Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:10

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O conceito de pacote de valor ou oferta de valor é um termo de marketing que corresponde à combinação de elementos tangíveis e intangíveis onde os clientes potenciais avaliam e decidem quais os produtos em particular devem ser adquiridos. Uma oferta de valor superior faz mais do que satisfazer os clientes, deve-se observar a qualidade, custos, flexibilidade, velocidade e confiabilidade no que diz respeito aos pacotes de valor gerados e entregues pelas operações, onde devem ser inclusos bens e serviços. Existem dimensões atrativas ao pacote de valor. Quais são:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 3 – pág. 73 do livro da disciplina. funcionalidade, praticidade, disponibilidade de opcionais, Itens não essenciais que surpreendem e encantam o cliente, Suporte técnico.

Feedback

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O SIPOC (Suppliers, Inputs ,Process, Outputs , Customers) , em português fornecedores, entradas, processo, cliente , é uma ferramenta que busca identificar todos os elementos relevantes de um projeto antes do início do mesmo. Essa ferramenta permite a visão de todas as inter-relações dentro do processo, evidenciando suas interfaces e o impacto destas interfaces na qualidade do Output e contribuindo assim para desenvolver uma visão da organização voltada para o processo.
Sobre a entrada é correto afirmar que:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 3 – pág. 78 do livro da disciplina. Entrada são os materiais ou peças ou partes pré-montadas que serão integrados ao processo e os insumos que serão consumidos no processo.

Feedback

Questão 3

Não respondido
Marcar questão

Texto da questão

Fluxograma estratificado ou fluxograma matricial é um conjunto de figuras esquemáticas que representam as partes de um processo estratificando (separando) as atividades por agrupamentos de interesse. Esses agrupamentos são:
Escolha uma:

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Estratégia Seis Sigma é uma extensão dos conceitos da Qualidade Total com foco na melhoria contínua dos processos, iniciando por aqueles que atingem diretamente o cliente. A estratégia Seis Sigma não é uma proposta inovadora. Ela aproveita todas as iniciativas de qualidade que estão em andamento ou que já foram implantadas na instituição, harmonizando-as e estabelecendo metas desafiadoras de redução de desperdício. A filosofia que sustenta o Seis Sigma é a da melhoria contínua e pode ser aplicada a empresas de todos os tamanhos, nos vários ramos de prestação de serviços ou de manufatura, seja de capital público ou privado. Keki Bhote, um dos mentores do programa Seis Sigma da Motorola, afirmou que uma empresa está em condições de obter sucesso com essa estratégia, quando todos os seus processos alcançarem o que ele qualifica como “qualidade classe mundial”. Ele identificou quatro estágios de desenvolvimento para os programas de qualidade: Sobre o estágio Classe mundial é correto afirmar que:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 3 – pág. 60 e 61 do livro da disciplina. Estágio 4: classe mundial – a direção formaliza a qualidade como um dos valores mais importantes da instituição. Esse valor é reconhecido e vivenciado por todos, desde a alta direção até o chão de fábrica. Atingir o Estágio 4 em todas as atividades e relacionamentos da instituição é fundamental para criar uma “Instituição Seis Sigma”.

Feedback

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A busca pela excelência está baseada em alguns princípios elementares. Deming, na década de 50, propôs princípios, os quais são utilizados até hoje pela maioria dos programas de excelência em gestão e programas de qualidade, tais como a ISO 9000, Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), Prêmio Nacional da Gestão em Saúde (PNGS) etc. Um desses princípios é o Pensamento sistêmico. Analise as afirmativas abaixo e marque V para Verdadeiro ou F para Falso em relação a este princípio.
(__) É a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado à sociedade, onde o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as partes interessadas.
(__) O pensamento sistêmico não considera em suas ações os resultados e somente a forma de trabalho das pessoas.
(__) A precedência é a base da abordagem sistêmica: planejar vem antes de organizar, administrar, operar e controlar.
(__) O pensamento sistêmico refere-se apenas aos subsistemas internos da organização, com foco nos resultados, desconsiderando o ambiente externo da empresa.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
Escolha uma:
A primeira e a terceira afirmativas são verdadeiras. Na segunda afirmativa o pensamento sistêmico considera em suas ações os resultados, a forma de trabalho das pessoas e a atitude das pessoas nas relações. Na quarta afirmativa o pensamento sistêmico refere-se aos subsistemas internos da organização, com foco nos resultados, considerando também o ambiente externo da empresa. Página 30 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

Feedback

Questão 6

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A gestão nas instituições pode ser classificada em dois grandes grupos: projetos e processos.
Projeto – é um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto específico empregando recursos previamente calculados.
Processo – é uma combinação lógica de recursos empregados de forma cíclica e com resultados previsíveis para a produção de produtos ou serviços
O processo, ao contrário do projeto, é caracterizado pela repetição até que não se tenha mais interesse nesse tipo de atividade:.
Analise as assertivas:
I - mercado – redução ou inexistência de clientes;
II - tecnologia – novo projeto alterando ou substituindo partes do processo;
III - estratégia – vontade dos acionistas ou proprietários
É correto afirmar que:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 4 – pág. 90 e 91 do livro da disciplina. As assertivas I, II, III estão corretas. mercado – redução ou inexistência de clientes; tecnologia – novo projeto alterando ou substituindo partes do processo; estratégia – vontade dos acionistas ou proprietários

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Os desafios da moderna gestão podem ser classificados em quatro etapas de amadurecimento que ocorrem de forma sequencial. Com base nos seus estudos acerca do tema, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, indicando a ordem correta destas etapas.
1 - Reconhecimento.
2 - Perpetuação.
3 - Sobrevivência.
4 - Crescimento.
(__) Primeira etapa
(__) Segunda etapa
(__) Terceira etapa
(__) Quarta etapa
A sequência correta para a segunda coluna, de cima para baixo, é:
Escolha uma:
A ordem correta das etapas é: Primeira etapa – Sobrevivência (a empresa precisa fazer frente aos seus custos operacionais); Segunda etapa – Crescimento (necessidade de expansão); Terceira etapa – Perpetuação (etapa em que a empresa se mantém solida frente às mudanças); Quarta etapa – Reconhecimento (quando seu produto ou serviço se torna reconhecido no mercado e respeitado pelos concorrentes). Páginas 16 a 18 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Nenhuma empresa se mantém sem clientes. Eles são a base de sustentação dos negócios. O segredo do negócio é uma combinação de recursos. Parte dessa combinação é desconhecida para os concorrentes e desconhecida para o público em geral. ( adaptado) .
Para produzir um pacote de valor competitivo a instituição deve manter em sigilo o projeto de seu processo ou, pelo menos, os fatores que causam a maior diferença.
O que o concorrente faz:
Escolha uma:
Os conteúdos necessários estão no capítulo 4 – pág. 94 do livro da disciplina. A concorrência estuda detalhes do produto ou serviço das outras instituições com o objetivo de desvendar o segredo do negócio. Por esse motivo, o diferencial competitivo permanece enquanto o segredo do negócio permanece em segredo. Muitas empresas sabem que segredo não se mantém por muito tempo e investem em pesquisa visando criar outros segredos que possam novamente surpreender e encantar seus clientes

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

As empresas devem adquirir a cultura de estarem constantemente revendo seus processos em busca da excelência na qualidade e da melhoria continua. Existe uma metodologia que traduz o ponto principal da filosofia da qualidade, isto é, buscar a melhoria continua em tudo o que fazemos. No contexto empresarial essa metodologia possibilita a busca pela melhoria gradual e continua de todos os produtos e serviços, tornando os processos cada vez mais eficientes, mais econômicos e mais confiáveis. Com base nos seus estudos assinale abaixo a alternativa que apresenta esta metodologia.
Escolha uma:
Kaizen é uma palavra do idioma japonês que traduz o ponto principal da filosofia da qualidade, isto é, buscar a melhoria contínua em tudo o que fazemos. Significa melhoria gradual e contínua de todos os produtos e serviços descobrindo formas de tornar os processos cada vez mais eficientes, mais econômicos e mais confiáveis. É a cultura do aperfeiçoamento contínuo. Não há nada que não possa ser melhorado. Página 34 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Diante de um cenário tão competitivo, onde o nível de exigência dos consumidores é cada vez maior, as empresas precisam encontrar meios que as identifiquem e façam com que sua marca seja reconhecida. Sendo assim a declaração da missão, visão e valores da empresa precisam ser bem definidos de forma que as diferencie de seus concorrentes, e crie uma identificação com seu público alvo. Com base no que foi dito, analise as afirmativas abaixo a respeito da visão, marcando V para Verdadeiro e F para Falso.
(__) A visão dever ser relativamente atemporal.
(__) A visão é o “norte” da excelência na gestão.
(__) A visão é a declaração do que a empresa se propõe a realizar.
(__) A visão deve ser alterada constantemente, para acompanhar as tendências do mercado.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
Escolha uma:
A primeira e a segunda afirmativa são verdadeiras. A terceira afirmativa é falsa, pois essa é uma característica da missão da empresa e não da visão. A quarta afirmativa é falsa, pois alterações extemporâneas devem ser evitadas sob pena de confundir os colaboradores e a imagem da instituição. Páginas 39 e 40 do livro Gestão de Processos e de Novas Tecnologias – Cap. I e II.

Feedback

Nenhum comentário