Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:9
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Outras tecnologias que podem ser utilizadas nos setores de vendas e marketing para alavancar a estratégia são as ferramentas que promovem as seguintes relações comerciais. Sobre este tema analise a frase abaixo:
“Tratam-se das relações comerciais que ocorrem das empresas para os consumidores finais e é o modelo mais utilizado e propagado de marketing digital. Os consumidores de hoje compram praticamente tudo pela internet, desde carros, passagens aéreas, roupas e utensílios para o lar”.
Escolha uma:
Frase encontrada no capítulo 9 do livro da disciplina, na página 231. B2C (business-to-consumer) – Das empresas para os consumidores: Tratam-se das relações comerciais que ocorrem das empresas para os consumidores finais e é o modelo mais utilizado e propagado de marketing digital. Os consumidores de hoje compram praticamente tudo pela internet, desde carros, passagens aéreas, roupas e utensílios para o lar.
Feedback
A resposta correta é: A frase acima define o B2C (business-to-consumer) – Das empresas para os consumidores..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise abaixo o texto sobre práticas inovadoras para a estratégia organizacional:
Muitas empresas hoje promovem __________, cursos e atividades para seus colaboradores com o intuito não apenas de repassar conteúdo, mas desenvolver neles capacidade de __________, geração de ideias, formação de equipes __________ para promover ações __________ para a estratégia. Isso acontece porque as organizações precisam submeter-se a mudanças, mas muitas vezes estão condicionadas por fatores internos e externos que as __________ nas ações.
Escolha a sequência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente:
Escolha uma:
Frase encontrada no capítulo 8 do livro da disciplina, na página 219. Muitas empresas hoje promovem treinamentos, cursos e atividades para seus colaboradores com o intuito não apenas de repassar conteúdo, mas desenvolver neles capacidade de criatividade, geração de ideias, formação de equipes multidisciplinares para promover ações inovadoras para a estratégia. Isso acontece porque as organizações precisam submeter-se a mudanças, mas muitas vezes estão condicionadas por fatores internos e externos que as limitam nas ações.
Feedback
A resposta correta é: Treinamentos, criatividade, multidisciplinares, inovadoras, limitam..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Grandes empresas inovadoras mesmo que tradicionais podem mudar suas atitudes e comportamentos, como a adoção de um modelo de cultura voltado à inovação, estimulando em seus colaboradores a participação e o comprometimento. Segundo Dias (2014) isso pode ser alcançado das seguintes maneiras:
A - Credibilidade: a empresa precisa estar legalmente constituída e em dia com todas as suas contribuições fiscais e financeiras.
B - Oportunidade de participar: oferecer às pessoas a oportunidade de expor suas ideias e soluções propostas;
C - Visibilidade: reconhecer e divulgar publicamente para todos da equipe as metas alcançadas pelos colaboradores;
D - Cumprimento das decisões: deve haver comprometimento de todos e comunicação eficiente relacionadas às decisões importantes tomadas com a participação dos grupos.
Indique a alternativa com a correlação correta:
Escolha uma:
Tema abordado no capítulo 9 na página 218. Pensamos em cultura inovadora apenas das grandes empresas de tecnologia como o Google e a Apple, porém empresas pertencentes a setores considerados tradicionais também podem mudar suas atitudes e comportamentos, como a adoção de um modelo de cultura voltado à inovação, estimulando em seus colaboradores a participação e o comprometimento. Isso pode ser alcançado das seguintes maneiras, segundo Dias (2014): Oportunidade de participar: oferecer às pessoas a oportunidade de expor suas ideias e soluções propostas; Visibilidade: reconhecer e divulgar publicamente para todos da equipe as metas alcançadas pelos colaboradores; Cumprimento das decisões: deve haver comprometimento de todos e comunicação eficiente relacionadas às decisões importantes tomadas com a participação dos grupos.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas exceto a letra A..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os negócios existem porque alguém vislumbrou a possibilidade de seu sucesso, ou seja, de realizar um resultado melhor do que o simples investimento em uma aplicação financeira. Mas as projeções iniciais precisam ser confirmadas periodicamente e em caso de não serem alcançadas as metas de rentabilidade previstas, mudanças de rumo devem ser feitas visando manter a atratividade do negócio. Sobre este tema, observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
Capítulo 1, página 23. A figura corresponde à aplicação do método dos cinco porquês na investigação de causa raiz de determinada condição.
Feedback
A resposta correta é: A figura corresponde à aplicação do método dos cinco porquês na investigação de causa raiz de determinada condição.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“É sabido que o novo ambiente de competitividade – ocasionado pela globalização da economia – impõe que as empresas tenham compromissos cada vez maiores com o contínuo aperfeiçoamento de seus processos. E por isso, os desperdícios dentro do sistema produtivo, são objetos de estudo por parte das empresas, pois a ineficiência não pode mais ser repassada aos clientes.” Baseado nisto, analise as afirmativas abaixo:
Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/os-sete-desperdicios-na-producao/. Acesso em 29/09/2017.
I – O desperdício é um gasto sem proveito, uso inadequado de recursos, esbanjamento, extravio, perda, refugo, sobra, falhas.
II – Um tipo de desperdício é o produto produzido ou serviço entregue excede as especificações em qualidade e em quantidade.
III - O esforço interno para aumentar a produtividade precisa atuar simultaneamente na redução de desperdício e na redução do custo de produção.
IV - O desperdício representa uma ameaça significativa nos esforços de melhoria na produtividade e maximização dos resultados.
V - O uso de insumos com características diversas aumenta as sobras e rejeitos industriais, causando desperdício.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
A resposta está nas páginas 13 e 14 do livro da disciplina. O desperdício representa uma ameaça significativa nos esforços de melhoria na produtividade e maximização dos resultados. É um gasto sem proveito, uso inadequado de recursos, esbanjamento, extravio, perda, refugo, sobra, falhas. O desperdício tem raízes ambientais, históricas e culturais. Depende da abundância de recursos, dos hábitos de consumo das populações, de suas estruturas educacionais e da presença ou não do processo de conscientização das pessoas quanto aos inconvenientes e às consequências negativas do uso descontrolado de recursos. Desperdício 1: o cliente exagera em suas especificações e solicita características ou quantidades acima de suas necessidades. Desperdício 2: a partir das necessidades e especificações dos clientes, o fornecedor estabelece os objetivos que o produto ou serviço deve alcançar para o atendimento em 100% do especificado. Em muitos casos, pressionado pelo tempo para pesquisar alternativas, o fornecedor oferece objetivos que excedem as especificações e necessidades do cliente. Desperdício 3: processos com capacidade superior à necessária ou que foram projetados para alcançar outros objetivos são alocados ao processo produtivo trabalhando inadequadamente (consumo maior de insumos, mão de obra...). Desperdício 4: a escolha dos insumos corretamente é parte significativa do custo. O uso de insumos com características diversas aumenta as sobras e rejeitos industriais. Desperdício 5: o produto produzido ou serviço entregue excede as especificações em qualidade e em quantidade.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O sucesso das organizações depende cada vez mais de oportunidades de aprendizado das pessoas que as integram e de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades. É correto afirmar que estabelecer relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento e desenvolvimento de competências, refere-se à noção de:
Escolha uma:
Capítulo 2, página 43. Valorização das pessoas.
Feedback
A resposta correta é: Valorização das pessoas.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A velocidade das mudanças é nos dias de hoje um dos fatores determinantes para o sucesso dos negócios, sendo fundamental que as organizações competitivas considerem este aspecto. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao conceito abaixo: “Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.”
Escolha uma:
Capítulo 2, página 35. Cultura da Inovação é a promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
Feedback
A resposta correta é: Cultura da Inovação.
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Estratégia de uma empresa é o plano de ação para colocar em prática seus objetivos e metas. Uma estratégia baseada em inovação promove à empresa um ganho competitivo, pois estará comprometida em sua cultura e práticas em desenvolver caminhos para melhorar continuamente seus processos, produtos e serviços. A inovação pode estar presente de duas formas na estratégia das organizações: por meio de práticas inovadoras para a elaboração do planejamento ou da aplicação deste em processos criativos. Em outras palavras, podemos partir da criatividade para gerar uma estratégia inovadora, ou com uma estratégia adequada, elaborarmos uma cultura de práticas e produtos baseados em inovação. Segundo Tidd, Bessant e Pavitt (2008, p. 103), as competências centrais são comportamentos associados a ações como planejamento, gerenciamento de projetos ou avaliação das necessidades do consumidor. Considerando essas competências como habilidades fundamentais para a gestão da inovação e sua prática para a estratégia, devemos compreender então quais são as habilidades requeridas nas pessoas e algumas rotinas facilitadoras. Assinale a alternativa que cita exemplos de rotinas facilitadoras:
Escolha uma:
Reconhecimento de mercado, alinhamento da estratégia, aquisição ou geração de tecnologia, escolha da melhor tecnologia são exemplos de rotinas facilitadoras. Resposta no capítulo 9 do livro da disciplina.
Feedback
A resposta correta é: Reconhecimento de mercado, alinhamento da estratégia, aquisição ou geração de tecnologia, escolha da melhor tecnologia..
Nenhum comentário