. Existem dimensões perceptíveis aos clientes que contribuem para o pacote de valor uma delas é o atendimento. E correto afirmar que:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 3 – pág. 72 do livro da disciplina. Atendimento – são todos os aspectos de relacionamento cliente- -fornecedor: pré-venda, venda e pós-venda. Ex.: telemarketing, serviço de informações ao cliente, cortesia no atendimento, serviços em garantia, serviços de manutenção etc.

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Questão 5

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Quando um problema é detectado, é preciso investigar qual a sua causa e quais os efeitos que este poderá causar. Existem dois tipos de causa de um problema, a causa raiz, também chamada de causa básica, causa dominante, etc., que é a principal responsável pela existência de um problema ou de uma situação, e a causa consequência, que é uma causa que sofre influência de uma causa raiz, e geralmente os seus efeitos desaparecem com o desaparecimento da causa raiz, porém caso ocorra o contrário, ou seja, atacar uma causa consequência antes de atacar uma causa raiz, geralmente traz pouco ou nenhum resultado. Para auxiliar na busca da causa raiz existe um método que é utilizado. Assinale abaixo a alternativa que apresenta qual é este método.
Escolha uma:
Cinco porquês é um método utilizado para auxiliar na busca da causa raiz. Sua aplicação é simples. Questionar “por que” o efeito está ocorrendo e sugerir qual é a causa. Questionar novamente “por que” a causa está ocorrendo e sugerir novamente qual é a causa. A prática tem demonstrado que repetindo cinco vezes a pergunta, a causa raiz é encontrada. Página 22 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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Questão 6

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A estratégia de operações vai tratar exatamente do conjunto de decisões relacionadas à função de produção ou operações “que é responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços” (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p. 5).
A estratégia de operações é a atividade de gerenciamento dos recursos e competências com o objetivo de obter o melhor pacote de valor a partir da visão.
Analise as características da estratégia de operações a serem entendidas e observadas:
I - A decisão de ofertar ao mercado produtos ou serviços ocorre quando a instituição percebe uma oportunidade de alcançar objetivos estratégicos
II - Os recursos necessários para a produção do pacote de valor concentram a maior parte dos investimentos de capital já aplicado na instituição e a maior parte dos custos operacionais.
III - Processos em operação estão comprometidos com metas de produção, todos os esforços devem ser direcionados para alcançar as metas.
É correto afirmar que:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 4 – pág. 92 93 do livro da disciplina. As assertivas I, II, III estão corretas. _ Os recursos necessários para a produção do pacote de valor concentram a maior parte dos investimentos de capital já aplicado na instituição e a maior parte dos custos operacionais. _ Processos em operação estão comprometidos com metas de produção, todos os esforços devem ser direcionados para alcançar as metas. Qualquer alteração, mudança, ampliação ou manutenção deve causar a mínima interrupção possível. -Melhorias e mudanças em processos produtivos geralmente gastam tempo, pois dependem de recursos a serem adquiridos, alterações em layout, interrupção parcial ou total da produção. -Entre a decisão para a mudança e sua efetivação podem ocorrer mudanças na visão e que – se pudessem ser previstas – teriam levado a outras decisões. A reversão é cara e muitas vezes a instituição precisa conviver com resultados aquém do previsto. - A decisão de ofertar ao mercado produtos ou serviços ocorre quando a instituição percebe uma oportunidade de alcançar objetivos estratégicos: lucro, construção de uma marca, completar uma linha de produtos para melhor atender seus clientes, realizar transformações sociais, culturais, políticas ou ideológicas.

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Questão 7

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A moderna gestão exige competência e trabalho por parte dos administradores, que deverão estar aptos a executar diversas atividades. Analise as afirmativas abaixo, marcando V para Verdadeiro e F para Falso em relação às atividades que competem à moderna gestão.
(__) Responder às demandas sociais crescentes – “foco na concorrência”.
(__) Planejar, tendo como meta a melhoria do desempenho.
(__) Acompanhar as ações por meio de indicadores eficazes.
(__) Acompanhar cenários e tendências e agir para garantir os melhores resultados.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
Escolha uma:
A segunda, terceira e quarta afirmativas estão corretas no que se refere às atividades da moderna gestão. Na primeira afirmativa o correto é o foco no cliente e não na concorrência, pois o foco no cliente é fundamental para introduzir melhorias nos processos. Páginas 18 e 19 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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Questão 8

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No mundo corporativo muitas empresas se veem numa situação de dificuldade diante do surgimento de novos concorrentes, que surgem com novas tecnologias, ofertando um produto que possua um diferencial, uma melhor qualidade ou um melhor preço. A partir deste cenário algo precisa ser feito para garantir o faturamento e a permanência da empresa no mercado. Nesta situação quais as ações devem ser tomadas pelo gestor para eliminar ou minimizar os efeitos da concorrência?
Escolha uma:
Diante de uma situação de dificuldade é necessário planejar, portanto elaborar um planejamento estratégico que comprometa todas as pessoas da instituição é um caminho para se chegar a uma solução. Esse trabalho é mais complexo e até mais penoso que o original, porém, extremamente necessário para a sobrevivência da instituição e daqueles que nela trabalham. Além disso, a gestão pela qualidade implicará em melhoria da produtividade e consequentemente do produto final, para fazer frente à concorrência. Página 20 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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Questão 9

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Parcerias são atividades de interesse comum entre partes distintas com o objetivo de alcançar resultados melhores do que obteriam se as partes atuassem separadamente. No mundo corporativo as parcerias empresariais também ocorrem a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes. A respeito desse assunto assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Parcerias são atividades de interesse comum entre partes distintas com o objetivo de alcançar resultados melhores do que obteriam se as partes atuassem separadamente. Condições para a viabilização de parcerias: objetivo comum; direitos e deveres formalmente definidos; transparência no gerenciamento e operação das atividades comuns; certeza – ou, no mínimo esperança – da obtenção de resultados atrativos para as partes interessadas; compartilhamento de valores comuns. Página 48 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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Questão 10

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Texto da questão

“Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização”. Assinale a alternativa que corresponde ao tema conceituado acima.
Escolha uma:
A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da sociedade como parte integrante do ecossistema da organização, com necessidades e expectativas que precisam ser identificadas, compreendidas e atendidas. Trata-se do exercício constante da consciência moral e cívica da organização, advinda da ampla compreensão de seu papel no desenvolvimento da sociedade. Página 50 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

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