Gestão de Processos e de Novas Tecnologias QUESTÃO PROVA

(ENADE, TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE, 2015). O diagrama de causa e efeito é uma ferramenta gráfica que tem como objetivo organizar a discussão sobre as causas de um problema prioritário, bem como os efeitos decorrentes desse problema. Esse diagrama faz parte das sete ferramentas da qualidade, sendo utilizado, no gerenciamento e controle da qualidade organizacional, para a identificação das causas fundamentais de um efeito que ocorre em determinado processo. A figura a seguir apresenta um exemplo desse diagrama.
CAMPOS, V.F. Controle de qualidade total. Rio de Janeiro: Fundação Cristiano Ottoni, 1992 (adaptado).
Com base nesse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O Diagrama de Ishikawa visa detectar diversas e possíveis causas do problema estudado, permitindo que cada participante contribua com seu conhecimento específico.
PORQUE
II. O Diagrama de Ishikawa é um processo de grupo em que os indivíduos emitem ideias de forma livre, sem críticas, no menor espaço de tempo possível.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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